Ragnarok | Todas as expressões da mitologia nórdica apresentadas na série

No finalzinho de janeiro, mais precisamente no dia 31, a Netflix liberou a primeira temporada da sua nova série: Ragnarok. Completamente baseada na mitologia nórdica, a produção trouxe elementos dessa cultua em detalhes que vão dos mais óbvios até os mais minimalistas. Entre eles, a série apresentou expressões da mitologia não apenas no decorrer dos episódios, como no início de cada um deles.

Ragnarok

ragnarok

Ragnarok - Da mitologia nórdica, a definição de fim do mundo. Ragnarok começa com desastres naturais e culmina numa grande batalha entre deuses e gigantes.

De acordo com a série, "Ragnarok" foi o conflito final entre os deuses nórdicos e os gigantes. Outrora adorados como deuses, os gigantes foram fortemente combatidos por deuses como Thor.

Na mitologia, os gigantes representam o caos, e os deuses, a ordem. A batalha entre os dois manteria o equilíbrio. Mas os deuses teriam sido traídos e morrido, enquanto o paradeiro dos gigantes teria permanecido desconhecido.

A primeira descrição de que se tem registro foi encontrada no poema anônimo Völuspá, compilado no século XIII, por meio de fontes tradicionais mais antigas e do Edda em prosa, um manual islandês de poesia escáldica e uma espécie de enciclopédia da mitologia nórdica escrita no século XIII por Snorri Sturluson.

De acordo com esse documento, o Ragnarok tem início com uma série de catástrofes naturais que acabariam causando o chamado Fimbulvetr, ou "longo inverno". Uma grande batalha que causaria a morte de grande parte dos deuses seria seguida por um incêndio global e pela submersão da terra pelo mar. A Terra ressurgiu, então, fértil e foi repovoada por descendentes dos deuses e dos humanos.

Tor

ragnarok

Tor - Um dos deuses mais poderosos da mitologia nórdica, Thor controlava clima e forças da natureza. Ele lutou contra os inimigos da civilização e representou a lei e a ordem.

Filho do deus Odin, Thor pertence ao clã dos deuses Æsir, o qual, segundo a mitologia nórdica, reside em Asgard. Assim como visto nos filmes da Marvel (mas com bem menos cara de super herói e mais cara de viking), Thor usa como arma o martelo Mjolnir e é associado a trovões, relâmpagos, tempestades, força e proteção.

Durante o Ragnarok, Thor mata e é morto por Jörmungandr, segundo filho do deus Loki com a gigante Angrboda.

Jetter

ragnarok

Gigantes - Um termo genérico para várias criaturas sobrenaturais da mitologia nórdica. Eles eram associados a uma natureza temerária e destrutiva. Os arqui-inimigos dos deuses.

A expressão para "deuses" é "Asar"

Jutulheim

ragnarok

Provável construção de palavras com a expressão "Jotuheim", que significa "mundo dos gigantes".

No episódio que leva este título, conhecemos mais do mundo da família de gigantes Jutul, o que indica uma possível construção de palavras com o sobrenome da família e a expressão usada para designar a terra de origem dos inimigos dos deuses.

Kaosmonstre

ragnarok

Kaosmonstre - Termo genérico usado na mitologia nórdica para monstros aliados dos gigantes. Os mais conhecidos eram serpente de Midgard, o lobo Fenrir e o Cão do Inferno.

O lobo Fenrir era irmão de Jörmungandr, que mata Thor durante o Ragnarok. Ele também é filho de Loki com a gigante Angrboda. Segundo a obra Edda em Prosa, Odin capturou os três filhos de Loki - Jörmungandr, lobo Fenrir e Hela. Jörmungandr, que tinha a forma de uma enorme serpente, foi jogado no oceano que circula a terra Midgard.

Ginnungagap

ragnarok

Ginnungagap - De acordo com os textos vikings, é o lugar onde o frio e o calor se encontram e onde o mundo foi criado. Este mundo foi habitado por deuses e gigantes.

De acordo com a mitologia nórdica, era uma espécie de gigante abismo entre Niflheim, o mundo do frio, e Muspelheim, reino do fogo. A água que surge como resultado do derretimento provocado pelo encontro do calor e do frio formaram a substância eitr, que deu origem ao gigante Ymir, pai de todos os gigantes de gelo e primeira criatura viva.

Volven

ragnarok

Vidente - Uma figura recorrente nos mitos nórdicos. Tem magia e clarividência. Acreditava-se que afetavam as forças do mundo.

Volvens Spadom

ragnarok

Profecia da vidente - A profecia da vidente é um antigo conto mitológico sobre a criação do mundo, seu fim e renascimento. a Vidente Volva fala com deuses e homens, conta como o mundo acabará se continuarem com suas ações más e imorais.

O poema mais conhecido da Edda poética, o também chamado "Völuspá", conta história do início e do iminente final do mundo. A profecia foi narrada por uma völva (uma mulher vidente) ao próprio Odin. Esse poema é, até hoje, uma das principais fontes para o estudo da mitologia nórdica.

Confira o trailer da série!

FIQUE POR DENTRO

Ragnarok | Personagens, atores e referências da mitologia nórdica

Séries incríveis para ver na Amazon Prime Vídeo este ano

As melhores séries da Netflix para ver este ano

Conheça grandes séries de Ficção Pós-Apocalíptica

Séries marcantes que valem a pena ver de novo!