Star Trek: Saiba tudo sobre Pike, o novo capitão da USS Discovery

Pike é conhecido por ser o antecessor de Kirk na liderança da icônica USS Enterprise. Agora que o personagem retorna à franquia com um papel importante na segunda temporada de Star Trek: Discovery, o Capitão está novamente no palco principal.

Confira então a história de Pike e o que sabemos sobre um dos primeiros capitães da USS Enterprise. 

Atenção: contém spoilers!

The Cage

the cage

O personagem aparece pela primeira vez no piloto original The Cage, da série Jornada nas Estrelas. O episódio não teve o sucesso esperado, com a NBC achando que a trama era muito cerebral e com pouca ação, mas foi dada uma segunda chance a Gene Roddenberry, que criou um novo piloto.

Com Kirk agora substituindo o Capitão Pike, o episódio conseguiu ter sucesso suficiente para se tornar em série. No entanto, os produtores não deixaram The Cage ser desperdiçado e incluíram muito do piloto original no episódio The Menagerie, que seria um flashback de eventos passados na vida de Pike e Spock.

Nesse episódio duplo, A USS Enterprise de Kirk encontra Pike, o antigo Capitão da nave estelar, agora aposentado e confinado a uma cadeira de rodas computorizada.

the cage

The Cage se passa cerca de dois ou três anos antes da primeira temporada de Star Trek: Discovery e Pike, representado pelo ator Jeffrey Hunter, é um personagem muito diferente de Kirk e do que a série Jornada nas Estrelas original habituou os fãs. Seu personagem era, na verdade, sombrio e introspectivo, cheio de arrependimentos e inseguranças.

No inicio do episódio, Pike enfrenta uma crise de consciência e está contemplando desistir de seu cargo após uma missão que resultou na morte de alguns de seus tripulantes. Spock (o único personagem que migrou de um piloto para o outro) informa o Capitão de que uma nave terrestre caiu em um planeta próximo e é durante a missão de resgate, que Pike acaba sendo tomado como prisioneiro pelos nativos Talosianos.

Com a ajuda de seu Número Um, Pike consegue escapar, mas deixando para trás a única humana sobrevivente que se recusa a deixar o planeta devido a seu desfiguramento. Isto porque os Talosianos têm poderes mentais de alterar sua percepção da realidade, fazendo seus alvos "verem" o que não é real. Neste caso, a sobrevivente continuaria tendo uma percepção de si própria como bonita e saudável.

The Menagerie

the menagerie

No duplo episódio, a história de Pike continua sendo explorada, treze anos após The Cage. Agora, Pike está confinado a uma cadeira de rodas, paralisado e incapaz de falar, após salvar uns cadetes durante um acidente.

Devido à lealdade que ainda sente por seu Capitão antigo, Spock pede a Kirk que use a USS Enterprise para levar Pike de volta a Talos IV. Sua esperança é que os poderes telepáticos dos Talosianos possam fazer com que este se veja novamente jovem e saudável.

O episódio é contado como um flashback durante o julgamento de Spock e grande parte do episódio The Cage foi utilizado para explicar sua decisão de ajudar o antigo Capitão.

Cronologia Kelvin

kelvin

Após sua breve passagem pela série original, o Capitão Pike retorna no reboot de 2009 de J.J. Abrams. Nessa cronologia alternativa, o pai de Kirk morre muito mais novo do que na cronologia original e isso leva a que Kirk filho acabe sendo recrutado por Pike, que se torna em um mentor do jovem cadete. 

Porém, aqui Pike acaba passando pouco tempo na liderança da USS Enterprise, sendo preso e torturado por Nero e abrindo assim caminho ao jovem Kirk para tomar posse da nave estelar. Kirk eventualmente salva Pike, que fica preso em uma cadeira de rodas temporariamente.

Já em Star Trek: Além da Escuridão, Pike recupera totalmente, ao contrário de sua versão original, e se torna almirante. Mas acaba sendo assassinado por Khan, terminando assim sua viagem nessa cronologia.

Agora que você ficou sabendo mais sobre o universo Star Trek, responda a esse quiz para saber se é um verdadeiro Trekkie! 👇