No universo de Stranger Things, os monstros são uma realidade na pequena cidade americana de Hawkins. Tudo começou com um terrível Demogorgon na primeira temporada, uma criatura perigosa de uma realidade paralela à nossa: o Mundo Invertido.

Mas nada nos poderia preparar para uma nova ameaça muito mais assustadora: o Monstro das Sombras. Esta entidade terrível é o grande vilão da segunda temporada e, tal como o Demogorgon, tem ligação com o universo de Dungeons & Dragons.

Spoilers para Stranger Things.

O Monstro das Sombras na série

Stranger Things

As primeiras imagens do Monstro das Sombras surgem em visões do Will, o mesmo menino que foi capturado pelo Demogorgon na primeira temporada. Por causa dessa experiência, Mr. Owens (o novo responsável do Laboratório de Hawkins) diz que ele está traumatizado e que nada do que Will vê é um verdadeiro perigo, mas sim sintomas de estresse pós-traumático.

Ao longo dos episódios, descobrimos como o Monstro das Sombras é bem real e seu domínio sobre Will e Hawkins é uma fato. Esta entidade interdimensional parece controlar o Mundo Invertido e todas as criaturas que estão ligadas a esta realidade alternativa. É através de Will que descobrimos que o monstro gosta de temperaturas frias e tem aversão ao calor, algo que explica o frio perpétuo que existe no Mundo Invertido.

É possível que o Monstro das Sombras seja o criador desta dimensão paralela, com o seu poder de conexão às criaturas como os Democães e o controle de todos que ele infecta. O efeito “mente de colmeia” de que as crianças falam é o que faz com que os Democães ajam em uníssono segundo as ordens do seu superior; isto é algo que vemos o próprio Will possuir quando ele mostra sentir tudo o que a entidade sente e quando é revelado como um espião forçado do Monstro das Sombras.

De Monstro das Sombras a Devorador de Mentes

Eleven

Nos últimos episódios da temporada vemos o grupo mirim retornar ao manual de D&D para encontrar uma solução para a nova ameaça. É Dustin quem encontra semelhanças entre o Monstro das Sombras e uma criatura de Dungeons & Dragons chamada Devorador de Mentes (Mind Flayer, no original).

Isto não significa que o monstro de Hawkins seja realmente um Devorador de Mentes mas ajuda a entender melhor o que é e como o derrotar. Tal como o Devorador de Mentes, o Monstro das Sombras consegue se infiltrar nos cérebros das vítimas, subjugando todos aqueles que deseja e com uma fome insaciável de poder.

Dustin descreve a criatura de D&D como sendo “tão antiga que nem conhece a sua verdadeira casa”. Com um passado mais vasto do que podemos imaginar, o Devorador de Mentes tem necessidade de conquistar outros mundos e dominar todas as raças diferentes da sua. Será este o plano final do Monstro das Sombras?

O que sabemos sobre os Devoradores de Mentes originais?

Devorador de Mentes

Estas entidades sobrenaturais estão presentes nos manuais de Dungeons & Dragons desde a primeira edição. Os Devoradores de Mentes são também conhecidos como illithids e são criaturas conhecidas pela sua busca incessante de domínio sobre as outras raças e conquista de mundos.

Segundo informação oficial de D&D, os Devoradores de Mentes controlaram impérios interdimensionais há vastos milênios esquecidos no tempo. Eles dedicavam-se a escravizar raças humanóides sencientes, usando seus poderes psiônicos para se alimentarem dos seus cérebros e dominarem os seres que acreditavam serem inferiores. Todos os illithids compartilham de uma consciência coletiva e são entidades conhecidas por serem diabólicos, sádicos e profundamente inteligentes.

Quando os seus impérios se transformaram em pó, os Devoradores de Mentes que habitam o Plano Material encontraram refúgio no Underdark (reino subterrâneo debaixo do nosso mundo). O Underdark de D&D pode facilmente ser visto como o Mundo Invertido em Stranger Things, um mundo debaixo do nosso onde as criaturas se alimentam de pessoas como Barb e de onde podem infectar alguém como fizeram com Will, transformando-o em um escravo às suas ordens.

O que quer o Monstro das Sombras e teorias para a terceira temporada

Eleven

A escolha do Devorador de Mentes como analogia do Monstro das Sombras pode revelar os seus objetivos a longo prazo. O desejo de domínio sobre as raças do multiverso pode ser a missão final da entidade do Mundo Invertido, buscando infectar outros como fez com Will e assim propagar o seu controle sobre o mundo “real”.

Will pode simplesmente ter sido o primeiro de futuras vítimas e tudo indica que o grupo das crianças serão os principais alvos da entidade. Na última cena do episódio final, vimos como a ameaça do Monstro das Sombras continua presente em Hawkins, e, especificamente, na escola das crianças – possivelmente aguardando uma nova oportunidade para atacar.

A criatura interdimensional conhece agora Eleven e a ameaça que ela representa, sendo capaz até de fechar a fenda entre as duas dimensões. O Monstro das Sombras tem todos os motivos para odiar Eleven mas também Will já que o garoto conseguiu quebrar a sua possessão, levando assim ao fim do seu agente humano. Depois de conseguir um intermediário como Will, é difícil de acreditar que o monstro não fará de tudo para encontrar uma nova pessoa que seja os seus olhos e ouvidos nesta dimensão.

Ou, talvez, o Monstro das Sombras nem precise de um humano se descobrir como caminhar entre mundos – algo que Eleven sabe exatamente como fazer. O cientista Bill Nye esteve no programa Beyond Stranger Things onde explicou o conceito do multiverso, como “bolhas de universo” que estão todas se expandindo ao mesmo tempo. Nye colocou então uma questão importante para a série: é possível que existam áreas em que estas “bolhas” se cruzem e criem espaços de passagem entre um mundo e outro?

Estas áreas de passagem entre realidades são a chave para o Monstro das Sombras entrar em Hawkins. Depois de Will e da invasão subterrânea na cidade, a entidade diabólica terá de criar novas formas de alcançar a sua invasão.

Ainda sabemos muito pouco sobre o novo monstro mas depois de uma temporada alucinante e de um perigo tão astronômico, temos até já saudades do Demogorgon. E você?

No início de 2017 acreditávamos que a Thessalhydra seria o grande monstro da segunda temporada, algo que acabou por não acontecer. Mas, apesar disso, esta criatura tem semelhanças com o Monstro das Sombras e merece ser conhecida pelos fãs de Stranger Things. Saiba porquê no link abaixo!