Star Trek Discovery: saiba tudo sobre o Universo Espelho!

A última vez que os fãs haviam visitado o Universo Espelho de Star Trek fora há 15 anos, em um duplo episódio de Jornada nas Estrelas: Enterprise. Agora, finalmente retornamos a essa realidade alternativa a bordo da USS Discovery.

Conheça tudo sobre esse Universo e o que podemos esperar dos próximos episódios de Star Trek: Discovery!

Atenção: contém spoilers para a série!

O que é o Universo Espelho?

enterprise

O Universo Espelho é uma realidade alternativa que existe em paralelo com a cronologia principal de Star Trek e é um gênero de inversão da visão tradicionalmente otimista do universo. Aí, a benevolente Federação é substituída pelo violento Império Terran.

Esta realidade alternativa tem suas origens no episódio de 1967 Mirror, Mirror, da Série Original, onde uma avaria joga o Capitão Kirk e parte de sua tripulação no Universo Espelhado.

Aí, eles têm que fingir ser suas versões maléficas, tentando entender como voltar para casa sem levantar suspeitas de uma versão maléfica e barbuda de Spock. Neste universo, a humanidade é bélica e faz parte de um império fascista, com seus oficiais preocupados em se atraiçoarem.

O Universo Espelho iria voltar apenas em Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine, com Dr. Bashir e a Major Kira sendo levados para lá no episódio Crossover. Passado cem anos após os eventos de Mirror, Mirror, os dois personagens descobrem que a exposição a este universo de membros altruístas do Universo Primário pode levar a uma reforma interna do Império.

kira

Porém, isso vai fazer com que a Aliança rebelde escravize os humanos e os vulcanos. A série vai continuar a revisitar o Universo Espelho em um total de cinco episódios durante suas sete temporadas, ajudando a rebelião humana contra a Aliança.

Por fim, o Universo Espelho retorna em Jornada nas Estrelas: Enterprise, em um duplo episódio chamado In a Mirror, Darkly. Aludindo ao episódio da Série Original, The Tholian Web em que a nave estelar USS Defiant viaja para outra dimensão.

Aí, ficamos a saber que a versão espelho da tripulação da Enterprise pegou essa nave que teria viajado para o Universo Espelho, cem anos no passado. A versão espelho de Archer usa então essa tecnologia avançada para esmagar a rebelião que está lutando contra o Império e declara a si próprio Imperador.

defiant

Agora, Star Trek: Discovery vai pegar no Universo Espelho como In a Mirror, Darkly o deixou. A tripulação da USS Discovery acredita que ao descobrir a USS Defiant vai perceber como voltar para casa e por isso vai à sua procura.

É o Capitão Lorca originário do Universo Espelho

lorca

Essa é uma teoria que, na verdade, já anda a ser especulada há algum tempo, mas que ganhou mais credibilidade no episódio Apesar de Você.

Durante a primeira metade da temporada, o Capitão Lorca tentou aperfeiçoar o desenvolvimento da Unidade de Esporos. Ele ignorou até as implicações éticas do uso do tardigrade e, mais tarde, de um dos seus próprios oficiais.

Alegadamente, essa urgência vem de seu desejo de vencer a guerra contra os Klingons. Porém, é impossível não pensar em outros motivos mais pessoais a partir dos últimos dois episódios de Star Trek: Discovery.

No episódio Para a Floresta Eu Vou, Lorca revela a Stamets sua investigação secreta da Unidade de Esporos que resulta na descoberta da viagem interdimensional. Até o cientista fica surpreendido com esse novo interesse de Lorca, o que significa que ninguém saiba que seu verdadeiro objetivo seja precisamente viajar de volta ao Universo Espelho.

Já em Apesar de Você é estabelecido que a versão espelho de Lorca se encontra supostamente morta ou desaparecida após uma tentativa de golpe de estado e uma consequente perseguição por parte da versão espelho de Burnham.

A teoria é que Lorca tenha atravessado para o Universo Primário propositadamente ou até acidentalmente e que agora esteja procurando a versão primária de Burnham para o ajudar com seus planos.

discovery

A verdade é que é Lorca quem a liberta da prisão e que, desde aí, tem sido estranhamente protetor, evitando a colocar em situações de perigo.

Voltando um pouco mais atrás, no episódio Lete, o Capitão Lorca se reúne com a Almirante Cornwell, com quem havia mantido uma relação íntima no passado.

Além das desconfianças de Cornwell sobre o estado mental de Lorca, afirmando até que sentia que ele não era a mesma pessoa, ela repara em uma cicatriz em forma triangular nas costas nuas do capitão. Mas quando tenta tocar nela, ele se levanta rapidamente da cama, tentando a atacar.

O formato dessa cicatriz é importante pois se parece bastante com um agonizador pessoal. Esse utensílio era usado no Universo Espelho para infligir grande dor nos indivíduos em que fosse aplicado.

cicatriz

Já no episódio O Contexto é Para Reis, vemos pela primeira vez a sala especial do Capitão Lorca, onde ele conduz suas investigações e guarda sua estranha coleção. E um dos objetos que lá se encontram guardados é um esqueleto de Gorn.

Essas criaturas são uma espécie reptiliana que aparece pela primeira vez na Série Original, dez anos após os eventos de Star Trek: Discovery. Porém, sabemos que estas criaturas já eram conhecidas anteriormente no Universo Espelho, quando, cem anos antes, a versão espelho da tripulação da Enterprise encontra um Gorn em uma de suas missões.

Se tudo isso for verdade e o Capitão Lorca que conhecemos for originário do Universo Espelho então o que falta saber é qual o seu objetivo verdadeiro. Será destronar o Império Terran ou será ele apenas outro oficial tentando chegar ao poder.

Quem é o misterioso Imperador Terrano?

imperadora

Em termos cronológicos, Apesar de Você se passa cerca de cem anos após o episódio In a Mirror, Darkly. No final desse episódio duplo, é a versão espelho de Hoshi Sato que se declara Imperatriz de Terran após trair a versão espelho de Jonathan Archer. Mas é muito pouco provável que cem anos depois ela continue a liderar o Império.

Outro Imperador que conhecemos é a versão espelho de Spock. Após Kirk o encorajar a reformular o Império no episódio Mirror, Mirror, a versão espelho de Spock cria um Império da paz. Porém, isso fez com que a Terra ficasse fragilizada e aberta a um ataque por parte da Aliança rebelde.

Já no episódio Crossover, ficamos sabendo que tudo isso levou a que os humanos se tornassem escravos da Aliança. Porém, isso se passa no futuro em relação aos eventos de Star Trek: Discovery.

Por isso, continuamos sem resposta relativamente à identidade misteriosa do Imperador. Em Apesar de Você, Burnham fica um pouco perturbada ao rever Connor ainda vivo no Universo Espelho. Poderá o Imperador ser alguém também morto no Universo Primário, como a Capitã Giorgiou?