Origem e poderes de Donald Pierce, o perigoso vilão de Logan

Criado por Chris Claremont e John Byrne em 1980, ele foi um dos principais membros do Clube do Inferno, uma organização criminosa que rapidamente se envolveu em vários conflitos com os X-Men.

O vilão teve adaptação cinematográfica com o aclamado Logan, o último filme de Hugh Jackman como Wolverine. Interpretado por Boyd Holbrook, Donald Pierce é um dos personagens com maior ódio por mutantes em todo o universo Marvel. 

O fim do Clube do Inferno

bispo branco

Donald Pierce surgiu nas HQs como um dos líderes do Clube do Inferno, conhecido como "O Bispo Branco". Ele conduziu a organização ao seu primeiro confronto com os X-Men. Durante essa batalha, ele lutou contra o Wolverine, Colossus e Noturno, que facilmente derrubaram Donald.

O Wolverine chegou a cortar um dos braços de Donald, descobrindo que ele era um ciborgue. O Clube do Inferno foi vencido e o paradeiro de Donald foi desconhecido durante muitos anos.

O começo dos Carniceiros

reavers

Anos mais tarde, Donald reparece acompanhado pela Lady Letal e por mais três ciborgues. Consumidos pela sede de vingança, eles queriam acabar com os X-Men após os confrontos que ditaram o final do Clube do Inferno. Mas de todos os mutantes eles procuravam se vingar de um em particular... do Wolverine.

Donald criou assim um grupo de ciborgues mercenários, que foi chamado de os Carniceiros.

As coisas ficaram bem macabras

wolverine

Apesar de terem tentado derrubar o maior número de mutantes possível, os Carniceiros só conseguiram capturar o Wolverine, que foi severamente torturado e até crucificado por eles. Felizmente a Jubilee conseguiu identificar o paradeiro do Wolverine e acabou salvando-o.

Donald deu sua última cartada criando dois superciborgues programados para capturar de novo o Wolverine... As coisas não saíram muito bem e estes ciborgues acabaram se virando contra o seu próprio criador.

Nada melhorou para Donald

donald pierce

Depois do último confronto com os X-Men, o líder dos Upstarts Trevor Fitzroy enviou vários Sentinelas atrás dos Carniceiros. Estes que eram considerados uma grande ameaça para os mutantes. O ataque foi bem efetivo e, de todos os Carniceiros, só a Lady Letal e Cylla sobreviveram, enquanto que Donald foi considerado morto.

De volta dos mortos!

morto donal pierce

Depois de ter sido considerado morto, Donald voltou para enfrentar os X-Men mais uma vez. Ele formou um novo grupo, composto por vários anti-mutantes do universo X-Men. Mas nada disto foi suficiente, pois o Wolverine derrotou ele mais uma vez, apesar de Donald ser muito mais forte que o Logan.

Habilidades e poderes

donald pierce ciborgue

Donald era um humano normal, mas vários órgãos do seu corpo foram substituídos por peças cibernéticas que lhe concediam uma vasta gama de super-poderes. Alguns deles são:

  • Super-força: Os seus braços foram substituídos por peças cibernéticas com um mecanismo hidráulico capaz de levantar cargas superiores a 10 toneladas;
     
  • Super-velocidade: Assim como os seus braços, as suas pernas foram substituídas por pernas cibernéticas que lhe permitem atingir super velocidades;
     
  • Super-durabilidade: Todos os seus órgãos cibernéticos são revestidos por um metal super resistente capaz de suportar tiros de balas, altas temperaturas e outro tipos de ataques;
     
  • Super-reflexos: Os seus reflexos são muito superiores aos de um humano normal, tendo desta forma uma capacidade de reação que lhe dá vantagem sobre a maioria dos seus adversários;
     
  • Resistência psiônica: Durante os anos o seu tecido cerebral foi reforçado por vários mecanismos tecnológicos, permitindo-lhe assim resistir ao ataque de vários telepatas.

Ele é ainda um brilhante estrategista e o seu passado com o Clube do Inferno lhe deu acesso a um enorme arsenal de armas, que lhe concedem um poder de fogo bem acima da média!