Depois de assistir a Stranger Things e tomar um susto do tamanho do mundo, você fica se perguntando: mas o que é esse Demogorgon?

Felizmente, nós temos a resposta.

O monstro em Stranger Things

Demogorgon D&D

Demogorgon é a criatura do jogo Dungeons & Dragons (RPG de fantasia) que Will e seus amigos combatem no início de Stranger Things. No primeiro episódio, é dado um indício bem claro do destino terrível que Will vai enfrentar.

Quando Mike, o Mestre de D&D, anuncia que o grupo foi emboscado pelo Demogorgon, Will tem que rolar o dado e ver se seu feitiço de proteção funcionou. Infelizmente, a magia não fez efeito e Will não conseguiu se proteger. Mais tarde, o menino cai no domínio do monstro real a que seus amigos chamam de Demogorgon.

O nome da criatura surge quando Eleven usa a figura do Demogorgon de D&D para demonstrar que Will está fugindo do monstro. Na verdade, nunca sabemos qual o nome real da criatura sem rosto, e tem grandes diferenças com o Demogorgon de Dungeons & Dragons.

Conheça a teoria insana que une Eleven ao monstro

A origem do Demogorgon em D&D

Demogorgon

Na história do popular RPG de fantasia, Demogorgon se auto-intitula como Príncipe dos Demônios e é considerado um dos maiores vilões de D&D de todos os tempos.

Com altura de 5 metros e meio, corpo reptiliano, duas cabeças e longos tentáculos como braços, é fácil entender o que torna esse monstro tão assustador.

A cabeça da esquerda se chama Aameul e a da direita é Hethradiah. Elas têm personalidades individuais e lutam pelo domínio de uma sobre a outra, odiando-se mortalmente. Não conseguem separar-se porque ambas pertencem lado a lado, sendo essa a grande maldição.

O Demogorgon é capaz de levar os inimigos à loucura com o seu olhar penetrante, se ambas as cabeças olharem para o mesmo alvo simultaneamente. A sua cauda tem a capacidade de drenar a vida de um oponente e seus tentáculos provocam o apodrecimento, como uma lepra ultra rápida.

A verdadeira origem - Demogorgon na literatura

Demogorgon

As origens do monstro surgiram primeiro na literatura em um comentário nas margens da obra Thebaid do poeta romano Statius. O comentário é atribuído a Lactantius Placidus e dizia: “Ele está falando do Demogorgon, o deus supremo, cujo nome não é permitido ser conhecido”.

Ao longo dos tempos, a ideia e nome Demogorgon foi se enraizando na imaginação europeia, influenciando autores ilustres como John Milton, Voltaire, Álvaro de Campos e Christopher Marlowe.

Demogorgon tornou-se o nome usado para falar dos demônios do submundo, entidades muito poderosas cujo nome era proibido de ser conhecido.

Descubra o novo monstro da segunda temporada: Thessalhydra!