13 surpreendentes segredos e easter eggs escondidos em Skyrim

Skyrim foi lançado em 2011 mas continua suscitando a curiosidade e o fascínio em fãs por todo mundo. Dentro do game podemos encontrar vários easter eggs, referências e segredos que nenhum Dragonborn de verdade devia perder.

Confira os melhores que nós descobrimos e volte novamente à aventura pela região mais gelada de Tamriel!

1. Pac-Man, é você?

Skyrim

Sabia que o bom e velhinho Pac-Man pode ser achado no mundo de Skyrim? Visite a casa de Endon na cidade pedregosa de Markarth e procure por uma estante com livros. Na última prateira, você encontra um queijo com um ovo de slaughterfish em cima, três alhos e uma tigela de Glowdust.

O queijo está cortado com a mesma forma de Pac-Man e o ovo do peixe em cima dele é como o olho do icônico personagem amarelo. Os alhos representam os pontos que Pac-Man come e a tigela com Glow Dust parece ser a representação dos fantasmas inimigos do jogo. Vale lembrar que Glow Dust é um ingrediente que pode ser obtido com a morte de criaturas fantasmagóricas.

2. Pescar salmão pode ser muito útil

Skyrim

Os aficionados por alquimia em Skyrim sabem o quão difícil pode ser achar ovos de salmão (salmon roe). Esse ingrediente é usado em poções focadas em stamina e magicka mas também para permitir que você consiga respirar debaixo de água.

Os salmões que podem ser achados em águas pouco movimentadas como lagos não vão ter o ingrediente que você procura. Mas se for a cascatas ou rios com correntes fortes, você vai descobrir que esses peixes têm os tão desejados ovos na sua captura. Espere só que o salmão pule no seu nado contra as correntes e pesque-o!

Mas até a pesca do salmão tem outro segredo importante: os gritos do Dovahkiin. Se não quiser perder tempo tentando acertar no salmão no momento certo do seu pulo, use um shout de Unrelenting Force. Todos os salmões mortos com esse grito trazem ovos no seu inventário.

3. Foi você quem pediu flechas infinitas?

Skyrim

Para os jogadores com personagens dedicadas ao arco e flecha, essa é uma dica que não podem perder. Nas povoações, esteja atento aos NPCs que estejam praticando sua mira nos alvos. Seja discreto e use o modo stealth para se aproximar do NPC e entrar no inventário dele. Roube todas as flechas que ele tem e coloque apenas uma sua de grande qualidade.

Saia do inventário dele e espere. A sua flecha vai se multiplicar por muitas outras e você só tem de ir ao alvo e coletá-las.

4. Assassin’s Creed em Skyrim

Skyrim

Se você adora Assassin’s Creed saiba que existe um lugar secreto onde pode fazer o icônico Salto de Fé. Esse local é Bard’s Leap Summit, e se localiza a sueste de Markarth (ou noroeste de Falkreath). Vai ter de subir até ao topo da cachoeira, abrindo caminho pela Lost Redoubt Valley e lutando contra Hagravens e Forsworn.

No top da cascata monumental você vai encontrar uma Word Wall onde pode descobrir o shout Become Ethereal (transforma o jogador em um espectro e ganha invulnerabilidade durante alguns segundos).

Depois de ganhar o shout, vá até uma pequena ponte de pedra. Quando chegar ao fim da ponte, pule sem receio e vai cair numa piscina natural. Isso representa o Salto de Fé que os assassinos da Ubisoft conhecem tão bem. Tenha cuidado porque, em Skyrim, não é garantido que sobreviva a esse salto. É recomendado que use o shout Become Ethereal quando se jogar do topo da cachoeira.

Se sobreviver, será recebido pelo fantasma de um bardo que dará a você um boost à sua habilidade de Speech (ou Oratória). Outro detalhe que reforça a ideia de que esse é um easter egg de Assassin’s Creed é que, a ponte da qual se pula, tem arcos de pedra muito semelhante à insígnia do culto de assassinos.

5. Uma inesperada referência a Bela e a Fera

Skyrim

Um dos maiores clássicos da Disney tem um easter egg inesperado nas terras gélidas de Skyrim. Dentro do Santuário da Dark Brotherhood, encontre Lis, uma aranha gigante domesticada, e veja melhor o que ela esconde em seu ninho.

No seu covil, Lis guarda o esqueleto de um NPC com o nome de Gaston Bellefort, alguém que foi devorado pela aranha. Gaston Bellefort é um nome criado através da combinação de três nomes de personagens de Bela e a Fera. Gaston é obviamente o vilão do filme que quer casar com Bela (também chamado de Gastão), Belle é a protagonista Bela e Fort é uma referência ao Maestro Forte, o regente da música no castelo do Fera que foi transformado em um órgão de tubos.

Dentro do universo Skyrim, o falecido Gaston Bellefort é o autor do livro “The Night Mother’s Truth” e alguém que tentou infiltrar-se dentro do santuário. Tudo indica que os assassinos o terão capturado e dado a Lis para ela comer.

6. O segredo do cavaleiro sem cabeça

Skyrim

Um dos encontros mais procurados pelos jogadores é aquele com o cavaleiro sem cabeça, uma figura fantasmagórica misteriosa. Segundo o The Elder Scrolls Wiki, o cavaleiro espectral pode aparecer em qualquer parte do mundo entre as 22h e as 4h (horas dentro do jogo).

Quando o jogador tenta interagir com o guerreiro, ele pode ocasionalmente parar, mas não vai interagir de volta. Você pode tentar combatê-lo, mas ele é invencível, por isso poupe seu tempo. Contudo, algo de interessante acontece se você decidir seguir o cavaleiro na sua jornada. Na maioria das vezes, ele vai até a um velho cemitério com o nome de Hamvir’s Rest e fica parado na entrada, sem dizer uma palavra.

Se entrar no cemitério, o jogador vai ter de combater três esqueletos e alguns draugr que não gostam de ver um homem vivo entre eles. Mas se você está buscando uma explicação para o cavaleiro sem cabeça, isso não vai acontecer. Muitos fãs acham que ele é Ragnar, the Red, um antigo herói nórdico e protagonista de uma música popular cantada por vários bardos em Skyrim. Como a música fala que Ragnar ficou sem cabeça, corre a teoria de que ele é o cavaleiro fantasma.

O NPC espectral será sempre um mistério e parte da curiosidade dos fãs é exatamente por não haver nada que explique a sua existência e jornada perpétua. Sem surpresas, o fantasma de Skyrim é, provavelmente, uma referência ao conto clássico A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça do autor Washington Irving.

7. Luke Skywalker não sobreviveria em Skyrim

Skyrim

A sueste de Winterhold, reside um easter egg para os fãs de uma galáxia muito, muito distante. Em Bleakcoast Cave, os jogadores podem encontrar um esqueleto pendurado do teto e uma espada brilhando no chão. Além disso, a caverna de gelo é habitada por um frost troll (ou troll de gelo).

Todo esse cenário será muito familiar para os fãs de Star Wars. Em Império Contra-Ataca, no planeta Hoth, Luke Skywalker foi atacado e levado para uma caverna de gelo por um wampa. Sabendo isso, é fácil ver como Bleakcoast Cave é uma homenagem a essa cena tão famosa, com o esqueleto representando Luke (mas sem a mesma sorte) e a espada o sabre de luz do Jedi.

Mas sabia que essa não é a primeira vez que esse easter egg aparece na saga The Elder Scrolls? Em Bloodmoon (expansão de Morrowind), uma caverna chamada Bjorn contém uma cena muito similar.

8. Um gigante também chora

Skyrim

Quem nunca cometeu o erro de se aproximar demasiado de um gigante quando ainda era de um nível baixo? É assim que muitos jogadores conhecem pela primeira vez a força desses NPCs e aprendem a manter a sua distância deles. Mas existe um gigante muito diferente dos outros e é conhecido simplesmente como Mournful Giant (algo traduzido à letra como Gigante Triste ou Gigante Lúgubre).

Esse personagem especial pode ser encontrado a nordeste de Mistwatch, na região de Eastmarch. Você pode vê-lo nas termas naturais, olhando tristemente para o mamute morto nas águas. O Dragonborn pode se aproximar desse gigante e ele não o atacará, ficando apenas olhando para o amigo que perdeu.

Os mamutes são muito importantes para os gigantes, sendo animais domesticados por eles e com quem compartilham uma ligação única. São momentos como esse que mostram a atenção ao detalhe de um mundo tão grande como o de Skyrim.

9. A leitura será recompensada com benção

Skyrim

Para chegar até High Hrothgar, o jogador terá de subir os famosos sete mil degraus e enfrentar trolls, lobos e ursos nesse caminho épico. Ao longo dessa jornada, o Dragonborn encontra dez estruturas semelhantes a um altar ou sacrário que contém textos para serem lidos. Leia os dez e será recompensado com uma benção útil chamada Voice of the Sky.

Durante 24 horas de tempo real, os animais não vão atacar nem fugir do Dragonborn ou dos seguidores. Mas se você atacar um animal primeiro, o efeito será perdido. Para ganhar novamente o efeito mágico, o jogador terá de voltar a ler os textos sagrados.

10. Uma picareta muito especial

Skyrim

Um segredo bem conhecido dos jogadores é a picareta Notched, que pode ser encontrada em uma rocha no topo da montanha The Throat of the World. Essa ferramenta é uma dupla referência ao tão famoso game Minecraft: o nome Notched vem de Markus “Notch” Persson, o criador do Minecraft, e a picareta é o elemento icônico desse game.

Além de um easter egg curioso, existe um bônus na skill de Smithing que os ferreiros de Skyrim vão apreciar.

11. Um livro em que você decide a história

Skyrim

Com tantas coisas para fazer e descobrir em Skyrim, muitos podem achar que a leitura é uma atividade sem interesse. Mas além das várias histórias fascinantes escondidas nas páginas e das imensas possibilidades de bônus em skills, existe um easter egg bem nostálgico para a infância de muitas pessoas.

Um livro com o nome “Kolb and the Dragon: an Adventure for Nord Boys” está escrito dentro do estilo Escolha Sua Aventura, onde o leitor escolhe o rumo da história. Além de uma referência aos livros reais do mesmo gênero, tem ainda o detalhe de ser um jogo dentro de um jogo.

Pode encontrar o livro em várias localizações como no Arcanaeum (College of Winterhold), no Bards College e Blue Palace (Solitude) ou em Dragonsreach (Whiterun), por exemplo.

12. Cure qualquer doença com penas

Skyrim

Seja a alquimia um dos seus fortes em Skyrim ou não, existe uma dica importante para todo aventureiro: tenha sempre penas de gavião no seu inventário (chamadas de hawk feathers). O principal atributo desse ingrediente é o de curar doenças, por isso tudo o que precisa fazer é comer uma pena para se livrar do problema.

13. O segredo de Rorikstead

Skyrim

Rorikstead parece guardar um dos maiores e chocantes segredos de todo o game. Vários detalhes e sinais apontam para que Rorikstead seja, na verdade, um local de profunda devoção a divindades Daedra e a magia negra.

Em todas as casas da aldeia existem soul gems (cristais mágicos com as almas dos mortos), e em várias habitações podemos encontrar livros sobre o culto a Daedra e a toda essa temática. É sabido que Rorikstead tem um dos terrenos mais férteis de todo Skyrim, com largas e ricas colheitas sucessivamente. Muitos fãs acreditam que isso é um sinal de que existirá um pacto maligno entre os habitantes e alguma divindade Daedra.

Por último, em um determinado momento, é possível ouvir Sissel pedindo a Jouane que lhe ensinasse mais sobre magia, ao que ele lhe responde para falar baixo porque podem ouvi-los e “descobrir o nosso segredo”.