I Am Not Okay with This | Que filmes dos anos 70 e 80 ganharam referências?

I Am Not Okay with This chegou ao catálogo da Netflix em fevereiro de 2020, recheada com várias referências a filmes clássicos dos anos 70 e 90.

A produção original Netflix se baseia em um famoso quadrinho de mesmo nome, e acompanha uma adolescente que descobre ter poderes misteriosos. Protagonizada por alguns dos atores do elenco jovem de IT: A Coisa, contou com o diretor de The End of the F****** World e com os produtores de Stranger Things.

Confira quals são as principais referências:

1. Carrie, a Estranha

i am not okay with this

Logo na primeira cena da série - que remete ao último episódio da temporada - vemos a protagonista Sydney com um vestido branco, coberta e sangue. A cena foi uma referência clara ao clássico Carrie, a Estranha, de 1976.

A escolha de incluir um easter egg do filme parece bem lógica. Afinal, quantos outros filmes temos sobre adolescentes com a habilidade de telecinesia?

2. Atração Mortal

i am not okay with this

Durante todos os episódios, Sydney narra os principais acontecimentos enquanto os escreve em seu diário. Várias cenas, inclusive, têm início com a jovem falando "Querido diário...".

A fala remete ao filme Atração Mortal, de 1988, no qual a protagonista vivida por Winona Ryder também começa cenas dessa forma. O longa trouxe um humor satírico que marcou o cinema da época. E podemos sentir esse tom também nas falas da protagonista de I am Not Okay With This.

3. A Garota de Rosa-Shocking

i am not okay with this

Melhor amigo de Syd e único, até então, a saber seu segredo, Stan é um jovem que preza muito pelo estilo na hora de se vestir (ainda que seu violento pai apenas critique as roupas do garoto).

Em várias cenas, Stan parece encorporar uma versão atualizada de Duckie, de A Garota de Rosa-Shocking, filme com roteiro de John Hughes, de 1986. Vivido por Jon Cryer (Two and a Half Men), o personagem ficou famoso por seus figurinos, com ternos coloridos e óculos escuros.

4. O Clube dos 5

i am not okay with this

Falar que a série fez uma referência ao amado clássico Clube dos 5 é diminuir o que realmente aconteceu no programa. Na verdade, o episódio 5 dessa primeira temporada é em quase sua totalidade uma homenagem ao clássico filme de 1985, dirigido por John Hughes.

Da detenção aos arquétipos dos alunos detidos, do figurino dos atores ao plano para enganar o diretor, são várias as referências ao longa.

i am not okay with this

5. Curtindo a Vida Adoidado

i am not okay with this referências

Os filmes de John Hughes realmente dominaram as referências cinematográficas feita na série! Em mais um easter egg, a cena em que Stan se prepara para sair fez referência clara a um dos momentos mais populares do clássico Curtindo a Vida Adoidado, de 1987.

6. Máquina Mortífera

i am not okay with this

Se você assistiu a Máquina Mortífera em sua juventude, você com certeza vai pegar essa referência. A série da Netflix praticamente replicou a cena em que Murtaugh fala a icônica fala "Estou muito velho para essas m*****!".

O momento acontece também no episódio 5, que, embora seja um homenagem clara ao Clube dos 5, deixou um espaço para um easter egg para o clássico de ação de 1987.

Bônus

Ok, a maior parte das referência são as filmes dos anos 70 e 80, e mesmo a série parece remeter a esses períodos por meio de outros elementos que se misturam a pontos que nos lembram que os acontecimentos do programa devem se passar na atualidade.

Ainda assim, há outras duas referências (ou, no mínimo, incríveis semelhanças) a filmes mais atuais.

As Vantagens de Ser Invisível

i am not okay with this

A festa a qual Syd vai com Dina e Stan rende uma cena que muito lembra o filme lançado em 2012, protagonizado por Longa Lerman, Emma Watson e Ezra Miller.

Na verdade, a cena em questão da série parece ter semelhanças com dois momentos do longa, como pode ser visto acima na comparação.

Juno

i am not okay with this

A adolescente que carrega o peso de algo que a faz diferente de seus colegas, enquanto enfrenta os desafios do Ensino Médio. Sim, as situações são completamente diferentes, com Juno abordando, inclusive, um assunto delicado e importante de ser discutido.

Ainda assim, é difícil ignorar a semelhança entre essas duas cenas na série e no filme.

E aí, já maratonou I am Not Okay With This? Encontrou alguma referência que estamos deixando passar? Conta ali nos comentários!

FIQUE POR DENTRO

Ragnarok | Final explicado e teorias para 2ª temporada

Ragnarok | Todas as expressões da mitologia nórdica apresentadas na série

Stranger Things 3 | Suzie? Alexei? Ou Robin? Qual o melhor personagem novo?

Stranger Things 3 | Mike? Hopper? Erica? Qual o personagem mais chato?