Star Trek: Discovery é uma prequela do original Jornada nas Estrelas, passado aproximadamente dez anos antes da missão original do Capitão James T. Kirk e de sua tripulação. Isto quer dizer que a nova série se passa também cerca de um século após o Capitão Jonathan Archer ter comandado a Enterprise original.

Os roteiristas afirmam que Star Trek: Discovery vai se manter na continuidade da série antiga e que seus eventos vão explicar alguns pontos da trama original.

Confira o que sabemos sobre onde a nova série vai se encaixar!

Pano de fundo 

klingons

Durante este período, a Federação Unida dos Planetas e a Frota Estelar já contam com cerca de 100 anos de existência. As guerras contra os Romulanos e os Xindi, vistas em Jornada nas Estrelas: Enterprise, já foram ultrapassadas. Na realidade, a Federação se tornou num grande poderio galáctico, recrutando muitos novos mundos por todo o Quadrante Alfa.

Relativamente aos Klingons, os expectáveis inimigos de Star Trek: Discovery, eles se encontram em um estado de isolamento, divididos em 24 grandes Casas.

Ligações a Vulcano

sarek

Sarek, o embaixador vulcano, pai de Spock, é uma das grandes ligações entre a nova série e a original.

Em Star Trek: Discovery, descobrimos que Sarek tomou Michael Burnham como sua protegida em Vulcano, quando a garota ficou órfã após um ataque klingon. Ainda não é claro se Michael cresceu do lado de Spock ou não, visto que o próprio nunca mencionou ter uma humana vivendo no seio de sua família.

Durante o período de Star Trek: Discovery, a USS Enterprise já existe, provavelmente com o Capitão Christopher Pike comandando. Tudo indica que Spock esteja também a bordo da Enterprise, o que significa que tanto ele como outros personagens da tripulação da nave icônica poderão aparecer, ou pelo menos ser referidos, em Star Trek: Discovery.

Duas cronologias

kirks

Durante muito tempo, apenas existiu uma cronologia em Star Trek. Todas as séries mais dez filmes compreendem o que é considerada a cronologia principal da franquia, que começou no século XXII, com Jonathan Archer, e durou até ao século XXIV. O filme Jornada nas Estrelas: Nêmesis foi o último com o Capitão Picard e sua tripulação e continua sendo a história final do cânone.

Em 2009, a nova versão de Star Trek, de J.J. Abrams, introduziu o que viria a ser conhecido por cronologia Kelvin, tirado do nome da nave comandada por George Kirk, pai de James T. Kirk. USS Kelvin encontrou uma nave romulana, comandada por um viajante no tempo chamado Nero. Ele destruiu a nave da Frota Estelar, matando Kirk e mudando assim a cronologia de seu filho. Este evento criou um universo alternativo onde muitas coisas relativas a James T. Kirk e sua influência na tripulação de Enterprise mudaram relativamente à cronologia principal.

A mudança mais significativa da cronologia Kelvin foi a destruição do planeta Vulcano por Nero, o que reduziu aquela população na galáxia a menos de 10.000 membros. Isto fez com que também aparecessem dois Spocks na mesma cronologia, ao mesmo tempo: o jovem Spock (Zachary Quinto) e o velho Spock (Leonard Nimoy). O velho Spock voltou também atrás no tempo, tentando parar os planos de Nero, mas acabando inadvertidamente ajudando na criação desta realidade alternativa.

Conheça então as cronologias e onde se encaixam todas as séries e filmes da franquia.

Cronologia Original

Jornada nas Estrelas: Enterprise (2151 - 2161)

enterprise

Cem anos antes da missão original de Kirk e Spock, esta série conta as aventuras da primeira nave da Frota Estelar capaz de atingir Warp 5. Jonathan Archer é o capitão da primeira Enterprise.

Star Trek: Discovery (2256 -)

discovery

Michael Burnham, uma humana criada por vulcanos, tende a suprimir suas emoções devido a sua educação inserida na cultura altamente lógica da sociedade vulcana. Porém, ela continua tentando se reconectar com o seu lado emocional enquanto luta contra a nova ameça Klingon.

Jornada nas Estrelas (2265 - 2269)

original

Essa é a série original, criada por Gene Roddenberry, que conta as aventuras do capitão James T. Kirk, do primeiro-oficial Spock e do resto dos membros da Frota Estelar, em missões de exploração a bordo da USS Enterprise. Jornada nas Estrelas teve tanto sucesso que até inspirou sagas espaciais futuras como Star Wars e Battlestar Galactica.

Jornada nas Estrelas: Série Animada (2269 - 2270)

animated

Roddenberry continuou a história da Enterprise e sua tripulação em uma série animada. A maior parte do elenco foi reunida para dar a voz à versão animada de seus personagens.

Jornada nas Estrelas: O Filme (2271-2278)

motion picture

Finalmente, Jornada nas Estrelas chega na telona, reunindo o elenco da série original. O agora Almirante Kirk e sua tripulação continuam suas aventuras agora tentando salvar a Terra de uma força perigosa.

Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (2285)

khan

Continuando a saga da USS Enterprise, Kirk e Spock têm que voltar ao ativo para combater Khan, um vilão geneticamente melhorado.

Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (2285)

spock

Continuando diretamente a trama de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, Kirk terá que salvar o que parece ser uma tripulação desfeita.

Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (2286)

voyage home

Em Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa, Kirk e Spock viajam para trás no tempo em uma nave Klingon, tentando salvar a Terra da destruição.

Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (2287)

final frontier

Kirk e sua tripulação voltam a embarcar na USS Enterprise, tendo que lidar com um vulcano renegado, que rouba a Nave Estelar em uma tentativa de chegar ao centro da galáxia.

Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (2293)

undiscovered

Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida tentou ser uma metáfora para a queda da União Soviética. Aqui, Kirk e sua tripulação tentam conseguir a paz entre a Federação e os Klingon, tendo por isso de enfrentar várias conspirações.

Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (2364 - 2370)

next generation

Cerca de um século após os eventos da série original, Jornada nas Estrelas: A Nova Geração conta a história do Capitão Jean-Luc Picard e de sua tripulação, a bordo da quinta versão da Enterprise.

Jornada nas Estrelas: Generations (2293 - 2371)

generations

Neste filme, o Capitão Picard e sua tripulação continuam sua história, agora se unindo com o Capitão Kirk e sua antiga equipe em uma nova aventura.

Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (2369 - 2375)

deep space nine

Pela primeira vez na história da franquia, temos uma série passada em uma estação espacial e não em uma naveJornada nas Estrelas: Deep Space Nine se foca nas aventuras da equipe responsável por guardar um wormhole no limite da galáxia. 

A série teve também seu primeiro capitão negro, Benjamin Sisko, e foi a primeira sem a participação de Roddenberry.

Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (2373)

first contact

O Capitão Picard e sua tripulação estão de volta em uma aventura que os coloca contra os Borg, que viajam para trás no tempo tentando prevenir o primeiro voo Wrap.

Jornada nas Estrelas: Insurreição (2375)

insurrection

Em Jornada nas Estrelas: Insurreição, Picard descobre um plano maligno da Frota Estelar relacionado com os nativos de um planeta pacifico. Ele resolve então pegar em armas para defender esse paraíso.

Jornada nas Estrelas: Voyager (2371-2378)

voyager

A primeira capitã mulher da franquia, Kathryn Janeway, nos leva em uma viagem de 75 anos de volta a casa, após sua nave, Voyager, ficar à deriva no Quadrante Delta.

Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2379)

nemesis

Picard é incumbido de investigar a queda do governo romulano e seu novo lider, Shinzon. 

Este filme marca o final das aventuras de Picard e da sua tripulação e culmina com a despedida de alguns personagens ao tentar salvar a Terra.

Cronologia Kelvin

Star Trek (2233 - 2258)

star trek

Star Trek é o primeiro filme de J.J. Abrams da franquia e resultou na criação da Cronologia Kelvin. A história se foca nas versões jovens de Kirk e Spock e na sua primeira missão a bordo da Enterprise.

Star Trek: Além da Escuridão (2259 - 2260)

into darkness

Um ano após os eventos de Star Trek, Kirk e sua tripulação vão lutar com Khan, um inimigo muito conhecido dos fãs, após serem enviados para capturar um traidor.

Star Trek: Sem Fronteiras (2263)

beyond

Neste filme, a tripulação se encontra no terceiro ano de uma missão de cinco anos. Eles terão que combater uma ameaça montada pelos poderosos Krall, para salvar a Federação.