Descubra o passado de Gambit, o charmoso ladrão dos X-Men

Um penteado desarrumado, estilo despojado, sotaque francês e olhos vermelho vivo que parecem queimar de paixão.

Criado por Chris Claremont e Jim Lee nos anos 90, sem dúvida que Gambit é o mutante mais charmoso que já passou pelos X-Men.

Conheça um pouco mais sobre esse herói de boca sedutora e dedos leves.

A Guilda dos Ladrões

Origem

Gambit é um mutante que, por conta disso, desde seu nascimento apresenta olhos negros com íris vermelha. Por causa disso foi abandonado no hospital por seus pais. Porém logo foi sequestrado pela Guilda dos Ladrões de Nova Orleans, que o abrigou e o criou como um de seus membros. Eventualmente conquistou a afeição do patriarca da Guilda, que o adotou como seu próprio filho e lhe deu seu sobrenome, a criança então passou a se chamar Remy LeBeau.

Remy não foi raptado porque a Guilda dos Ladrões tinha por missão bater carteiras e acolher crianças indesejadas, mas sim porque esse grupo de bandidos acreditava que Remy fosse a criança anunciada por uma profecia. No caso, Remy seria o Demônio Branco, a pessoa que conseguiria unir a Guilda dos Ladrões com o grupo rival, a Guilda dos Assassinos.

A profecia realmente parecia ser verdadeira, pois, certo dia, Remy salva uma garota de ser assassinada. Ele descobre então que a garota era Bella Bordeaux, a neta do líder da Guilda dos Assassinos. Isso traz uma trégua entre as duas organizações criminosas rivais. Remy e Bella se tornam amigos e, quando ambos se tornaram adultos, um casamento foi arranjado entre os dois.

Tudo indicava que o casamento seria o fim da guerra entre as facções, mas uma pessoa não estava feliz com isso. Era Julien, irmão de Bella, que pelas leis das guildas, desafiou Gambit para um combate, na tentativa de impedir o matrimônio e união das Guildas. Durante o combate, Remy tinha a vantagem, porém, com o despertar de seus poderes mutantes, sem querer ele mata Julien.

Como o combate não era até a morte, e muito menos previa o uso de poderes, Gambit foi tido como trapaceiro. Com a intenção de manter o pacto de não agressão entre as duas Guildas, Remy foi expulso da organização. A partir desse momento, Gambit passou a vagar pelo mundo, agindo como um mestre ladrão.

Um pacto Sinistro

Carrascos

Nos anos seguintes à sua saída da Guilda, Gambit começou a sentir que seus poderes estavam crescendo muito rapidamente, ao ponto que já não conseguia mais controlá-los. Isso o levou a se encontrar com o vilão Sr. Sinistro, que poderia lhe ajudar. Sinistro então disse que poderia fazer uma cirurgia que retiraria uma pequena porção do cérebro de Remy, reduzindo a proporção de seus poderes a um nível controlável. Em troca, queria que Gambit lhe prestasse um serviço.

Gambit aceitou esse acordo com o vilão. Passou pela faca de Sinistro, tirou a parte que não fazia falta de seu cérebro e logo estava arremessando suas cartinhas explosivas com total controle de seus poderes. Para pagar sua dívida com Sr. Sinistro, Gambit ficou encarregado de reunir um grupo de mercenários, os Carrascos, e liderá-los pelos túneis nos esgotos dos Morlocks.

Fora do conhecimento de Gambit, os Carrascos haviam recebido as ordens de Sinistro para matar todos os Morlocks que encontrasse. Essa chacina ficou conhecida como o Massacre Mutante. Gambit tentou impedir os Carrascos, mas foi seriamente ferido por Dentes-de-Sabre, um de seus integrantes. Por fim, foi incapaz de impedir a tragédia e só conseguiu salvar a vida de uma garotinha, que anos mais tarde se tornaria a heroína Medula.

X-Men

Vampira

Em suas andanças pelo mundo, Gambit certa vez encontrou Tempestade, que havia sido transformado em uma criança sem memórias e que vivia de furtos para sobreviver. Gambit se aliou à garota e a ajudou a derrotar o vilão Rei das Sombras que estava atrás dela. Quando Tempestade foi encontrada pelo Professor Xavier, que a fez voltar ao normal, Gambit recebeu uma proposta de se juntar ao X-Men.

Ao lado dos X-Men, Gambit lutou contra vários inimigos da equipe e pode se redimir de seu passado, finalmente agindo como um super-herói. Foi durante seu tempo na equipe que ele conheceu a Vampira, por quem se apaixonou. O sentimento era mútuo, mas por causa dos poderes da mutante, ambos estavam condenados a nunca se tocarem.

Infelizmente, seus momentos entre os X-Men não durariam para sempre. Assim que seu passado e seu envolvimento com o Massacre Mutante se tornaram conhecidos pelos seus companheiros, Gambit foi rejeitado e expulso do grupo.

Seu romance com Vampira

vampira

Durante sua estadia com os X-Men, Gambit e Vampira se conheceram e acabaram se apaixonando. Mas seu romance nunca deu certo. Em primeiro lugar, devido à mutação de Vampira, esta tinha medo de tocar no homem que amava, de forma a não absorver sua psique e poderes.

Já do lado de Gambit, o herói se recusava a falar de seu passado sombrio, incluindo seu casamento que ainda estaria legalmente em vigor nessa altura.

Mesmo no universo Ultimate, os dois não conseguem ter um final feliz, com Gambit morrendo ao proteger Vampira de Fanático. Embora seu amor persista, seus problemas emocionais também estão cá para ficar.

Cavaleiro do Apocalipse

Apocalipse

Após sua saída dos X-Men, muita coisa aconteceu na vida de Gambit. Tornou-se o líder da Guilda dos Ladrões e a unificou com a Guilda dos Assassinos, derrotou uma versão muito mais poderosa de de si mesmo que havia vindo de outra realidade e até mesmo chegou a perder seus poderes por certo tempo. Contudo, um dos momentos mais marcantes de sua vida aconteceu com a volta do vilão Apocalipse, após os eventos do Dia M.

Gambit se voluntariou para se tornar um capanga de Apocalipse. Ele não havia se tornado um vilão também, mas tinha a ideia de observar Apocalipse de perto e ter informações privilegiadas. Submeteu-se sem nenhum tipo de sedativo à sua transformação em Cavaleiro do Apocalipse. Apesar disso, não conseguiu manter sua consciência e sua personalidade foi tomada pelo vilão.

Gambit, tornou-se o cavaleiro Morte. Seus poderes foram alterados para que se tornassem letais em contato com matéria orgânica viva, além de receber um poder novo, a habilidade de envenenar o ar à sua volta.

Sua condição como Cavaleiro do Apocalipse seria curada pelo Sr. Sinistro. Isso fez com que Gambit voltasse a ter contato com os Carrascos, participando do time mais uma vez. No entanto, não foi vilão por muito tempo. Retornou a compor os X-Men depois disso e também foi um integrante do X-Factor, grupo de heróis particular das Indústrias Serval.

Nem sempre do lado dos X-Men

wolverine

Durante o arco Messiah Complex, em que os X-Men e Sr. Sinistro lutaram pela custódia de uma mutante recém-nascida, Gambit ficou do lado dos vilões.

Durante esta altura, Vampira se encontra em coma e Mística acredita que se a mutante tocar na bebê vai recuperar, mesmo que isso signifique o sacrifício da criança. Gambit fica revoltado com o plano e por isso deserta os X-Men.

Felizmente, a bebê consegue curar Vampira sem perder sua vida, mas o relacionamento entre Gambit e a mutante nunca volta a ser o mesmo.

Poderes e habilidades

poderes

Aceleração molecular

O principal poder mutante de Gambit é a sua habilidade de "carregar" objetos, que passam a agir como explosivos. Em resumo, ele transforma a energia potencial de um objeto em movimento em energia cinética, a explosão. Quanto maior é o objeto transformado em explosivo, mais tempo leva para carregá-lo. Por causa disso, Gambit usa baralhos de cartas como munição, pois são leves e fáceis de arremessar.

Charme hipnótico

Poder subliminar que Gambit usa através de sua voz para convencer outras pessoas de qualquer coisa que diga. Pessoas que possuam certo nível de poder mental, ou que tenham força de vontade grande, ou que simplesmente estejam consciente dessa habilidade são imunes às sugestões de Gambit.

Furtividade e Prestidigitação

Por ter sido criado e treinado pela Guilda dos Ladrões de Nova Orleans, Gambit possui grande habilidade em agir sorrateiramente. É um grande ladrão de mãos rápidas e capaz de não chamar nenhuma durante os seus roubos.

Mestre marcial

Em seus combates, Gambit utiliza uma mistura de artes marciais com acrobacias, em um estilo único. Ele é um mestre em savate, o kickbocing francês, e em bojutsu, luta com bastão. Nick Fury considera Gambit como um dos maiores lutadores corpo a corpo que já conheceu, colocando-o no nível de Capitão América.

Gambit chegando na telona?

gambit

Channing Tatum iria representar Gambit no novo filme de origem do anti-herói. Segundo o próprio ator, o seu personagem no longa seria fiel ao herói os quadrinhos, incluindo até sua pronúncia de Louisiana.

Porém, após várias complicações, o projeto parece estar parado. Na verdade, a Disney lançou durante o mês de Maio a lista com os próximos 60 filmes que estarão para vir e Gambit não está previsto.

Você gostaria de ver o herói representado na telona?

FIQUE POR DENTRO:

As 10 equipes de super-heróis mais poderosas de todos os tempos.

Quem é a Mística, eterna rival dos X-Men?

Você sabe tudo sobre a Tempestade dos X-Men?