Vikings | Guia de temporadas para saber tudo sobre personagens e trama

A 6ª e última temporada da aclamada série Vikings já começou a ser exibida neste dia 4 de dezembro. Repleta de detalhes históricos e cenas de ação de tirar o fôlego, o programa trouxe uma trama complexa que conquistou fãs por todo o mundo. Mas fica a pergunta: você se lembra de tudo que aconteceu nas outras 5 temporadas de Vikings?

Este artigo se propõe a ser seu guia, fã incondicional de Ragnar, Lagertha, Björn e todos os outros guerreiros. Aqui vamos falar sobre os principais personagens, relembrar os principais acontecimentos das temporadas e as mortes mais chocantes da série. Vem com a gente!

PERSONAGENS

Ragnar Lothbrok

Ragnar vikings

Ragnar Lothbrok afirma ser descendente do deus Odin. Originalmente um fazendeiro, torna-se um viking e conde de Kattegat depois de desafiar e matar o cruel Earl Haraldson.

Baseado no lendário Ragnar Lodbrok, é um dos protagonistas da série. Sua trajetória como um invasor de terras não descobertas faz dele um guerreiro extremamente temido. É conhecido por ser cruel e brutal, mas também se mostra curioso pelas novas culturas que conhece em seu caminho. Chega a se tornar o rei da Dinamarca. Interpretado por Travis Fimmel.

Lagertha

Lagertha vikings

Primeira esposa de Ragnar, torna-se Conde de Heddeby por direito após se separar do viking. Mata a segunda esposa de Ragnar, Aslaug e assume o comando de Kattegat como rainha. É mãe de Björn, filho que teve com Ragnar.

Grande guerreira e líder, a personagem também é baseada em uma figura histórica real. Interpretada por Katheryn Winnick.

Aslaug

aslaug vikings

Aslaug se apresenta na série como filha da criada e valquíria Brynhildr e do matador de dragões Sigurd. Acaba se tornando a segunda esposa de Ragnar. Teve quatro filhos com Ragnar: Ubbe, Hvitserk Siggurd e Ivar.

Após quatro temporadas, ela é morta por uma vingativa Lagertha. Baseada na lendária Aslaug. Interpretado por Alyssa Sutherland.

Björn Ironside

bjorn vikings

Filho de Ragnar e Lagertha, seguiu o caminho dos pais na trajetória Viking. Baseado no histórico Björn Ironside, teve sua versão criança interpretada por Nathan O'Toole, enquanto Alexander Ludwig se consagrou com a versão adulta do guerreiro.

Ivar, o Desossado

ivar vikings

Ivar é o quarto filho de Ragnar e Aslaug. Ele nasceu com um problema de saúde que o impossibilitou de andar e o deixou impotente. Desde cedo, mostrou-se com tendência a violência e um tanto quanto nascisista.

Por trás de sua pretensa confiança, contudo, ele esconde uma extrema insegurança quanto a si mesmo, principalmente devido à falta de amor de sua mãe. Promete vingança a Lagertha após ela matar Aslaug, e consegue chegar a ser rei de Kattegat. Baseado na figura histórica Ivar, o Desossado. Interpretado por um ator infantil não creditado nas 2ª e 3ª temporadas, por James Quinn Markey na 4ª temporada, e por Alex Høgh da 4ª temporada em diante.

Ubbe

ubbe vikings

Ubbe é o primeiro filho de Ragnar e Aslaug. Pacífico e responsável, optou por não participar, inicialmente, dos ataques vikings, ficando em casa para proteger Kattegat.

Assim como Ivar, tem um desejo de vingança logo após a morte de sua mãe. Contudo, o relacionamento hostil que desenvolve com o irmão mais novo faz com que ele passe para o lado de Lagertha. Talvez o menos propenso a guerra dos filhos de Ragnar, Ubbe se torna conselheiro de Alfredo e se converte ao cristianismo, após Lagertha ser enviada ao exílio na Inglaterra.

Baseado no personagem histórico Ubba, foi interpretado por três diferentes atores: Cormac Melia (criança), Luke Shanahan (jovem) e Jordan Smith (mais adulto).

Hvitserk

vikings

Segundo filho de Ragnar e Aslaug, Hvitserk sempre demonstrou gosto por batalhas e aventuras. Quando a intriga entre Ivar e Ubbe se intensifica, ele decide ficar ao lado de seu irmão mais novo.

Contudo, a megalomania e o jeito abusivo de Ivar vai aumentando, o que leva Hvitserk a repensar sua decisão. O personagem se baseia em Hvitserk, uma figura lendária. Foi interpretado por Cathal O'Hallin e Stephen Rockett, e hoje é vivido por Marco Ilsø.

Sigurd Cobra-em-olho

sigurd vikings

Sigurd é o terceiro filho de Ragnar e Aslaug. Por anos, fez bullying com seu irmão Ivar. E acabou tendo um triste destino, sendo morto pelo irmão mais novo.

Baseado no histórico Sigurd Snake-in-the-Eye, foi interpretado por Elijah O'Sullivan e David Lindström.

Rollo

rollo vikings

Irmão de Ragnar, Rollo é um talentoso e cruel guerreiro. No início da série, o viking demonstra amor e admiração por seu irmão. Mas viver na sombra dos feitos incríveis de Ragnar aos poucos faz com que tais sentimentos deem espaço para uma grande inveja.

Após diferente conflitos, Rollo segue seu próprio caminho e se torna duque da Normandia. Também se baseia em um personagem histórico homônimo. Interpretado por Clive Standen.

Earl Haraldson

vikings

Earl era o conde de Kattegat antes de Ragnar tomar o poder. Durante muito tempo, teve receio das ambições de Ragnar de invadir o Ocidente e de sua crescente popularidade.

Contudo, acabou morto por Ragnar durante um combate pessoal, o que fez também com que sua esposa Siggy perdesse o poder e a posição que um dia teve. Interpretado por Gabriel Byrne.

Siggy

siggy vikings

Siggy é uma mulher que se caracteriza por sua mente estratégia e sua vontade de recuperar o poder e influência que já teve um dia. Contudo, ela passa de esposa de Earl Haraldson e condessa de Kattegat para interesse amoroso de Rollo e responsável por cuidar da família de Ragnar.

É, inclusive, cuidando dos filhos do viking que Siggy morre. Ela tenta salvar as crianças de um afogamento, mas acaba se afogando. Interpretada por Jessalyn Gilsig.

Floki

floki vikings

O excêntrico Floki é amigo de Ragnar. Ele é um talentoso e reconhecido construtor de barcos. Suas obras, inclusive, chegam a criar uma revolução na construção naval.

Vagamente baseado no histórico Hrafna-Flóki Vilgerðarson, Floki e considera descendente do deus trapaceiro Loki. Interpretado por Gustaf Skarsgård.

Athelstan

athelstan vikings

Athelstan era um monge anglo-saxão que servia no mosteiro de Lindisfarne, na Nortúmbria, até ser capturado por Ragnar.

Agora a serviço do viking, Athelstan se vê dividido entre os costumes pagãos da Escandinávia e os costumes da Inglaterra cristã. Interpretado por George Blagden.

O Vidente

o vidente vikings

Senhor de Kattegat, ele fez misteriosas previsões em diversas situações. Sua morte, contudo, também teve relação com seus supostos poderes.

Após se recusar a reconhecer Ivar como um deus, ele prevê a queda de Ivar, o que leva o guerreiro a matá-lo. Interpretado por John Kavanagh durante cinco temporadas.

Rei Harald Finehair

harald vikings

O rei Harald Finehair é um ambicioso viking cujos principais objetivos eram governar toda a Noruega e se casar com a princesa Ellisif. Chegou a se aliar a Ragnar na primeira e falha tentativa de invadir Paris.

Após anos de conquistas de terras, Harald perde a mulher grávida e culpa Lagertha por isso, o que o leva a buscar vingança contra a viking e o controle de Kattegat. Seu ataque a Wessex, contudo, é frustrado por Alfred e Ubbe. Baseado no histórico Harald Fairhair. Interpretado por Peter Franzén.

Halfdan the Black

halfdan vikings

Irmão mais novo de Harald, é conhecido por sua violência e por seu ódio a cristãos, sentindo-se motivado a matar quantos cristãos conseguir. Cansado de viver na sombra de seu irmão e nem sempre concordando com suas decisões, ele decide se unir a Bjorn em uma expedição para o Mediterrâneo.

Bjorn e Halfdan ficam verdadeiramente amigos, e Halfdan decide ficar do lado de Lagertha quando Ivar e Harald declaram guerra. Ele morre na batalha, ao ser confrontado por Harald.

Acredita-se que o personagem tenha sido construído com base na história de Halfdan Ragnarsson e do histórico Halfdan the Black, o pai de Harald Fairhair. Foi interpretado por Jasper Pääkkönen.

Imperador Charles de Francia Ocidental

charles vikings

O imperador Carlos de Francia Ocidental é o governante de Paris. Ele decide contratar Rollo para proteger a cidade dos ataques vikings, após assistir a um dos ataques de Ragnar à cidade.

Acredita-se que o personagem tenha base histórica em mais de uma pessoa, sendo talvez uma mistura de Charles o Careca (neto de Carlos Magno que primeiro defendeu Paris dos vikings), Charles o Gordo (que comandou Odo) e Charles o Simples (que encontrou Rollo). Interpretado por Lothaire Bluteau.

Rei Ecbert de Wessex

ecbert vikings

O Rei Ecbert de Wessex é governante do reino mais poderoso da Inglaterra e tem o sonho de se tornar Bretwalda.

Foi uma surpresa para os espectadores quando o rei e Ragnar deram início a uma improvável amizade. Baseado no histórico Egbert de Wessex. Interpretado por Linus Roache.

Aethelwulf

vikings

Aethelwulf é filho do rei Ecbert. Um cristão fanático, é contra a expansão nórdica. Casado com a princesa Judith, era pai do príncipe Aethelred.

Durante a 5ª temporada da série, ele morre por asfixia após uma reação alérgica devido a uma picada de abelha. Baseado no histórico Aethelwulf. Interpretado por Moe Dunford.

Bispo Heahmund

vikings bispo

O bispo Heahmund une o extremismo religioso com suas habilidades como guerreiro para liderar um exército de resistência contra a presença nórdica em York. Por esse motivo, torna-se o principal aliado de Aethelwulf.

Um inteligente estrategista, encanta Ivar com suas habilidades e passa a lutar ao seu lado contra Lagertha. Ao ser capturado mais uma vez, ele muda para o lado de Lagertha e passa a influenciá-la.

Heahmund ajuda Lagertha e seus seguidores normandos a encontrarem refúgio na Inglaterra, em troca de protegerem a região contra outros invasores vikings. Na batalha contra Harald Finehair em Wessex, Heahmund demonstra coragem e lealdade ao lutar na linha de frente, mas infelizmente é morto por Gunnhild. Inspirado no histórico Heahmund, foi interpretado por Jonathan Rhys Meyers.

Oleg de Novgorod

vikings

Oleg parece ser a nova ameaça que aguarda os Vikings na 6ª e última temporada da série. Ele é um governante varangiano (vikings do leste europeu) do povo russo, e luta contra outros invasores vikings. Interpretado por Danila Kozlovsky.

GUIA DE TEMPORADAS

1ª Temporada

Nº de episódios: 9

Descendente direto de Odin, Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) é o líder da tribo dos vikings. Após ter visões com Odin, ele se sente certo de que seu próximo passado é avançar para incursões no Ocidente. Mesmo sem atorização do então senhor de Kattegat, Earl Haraldson, o viking reúne uma equipe de voluntários e embarca para uma invasão a oeste.

A primeira invasão tem resultado positivo. A segunda, contudo, é impedida pelos soldados locais. Após diferentes batalhas, eles conseguem retornar a Kattegat, onde Earl tenta acusar Ragnar da morte de seu irmão Knut sem sucesso. Sedento de vingança, ele ordena o ataque à família e aos homens de Ragnar. Ragnar termina a fuga bastante ferido, mas envio um desafio de um único combate a Earl. Ragnar vence, mata Earl e se torna o novo senhor de Kattagat.

Diversas batalhas, invasiões e retaliações ainda acontecem durante a temporada. Rollo já atua contra seu irmão. Lagertha sofre um aborto e também perde sua outra filha para uma doença. Ragnar se envolve com Aslaug, que engravida de um filho seu.

2ª Temporada

Nº de episódios: 10

Após Ragnar assumir uma Aslaug grávida como sua segunda esposa, Lagertha o deixa e parte de Kattegat. Para completar a tristeza de Ragnar, Björn o nega como pai e acompanha a mãe. Temos, então um salto temporal de 4 anos. Björn já não é mais criança, mas sim um jovem espadachim. Ele foi criado por Lagertha e seu novo marido, o conde Sigvard, um homem poderoso, severo e abusivo.

Em uma nova tentativa de atacar a Inglaterra, Ragnar e seus homens vão parar em Wessex, governado pelo rei Ecbert. Em Kattegat, Borg massacra vários dos habitantes em retaliação ao fim da trégua com Ragnar e toma o poder. Rollo foge como filhos de Ragnar e Aslaug.

De volta a Kattegat, Ragnar não tem homens suficientes para lutar contra Borg, mas um grande grupo de guerreiros chega ao local liderado por Lagertha e Björn, e eles vencem a batalha contra Borg.

Aslaug dá a luz a um filho com mal formação nas pernas, a quem Ragnar nomeia Ivar, o Sem Ossos. Ragnar faz um novo ataque ataque a Wessex. De volta a Kattegat, ele e seus homens precisam lutar contra um ataque de Horik. Ragnar mata Horik e quase todos os seus filhos, exceto Erlendus. Ragnar se torna o rei.

3ª Temporada

Nº de episódios: 10

Enquanto os invasores exploram o novo mundo, Ragnar tenta lidar com seu novo e indesejado papel como rei. Ele, Lagertha e outros homens partem para Wessex para cobrar as terras prometidas pelo rei Ecbert. Após diferentes negociações, Aethelwulf mata os colonos vikings.

Em Kattegat, Siggy salva a vida de dois filhos de Ragnar e Aslaug, mas acaba morrendo afogada no lugar deles. Aslaug dormiu com Harbard. Þórunn dá a luz a uma filha de Björn. Judith dá a luz a um filho de Athelstan. A criança é considerada enviada de Deus pelo rei Ecbert, mas Athelstan acaba sendo morto por Floki.

A frota de Ragnar chega à Frância, os viking atacam Paris em um violento conflito com o exército francês. Após um segundo ataque, Paris consegue se manter na liderança, mas uma praga começa a matar seus cidadãos. Perto da morte, Ragnar pede para ser batizado e enterrado dentro da cidade. Ragnar morre. Björn assume o comando dos vikings. Levado para dentro da cidade em um caixão, Ragnar revela estar vivo e pega a princesa Gisla como refém, garantindo a vitória aos vikings.

4ª Temporada (1ª parte)

Nº de episódios: 10

Em uma experiência de quase morte, Ragnar sonha que caminha em direção aos portões de Valhalla. Aslaug pergunta ao vidente se uma mulher pode governar Kattegat caso Ragnar morra. Björn parte para a região selvagem em pleno inverno escandinavo para se provar.

Em Paris, Rollo força a Princesa Gisla a se casar com ele, mas não a força a fazer sexo até que seja de seu desejo. Ele massacra o acampamento viking fora de Paris e tenta se encaixar nas regras sociais de Paris. Eventualmente, o casal se apaixona. Rollo é nomeado Mão de Ferro da Frância.

Depois de ser preso e liberto, Floki visita o Vidente, que lambe sua mão e diz que o esperou por centenas de anos. O rei Harald Finehair planeja dominar toda a Noruega. Lagertha descobre que Kalf a ama, engravida dele, mas o mata. Ela sofre um aborto espontâneo.

Em Paris, Odo planeja derrubar Charles, mas é desmacarado. Ragnar, Lagertha, Björn e outros homens seguem para atacar Paris mas são confrontados e impedidos por Rollo e suas tropas. Ragnar está desenvolvendo um vício num remédio de Yidu (ópio). Em determinado momento, Ragnar a afoga após ela lhe negar as drogas.

Muitos anos se passam. Ragnar desapareceu. Aslaug e Björn são avisados sobre o fim do assentamento nórdico na Inglaterra e sobre a existência de um outro filho de Ragnar em Wessex, Magnus. Ragnar retorna e desafia seus filhos a matá-lo caso queiram se tornar reis.

4ª Temporada (2ª parte)

Nº de episódios: 10

Cheio de segredos, Ragnar tem um plano para retornar a Wessex e consertar seus erros. Ele segue para Wessex em embarcações usadas, com uma tripulação subornada e Ivar. Após uma tempestade, há poucos sobreviventes para formar um exército. A relação entre Ragnar e Ivar se fortalece enquanto conspiram contra os saxões.

Lagertha toma Kattegat e mata Aslaug. Björn dá início ao sonho de explorar o Mediterrâneo. Arriscando seu casamento e sua nova posição na Frância, Rollo decide ir com o sobrinho.

Ragnar e Ivar são capturados em Wessex. IVar é enviado de volta a Kattegat, mas Ragnar pede que ele volte para vingar sua provável morte. Ragnar é torturado e condenado a morte por Aelle. Ele é jogado em um poço com cobras venenosas. Um homem que se diz a encarnação de Odin avisa sobre a morte de Ragnar em Kattegat.

O exército viking atraca na costa da Nortúmbria, avançando pelo campo inglês, em busca de vingar a morte de Ragnar. Sob a liderança de Ivar e Björn, os vikings capturam Aelle. Ele assina um novo acordo de assentamento de terra, sem que os vikings saibam que ele já não é mais rei, logo o documento não tem valor. Aelle se mata.

Em uma discussão, Ivar mata Sigurd. Somos apresentados ao bispo Heahmund, que preside um funeral, mas a cena seguinte "conforta" a viúva na cama.

5ª Temporada (1ª parte)

Nº de episódios: 10

O penúltimo ano da série veio com várias mudanças, principalmente após a morte de Ragnar. Ubbe, Ivar e Hvitserk governam a terra adquirida na Ânglia Oriental, depois da morte de Sigurd, e Ivar convence os irmãos a irem para o norte conquistar York. Björn e Halfdan voltam ao Mediterrâneo e chegam à África. Floki viaja para o desconhecido e acredita ter chegado a Asgard, a terra dos deuses, para onde leva colonos de Kattegat. Harald retorna a Kattegat, onde é preso por Lagertha.

Em Wessex, o Bispo Heahmund e o rei Aethelwulf formam uma aliança e atacam York, mas caem em uma armadilha. Após uma falsa oferta de paz, a batalha continua. Os vikings saem vitoriosos, retornam a Kattegat levando o bispo com eles.

Na África, Bjorn, Halfdan e Sindric são presos, mas fogem em uma tempestade de areia antes de serem executados e retornam para Kattegat, onde Ivan e Heahmund planejam atacar. Lagertha é avisada do plano de ataque e se prepara para a batalha, sobre a qual leva vantagem. Ela salva a vida de Heahmund.

5ª Temporada (2ª parte)

Nº de episódios: 10

Após Ivar dominar Kattegat, seus irmãos prometem vingança. Ivar governa Kattegat sem o mínimo de planejamento, deslumbrado pelo poder. Rollo pede que Lagherta e Björn retornem com ele para Frância e se revela o verdadeiro pai de Björn. Após negá-lo como pai, Björn segue com Lagertha, Ubbe e Torvi e eles acabam se rendendo aos ingleses com ajuda do Bispo Heahmund, novo amante de Lagertha. Em um novo acordo com o então rei Alfred, os vikings prometem ajudá-lo a enfrentar uma ameaça.

Em Kattegat, Ivar está noivo de Freydis. Ao não conseguir ter relações com o noivo, devido a sua impotência, Freydis bebe o sangue de Ivar alegando que pode engravidar dessa forma, mas mantém relações secretas com um escravo. Considerando-se um deus, Ivar pede para o Vidente confirmar sua divindade. Quando ele se nega, Ivar o mata. Na Islândia, Floki desenvolve o dom da visão e aparentemente será o novo vidente, chegando a guiar e ajudar pessoas em várias situações.

Na batalha com a qual o Clero e dos nobres tentam destronar Alfred, Heahmund acaba sendo morto por Gunnhild, os vikings são expulsos, Björn é gravemente ferido e Lagertha desaparece. Ivar planeja seu próprio ataque a Wessex. Alfred fica doente. Paranoica, Judith envenena Aethelred. Alfred se recupera. Judith, contudo, morre de câncer mais para frente da temporada.

Freydis dá a luz ao filho supostamente de Ivar. Por a criança ser deformada, Ivar o coloca na floresta, querendo evitar que o bebê tenha uma vida como a sua. Sem perdoar Ivar pela morte de seu filho, Freydis se vira contra ele e passa a ajudar Björn, que consegue invadir Kattegat, com Hvitserk agora a seu lado.

Freydis expõe os assassinatos de IVar ao povo, que já não o defende como antes. A batalha continua. Freydis revela sua traição a Ivar, que a estrangula. Björn é declarado rei. Ivar foge para terras desconhecidas.

6ª Temporada

E aí? Já tem teorias sobre a 6ª e última temporada? O que acham que vai acontecer nos episódios finais de Vikings?

FIQUE POR DENTRO

As 16 melhores séries da Netflix para ver em 2019!

Tudo sobre The Witcher, a nova série da Netflix!

Guia completo das temporadas de The Walking Dead!