The Gifted, a nova série sobre os mutantes da Fox conta com a presença de vários personagens super poderosos, como Pássaro Trovejante, Blink e Polaris. Entre eles também está presente Sábia, uma misteriosa mutante interpretada pela atriz Hayley Lovitt. Saiba mais sobre o que essa super-heroína é capaz. 

Origem

Origem

Sábia é uma personagem bastante misteriosa, por isso pouco se sabe sobre seu passado. É conhecido que passou sua infância na região dos Balcãs europeus, e que mais tarde em sua vida, foi pega no meio da invasão da Rússia ao Afeganistão. Foi nesse último país que Sábia aprendeu como lutar para sobreviver.

Certo dia, Sábia se sentiu estranhamente atraída a entrar em uma caverna nas montanhas Hindu Kush. Lá dentro encontrou com o Professor Charles Xavier, cujas pernas estavam esmagadas debaixo de grandes pedras. Ele havia guiado Sábia até ali para que ela pudesse ajudá-lo, revelando ao mesmo tempo que ela era uma mutante.

Logo após os dois saírem da caverna, à caminho do hospital, encontraram uma equipe das Nações Unidas sendo atacada por bandidos. Sábia imediatamente entra em combate e mata os inimigos, vingando a morte de uma trabalhadora das Nações Unidas.

Sábia foi uma das primeiras mutantes contactadas por Xavier, contudo não fez parte da primeira classe dos X-Men. Xavier preferiu utilizar os poderes de super-memória e telepatia de Sábia para missões de espionagem. Por conta disso, sua aliança com os X-Men foi mantida em segredo por muitos anos, sempre trabalhando nas sombras.

Clube do Inferno

Clube do Inferno

Em vez de ser uma X-Men, Xavier enviou Sábia para espionar o Clube do Inferno, um grupo de ricos e poderosos que buscam a dominação mundial através de influência política e econômica. Agora atendendo pelo nome de Tessa, Sábia deveria conseguir a confiança do líder do clube, Sebastian Shaw.

Rapidamente se tornou do agrado de Shaw. Ele viu grande utilidade na mente rápida e na incrível memória de Tessa, e a transformou em sua assistente e conselheira do Clube do Inferno. Por anos ela manteria seu disfarce, ajudando o Clube em suas ações ilegais, ao mesmo tempo que colhia informações para os X-Men.

Participação em outras equipes

Outras equipes

Após sua temporada no Clube do Inferno, Sábia se tornou uma super-heroína oficialmente, participando de várias equipes diferente. Assim que terminou seu trabalho disfarçada como conselheira do Clube, Sábia aceitou a oferta de Tempestade para integrar o time X-Treme X-Men. Ela provou sua utilidade para o time ao salvar a vida de Fera que estava gravemente ferio após um confronto contra o vilão Vargas.

Depois de seu tempo com os X-Treme X-Men, Sábia foi para a Inglaterra se juntar ao novo grupo Excalibur, que também contava com a presença de Noturna, o reformado Fanático, Pete Wisdom, Cristal e Capitão Britânia.

Também fez parte do Exiles, um grupo de mutantes de diversas realidades que possuem a missão de restaurar o equilíbrio em vários universos diferentes. Durante seu tempo nessa equipe, Sábia se fundiu com o Palácio de Cristal, o quartel general dos Exiles, para poder salvar o multiverso.

Não durou muito esse estado de fusão e logo Sábia estava de novo em ação. Dessa vez em um universo paralelo, atuando como a piloto da nave de um grupo de X-Men que viajava entre dimensões caçando versões malignas do Professor Charles Xavier.

Poderes

Poderes

Super mente

A mente de Sábia trabalha como um super-computador. É capaz de analisar dados e fazer cálculos complexos em frações de segundo. Possui uma memória perfeita, podendo recordar com uma incrível velocidade e precisão qualquer informação específica que já tenha tido contato. Em adição, consegue também ser multifuncional, podendo se concentrar ao mesmo tempo em tarefas extremamente complexas e diferentes entre si, sem que uma influencie na execução da outra.

Sensor genético

Outro de seus poderes é a capacidade de sentir a presença de genes mutantes em pessoas ao seu redor. Sábia consegue "ver" o código genético da pessoa e, através disso, entender sobre seus poderes. Caso veja que a pessoa ainda possui alguma mutação secundária ou mesmo primária que ainda não tenha se manifestado, ela também é capaz de ativá-las. 

Telepatia

Sábia possui um certo nível de poderes mentais, sendo capaz de projetar pensamentos, ler mentes, criar ilusões e influenciar pessoas. Contudo, o principal uso que faz desse poder é na forma de um firewall para a sua mente de super-computador. Trata-se de uma defesa mental contra qualquer invasão ou ataque telepático que venha a sofrer.

The Gifted tem sua estreia programada para dia 2 de outubro.