Ninguém pode negar o quanto Steve Harrington era um dos personagens mais detestáveis da primeira temporada de Stranger Things. Mas aí chegou 2017 com muitas surpresas para os fãs da série, especialmente com esse Steve que agora roubou nosso coração.

Spoilers inevitáveis para as duas temporadas da série.

1. O amor por Nancy realmente mudou Steve

Steve Harrington

Lembram quando Steve era um namorado terrível para Nancy? Nada do que ele fez agora muda o passado, e ele continua a ser o mesmo adolescente que a humilhou junto com os amigos idiotas dele por estar inseguro da amizade de Nancy com Steve.

Isso aconteceu e houveram outros momentos que nos faziam dizer “Nancy merece melhor do que esse Steve”. Mas no ano que passou entre o último episódio da primeira temporada e o primeiro da segunda, Steve Harrington estava realmente transformado. Ele era dedicado a Nancy, preocupado com ela e genuinamente apaixonado – e tudo isso fez dele uma pessoa muito melhor.

Quando os dois terminam seu relacionamento, Steve fica claramente transtornado, mas não volta a regredir para o idiota que era. Longe vai o tempo em que ele tentaria fazer algo estúpido só para magoar quem o tinha magoado.

2. Steve & Dustin: a amizade improvável

Steve e Dustin

Quem poderia imaginar que um dos melhores relacionamentos dessa temporada seria a amizade de Steve e Dustin? Em poucos episódios vimos como eles passaram de um garoto e um adolescente tentando entender o amor (com nem sempre os melhores conselhos de Steve), para terem um relacionamento mais próximo de irmãos.

Isto é especialmente importante quando conhecemos a família de Dustin nessa temporada. Só conhecemos a mãe dele e o gato Mews (Justiça para Mews?), e não há nenhum sinal de que o pai esteja por perto. Aparentemente não existem figuras paternais na vida de Dustin, talvez com a exceção do seu professor de ciência, Mr. Clarke.

Steve assume assim o papel de protetor, irmão mais velho, amigo e conselheiro sobre cabelo e garotas que Dustin precisava. No último episódio, assistimos a Steve continuar no seu papel de guardião do seu irmãozinho quando dá a ele uma carona para o baile de Inverno. Não é possível que seu coração não tenha derretido nesse momento.

3. Pai adotivo do ano

Steve em modo pai

Você sabe qual é o principal problema das crianças de Hawkins? Não, não é o Mundo Invertido e a sua quantidade insana de perigos. São mesmo os pais das crianças, pessoas que não têm nenhuma ideia sobre o que está acontecendo na vida dos filhos. Eis que chega Steve Harrington, o adolescente que virou pai adotivo em poucos episódios e é uma boa competição para Joyce Byers, a mãe da década.

É simplesmente sensacional assistir a Steve com as mãos no quadril e toalha no ombro, impondo a ordem (possível) entre as crianças. Nesse momento, ele está completamente imerso no seu papel de pai responsável que sabe o que é melhor para os filhos, mesmo quando eles não sabem. Ele coloca sua vida em perigo várias vezes por eles, leva uma porrada surreal de Billy em defesa de Lucas e está sempre presente em cada momento das suas aventuras com os monstros do Mundo Invertido.

4. Ninguém esperava nada disto

Steve e Dustin

Muitos agora vão dizer “nunca critiquei”, mas, fala sério: alguém esperava esta transformação incrível do Steve? A evolução do personagem foi uma das maiores surpresas da série, mas não foi por isso que foi menos merecido.

Houve uma progressão natural da mudança do Steve desde que ele não fugiu do Demogorgon em casa dos Byers e enfrentou o monstro junto de Nancy e Jonathan. Nos últimos episódios vimos ele comprando uma nova câmera para se desculpar do que tinha feito anteriormente. E agora nessa temporada, você já conhece a história. Ou seja, toda esta evolução foi progressiva e merecida aos olhos do público – e é exatamente por isso que Steve se tornou tão popular.

Bônus: o momento em que ele confunde Mike com Nancy

Steve e Mike

Steve teve muitos momentos hilários nessa temporada, e frequentemente não eram intencionais. Mas essa cena foi comédia pura.