Ragnarok | Personagens, atores e referências da mitologia nórdica

A série norueguesa Ragnarok já ganhou sua 2ª temporada, e os novos episódios colocaram o programa entre os mais vistos da Netflix em mais de 10 países, na primeira semana de estreia. Com a proposta de trazer a mitologia nórdica para os dias de hoje, a série apresenta jovens protagonistas que se tornam versões atuais de figuras mitológicas como Thor, Loki, entre outros deuses e gigantes. Mas quem é quem na trama de Ragnarok? Que personagens da mitologia cada um representa? E quem são os atores que dão vida aos complexos personagens?

Atenção: as informações sobre a segunda temporada que podem ser consideradas spoilers (alguns deles são grandes spoilers da segunda temporada) foram "escondidas" no decorrer do texto. Caso não se importe de vê-las, basta clicar no conteúdo escondido.

Magne Seier

ragnarok personagens

Personagem

Magne é um jovem tímido, que ainda tenta superar a ausência do pai, morto quando ele ainda era criança. Uma dislexia também lhe causa alguns problemas de aprendizado na escola. Mas sua vida muda por completo quando ele retorna para sua cidade natal, Edda, ao lado de sua mãe e seu irmão Laurits.

Logo na sua chegada, Magne ajuda um senhor de cadeira de rodas a ligar novamente a cadeira. Uma senhora que vê o rapaz ajudando se aproxima, passa a mão em sua testa e, dessa forma, ativa os poderes do deus nórdico Thor no garoto.

A partir daí, Magne acaba se envolvendo em uma batalha contra os gigantes, ainda presentes na terra, enquanto tenta se adaptar às novas habilidades adquiridas.

Na segunda temporada

Após os acontecimentos da primeira temporada, Magne segue se adaptando aos seus poderes. Nos novos episódios, ele busca uma forma de forjar o lendário martelo Mjölnir, enquanto tenta encontrar aqueles que devem lutar ao seu lado, outras pessoas que também representam os deuses nórdicos na atualidade.

Na nova temporada, ele também precisa lidar com o fato de seu irmão Laurits ter descoberto que, na verdade, é filho de Vidar Jutul. Além disso, agora Laurits sabe sobre os deuses, e sabe que ele representa Loki. Alguns acontecimentos decorrentes da tentativa de Magne de proteger Laurits têm consequências irreversíveis, o que faz o jovem Thor desejar não ter esses poderes.

Mitologia

Deus dos trovões e das batalhas, Thor é do clã Æsir, filho de Odin. Ao lado do pai e de outros deuses de Asgard, Thor usa o martelo Mjolnir como arma e o cinto Megingjord para dobrar sua força. Durante o Ragnarok (última batalha entre deuses e gigantes que culminou no fim do mundo), Thor mata e é morto por Jörmungandr, segundo filho de Loki com a gigante Angrboda.

Curiosamente, o nome dado ao personagem faz referência ao filho de Thor, Magni. Segundo a mitologia, Magni é fruto de uma relação de Thor com a gigante Járnsaxa.

Ator

O ator dinamarquês David Stakson, de 20 anos, dá vida ao jovem Magne Seier. Stakson é mais conhecido por interpretar Magnus Fossbakk, na aclamada série norueguesa SKAM. Seu trabalho no programa foi muito elogiado.

Laurits Seier

ragnarok personagens

Personagem

Irmão mais novo de Magne, tem uma personalidade conflitante, com um misto de revolta desde que seu pai morreu e a vontade de se auto afirmar. Ama Magne, mas não perde a oportunidade de sacanear o irmão se isso for engraçado.

Logo que retorna a Edda com sua família, tenta se enturmar com os alunos mais populares da escola, a família Jutul. Sente uma forte atração por Fjor Jutul, filho do empresário Vidar Jutul e da diretora da escola Ran Jutul.

Apesar de ser problemático e gostar de provocar os outros, Laurits demonstra ter um senso de justiça e usa de suas habilidades para defender o irmão.

Na segunda temporada

A segunda temporada trouxe não apenas a confirmação de que Laurits representa Loki, como também a descoberta do jovem sobre esse mundo de deuses e gigantes na atualidade e sobre quem ele representa. Como uma das principais teorias afirmava, Laurits e Magne não são filhos do mesmo pai. Laurits, na verdade, é filho de Vidar Jutul.

Durante os novos episódios, o jovem se mostra em constante conflito sobre em quem confiar, a quem ser leal, principalmente após Magne acidentalmente matar Vidar para proteger o irmão. Nesta nova temporada, Laurits ainda gera a cobra Jörmungandr, primeiro filho de Loki e responsável por matar Thorn a batalha do Ragnarok.

Mitologia

Como poderíamos esperar, o irmão de Magne/Thor representa Loki. Além da relação com Magne, desde a primeira temporada tivemos indícios sobre sua identidade mitológica, como a personalidade brincalhona e provocadora tão similar à do deus da trapaça. Embora seja mais conhecido como irmão de Thor, Loki, na verdade, é filho dos gigantes Farbanti e Laufey, mas sempre lutou por um lugar em Asgard, junto aos deuses. De sua relação com a gigante Angrboda, teve três filhos: Jörmungandr, Lobo Fenrir e Hela.

É conhecido por seus poderes de mudar de forma, de aparência, bem como por suas habilidades de criar elaboradas estratégias. Uma das figuras mais complexas da mitologia, Loki parece ter sempre um lado corrompido e uma tendência a fazer maldades, mas na verdade ele é frequentemente um grande aliado dos deuses, que fazem uso de sua criatividade para atingir diferentes objetivos. Na mitologia nórdica, o deus da trapaça é visto como "o caos necessário" para alcançar progresso e a vitória sobre os gigantes.

Loki se torna um híbrido de deus e gigante após fazer um juramento de sangue com Odin. O poema Lokasenna, na Edda poética (documento que conta a história da mitologia nórdica), revela o pacto que fez com que Odin e Loki se tornassem irmãos.

Ator

Jonas Strand Gravli, de 22 anos, começou a atuar há pouco tempo, mas já conta com algumas produções de peso no currículo. Para a Netflix, além de Ragnarok, o ator integra o elenco do filme 22 de Julho.

Fjor Jutul

ragnarok personagens

Personagem

Fjor é um dos filhos do Jutul, a família mais influente da cidade de Edda, proprietária das Indústrias Jutul. A princípio, parece apenas um jovem arrogante, convencido por sua reconhecida beleza e por sua fama de poder conquistar qualquer garota da escola, se quiser.

Na verdade, os Jutul são a única família de gigantes que sobreviveu ao último Ragnarok. Na série, os conhecemos com a imagem de uma família comum, formada pelos pais Ran e Vidar e pelos filhos Fjor e Saxa. Contudo, durante todos esses anos, eles mudam sua forma para não serem descobertos pelos humanos, alternando as posições de pais e filhos no grupo, conforme vão alterando sua aparência para simular o envelhecimento comum dos humanos.

No início da série, Fjor demonstra a mentalidade dos gigantes de serem superiores aos humanos e o desprezo em relação à poluição das águas de Edda provocada pelas Indústrias Jutul. Ao longo da primeira temporada, contudo, uma paixão inesperada pela colega Gry pode deixá-lo dividido entre sua lealdade aos gigantes e seu recém adquirido apego aos humanos.

Na segunda temporada

Fjor inicia a segunda temporada ao lado dos humanos. Ele chega a participar de uma manifestação contra as Indústrias Jutul e se mantém leal a Gry, decidindo deixar Edda junto com a namorada. Ele, inclusive, recusa os pedidos de sua "mãe" Ran de retornar à família.

Mesmo após Magne acidentalmente matar Vidar, Fjor resiste como pode aos seus extintos, como gigante, de vingar a morte de seu líder. Quando ele presencia o velório de Vidar, contudo, sua natureza como gigante prevalece sobre seus recentes sentimentos humanos. Ele deixa Gry, passa a liderar a família Jutul, as Indústrias Jutul e a vingança contra Magne.

Mitologia

Ainda não está claro se o nome de Fjor faz referência ao nome de algum outro gigante da mitologia nórdica. Os únicos dois nomes vistos na Edda Poética que se assemelham ao do personagem são Fjörgyn (feminino) e Fjörgynn (masculino). No poema Hárbarðsljóð, da Edda Poética, Fjörgyn é descrita como a personificação da terra, e a mãe de Thor. Já a forma masculina do nome, Fjörgynn, aparece tanto na Gylfaginning (1ª parte da Edda) como na Skáldskaparmál (2ª parte da Edda) como pai da deusa Frigg, esposa de Odin.

Assim como outros personagens da série, é possível que apenas o nome das figuras mitológicas tenham sido inspiração para o personagem, retratado no programa de forma diferente. Como o restante da sua família, porém, seu sobrenome, Jutul, vem da palavra "jotun", que significa "gigante". De acordo com a Edda Poética, o mundo dos gigantes era o Jotunheim, cuja cidade principal é Utgard.

Ator

Dançarino, modelo e ator norueguês, Herman Tømmeraas, de 22 anos, ganhou uma legião de fãs após seu trabalho na série SKAM, onde interpretou Christopher Schistad.

Saxa Jutul

ragnarok personagens

Personagem

Saxa é filha do casal Jutul Ran e Vidar, uma das famílias mais renomadas de Edda, dona do gigantesco complexo empresarial Indústrias Jutul. É uma das estudantes mais populares da escola, tanto por seus atributos físicos quanto por sua posição de liderança e seu ar de "melhor que os outros".

Sua atitude vem do fato de ela e sua família serem, na verdade, alguns dos gigantes sobreviventes do último Ragnarok. Ela chega a dizer que os gigantes já foram adorados pelos humanos como deuses. Contudo, hoje, eles tentam viver misturados aos humanos, sem revelar sua identidade real. Para tanto, a família Jutul muda sua aparência no decorrer dos anos, com Saxa e Fjor alternando de posição de filhos para pais de Ran e Vidar.

Na segunda temporada

Após a saída de Fjor da família e a morte de Vidar - morto acidentalmente por Magne - Saxa assume o comando das Indústrias Jutul, contra a vontade de Ran, que deseja seguir a tradição de a família ter um homem na liderança. É retirada do comando quando Fjor retorna, embora demonstrasse uma maior aptidão para os negócios do que seu irmão.

Mitologia

Saxa é a representação modernada gigante Járnsaxa. Járnsaxa foi amante de Thor e teve com ele um filho, Magni, egundo informações da Skáldskaparmál, segunda parte da Edda Poética (primeiro livro a ter registro da Völuspá, aprofecia sobre o Ragnarok). Na mitologia, Magni se tornou famoso por sua força extraordinária, sendo considerado o segundo deus mais forte, atrás apenas do próprio Thor.

O poema Hyndluljóð, também considerado parte da Edda poética, também cita Járnsaxa como uma das nove mães de Heimdall, o guardião da ponte arco-íris Bifrost.

Atriz

Theresa Frostad Eggesbø tem conseguido papéis de liderança em grandes produções norueguesas, com o filme Kometen e a série SKAM, onde vivia Sonja. A atriz também tem uma carreira musical, como suas performances cantando em Ragnarok talvez já tenham demonstrado.

Vidar Jutul

ragnarok personagens

Personagem

Patriarca da família Jutul, Vidar é um empresário de sucesso que não mede esforços para garantir o futuro de sua empresa. Maior complexo industrial de Edda, as Indústrias Jutul são responsáveis pela poluição das águas da cidade, embora sua culpa não tenha sido comprovada.

Ao lado da esposa Ran e dos supostos filhos Saxa e Fjor, ele forma uma das poucas famílias de gigantes que sobreviveu ao último Ragnarok. Na verdade, Saxa e Fjor não são filhos do casal. A forma que a família encontrou e se esconder entre os humanos foi de se passar por uma família, mudando a idade que aparentam ter. Durante os anos, quando aqueles na posição de "pais envelhecem" e os "filhos" atingem a aparência de idade adulta, eles trocam. Ou seja, os "pais" mudam sua aparência para parece os filhos da família, e assim sucessivamente.

Acredita completamente que os gigantes são melhores que os humanos e os deuses. Mantém sua aparência jovem embora já tenha centenas de anos. É o líder da família Jutul, principal inimigo de Thor.

Na segunda temporada

Grandes spoilers da segunda temporada abaixo!

Após a saída de Fjor da família, Vidar coloca suas esperanças em Laurits, depois de descobrir que o irmão de Magne é seu filho. Quando descobre que Laurits traiu sua confiança para ajudar Magne, ele tenta matar o filho, mas é impedido pelo jovem Thor, que chega para proteger o irmão. Na batalha que se segue, Magne acidentalmente mata Vidar com a própria arma do vilão.

A morte de Vidar causa a revolta da família Jutul, que promete vingar seu líder. Saxa tenta assumir os negócios da família, contra a vontade de Ran, que acredita em manter a tradição de um homem liderar o grupo. Eventualmente, a natureza de gigante de Fjor prevalece sobre suas tentativas de manter suas emoções humanas, e o jovem retorna à sua família e assume o comando da empresa e da guerra contra Magne, para honrar Vidar.

Mitologia

Ironicamente, na mitologia Nórdica, Vidar era um dos filhos do deus Odin, ou seja, irmão de Thor. Embora ele seja um deus associado à vingança, é pouco provável que a inspiração do personagem da série tenha ido além do nome mitológico. Na série Ragnarok, Vidar representa os gigantes como os piores oponentes dos deuses e o principal desafio que Magne/Thor precisará enfrentar.

Ator

Vidar é interpretado pelo ator e diretor islandês Gísli Örn Gardarsson, de 46 anos. O artista já esteve presente em produções como O Príncipe da Pérsia, Beowulf: Return to the Shieldlands, The Oath e Túmulo e Ossos.

É um dos fundadores da companhia de teatro e cinema Vestusport, em Reykjavík. Antes de começar a atuar, chegou a participar de competições internacionais como ginasta.

Ran Jutul

ragnarok personagens

Personagem

Esposa de Vidar, Ran é uma bela mulher cuja aparência transpira disciplina e modos. É diretora da escola de Edda, onde seus "filhos" Saxa e Fjor estudam. Assim como toda a família Jutul, esconde sua real identidade como um dos poucos gigantes sobreviventes do Ragnarok, e não vai medir esforços para impedir o retorno dos deuses.

Na segunda temporada

Impiedosa e cruel, Ran segue defendendo sua família contra qualquer coisa ou pessoa que veja como possível ameaça.

É completamente contra a aproximação de Vidar e Laurits, e vê o jovem como um filho bastardo e sem valor. A favor das antigas tradições, não quer que Saxa lidere as Indústria Jutul, após a morte de Vidar, embora a jovem demonstre grande aptidão para isso. Tenta convencer Fjor a retornar à família, e aceita seu retorno de bom grado, embora ele os tenha traído anteriormente. Está à frente da luta contra Magne.

Mitologia

Na mitologia nórdica, Rán era uma deusa vista como a personificação do lado obscuro do mar, rainha do fundo do oceano para onde vão as pessoas que morreram afogadas. Seu marido, o gigante e amigo dos deuses Ægir, personificava a parte boa do mar.

Assim como foi feito com Vidar, a escolha do nome para a personagem deve ser apenas como uma referência rápida, ainda que a personalidade sinistra da deusa descrita acima tenha alguma semelhança com a da Ran da série. Ainda assim, em Ragnarok, Ran é a poderosa matriarca da família de gigantes, completamente contra o ressurgimento dos deuses.

Atriz

Synnove Macody Lund é uma atriz norueguesa de 43 anos. Já esteve em produções como Headhunters, O rei da Montanha e a mais recente versão de Millennium: A Garota na Teia de Aranha.

Wenche

ragnarok personagens

Personagem

Wenche é uma senhora de idade que trabalha como caixa no pequeno supermercado da cidade de Edda. Logo que Magne retorna à cidade com sua família, ele ajuda um senhor que tentava religar sua cadeira de rodas, e a cena é vista por Wenche.

Ela, então, aproxima-se do jovem e, concluindo que ele é uma boa pessoa, passa a mão em sua testa, ativando os poderes de Thor nele. Misteriosa, ela aparece em outras cenas soltando frases como "A jornada do herói já começou".

Na segunda temporada

Na segunda temporada, fica claro que Wenche despertou outros deuses em outras pessoas, que deveriam se unir a Magne. Infelizmente, sua identidade é descoberta por Ran Jutul, que acaba conseguindo matá-la. Ela deixa para Otan um colar que ajuda a despertar Odin nele.

Mitologia

Wenche representa a vidente responsável pelo Völuspá, ou a Profecia da Vidente. O primeiro registro que se tem do Ragnarok é o poema Völuspá publicado no livro Edda Poética, escrito no século XIII. No texto, a vidente relata sua profecia sobre o catastrófico evento a Odin, considerado o principal deus da mitologia nórdica.

Um grande indício de que ela era a vidente é o fato de acompanhar o misterioso senhor de um olho só, que representa o próprio Odin (já damos mais detalhes sobre ele abaixo!). Além disso, ela também personifica os mitológicos Huginn e Muninn, os corvos de Odin, que lhe traziam informações.

Atriz

Conhecida atriz norueguesa, Eli Anne Linnestad tem uma longínqua carreira, tendo trabalho nas mais diversas séries de TV e filmes noruegueses.

Wotan

ragnarok personagens

Personagem

Misterioso senhor de idade, anda em uma cadeira de rodas eletrônica e leva um tapa-olho no rosto. Em geral, é visto ao lado de Wenche. Durante a primeira temporada da série, não teve muito tempo de tela, mas, dada a importância de seu personagem, já era esperado que ganhasse destaque em episódios futuros.

Na segunda temporada

Wotan vivia em uma instituição para idosos. Após a morte de Wenche, ele recebe um colar que a vidente costumava usar. Assim que passa a usá-lo, Odin desperta nele. Com a ausência de Wenche, é ele que vai guiar Magne, além de buscar reunir outros deuses para a iminente batalha contra os gigantes.

Mitologia

Wotan é Odin. Principal deus da mitologia nórdica e pai de Thor, Odin deve conduzir deuses e homens contra as forças dos gigantes na batalha do Ragnarok.

A prova irrefutável de que o personagem é Odin já era vista na companhia constante de Wenche e pela falta de um de seus olhos. Odin era conhecido pela sua sede de conhecimento, ao ponto de trocar um de seus olhos para obter mais sabedoria. O deus, inclusive, é sempre retratado sem um dos olhos.

Já a companhia de Wenche também age aqui como uma comprovação da presença de Odin na série por ela representar a vidente (que conta a Odin a profecia sobre o Ragnarok) e seus corvos Hugin e Munin, frequentemente retratados com ele.

Ator

Famoso por suas interpretações de Merlin e Hamlet no teatro, o ator norueguês Bjørn Sundquist tem uma longa carreira de sucesso na TV, no cinema e nos palcos.

Iman Reza

ragnarok personagens

Personagem

Colega de escola de Magne, Iman é uma jovem garota que tem orgulho de sua origem, o Sri Lanka, tendo sido adotada ainda em sua infância. Aparece rapidamente da primeira temporada em uma cena que já dava a entender que a garota sabia de algo do muno dos gigantes e dos deuses.

Na segunda temporada, ela revela a Magne que Wenche também despertou uma deusa nela. Eventualmente, descobre que seu principal poder é manipular as pessoas, convencê-las a fazer o que ela deseja. Está disposta a lutar ao lado de Magne, mas também usa seus poderes para proveito próprio.

Mitologia

Iman representa Freyja, a deusa do amor. Ela era filha de Njord, deus do mar de origem Vanir (segundo a mitologia nórdica, há dois clãs de deuses: Æsir, liderado por Odin, e Vanir). É vista como a deusa mãe da dinastia Vanir, e está interligada com beleza, sexualidade, fertilidade, atração, luxúria, sensualidade, ouro, guerra e morte.

Atriz

Danu Sunth é uma jovem atriz e modelo norueguesa de descendência do Sri Lanka, alg que levou para sua personagem na série Ragnarok. Começou sua carreira em peças no Nordic Black Theater. Além da produção Netflix, fez parte do elenco do filme To Nowhere.

Harry

ragnarok prsonagens

Personagem

Apresentado na segunda temporada, Harry trabalha em uma oficina mecânica. Com a ajuda de Iman, Magne pede a ele para forjar um martelo para ele. Eventualmente, Iman e Wotan (Odin) o recrutam para o time.

A princípio, Harry aparenta ser um homem de temperamento instável, brigando por motivos simples. Contudo, se mostra leal à causa dos deuses e chega a arriscar sua vida para ajudar Magne. Tem certo interesse romântico por Iman.

Mitologia

Harry é a representação de Týr, deus da guerra, conhecido por suas habilidades de combate de manipulação da guerra. Segundo a mitologia nórdica, ele era um deus Æsir que precedeu Odin. Embora fosse filho do gigante do mar do inverno Hymir, sua coragem em batalha ao lado dos deuses fez com que passasse a ser considerado filho de Odin.

Outro fator da história liga o deus Týr ao personagem de Harry na série:

Na mitologia, Týr perde sua mão direita depois de colocá-la na boca do deus-lobo Fenrir, um dos filhos de Loki. Na série, Harry perde sua mão direita em batalha com Fjor, tendo ficado para trás para Magne fugir com o Mjölnir.

Ator

Benjamim Helstad é um famoso ator norueguês. Além de participar de diversas produções norueguesas, Helstad integrou o elenco do filme Inferno na Ilha, junto a Stellan Skarsgård. Também fez a dublagem norueguesa de filmes como Vida de Inseto.

Turid

ragnarok personagens

Personagem

Mãe de Magne e Laurits, se mudou de Edda após a morte precoce de seu marido. Morou na cidade durante sua adolescência, tendo cursado o Ensino Médio na mesma época que Vidar Jutul. Mais de uma vez na série é sugerido que os dois tiveram um rápido romance ou pelo menos eram interessados um no outro.

Após muitos anos, retorna para Edda com seus filhos já adolescentes. Um pouco perdida e definitivamente se sentindo sozinha, precisa lidar com a rebeldia problemática de Laurits e os problemas cognitivos e de sociabilidade de Magne, o que faz de forma compreensiva e paciente. Constantemente demonstra torcida pelos possíveis relacionamentos dos filhos, apoiando inclusive a forma como Laurits diz buscar uma desconstrução de gênero.

Na segunda temporada

Embora ainda não tenha conhecimento das coisas pelas quais seus filhos passam, acaba tendo sua vida constantemente afetada pela disputa entre gigantes e deuses. Durante a segunda temporada, admite ter dormido uma noite com Vidar Jutul, e que Laurits é filho dele.

Mitologia

Embora seja pouco provável que a personagem seja, na série, alguma figura mitológica, seu nome não foi escolhido por acaso. "Turid" deriva do antigo nome nórdico "frórfríðr". Este, por sua vez, é composto por dois elementos: "rórr", que pode significar "trovão" e "Thor", e "fríðr", cujo significado é "bonito, nutritivo, para fazer bonito, amável, amado".

Atriz

A atriz norueguesa Henriette Steenstrup é a responsável por dar vida a Turid. Atuando desde criança, hoje, aos 45 anos, já tem uma carreira consolidada, com diversos e premiados sucessos no teatro e no cinema.

Isolde

ragnarok personagens

Personagem

Isolde é uma jovem estudante dedicada a proteger a natureza da destruição humana. Filha do professor de história Erik, ela perdeu sua mãe bem cedo, falecida após lutar contra um câncer.

Nada popular na escola, é a primeira a oferecer amizade ao tímido Magne. Mesmo sendo apenas uma adolescente comum, tenta comprovar que as Indústrias Jutul são responsáveis pela poluição das águas de Edda.

Na segunda temporada

Isolde ainda aparece para Magne em sonhos ou no que parece ser uma espécie de mundo espiritual, aos qual o jovem Thor tem acesso às vezes. Além de ser símbolo dos protestos contra as Indústrias Jutul, ela parece guiar Magne algumas vezes.

Mitologia

Embora não exista nenhuma confirmação ou mesmo referência a qual deus ou criatura possa ter servido de base para Isolde, há uma figura da mitologia nórdica que parece ter algumas semelhanças com a personagem.

Estamos falando do deus Balder. Filho de Odin e da deusa Frigga, Balder era um deus sempre ligado a justiça e sabedoria. Mas há outro fator que pode indicar que Balder foi uma das inspirações para Isolde. Contudo, como é um spoiler, deixamos a informação escondida abaixo para você clicar apenas se quiser, ok.

Assim como Isolde, Balder morre antes mesmo de o Ragnarok ter início. A Profecia da Vidente, o Völuspá, inclusive, previa sua morte como um fator que anunciava a batalha final entre deuses e gigantes, assim como catástrofes naturais (algo que a série abordou). A série Ragnarok traz a trágica morte de Isolde, que tanto busca por justiça, já no primeiro capítulo.

Atriz

Isolde é interpretada pela jovem atriz Ylva Thedin Bjørkaas, de 18 anos. Além de Ragnarok, atuou no filme Føniks e na mais nova série da HBO Beforeigners, que também aborda mitologia nórdica.

Gry

ragnarok personagens

Personagem

Uma estudante dedicada e bem educada, Gry sempre foi gentil com Magne, embora não saiba lidar sempre com o jeito do garoto de se relacionar com as pessoas. É a única para quem Fjor Jutul tem olhos, embora inicialmente não demonstre interesse no garoto (e gigante!).

Assim como os demais estudantes, não sabe sobre a existência real de deuses e gigantes, mas acredita na justiça, criticando o monopólio e os crimes da Indústria Jutul ainda que isso lhe custe algo.

Na segunda temporada

Sem grande destaque na segunda temporada, Gry começa os episódios ainda envolvida nos protestos contra as Indústrias Jutul. Após a morte de seu pai, ela acaba se mudando de se cidade com a mãe. Até o último momento, Fjor iria com ela, mas ele acaba retornando para sua família e pedindo para a jovem ir embora.

Mitologia

O nome da personagem parece ter como base a gigante Grid, mãe de Vidar, um dos filhos de Odin. Na mitologia, Grid salva Thor de uma das vezes que Loki tenta matá-lo. Vale destacar, porém, que, assim como acontece com outros personagens, é bem possível que apenas o nome da figura mitológica tenha servido como inspiração, e não sua história.

Atriz

A jovem Emma Bones, de 20 anos, também começou a atuar há pouco tempo. Além de Ragnarok, contudo, ela também integrou o elenco de Heimebane e Children of Satan.

Erik

ragnarok personagens

Personagem

Pai de Isolde e professor de história da escola de Edda, Erik ensina a mitologia nórdica em suas aulas, mas parece ver as histórias que repassa apenas como mitos, sequer imaginando que possam ser reais. Um bom homem, que precisa lidar com a perda de sua esposa, Erik tenta ajudar Magne em diversas situações.

Embora lide com o luto de ter perdido sua filha, Isolde, Erik quase sempre tenta ajudar Magne, sendo uma das principais fontes de informações sobre mitologia nórdica da série.

Na segunda temporada

Sem grande destaque na segunda temporada, Erik aparece nos episódios como possível interesse romântico de Turid, mãe de Magne e Laurits. Nas cenas em que está, também acaba ajudando com informações sobre a mitologia.

Mitologia

O personagem não foi baseado em nenhuma figura mitológica e não podemos afirmar com certeza se seu nome não foi escolhido de forma aleatória, apenas por ser um nome comum na Noruega. Contudo, há uma figura história que pode ter servido de inspiração: o viking Erik O Vermelho (vale destacar que o personagem na série é ruivo, assim com o viking).

Um explorador nórdico, Erik O Vermelho, segundo narram fontes de saga medieval e islandesa, foi o fundador do primeiro assentamento na Groenlândia. A história ainda conta que o viking não aderiu à religião cristã, eventualmente pregada por sua esposa e filhos, mantendo-se fiel à sua crença nos deuses nórdicos.

Ator

Comediante, redator e ator norueguês, Odd-Magnus Williamson dá vida a Erik na série. Filmes como Reprise, G-Force e Kon-Tiki estão no currículo do ator, cuja maior parte dos trabalhos foram na Noruega.

Trym

ragnarok personagens

Personagem

Trym é o assustador cachorro da família Jutul. Visivelmente um ser sobrenatural, o enorme animal é extremamente perigoso e obedece às ordens de seus donos fielmente.

Na segunda temporada

Não aparece na segunda temporada.

Mitologia

Trym é baseado em duas figuras mitológicas. A primeira delas é Thrym, um rei dos Jotuns (gigantes) de gelo. Segundo conta o mito, Thrym foi morto durante seu casamento com Freya, que era Thor fantasiado de mulher, plano que fez para recuperar o Mjolnir, que havia sido roubado por Thrym.

A segunda é o lobo Fenrir, um dos filhos de Loki, irmão de Hela e Jörmungandr. Descrito na Edda Poética como um monstruoso lobo, a criatura, segundo a profecia da vidente, seria o responsável por matar Odin durante o Ragnarok.

A primeira temporada da série nos deu uma prova irrefutável de que Fenrir e Thrym foram as inspirações para Trym. Mais uma vez, a informação se trata de um spoiler, e estará escondida abaixo.

De acordo com a mitologia nórdica, Vidar, filho de Odin, mata o lobo Fenrir colocando um pé sobre sua garganta e lhe arrancando a mandíbula. Em determinado ponto da série, Vidar Jutul confirma suas suspeitas sobre Magne ser Thor e manda Trym matá-lo. O jovem, que representa Thor, mata a criatura abrindo-lhe a mandíbula, um misto dos mitos descritos acima.

Sindre Schirmer

ragnarok personagens

Personagem

Sindre é o psicólogo da escola de Edda. A princípio, disponibiliza-se para conversar com os alunos e apoiá-los com um acordo de privacidade, mas acaba desrespeitando a privacidade de Magne, revelando o que ele lhe disse à diretora, Ran Jutul.

Na segunda temporada

Não aparece na segunda temporada.

Mitologia

O personagem parece ter sido baseado em Sindri, anão também conhecido pelo nome Eitri. Na mitologia nórdica, Sindri foi o responsável por forjar o martelo de Thor, o Mjölnir.

Embora o personagem não tenha destaque suficiente na primeira temporada a ponto de podermos afirmar com certeza a influência de Sindri, há outros elementos no Sindre (personagem da série) que precisamos destacar. O principal dele é o discurso que o psicólogo faz logo após a morte de Isolde, quando fala que os alunos podem procurá-lo sempre, menos às quintas-feiras.

A palavra inglesa para "quinta-feira" é "Thursday", cuja origem vem de "Thor's Day", ou Dia do Thor. É, no mínimo, um pouco curioso que este seja o único dia em que o psicólogo não esteja disponível.

Ator

Além de ator de televisão, Fridtjov Såheim também já fez trabalhos para o teatro e para o cinema. Além disso, ele também é diretor de teatro.

As duas temporadas de Ragnarok estão disponível na Netflix.

FIQUE POR DENTRO

Séries incríveis para ver na Amazon Prime Vídeo este ano

As melhores séries da Netflix para ver este ano

Conheça grandes séries de Ficção Pós-Apocalíptica

Séries marcantes que valem a pena ver de novo!

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.