Conheça Rompe-Tormentas, o martelo irmão de Mjölnir

Após a destruição de Mjölnir em Thor: Ragnarok, ficou certo que Thor teria que conseguir uma nova arma para lutar contra Thanos. Isso pode ter sido uma surpresa para os fãs dos filmes da Marvel, mas os aficionados dos quadrinhos já sabiam que o Deus do Trovão tem mais do que uma arma em seu arsenal.

Saiba tudo sobre a nova arma de Thor, o martelo Rompe-Tormentas!

Originalmente não foi criado para Thor

thor

Na verdade, Rompe-Tormentas (Stormbreaker no seu nome original) não foi criado especificamente para Thor, mas sim para o alienígena Bill Raio Beta.

Em O Poderoso Thor #339, os dois batalharam até que Bill acabou saindo vitorioso, ganhando assim Mjölnir. Porém, ele ficou hesitante em separar o martelo de seu dono legitimo e, para o compensar, Odin resolveu criar uma arma gêmea. Ou seja, um martelo com os mesmos poderes e semelhante ao aspecto de Mjölnir.

Rompe-Tormentas é feito do mesmo material que Mjölnir

odin

A fim de criar o novo martelo, Odin viajou até Nidavellir, a terra dos Anões. Aí, ele pediu a seu velho amigo Eitri que forjasse a nova arma e, após algumas negociações, o anão aceitou o trabalho.

Foi então forjado um molde a partir do quase indestrutível Uru, que Odin encheu de magia, criando assim o martelo Rompe-Tormentas.

Tal como Mjölnir, o novo martelo utiliza o poder do Uru para absorver energia, a expelindo brutalmente quando recarregado. Esse material poderoso é minado pelos Anões e utilizado na construção das armas dos asgardianos.

Sif lutou por ele

sif

Uma das condições pedidas por Eitri para aceitar forjar Rompe-Tormentas, foi que Asgard enviasse uma mulher guerreira para batalhar contra o campeão dos Anões, Throgg. Este, era maior que todos os outros anões de Nidavellir e, por isso, uma ameaça para Eitri.

Odin escolheu, então, a guerreira Sif para representar Asgard e, após uma luta feroz, esta acabou derrotando Throgg. Contente com a humilhação do seu oponente, Eitri aceitou forjar o martelo.

Você precisa ser digno

digno

Rompe-Tormentas, sendo um martelo irmão de Mjölnir, compartilha com este várias características. Uma delas é apenas poder ser pego por alguém digno.

Thor e Bill não têm, à partida, problemas com isso. Porém, no arco Bill Raio Beta: Godhunter, o personagem acaba perdendo seus privilégios ao utilizar uma estratégia pouco digna para eliminar seu inimigo Galactus.

Rompe-Tormentas em Vingadores: Guerra Infinita

stormbreaker

Já em no mais recente filme do UCM, o nascimento de Rompe-Tormentas é um pouco diferente. 

Após a destruição de Mjölnir em Thor: Ragnarok, Thor decide ir no planeta dos anões para forjar uma nova arma. Porém, ao chegar aí, ele percebe que Nidavellir havia sido destruído por Thanos.

Felizmente, o anão Eitri ainda estava vivo e com a ajuda de Thor, Rocket e Groot, juntos conseguem forjar Rompe-Tormentas. E, como bônus, a pega do machado é feita com um pouco dos troncos de Groot!

Poderes e habilidades

Rompe Tormentas tem vários poderes e habilidades devido à magia que Odin colocou na sua construção.

Força incalculável

força

Tal como qualquer martelo normal, Rompe-Tormentas foi feito para bater e a força de sua batida é, sem dúvida, um de seus maiores poderes.

Assim que esteja carregado de energia, um único golpe é o suficiente para criar um impacto de tal forma devastador, que toda Terra sofre tremores que destroem tudo em seu caminho. 

O chamamento

stormbreaker

Uma característica que os dois martelos compartilham, é a possibilidade de serem chamados por seu dono. Se Thor estiver longe pode chamar Rompe-Tormentas que viaja até sua mão.

Além disso, o martelo pode ser jogado para acertar em seus inimigos, voltando novamente para seu dono.

Criador de portais

portal

Thor, assumindo suas funções de protetor, vive viajando entre a Terra e Asgard. Ele precisa chegar rápido aos locais que estejam sob ameaça e, por isso, a forma mais rápida de o fazer é utilizando o Rompe-Tormentas para criar portais que o permitem saltar rapidamente para o local pretendido.

Essa habilidade do martelo permitiu também a Bill salvar a Terra de um buraco negro que estava se aproximando ameaçadoramente. Ele apenas teve de abrir um portal que conectasse a Terra com a outra ponta da Galáxia.

Transformação

transformação

Quando Bill Raio Beta bate com Rompe-Tormentas no chão, ele consegue alterar sua identidade.

Sendo originalmente um korbinita, Bill alterou sua aparência quando chegou na Terra, possuindo o corpo de um veterano de guerra. Além disso, mais tarde, ele teve sua consciência transferida para um corpo robótico. Assim, com Rompe Tormentas, o herói conseguia trocar entre seus corpos e suas identidades.

Manipulador de clima

clima

Rompe-Tormentas consegue, também, manipular a atmosfera. Na verdade, Bill Raio Beta não só invocou relâmpagos em várias ocasiões, mas uma vez invocou uma tempestade tão grande que cobriu toda a superfície da Terra, a protegendo, assim, dos raios solares danosos.