Stranger Things: as questões que ficaram sem resposta no final

A série revelação da Netflix deste ano ganha novos seguidores fervorosos todos os dias. Parece que todo mundo que assiste Stranger Things fica grudado até o fim.

Se você já assistiu a todos os episódios, então certamente ficou com as mesmas questões que a gente coloca aqui agora.

Atenção: artigo com spoilers para a primeira temporada de Stranger Things.

1. Onde está Eleven?

Eleven

No final da temporada, o monstro Demogorgon saltou de vez do Mundo Invertido para a nossa dimensão. Muitos tentaram matá-lo, mas só Eleven tinha reais capacidades para fazer.

Numa cena poética e triste, Eleven destrói o Demogorgon e destrói a si mesma no processo. A força e energia que o ato exigia da menina era tão altos, que Eleven teve que se sacrificar. Mas será que Eleven morreu mesmo?

Numa das últimas cenas, vemos o xerife Hopper levando waffles para uma caixa no meio da floresta. Waffles são a comida favorita de Eleven, ao que tudo indica que são para ela. Mas onde está Eleven? Estará aprisionada no Mundo Invertido ou em outra dimensão? No que ela se tornou?

2. Afinal, qual era o propósito dos experimentos científicos?

Eleven

O Laboratório Hawkins permaneceu um mistério mesmo no final da temporada. Afinal, quais eram os objetivos dos experimentos? No início, tudo indicava que utilizavam Eleven para espiar oficiais russos (nos anos 80, os EUA estavam na Guerra Fria).

Mas ao longo da temporada fomos descobrindo que o Dr. Brenner já tinha conduzido experimentos questionáveis no passado. E abrir um portal para outra dimensão não parece algo que aconteça do nada... Será que esperavam transformar o monstro em uma arma?

3. Quais as verdadeiras intenções de Jim Hopper?

Jim Hopper

O xerife de Hawkins é um personagem complexo e com um passado traumatizante. Ao longo da temporada, assistimos a como o seu passado influenciou a dedicação na busca por Will Byers.

Mas foi também ele quem deu a localização da Eleven a Brenner em troca da promessa de deixarem os garotos em paz. Hopper demonstrou também habilidades de combate mais comuns a um agente da CIA do que de um simples policial. Ele parecia demonstrar também conhecimento das práticas de espionagem ao saber como procurar o microfone oculto.

Por último, após tudo ter acontecido, ele entrou em um carro do governo sem hesitar. Será que Hopper está mais envolvido do que imaginamos? Ou estará planejando acordos com o diabo para arranjar um jeito de salvar Eleven?

4. O que mudou em Will?

Will

Tudo parecia estar bem com o grupo de amigos até Will ter regurgitado uma espécie de lesma. O bicho desapareceu pelos canos e Will teve uma alucinação do Mundo Invertido.

Mas será que foi só uma alucinação ou Will agora consegue se teletransportar entre os mundos? O menino foi o personagem que permaneceu mais tempo no Mundo Invertido e isso pode trazer graves consequências. Hopper, Nancy e Joyce também estiveram do lado de lá – eles também estarão afetados?

Com a lesma à solta em Hawkins, ela poderia se multiplicar e se transformar em outro Demogorgon? Será que Will se transformou num hospedeiro para os ovos do monstro? A reação do menino quando regurgitou a lesma não foi como se tivesse sido a primeira vez que isso acontecesse...