A história de Miek é muito mais do que vimos em Thor: Ragnarok

Se você só conheceu Miek em Thor: Ragnarok, prepare-se para ser surpreendido pela sua complexa história dos quadrinhos. Este personagem é muito mais do que o silencioso aliado de Korg e merece a sua atenção – descubra porquê!

Sua origem está marcada pela tragédia

Miek

Miek nasceu em Sakaar e pertence à raça insectóide dos Nativos, a única espécie verdadeiramente originária deste planeta. Apesar desse fato, os Nativos foram subjugados durante largos anos pelos Imperiais, uma raça humanoide que alcançou o domínio de Sakaar e dos seus habitantes.

Quando Miek era jovem, seu pai e a sua colmeia foram assassinados pelos Imperiais sob ordens do Rei Vermelho. O tirano desejava as terras valiosas e recursos dos Nativos, propriedades que tinham sido atribuídas à colmeia de Miek pelo serviço honrado do seu pai na guerra. O jovem insectóide sobreviveu à destruição dos Imperiais e foi transformado em escravo pelos seus inimigos.

Um dia, Miek conseguiu escapar do cativeiro e ficou conhecido como Miek, o Sem Colmeia, algo considerado um destino terrível para um Nativo. A sua própria raça não o reconhecia porque ele estava sozinho sem a sua colmeia de origem, algo que era mal visto pelos outros Nativos que não sobreviviam sem a sua comunidade.

Mas este Nativo era diferente e conseguiu sobreviver contra todas as expectativas. O destino continuou sendo cruel com Miek, e ele foi recapturado pelos Imperiais e vendido como um gladiador para lutar nas arenas.

Membro do Pacto de Guerra de Hulk

Miek e Hulk

Para grande sorte de Miek, ele chegou à arena de Sakaar ao mesmo tempo que Hulk. Não sendo um guerreiro, Miek tentou unir-se ao Gigante Esmeralda para aumentar suas chances de sobrevivência nas duras lutas da arena. Inicialmente, Hulk não queria fazer amigos mas o cativeiro aproximou-o de outros que estavam na mesma situação que ele.

Cansados de serem escravos do Rei Vermelho e da sua tirania em Sakaar, um grupo de rebeldes insurgiu-se entre os gladiadores. Eles viriam a ficar conhecidos como o Pacto de Guerra, e entre os membros incluíam-se Hulk, Miek, Korg, Hiroim, Elloe, Caiera, entre outros. Os gladiadores lutaram pela sua liberdade e conquistaram-na, marcando o fim do Rei Vermelho e de uma nova era em Sakaar.

Vingança que o transformou em herói

Miek e Hulk

Antes de finalmente derrotarem o Rei Vermelho e o seu exército, um acontecimento e um pensamento mudariam definitivamente Miek. O Pacto de Guerra encontrou as terras que tinham sido de Miek e da sua colmeia e que agora eram lideradas pelo mesmo Imperial que matou seu pai. O que mais podia Miek querer que não vingança?

Alguns membros do Pacto de Guerra não queriam que Miek causasse problemas porque existiam aliados no local, mas a única opinião que importava ao insectóide era a do Gigante Esmeralda. Miek perguntou a Hulk o que ele faria no seu lugar, e o herói respondeu que nunca pararia de fazê-los pagar.

A admiração por Hulk e sede de vingança levaram Miek a levar estas palavras como sagradas. Ele desafiou o Imperial e ganhou, descobrindo depois que o Pacto de Guerra tinha sido enganado: existiam sobreviventes Nativos da colmeia de Miek que estavam sendo usados como escravos. Hulk e seus aliados destruíram o domínio Imperial das terras e os escravos juntaram-se à luta do Pacto de Guerra.

Com esta ação, Miek passou a ser visto como um herói pelos Nativos resgatados que até o queriam acompanhar em batalha contra o Rei Vermelho. Isto era algo muito fora do comum para um Nativo e Miek sabia-o. O ensinamento de Hulk continuou na sua mente e, mais tarde, viria a revelar-se trágico para todo o Pacto de Guerra.

Viva o Rei Miek

Rei Miek

A admiração e entusiasmo da colmeia de Miek pelo seu novo herói, levou o insectóide a entrar no quinto estado de evolução da sua espécie. Seguindo os pedidos dos Nativos, Miek entrou no seu casulo e emergiu uma nova e mais poderosa versão de si mesmo.

Agora ele era o Rei Miek, o líder oficial da sua colmeia, e seu tamanho e força eram muito maiores. Este estado evolutivo é difícil de ser alcançado, simbolizando o quão longe tinha sido a ambição de Miek em conquistar este passo.

A transformação em vilão

Miek

Pouco tempo depois de ter ascendido a Rei Miek, o insectóide descobriu uma rainha Nativa aprisionada por Imperiais. Com a necessidade de fortalecer o seu povo, Miek esperava que a rainha fosse a sua companheira, criando assim esperança para o futuro da raça dos Nativos. Ele libertou-a mas ela estava muito ferida para ser salva, e os planos de Miek ficaram desfeitos.

Miek acreditava que ela era a última rainha, e isso significa que o futuro da sua espécie tinha morrido com ela. O insectóide direcionou sua raiva vingando-se do Rei Vermelho junto de Hulk, o Pacto de Guerra e a sua colmeia, resultando na vitória da revolução. O Gigante Esmeralda foi coroado como o rei de Sakaar, casou com Caiera (uma guerreira sakaariana) e ela engravidou de um menino. Hulk estava feliz, empenhado na reconstrução de Sakaar e uma nova era de paz foi inaugurada no planeta.

Mas Miek estava longe de estar em paz. A raiva estava sempre presente no seu pensamento e ele queria que Hulk continuasse sua jornada de destruição. Para conseguir seu objetivo, Miek escondeu informação vital ao seu amigo, ocultando a sua descoberta de que a nave espacial de Hulk tinha sido sabotada por Imperais leais ao Rei Vermelho.

Eventualmente a nave explodiu e a destruição catastrófica causou a morte de milhões de pessoas, incluindo a de Caiera. Em vez de revelar a verdade, Miek mentiu a Hulk e disse que tinha sido a organização Illuminati a causar a destruição. Em sofrimento, Banner acreditou na palavra do aliado, especialmente porque tinham sido os Illuminati a enviá-lo para longe da Terra contra a sua vontade.

E assim Hulk reuniu o Pacto de Guerra e foram para o planeta azul, em busca de vingança. Na Terra, Miek incitava e encorajava Hulk na sua destruição, alimentando-se do caos para a sua própria fome negra sem fim. Até que um dia foi revelado que Miek sabia desde sempre que os Illuminati não eram os responsáveis pela explosão, algo que enlouqueceu Hulk. O Gigante tentou matar Miek, sendo impedido com muita dificuldade por Korg e Tony Stark.

A S.H.I.E.L.D. aprisionou o insectóide e ele entregou todos os segredos do Pacto de Guerra para ajudar a organização a capturá-los. Ao longo dos anos seguintes, Miek viria a ser detido na Prisão 42 da Zona Negativa e a ter um novo confronto terrível com Hulk, do qual se acredita que não saiu vivo.

Poderes de um Nativo

Miek

A evolução de Miek para Rei transformou o seu corpo frágil em uma armadura muito mais durável e resistente, capaz de aguentar golpes do Hulk. Algo que Miek herdou da sua raça foi uma forma básica de telepatia que lhe permite compartilhar memórias e experiências entre outros Nativos, mas não só. Quando ele aceitou o Pacto de Guerra como membros da sua colmeia, todos eles conseguiam entrar neste processo telepático quando Miek desejava.