Conheça a origem de Mystério, vilão de Homem-Aranha: Longe de Casa

Já não é mistério para ninguém que o principal vilão do segundo filme solo do amigo da vizinhança, Homem-Aranha: Longe de Casa, será o enigmático Mystério. E o pepel desse inimigo será interpretado pelo ator Jake Gyllenhaal, que por muito tempo foi um segredo o personagem que ele viveria. Mas você sabe quem é o Mystério? Sabe quais são seus poderes e sua motivação? Descubra mais sobre a história e a origem nos quadrinhos desse que é um dos vilões mais queridos dos fãs de Homem-Aranha.

Origem

Origem

Quentin Beck nasceu em Riverside, Califórnia. Quando adulto, mudou-se para Hollywood, onde começou a trabalhar na indústria cinematográfica como um dublê. Após certo tempo, passou a se interessar por efeitos especiais e estudou até se tornar um especialista da área. Contudo, apesar de extremamente talentoso, sentia que não tinha o reconhecimento que merecia e que aquela profissão não tinha espaço para crescimento. Tentou se tornar um ator, mas não era bonito o suficiente. Também tentou ser um diretor, mas não possuía a paciência para essa função.

Mudança de carreira

Mudança de carreira

A saída que encontrou para sua frustração profissional foi se tornar um super-herói. Contudo, começou de um jeito muito errado. Foi para Nova York para tomar o lugar do Homem-Aranha, que na época ainda era um herói bastante inexperiente e relativamente fraco. Usando suas habilidades de engenharia, Quentin conseguiu replicar o uniforme, as teias e o poder de escalar paredes do Homem-Aranha, se passou pelo herói e cometeu alguns roubos para incriminar o herói e substituí-lo.

Quentin teve um sucesso inicial com seu plano. Conseguiu mudar a opinião pública sobre o Aranha e apresentou-se para a cidade como Mystério, o novo herói que traria o Homem-Aranha à Justiça. Ele até mesmo conseguiu enfrentar e vencer o Homem-Aranha em uma luta. Entretanto, o Homem-Aranha conseguiu desvendar e expor todo o plano de Mystério para a população de Nova York, recobrando assim o seu título de herói e conquistando um de seus mais insistentes inimigos.

Vida criminosa

Vida criminosa

Mystério é um dos vilões que mais deu trabalho para o Homem-Aranha ao longo dos anos. Entrou em conflito com herói várias vezes, e várias vezes foi derrotado e capturado. Contudo sempre conseguia escapar. Ele foi um dos membros fundadores do Sexteto Sinistro (e o responsável por esse nome), grupo de vilões que se juntaram para derrotar de vez o Cabeça-de-Teia.

Certa vez, quando descobriu que estava com câncer em estágio terminal, decidiu que iria agir uma última vez como supervilão e enlouquecer um herói. O escolhido foi o Demolidor. Para isso, ele descobriu a identidade secreta do herói, incriminou Foggy de um assassinato, e enganou Karen Page a pensar que tinha HIV. Por fim, contratou o Mercenário para ir atrás do Demolidor. Isso resultou na morte de Karen, que se sacrificou para evitar a morte do herói.

Depois de tanto caos, Demolidor encontrou e enfrentou Mystério. O vilão, vendo que estava derrotado, pediu para que o Demolidor o matasse, pedido esse que recusou. Decidindo que não tinha mais nada que o motivasse a viver, Mystério cometeu suicídio.

Entretanto, como é costume nos quadrinhos, Mystério não ficou morto por muito tempo e voltou ao mundo dos vivos para continuar sua carreira de vilanesca.

Outros Mystérios

Outros

Além de Quetin Beck, outras pessoas assumiram o título e o uniforme de Mystério, agindo como o vilão. O primeiro a fazer isso foi Daniel Berkhart, que já era um supervilão, conhecido como Mad Jack. Daniel Berkhart também tinha conhecimento em ilusionismo e efeitos especiais, tendo aprendido essas habilidades com o Mystério original.

Depois de Berkhart, o próximo a assumir o nome de Mystério foi Francis Klum, um mutante com poderes de teletransporte, telepatia e telecinese. Ele comprou o uniforme de Mistério das mãos do Rei do Crime, que por sua vez tinha comprado diretamente de Berkhart. Em dado momento, Francis Klum e Daniel Berkhart lutaram entre si pelo direito de ser chamado de Mystério.

Tempos depois um quarto indivíduo vestiu a roupa do vilão, porém se chamou de Mysterion. Isso aconteceu pouco depois de Quentin Beck ficar preso em outro universo. A roupa de Mystério foi comprada em um leilão por um homem cujo nome verdadeiro nunca foi revelado nos quadrinhos.

Poderes e habilidades

Habilidades

Quentin Beck é apenas um ser humano normal, sem qualquer tipo de mutação, melhorias ou superpoderes. Todos os "poderes" que Mystério aparenta possuir são uma combinação de seus conhecimentos de mecânica, efeitos especiais e ilusionismo. Beck é um grande construtor, especializado em engenharia mecânica e em química. Também é um ótimo ator e tem conhecimentos básicos de psicologia.

Equipamento

Equipamento

Mystério é um dos vilões de visual mais distinto do Homem-Aranha, graças ao seu traje verde, de capa roxa e um capacete circular de vidro. Esse traje possui várias funcionalidades que o permite enfrentar inimigos poderosos como o Homem-Aranha. Abaixo estão os principais equipamentos que ele carrega consigo:

  • Capacete de vidro acrílico capaz de armazenar até trinta minutos de oxigênio;
  • Luvas e botas com mangueiras que liberam uma cortina de fumaça e gases alucinógenos;
  • Gás criado especialmente para enfrentar o Homem-Aranha, capaz de momentaneamente anular o sentido-aranha do herói;
  • Projetor holográfico;
  • Sonar para detectar pessoas e objetos por perto;

Homem-Aranha: Longe de Casa tem sua data de estreia marcada para 5 de julho de 2019 nos Estados Unidos.