8 dúvidas que surgiram após Vingadores: Guerra Infinita

Onde está Gamora? Quem é Gamora? Por que Gamora? Vingadores: Guerra Infinita nos trouxe muitas outras perguntas além dessas três. Confira as dúvidas que não saem de nossas cabeças desde que vimos a esse filme incrível.

Cuidado! SPOILERS de Vingadores: Guerra Infinita!

1. Onde foram parar Korg e Valquíria?

ride of the valkyries

Essa é a primeira pergunta a surgir na cabeça de muita gente que assistiu a Vingadores: Guerra Infinita, pois o filme começa imediatamente após os eventos de Thor: Ragnarok. Vemos que Thanos dizimou a nave de Thor e descobrimos que ele matou metade da população de Asgard. Thor, Loki e Hulk são vistos na batalha contra o titã roxo, mas nada de Korg e de Valquíria. Será que ambos foram massacrados por Thanos e se encontram entre os mortos?

Segundo Joe Russo, um dos diretores do filme, a Valquíria teria liderado uma das naves de fuga do povo asgardiano e teria se salvado desse ataque de Thanos. Porém ele nada disse sobre o destino de Korg. Será que ele virou apenas uma pilha de pedra?

2. O que aconteceu com o Hulk?

dies irae

Uma das coisas mais surpreendentes do novo filme dos Vingadores foi o Hulk, ou melhor, a falta do Hulk. Vemos que Bruce Banner está totalmente disposto a ajudar a defender a Terra contra as forças de Thanos, mas desde o combate no início do filme, no qual Hulk apanha feio para Thanos, o verdão se recusa a aparecer novamente. Por que Banner não consegue mais se transformar no Hulk?

O Hulk é um dos personagens que habitam o Universo Cinematográfico da Marvel, mas que não é propriedade exclusiva desse estúdio. Os direitos sobre o gigante esmeralda são compartilhados com a Universal e, por causa disso, a Marvel é impedida de fazer um filme solo do Hulk, no qual poderíamos ver uma evolução do personagem.

Para contornar esse problema, Kevin Feige, presidente da Marvel, abordou o ator Mark Ruffalo e o perguntou o que ele gostaria de ver e fazer, caso existisse um filme solo do Hulk. Ambos trocaram ideias e decidiram que o arco de evolução do personagem seria realizado ao longo de três filmes, começando em Thor: Ragnarok, passando por Vingadores: Guerra Infinita, e terminando em Vingadores 4. Portanto, essa recusa de Hulk participar da batalha contra Thanos é muito mais profunda do que pode aparecer a primeira vista. Faz parte da evolução do Hulk como um personagem.

Muito provavelmente a resposta para essa pergunta terá relação com o motivo dele continuar como Hulk mesmo em momentos que não estava acometido por raiva, como vimos em Sakaar. Também em Sakaar vimos que o Hulk era adorado por quem ele era, diferente da reação que ele causa na Terra. Talvez ele não tenha aparecido justamente por estar na Terra, onde teme que suas ações sejam mal interpretadas pelas pessoas e só o vejam como um monstro. Ou pode ser simplesmente um trauma por ter levado uma surra de Thanos.

Seja qual for a resposta, só saberemos em Vingadores 4.

3. O que o Doutor Estranho tem em mente?

the magic flute

Que Doutor Estranho mais estranho! Uma hora hora diz que a Joia do Tempo é sua prioridade e que não hesitaria em deixar Tony Stark e Peter Park morrer para que pudesse protegê-la. Em outro momento está trocando a Joia justamente pela vida do Homem de Ferro. Por que ele faria isso?!

Sabemos que ele viu cerca de 14 milhões de possibilidades de futuro, dos quais em apenas um eles derrotam Thanos, e que render a Joia provavelmente deve ser necessário para que esse futuro se realize. Mas ao menos poderia ter contado qual é o plano para o resto dos heróis!

4. Quando acontece o filme Homem-Formiga e a Vespa?

flight of the bumblebee

Felizmente não teremos que esperar muito tempo para o próximo filme da Marvel, em 5 de julho poderemos ver Homem-Formiga e a Vespa. Porém, o fim de Vingadores: Guerra Infinita nos deixou com a pulga atrás da orelha (ou seria a formiga?). Guerra Infinita termina com uma mudança calamitosa para o universo inteiro, mas nos trailers de Homem-Formiga e a Vespa não vemos nada que indique que isso aconteceu. Em que momento esse filme vai se passar?

Ao que tudo indica, o filme acontecerá em algum momento após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, pois vemos Scott Lang com uma tornozeleira de presidiário. Ou seja, veremos o acordo que ele fez para deixar a prisão de super-heróis e voltar para sua vida normal. No máximo, o filme contará uma história que se passa em paralelo aos acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita. Porém isso é um tanto improvável, já que Homem-Formiga e a Vespa pretende ser um filme bem mais alegre. Não combinaria acabar o filme com metade da Terra sendo pulverizada.

5. O que aconteceu com os outros heróis?

land of hope and glory

Como foi dito em Guerra Infinita, heróis como o Gavião Arqueiro e o Homem Formiga, após os eventos de Guerra Civil, se aposentaram para poder viver com suas famílias. Porém a dúvida que fica é se eles irão voltar, ou mesmo se eles foram pulverizados por Thanos junto com metade do universo. Essa dúvida pode ser estendida para outros personagens que apareceram no filme, mas cuja situação não sabemos. É o caso de Wong, Shuri, e o Colecionador.

Desses, o mais provável de ter sobrevivido à loteria da morte de Thanos é o Homem-Formiga. Pois o personagem foi visto nos sets de gravação de Vingadores 4. Quanto aos demais, é mais uma questão que só será revelada no próximo Vingadores.

6. Quem realmente morreu?

orpheus in the underworld

Muita gente morreu em Guerra Infinita. O final impactante do filme se dá exatamente por conta do fim de metade da vida no universo, e isso inclui vários super-heróis. Essas mortes, no entanto, são questionáveis, ainda mais quando Pantera Negra e Homem-Aranha estão entre os mortos, pois sabemos que os dois personagens possuem sequências de seus filmes solos confirmados. Portanto, é bem possível que esses "mortos" não permaneçam assim por muito tempo.

Contudo, é bem possível que os personagens que morreram por outros meios que não pelo uso das Joias do Infinito, tenham realmente batido as botas. Nesse grupo se encontram os seguintes personagens:

  • Loki – morreu asfixiado por Thanos;
  • Heimdall – morreu no ataque de Thanos contra a nave asgardiana;
  • Gamora – morreu quando Thanos a arremessou do alto de um penhasco (desse grupo, é a que tem mais probabilidade de "voltar dos mortos", pois foi confirmada a teoria de que sua alma foi reclamada pela Joia da Alma);
  • Visão – morreu no processo de Thanos arrancar a Joia da Mente de sua cabeça.

7. Como resolver essa bagunça?

o fortuna

Talvez essa seja a maior pergunta deixada por Guerra Infinita. Pois agora já não basta simplesmente derrotar o Thanos, é preciso desfazer tudo o que o vilão causou. Mas como enfrentar alguém que é praticamente onipotente? Há teorias de que os Vingadores terão que enganar Thanos ou mesmo convencê-lo de que sua visão está errada. Porém nada é certo. Muito provavelmente a solução também utilizará das Joias do Infinito, seja para voltar no tempo, restaurar as almas daqueles que forma mortos, ou alterar a realidade mais uma vez. São muitas abordagens possíveis!

8. Por que a Capitã Marvel não apareceu antes?

habanera

Por fim, a dúvida que surgiu naqueles que ficam até depois dos créditos do filme. Na cena pós-créditos, vemos a reação desesperada de Nick Fury ao desaparecimento das pessoas ao seu redor. Porém, antes que ele mesmo vire poeira, manda um sinal de socorro para alguém. Então, na tela de seu pager aparece o símbolo da Capitã Marvel. Por que só agora Nick Fury a chamou?

Foi confirmado que o filme solo da Capitã Marvel se passará durante os anos 90. Ou seja, bem antes do primeiro filme do Homem de Ferro ou da formação dos Vingadores. Alguma coisa deve ter acontecido nessa época que a impediu de dar as caras na Terra durante todo esse tempo. Talvez seja uma ameaça alienígena em outra galáxia, já que a Capitã Marvel é uma heroína cósmica. Mas essa resposta deve vir apenas em março de 2019, com a estreia de seu filme.

Quais outras dúvidas Vingadores: Guerra Infinita fizeram suas cabeças coçarem por dentro? Compartilhe para que possamos mirabolar juntos e desenvolver teorias bizarras. Precisamos ocupar o tempo nessa espera, pois Vingadores 4 (que ainda nem tem um nome oficial) só vai estrear em 2 de maio de 2019!