Conheça o Máquina de Combate, melhor amigo do Homem de Ferro

Com tantas versões de armaduras de Homem de Ferro, bem que Tony Stark poderia emprestar algumas para os parceiros dar uns rasantes pela cidade e sentir o gostinho de ser um super-herói. Bom... na verdade ele já fez exatamente isso. Não apenas emprestou como fez uma armadura personalizada para seu melhor amigo, James Rhodes, o Máquina de Combate.

Quem é James Rhodes?

Tony Stark

James Rhodes nasceu e cresceu na Filadélfia, Pensilvânia. Em sua vida adulta, se alistou na Força Aérea Americana, chegando à patente de Tenente. Durante a Guerra do Vietnã, foi enviado em missão como um piloto de helicópteros de combate. Sua viagem para o sudeste asiático seria o ponto de virada em sua vida.

Em um de seus voos, o helicóptero que pilotava foi danificado por tiros vietcongues. Rhodes, então, foi forçado a realizar uma aterrissagem de emergência no meio da floresta. Enquanto tentava consertar o veículo, uma figura misteriosa se aproximou do tenente. Era Tony Stark, que recentemente havia fugido de seus raptores com a primeira versão da armadura de Homem de Ferro.

Os dois logo passaram a se ajudar. Rhodes permitiu que Stark usasse o resto da bateria de seu helicóptero para recarregar a armadura, e juntos invadiram uma base de foguetes inimigos. Destruíram a base e conseguiram roubar um helicóptero para fugirem.

Após essa aventura, Stark fez um convite para que Rhodes se tornasse seu piloto particular e chefe de engenharia aérea. Apesar de recusar inicialmente, Rhodes aceitou o cargo e assim começou sua grande amizade com Tony Stark.

Homem de Ferro antes de Máquina de Combate

Homem de Ferro

Os trabalhos que James Rhodes realizava não se limitavam às Industrias Stark. Por diversas vezes ele também ajudou o Homem de Ferro nas batalhas contra seus inimigos. Mais do que isso! O próprio Rhodes já precisou assumir o manto de Homem de Ferro no lugar de Tony Stark.

Seu período como Homem de Ferro começou quando Tony, em razão de problemas pessoais, começou a abusar de bebidas alcoólicas. Uma das sedes das Indústrias Stark estava sendo atacada pelo criminoso Magma e Tony não estava em condições de vestir a armadura. Para salvar a empresa e ajudar o amigo, James se viu obrigado a pilotar a armadura e impedir o vilão. Após ver o quão bem Rhodes se saiu como Homem de Ferro, Tony pediu para que ele assumisse o papel de super-herói em seu lugar por um tempo. A contragosto, James aceitou.

Como Homem de Ferro, Rhodes provou ser um excelente super-herói e se tornou um dos membros dos Vingadores da Costa Oeste. Entretanto, com o passar do tempo, a armadura começou a lhe causar mal-estares, como dores de cabeça, irritabilidade e paranoia. Isso estava acontecendo pois o controle da armadura de Homem de Ferro não estava calibrada para as ondas mentais de James. Por fim, James Rhodes precisou da ajuda de um Xamã para se curar dos efeitos colaterais da armadura.

Finalmente, Máquina de Combate!

Máquina de Combate

Rhodes voltaria à armadura depois de curado, continuando a agir como Homem de Ferro. Também sofreria um acidente ao fazer reentrada na atmosfera da Terra que quase o queimou vivo dentro da armadura. Esse acidente deixou Rhodes com Distúrbio de Estresse Pós-Traumático, que o manteve longe da ação por vários anos.

No entanto, James eventualmente conseguiu superar o distúrbio e voltou a usar uma armadura. Dessa vez uma armadura feita exclusivamente para si, uma armadura que condizia mais com seu histórico e atitude militar. Foi dessa forma que passou a ser o Máquina de Combate.

Como Máquina de Combate, por certo período, Rhodes passou a agir sozinho. Durante essa época, ele viajou para Imaya, uma pequena nação africana, na intenção de libertar Vincent  Catewayo, um ativista pela paz. Por suas ações, Catewayo nomeou Rhodes diretor da Worldwatch. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que investiga casos de abusos de direitos humanos no mundo inteiro.

Guerra Civil II

Morte

Após usar seus poderes premonitórios, o inumano Ulysses Cain descobriu que Thanos estava a caminho da Terra em busca de um Cubo Cósmico. De posse dessa informação valiosa, vários super-heróis se uniram para organizar uma emboscada para o vilão que se aproximava. No entanto, o que parecia ser um ótimo plano de contenção mostrou ser um desastre.

Thanos era muito forte, mesmo encarando diversos heróis ao mesmo tempo. Durante a batalha, o vilão espacial consegue se defender e desviar um dos mísseis do Máquina de Combate, que atinge em cheio a Mulher-Hulk, deixando-a em coma. Sem reação pelo ocorrido, Máquina de Combate se torna um alvo fácil para Thanos, que atravessa o herói com um soco poderosíssimo.

A morte de Máquina de Combate causa uma divisão na comunidade de super-heróis e os eventos do arco Guerra Civil II. Deu um lado, liderados pela Capitã Marvel, ficaram os heróis que acreditam que o futuro precisa ser alterado, impedindo catástrofes antes mesmo que aconteçam. Do outro lado, tendo Homem de Ferro como líder, ficaram aqueles que acham que o futuro tem que ser protegido e que tentar mudar o futuro para que algo ruim não aconteça pode ocasionar algo pior..

Poderes

Poderes

À primeira vista, pode parecer que a armadura Máquina de Combate seja apenas um modelo da armadura Homem de Ferro com outra pintura e umas metralhadoras acopladas nos ombros, mas é muito mais que isso. Máquina de Combate, como o próprio nome diz, é uma armadura muito melhor adaptada para batalhas. Possui mais reforços de defesa e proteção, além de uma variedade maior de armamentos e munições.

Em seus ombros se encontram uma metralhadora, um lançador de mísseis termo-guiados, e um canhão de pulsos e de plasma. Espalhados pelo resto da armadura existem muitas outras armas, entre elas: lança chamas nos pulsos, lâminas laser, moto-serra nos braços, e disparo de energia pelo peito. Possui munições comuns, explosivas e anti-tanques. Também conta com bombas de gás lacrimogênio e de fumaça.

A armadura também concede super-força para Rhodes, com capacidade de suportar objetos com peso entre 85 e 100 toneladas. Durante o vôo consegue atingir velocidades super-sônicas. Possui um suporte de vida que possibilita a ação em ambientes adversos, como o vácuo do espaço, o fundo mar e áreas com exposição a radiação.

O Máquina de Combate estará presente em Vingadores: Guerra Infinita, com estreia programada para o dia  26 de abril de 2018. Nesse filme os maiores heróis da Marvel irão juntar suas forças para combater Thanos em sua bus ca pelas Joias do Infinito. Será que Máquina de Combate sobreviverá a essa ameaça?