Descubra Jubileu, a espalhafatosa integrante dos X-Men

Jubilation Lee, a Jubileu, é uma das personagens mais populares dos X-Men durante os anos 90. Teve grande participação em desenhos animados, no antigo (e horrendo) filme Geração X de 1996, e mais recentemente no filme X-Men: Apocalipse, em 2006. Conheça mais sobre essa mutante tão carismática.

Rata de shopping center

shopping

Jubileu é uma jovem espirituosa, bastante sarcástica e animada com a vida. É a filha de um casal de imigrantes chineses, porém se adaptou completamente aos costumes de Los Angeles. Jubileu é uma típica garota de Malibu e uma grande frequentadora de shopping centers. Isso também pode ser notado em seu chamativo e vibrante estilo de se vestir.

Frequentava uma boa escola, embora fosse uma má aluna por sofrer de discalculia, um distúrbio de aprendizado de tarefas matemáticas. Contudo, mostrava ser uma ótima atleta, participando do time de ginástica olímpica. Fora da escola, seus hobbies podiam ser resumidos a sair para fazer compras. 

Entretanto, sua vida mudou completamente após seus pais serem assassinados por engano no lugar de seus vizinhos, que também se chamavam Lee. Jubileu então foi levada para um orfanato, mas não permaneceu por lá por muito tempo. Fugiu da instituição e passou a morar escondida em um shopping que costumava frequentar, realizando pequenos roubos de comida para que pudesse sobreviver. Foi nessa época que seus poderes mutantes despertaram.

Primeira aventura

aventura

Eventualmente a garota, graças aos seus poderes e habilidades atléticas, começou a incomodar muito os funcionários e seguranças do shopping. Visando se livrar de Jubileu, o shopping contratou os serviços de um grupo de caçadores de mutantes. Apesar de conseguir se virar muito bem sozinha e enfrentar seus perseguidores, por fim Jubileu foi capturada.

Para a sorte da garota, quatro integrantes dos X-Men estavam fazendo compras no shopping quando isso aconteceu. Elas eram Psylocke, Tempestade, Vampira e Cristal. Não puderam ver aquela cena sem intervir e salvaram Jubileu. A garota, por sua vez, ficou bastante curiosa acerca dessas heroínas. Passou a segui-las, sem que a notassem, e quando entraram em um portal, Jubileu também foi atrás. 

Assistente não oficial

wolverine

O portal levava até uma base temporária dos X-Men que ficava no deserto australiano. Jubileu ficou escondida nessa base por vários dias, vestindo as roupas de integrantes dos X-Men e roubando comida. De seu esconderijo, Jubileu presenciou a equipe de mutantes batalhar contra inimigos e viu a base ser tomada pelo grupo de vilões, os Carniceiros.

A garota vagou pelos tuneis após essa batalha que expulsou os X-Men e encontrou Wolverine, que havia sido capturado pelos Carniceiros. O herói estava pendurado em uma cruz, à beira da morte. Jubileu tirou Wolverine da cruz e cuidou dele até que estivesse melhor. Esse foi início de uma longa parceria entre os dois personagens. Jubileu passou a acompanhar Wolverine em suas missões ao redor do mundo, e dois desenvolveram uma relação de pai e filha. Por causa de sua parceria com Wolverine, Jubileu conquistou a reputação de assistente não oficial desse herói.

Super-heroína

wondra

Sua trajetória como uma super-heroína não foi limitada apenas a ser assistente de Wolverine. Jubileu também foi uma integrante da Geração X, um grupo formado por mutantes adolescentes. Participou de uma das formações dos X-Men, e foi a vice-líder e treinadora dos Novos Guerreiros. Nessa última equipe, ela usava um uniforme especial que lhe concedia super-força, e adotou o codinome Wondra.  

Vampirismo

vampirismo

E como o mundo dos quadrinhos tudo pode acontecer, certa vez Jubileu foi transformada em uma vampira. Isso aconteceu durante um de seus passeios por San Francisco, quando um terrorista vampiro detonou uma bomba que carregava. O sangue do vampiro foi espalhado para todo lado e atingiu Jubileu, que, após um diagnóstico médico, descobriu que se tornaria uma vampira em pouco tempo.

Sua condição foi acelerada após ser mordida pelo vampiro Xarus, vilão que conseguia controlar Jubileu hipnoticamente. Os dois foram derrotados pelos esforços de Wolverine e Ciclope, e após esse incidente, Jubileu retornou aos cuidados dos X-Men. Ficou mantida sob observação até que uma cura fosse encontrada.

Jubileu continuou sendo uma vampira por vários meses e só foi curada dessa condição através do uso de um fragmento da Força Fênix.

Poderes

poderes

Disparos de luz explosiva

Jubileu possui o poder de criar "fogos de artifício", disparos de energia luminosa que podem assumir as mais diversas formas e cores, além de explodir segundo a vontade da garota. Seus disparos variam em intensidade, chegando a capacidades destrutivas impressionantes. Jubileu também possui a habilidade de absorver seus fogos de artifício, sem causar qualquer tipo de dano. 

Proteção mental

A garota também possui uma mente que impede ser detectada por seres que possuam poderes telepáticos.