Stranger Things está de volta com uma segunda temporada cheia de surpresas, emoções e, claro, o inevitável retorno ao Mundo Invertido. Conheça agora os detalhes, referências e easter eggs que precisa descobrir!

Spoilers para a série.

1. MadMax

Mad Max

O nome do primeiro episódio da segunda temporada é o nome pelo qual a nova personagem Maxine é conhecida no fliperama de Hawkins. Esta é uma referência clara ao filme Mad Max, estrelado por Mel Gibson em 1979.

Mais tarde existe outra referência ao filme quando o empregado do salão de jogos pede desculpa a Max chamando ela de Road Warrior (no original). Este é o título do segundo filme da saga Mad Max que estreou no Brasil em 1982 com o título Mad Max 2: A Caçada Continua.

2. Dragon’s Lair e a princesa

Stranger Things

Logo no primeiro episódio, vemos o entusiasmo dos garotos com um jogo chamado Dragons’s Lair. Dustin quase consegue o objetivo de salvar a princesa, mas inevitavelmente perde para sua grande frustração. Lucas aproveita esse momento para lembrar todos de que ele é o único que conseguiu vencer Dragon’s Lair e a princesa é sua:

“Você não é suficientemente ágil. Você vai conseguir um dia, mas até lá, a Princesa Daphne ainda é minha.”

Este “romance” do game reflete o triângulo amoroso que viria a ser protagonizado por Dustin, Lucas e Max. Tal como no jogo, é Lucas quem consegue a "princesa" da vida real e não Dustin. Felizmente, Nancy apareceu para salvar o garoto no baile de Inverno.

3. Os brinquedos de Mike

Mike e Eleven

Mike achou que seria boa ideia roubar algum dinheiro à irmã com a promessa de pagar mais tarde. Seus pais não acharam piada nenhuma e castigaram o filho, obrigando ele a dar brinquedos velhos. Quando Mike está olhando para alguns dos brinquedos no porão, ele fica realmente perturbado e tem dificuldade em cumprir o castigo.

Alguns dos brinquedos que ele pega nessa cena têm um valor sentimental enorme porque Mike os mostrou a Eleven. O dinossauro Roary e a nave Millenium Falcon são alguns destes objetos importantes para Mike e que são memórias de quando Eleven morava secretamente no seu porão.

4. 353 dias

Mike

Este foi um easter egg revelado diretamente pela Netflix no seu Twitter oficial. Por 353 dias, Mike chamou Eleven todas as noites, nunca desistindo da garota. Some os números (3 + 5 + 3) e você obtém o número onze.

5. Será Paul Reiser um homem de confiança?

Aliens 2

A primeira vez que vimos Dr. Owens em Stranger Things (interpretado pelo ator Paul Reiser) é em tudo semelhante à sua primeira cena do filme Aliens – O Resgate. No filme de alienígenas, Reiser interpreta um funcionário que tenta ganhar a confiança de Ripley (Sigourney Weaver) quando ela recupera do trauma do primeiro filme.

Em Stranger Things 2, Owens está junto à cama de Will, também ele um sobrevivente traumatizado pelos acontecimentos da primeira temporada.

6. Mensagem em código Morse

Hopper e Eleven

A utilização e importância do código Morse foi uma constante durante esta temporada, mas existe um detalhe que pode ter escapado aos que não conhecem o sistema. Este detalhe revela a união de Hopper e Eleven, ainda antes de sabermos mais informações sobre a sua relação.

Quando Hopper chega à cabana onde vive com Eleven, ele bate duas vezes à porta, pausa e volta a bater, desta vez três vezes. Em código Morse, esta é uma mensagem que se traduz em “nós” (••—/•••).

7. Um livro com tanto significado

Hopper e a filha

Uma cena do passado de Hopper e Eleven mostra o policial lendo para a menina uma parte bem triste do livro Anne de Green Gables. Sabemos que Hopper foi pai de uma garota chamada Sarah e, na primeira temporada, vimos ele lendo este livro à sua filha quando ela estava no hospital.

A escolha do mesmo livro mostra a importância de Eleven na vida do policial, e o quanto a relação com ela é uma segunda chance para ser novamente pai.

8. 515

Eleven

O número 515 aparece em dois momentos significativos da história de Eleven: é a hora combinada entre ela e Hopper para o policial estar em casa, e é o número da casa da sua mãe. E adivinha o valor total da soma 5 + 1 + 5?

9. Regras para cuidar do seu bichinho

comparação entre Dart e o Mogwai

Suspeitamos que Dustin Henderson não assistiu ao filme Gremlins ou teria tido mais cuidado na hora de adotar um animal desconhecido. No filme de 1984, existem três regras essenciais para que um Mogwai não se transforme num Gremlin: não pode ser molhado, não dê comida para ele depois da meia-noite e mantenha a luz afastada dele.

A terceira regra é compartilhada com D’Artagan, a criatura interdimensional que Dustin adotou e que não aguenta luz. Esta é uma referência sutil à regra menos famosa do filme icônico dos anos 80, e um aviso sobre a verdadeira natureza do bichinho…

10. Uma visão do terceiro grau

comparação entre Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Stranger Things

Uma cena icônica do filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau é aquela em que um garoto é sequestrado por alienígenas. Esta cena foi recriada de forma perfeita em uma visão de Will com ele observando o Monstro das Sombras.

Visualmente muito semelhante e com uma história similar (afinal Will também foi sequestrado por uma criatura que não é deste mundo), esta é uma das melhores homenagens da segunda temporada.

11. E.T.

E.T.

Chega a noite de Halloween e Eleven está ansiosa por sair e brincar como as outras crianças. Ela vai buscar um lençol com dois buracos para os olhos, e assim sair como um fantasminha enquanto ninguém a reconhece.

No filme E.T. – O Extraterreste, o pequeno alienígena usa a fantasia de fantasma para não ser identificado na noite mais sobrenatural do ano. Os criadores de Stranger Things nunca esconderam o quanto se inspiraram em clássicos dos anos 80 e esta é mais uma referência que mostra o quanto Eleven é inspirada em E.T.

12. Fantasia de Steve e Nancy

Negócio Arriscado

Ficou na dúvida sobre quais eram afinal as fantasias do casal? Inspirados no filme Negócio Arriscado, Steve e Nancy foram vestidos dos personagens interpretados por Tom Cruise e Rebecca De Mornay.

13. Max é fã de terror

Michael Myers

Max aceita o convite dos garotos para irem juntos fazer o tradicional gostosuras ou travessuras. Mas ela aparece preparado para os assustar, usando uma máscara de Michael Meyers, o famoso vilão da franquia Halloween.

14. O tesouro de Bob

Goonies

Bob Newby revela ser a maior ajuda da família Byers para desvendar mistérios impossíveis. Quando está calculando a localização de Hopper no submundo de Hawkins, Bob faz uma piada sobre o X marcar o lugar do tesouro do pirata.

Este poderia ser um simples comentário típico de cinema, mas tem especial relevância quando lembramos que Bob é interpretado por Sean Astin. Em criança, Astin fez parte do clássico Os Goonies, um filme cuja trama envolve um grupo de crianças, um pirata e um mapa do tesouro.

15. X-Men do Laboratório de Hawkins

Charles Xavier e Magneto

A cena em que Kali ensina Eleven a usar a sua raiva para aumentar os seus poderes e concentrar sua energia é muito semelhante a várias histórias dos X-Men. Assistindo à cena, fica difícil não fazer as óbvias comparações com o momento em que vemos Charles Xavier ensinando Erik Lensherr em X-Men: Primeira Classe. Claro que, no caso de Stranger Things, as personagens estão em papéis inversos, como se fosse Erik ensinando Charles e não o contrário.

Outra comparação inevitável com os mutantes da Marvel acontece no último episódio. Em “O Portal”, vemos Eleven libertar a sua força total e o seu poder imenso lembra o da mutante Jean Grey quando se transforma em Fênix.

16. Sentimento de culpa

Punky, a Levada da Breca

Em “A Irmã Perdida”, Eleven e Kali invadem a casa de um dos homens que mais causou sofrimento nas suas vidas. Elas encontram o velho sozinho assistindo Punky, a Levada da Breca e ele aparenta estar atormentado com seus próprios pensamentos.

O motivo talvez esteja exatamente na série que ela está assistindo. Punky, a garota que dá o nome ao título, está com medo de ir ao médico, um medo que não é assim tão invulgar. Mas o homem que assiste à série de Punky era um dos ajudantes do Dr. Brenner no Laboratório de Hawkins, alguém que teria submetido meninas como Punky a torturas e experimentos médicos.

A escolha da série também é uma referência a um dos relacionamentos mais importantes desta temporada: Hopper e Eleven. Punky, a Levada da Breca é uma série sobre uma menina abandonada que é mais tarde adotada por um homem maduro e ranzinza.

17. Jim “Indiana Jones” Hopper

Indiana Jones

A franquia Indiana Jones é uma das maiores influências dos criadores de Stranger Things e isso fica bem claro quando Hopper faz algo bem do jeito de Indy: voltar sempre atrás para buscar seu chapéu. Algo tradicional nos filmes de Indiana Jones é ver o arqueólogo escapar do perigo e voltar atrás para buscar o seu chapéu icônico.

Além desta referência, os criadores da série assumiram que o momento em que Hopper fica preso pelas “plantas” do Mundo Invertido é uma referência para as cobras que tanto assustavam o arqueólogo.

18. O atiçador de Nancy

comparação entre cena Indiana Jones e Stranger Things

Nada parece libertar Will da possessão do Monstro das Sombras, a terrível entidade do Mundo Invertido. Joyce, Jonathan e Nancy fazem de tudo para tornar Will em um mau hospedeiro para a criatura, e assim libertar a criança do domínio sobrenatural.

Aumentando as temperaturas ao máximo, Will fica em sofrimento porque o monstro não consegue viver no calor. Isto leva a que a criatura faça de tudo para manter seu hospedeiro, levando Will e a família quase à loucura e chegando ao ponto da criança agarrar o pescoço da mãe para a matar.

Em uma tentativa desesperada de salvar Will e Joyce, Nancy pega em um atiçador da lareira e espeta em Will. Este é o momento em que o Monstro das Sombras não aguenta mais a tortura e larga o seu hospedeiro. A escolha de Nancy parece ser uma referência ao filme Indiana Jones e o Templo da Perdição, quando uma criança também queima o seu amigo com um atiçador para afugentar o demônio dele.