Identidades secretas em Star Trek: Discovery? Veja as teorias!

Os maiores aficionados da franquia acreditam na teoria de que podem existir personagens em Star Trek: Discovery com identidades secretas.

Desde que Ash Tyler foi encontrado pelo Capitão Lorca em uma prisão Klingon, que os fãs andam desconfiados de seu verdadeiro propósito e, relativamente ao sexto episódio se chamar Lete, muitos especularam ser uma referência a um personagem da Série Original. Porém, não foi esse o caso. Ou será que foi? 

Atenção: contém spoilers de Star Trek: Discovery!

Confira essas duas teorias sobre as identidades secretas que podem existir em Star Trek: Discovery!

Qual o futuro da Almirante Cornwell?

lethe

O episódio seis de Star Trek: Discovery terminou com a Almirante Cornwell sendo capturada pelos seus inimigos Klingon. Isso, aliado ao nome do episódio (Lethe) levou a que os fãs elaborassem uma teoria que relaciona Cornwell com um personagem enigmático da Série Original.

Em um desses episódios, o Capitão Kirk e o Dr. Noel visitam uma colônia prisional no planeta Tantalus V, onde descobrem que estão sendo conduzidas terríveis experiências mentais nos pacientes. Uma dessas pacientes é Lethe, uma presa que sofreu uma lavagem cerebral e que se encontra agora trabalhando como psicóloga no asilo penal. Porém, não se sabe o motivo que originalmente a levou a ser tratada pela Federação, pois ela o esconde de Kirk.

Agora, dez anos antes desses eventos, talvez a Almirante Cornwell possa na realidade ser Lethe antes de suas memórias serem apagadas.

O que dá força a esta teoria?

almirante

Existem alguns detalhes que explicam porque esta teoria pode ser verdade. Embora o nome do episódio seja uma pista óbvia, pode também ser uma coincidência, pois “lethe” é uma palavra grega que se traduz por “esquecimento” e esse episódio mostra eventos e fatos importantes que foram esquecidos ou escondidos por personagens.

Mais importante é Cornwell ter aludido ao fato de ter começado sua carreira na Federação como psicóloga, o cargo que Lethe acaba tomando no asilo.

Finalmente, é possível que o destino de Cornwell seja selado pelos klingons, porque, na Série Original, conhecemos uma ferramenta klingon de tortura mental chamada Mind-Sifter, o que pode ser usado para levar Cornwell à insanidade.

Se tudo isso se tornar verdade, então é possível que Cornwell realmente se torne em Lethe, sendo internada pela Federação. O que seria muito conveniente para o Capitão Lorca, não acha?

O que Voq sacrificou?

voq

Quando Star Trek: Discovery começou a anunciar o seu elenco, Shazad Latif havia sido escolhido para representar o klingon Kol. Porém, durante a pré-produção, ele foi substituído pelo ator Kenneth Mitchell, assumindo antes o papel de Ash Tyler. Latif tem seu nome incluído nos créditos da introdução dos episódios junto com o restante elenco principal da série e compareceu também na tour promocional. Mas porque é ele considerado no elenco principal se para o ser é necessário aparecer em praticamente todos os episódios?

Pois alguns fãs acreditam que na realidade ele apareceu em quase todos os episódios ou como Ash Tyler ou como Voq. A explicação? O Klingon é na verdade um espião disfarçado de humano

Isso significa que Javid Iqbal, o ator que aparece nos créditos como Voq, não existe, mas é apenas um nome colocado nos créditos para não causar suspeitas sobre a verdadeira identidade de Tyler. Isso é fundamentado com a página IMDB de Iqbal, na qual o ator apenas aparece creditado em Star Trek: Discovery e em que em sua fotografia se encontra maquilhado como Voq. Além disso, ele é o único membro do elenco que não chegou a marcar presença na tour promocional ou em qualquer rede social.

Pode um Klingon se tornar em humano?

ash

Existem outros fatos que suportam a teoria de que Ash Tyler é Voq disfarçado.

Analisando Tyler, sabemos que ele foi supostamente capturado pelos Klingons durante a Batalha das Estrelas Binárias e que ficou preso em uma cela klingon durante meses. Alegadamente, ele sobreviveu porque a capitã Klingon ganhou interesse íntimo por ele. Ou seja, mesmo que Tyler não seja um verdadeiro Klingon disfarçado, é muito provável que tenha sofrido uma espécie de lavagem cerebral que o faça um espião.

Relativamente a Voq, vimos que na sua última aparição, no episódio 4, sua tripulação o deixou a morrer nos destroços de sua nave. Ele aceitou então uma oferta enigmática de sua aliada L’Rell, que o levaria à Casa Mokai, onde as matriarcas klingon o iriam expôr a coisas que ele nunca acharia possíveis e que o iriam ajudar a lutar contra a Federação. Porém isso traria um custo e ele teria de sacrificar “tudo”.

Mas no caso de Voq, o que significa “tudo”? Esse é um ponto importante, pois ele é alguém que não tem nada a perder neste ponto de sua história. Seu sacrifício final só pode ser mesmo abandonar sua identidade Klingon.

Em Jornada nas Estrelas existe já uma tradição de personagens se disfarçando de outras espécies. Até mesmo Kirk e Picard usaram cirurgia cosmética para se disfarçarem de Romulanos. Além disso, na série original, também tivemos a oportunidade de conhecer um espião Klingon disfarçado de humano. Logo, a tecnologia que pode transformar Voq em Ash Tyler existe na franquia.