Game of Thrones | O que você precisa lembrar antes do episódio de hoje!

Chegou o grande dia! Depois de mais de um ano de espera, a estreia da última temporada de Game of Thrones é esta noite. 

Para aqueles que estão com uma sensação de "Eu deveria ter revisto a série", mas não tiveram tempo para maratonar mais de 60 episódios, o Aficionados preparou um material especial.

É o seguinte! O roteirista da série, Bryan Cogman, revelou em entrevista a EW uma lista de 21 episódios que ele considera importante revermos antes da oitava e última temporada.

Mas, como não dá mais tempo para rever esses 21 capítulos, trouxemos abaixo o resumo de cada um deles. Simples assim!

Então se você quer dar uma relembrada antes da grande estreia, confere aí!

Temporada 1

Episódio 1 - Winter is Coming

game of thrones

O primeiro episódio da série é, com certeza, um capítulo de apresentação. Conhecemos os Stark (Ned, Catelyn, Robb, Sansa, Arya, Brandon e Riccon) e o bastardo Jon Snow; o atual rei dos Sete Reinos de Westeros, Robert Baratheon; os Lannisters (Cersei, Jamie, Tyrion, Joffrey, Tommen e Myrcela); e os Targaryen (Viserys e Daenerys).

Mas, logo no início, somos apresentados aos White Walkers (Caminhantes Brancos). Um dos soldados da Patrulha da Noite sobrevive ao ataque deles e foge, na tentativa também de revelar sua existência a outras pessoas. Por sua fuga da Patrulha, contudo, é sentenciado à morte em Winterfell, onde ninguém acredita da "lenda dos caminhantes".

Com a morte inesperada de Jon Arryn, Mão do Rei, a família real vem a Winterfell. Robert Baratheon vem pedir para o amigo Ned Stark ser o novo Mão.

Em Essos, vemos Viserys vendendo Daenerys para se casar com o líder dos Dothraki, Khal Drogo. A negociação renderia a Viserys o exército da tribo, que ele pretende usar para recuperar o Trono de Ferro, uma vez que se julga herdeiro por direito.

Em Winterfell, Ned descobre que Jon Arryn foi assassinado, e que Robert corre perigo de vida, motivo pelo qual decide aceitar o cargo e partir para Porto Real.

O episódio termina com Jamie Lannister empurrando Bran da torre, após o garoto ver ele fazendo sexo com a própria irmã gêmea, Cersei Lannister, esposa do rei.

Episódio 2 - The Kingsroad

game of thrones

Ned parte para Porto Real, ao lado de Sansa e Arya. Catelyn fica em Winterfell para cuidar de Bran, que sobrevive à queda, mas está em coma. Neste período, o garoto ainda sofre outra tentativa de assassinado, mas é salvo por seu lobo gigante.

Após perceber que os Lannisters têm algum envolvimento com a tentativa de assassinato de Bran, Catelyn decide ir para Porto Real para alertar Ned. Enquanto isso, Jon Snow segue para o Norte, para fazer parte da Patrulha da Noite. Tyrion decide ir com ele para conhecer a Muralha.

Joffrey ameaça Arya e seu amigo, e a loba Nymeria defende a menina, mordendo o príncipe. Cersei manda matar Nymeria, mas como Arya fez com que ela fugisse, a rainha ordena que matem a loba de Sansa.

Em Winterfell, Bran acorda. Já Daenerys tenta aprender a como agradar a seu marido.

Episódio 9 - Baelor

game of thrones

O exército Stark chega ao Twins Castle. Catelyn Stark, então, convence Lord Frey a deixá-los passar, mas, em troca, promete que Robb e Arya se casarão com filhos do lord no futuro. Em um confronto com o exército Lannister, Robb acaba perdendo mais de 2000 soldados, mas captura Jamie. 

Já em Porto Real, Ned confessa traição e admite a realeza de Joffrey, em troca de uma sentença de ir para a Muralha. Ao invés disso, porém, Joffrey o sentencia à morte, e obriga Sansa a assistir À execução do pai. A pequena Arya estava em meio à multidão e também viu tudo.

Na Muralha, Jeor Mormont dá a Jon sua espada de família como agradecimento. O Mestre Aemon revela que é um Targaryen a Jon. Em Essos, Drogo está ferido e muito debilitado. Daenerys apela para uma bruxa para salvá-lo. Daenerys entra em trabalho de parto.

Episódio 10 - Fire and Blood

game of thrones

O Norte se rebela dos Sete Reinos e proclama Robb seu rei. Jaime segue preso pelos Starks. Os irmãos de Robert cagora desafiam Joffrey pelo direto ao trono. Para proteger o reino dos Lannister, Tywin nomeia Tyrion Mão do Rei.

Ao saber da morte de Ned, Jon planeja abandonar seu posto na Patrulha da Noite e se unir a Robb, mas seus amigos o convencem a ficar e cumprir seu juramento. Jon decide, então se unir à expedição da Patrulha que parte em busca de Benjen além da Muralha.

Com a ajuda de Yoren, um recrutador da Patrulha da Noite, Arya consegue escapar de Porto Real, disfarçada de menino. 

Em Essos, Daenerys descobre que a bruxa a traiu, deixando Drogo em estado vegetativo. Além disso, seu filho não nascido está morto. Ela cria uma pira de fogo onde termina a vida de Drogo e queima a bruxa. Ela também coloca os ovos de dragão nas chamas e entra no fogo. No dia seguinte, ela se levanta ilesa, com três dragões recém-nascidos.

Temporada 2

Episódio 3 - What is Dead may never Die

game of thrones

Catelyn Tully Stark chega ao acampamento de Renly Baratheon para negociar ma aliança. Lá, ela conhece a guerreira Brienne de Tarth. É neste momento também que conhecemos Margaery Tyrell, recém-casada com Renly. Seu marido, contudo, é apaixonado pelo irmão de Margaery, Loras Tyrel, com quem mantém um caso sob o conhecimento da esposa.

Nas Ilhas de Ferro, Balon Greyjoy faz um plano com Yara Greyjoy para atacar o Norte. Theon se une novamente à sua família, ainda que isso vá contra os Starks, que lhe criaram.

Em Porto Real, vemos Tyrion tentando descobrir quem é leal a Cersei. Nessa busca, ele chega a aprisionar o velho Pycelle. Para proteger Sansa e sua sua amante Shae, ele coloca Shae como serva da Stark.

Além da Muralha, Craster exige que a Patrulha da Noite vá embora. Em outro momento, vemos Arya e o grupo da Patrulha da Noite que a salvou sendo atacados por soldados Lannisters. Yoren é morto e Arya se torna prisioneira, mas afirma que Gendry já foi morto pelos soldados.

Episódio 6 - The Old Gods and the New

game of thrones

Myrcella, filha de Cersei, é enviada para Dorne. Theon ataca Winterfell e a toma dos Starks. A selvagem Osha ajuda Brandon e Rickon a fugirem. Na estrada, Robb se reúne ao curandeiro Maegyr.

No Punho dos Primeiros Homens, Jon Snow captura a selvagem Ygritte, a quem não tem coragem de matar. Ela foge, obrigando-o a persegui-la e se separar do grupo. Em Porto Real, Tywin pede que Baelish investigue a lealdade dos Tyrells.

Ao receber notícias de Winterfell, Robb envia homens para retomar o castelo. Em Qarth, Daenerys tenta conseguir barcos, mas acaba tendo seus dragões roubados.

Episódio 9 - Blackwater

game of thrones

Stanis Baratheon ataca Porto Real. Tyrion lidera a defesa e praticamente garante a vitória para os Lannister com seu plano de usar fogo vivo contra os navios inimigos.

O soldados Baratheon conseguem entrar no castelo, mas Tyrion lidera seus homens pelos túneis subterrâneos e montam um ataque. A batalha é finalmente vencida quando Tywin, unido a Loras Tyrell, chega com reforço.

Temporada 3

Episódio 3 - Walk of Punishment

game of thrones

Tywin envia Baelish para casar com Lysa Tully, para manter a aliança. Tyrion é nomeado mestra da moeda.

Além da Muralha, após saber do massacre no Punho dos Primeiros Homens, Rayder deixa Jon Snow com um bando de selvagens para atacar a Patrulha da Noite.  Na fortaleza de Craster, Gilly dá à luz.

Theon, que havia sido capturado e torturado por homens misteriosos, é solto por um desconhecido.

Daenerys concorda em comprar os 8000 Imaculados em troca de um de seus dragões. Pela estrada, Jaime, agora na companhia de Brienne sob ordens de Catelyn Stark, impede que a guerreira seja estuprada, mas tem sua mão cortada.

Episódio 4 - And Now His Watch is Ended

game of thrones

Theon é levado de volta por seu suposto salvador, que na verdade era Ramson Bolton, responsável por sua tortura.

E Porto Real, Varys conta a Tyrion como se tornou um eunuco, revelando que tem o mago que o castrou sob seu domínio agora.

Arya e Gendry são levados para uma caverna da Irmandade, onde conhecem o líder Dondarrion, um homem que já retornou da morte algumas vezes. Em Porto Real, Margaery, agora prometida a Joffrey, sugere o casamento entre Sansa e Loras.

Daenerys vai fazer a troca de seu dragão pelos soldados. Já em domínio do exército, contudo, ela queima os senhores escravagistas, liberta os escravos e pede que apenas aqueles que quiserem lutar com ela a sigam. Todos a seguem.

Episódio 5 - Kissed by the Fire

game of thrones

Ao descobrir a conspiração dos Tyrell para casar Sansa e Loras, os Lannisters decidem casar Sansa e Tyrion, e Cersei e Loras.

Neste episódio, conhecemos mais da doentia relação entre Stannis, sua esposa e Melisandre, com quem mantém relações extraconjugais justificadas pela religião. Também conhecemos Shireen, filha de Stannis, vítima de uma escamagris cujo progresso foi parado, mas deixou a menina sequelas na pele.

Gendry decide ficar com a Irmandade, e Thoros e Dondarrion decidem levar Arya para Robb, que por sua vez segue perdendo alianças.

Ao ser entregue a Bolton, Jaime conta a Brienne porque matou Aerys Targarien, o Rei Louco. 

Episódio 9 - The Rains of Castamere

game of thrones

Durante uma tempestade, Bran entra na mente de Hodor para acalmá-lo, já demonstrando seus poderes de warg. O garoto usa essa habilidade, inclusive, para salvar Jon de um ataque dos selvagens. Jon escapa, deixando Ygritte, com quem já havia quebrado o juramento da Patrulha da Noite, e Tormund furiosos.

Osha e Rickon partem para o Último Lar. Bran segue com Hodor para a Muralha. Daenerys invade Yunkai.

Robb pede ajuda a Walder Frey, que parece aceitar relutante, após o Stark quebrar o voto de casar com uma de suas filhas. A mando dos Lannisters, os Freys e Bolton assassinam Catelyn, Talisa, Robb e os demais leais aos Starks. 

Temporada 4

Episódio 6 - The Laws of Gods and Men

game of thrones

Em Essos, Sir Davos convence o Banco de Ferro a apoiar Stannis Baratheon. Em Meereen. Yara tenta salvar Theon do domínio de Bolton; mas o irmão, apavorado e traumatizado pela tortura, se nega a ir com ela.

Em Porto Real, Tywin pede que Varys siga espionando Daenerys. Tyrion é levado a julgamento pelo assassinato de Joffrey, em que todas as testemunhas (Sor Meryn Trant, Grande Meistre Pycelle, Cersei, Varys e, para o choque de Tyrion, Shae) estão contra ele. Tyrion exige um julgamento por combate.

Episódio 8 - The Mountain and the Viper

game of thrones

Ramsay usa Theon para tomar Moat Cailin, o que faz com que Roose Bolton conceda ao bastardo Ramsay sua legitimação como seu filho.

No Vale, Sansa inocenta Mindinho pela morte de Lysa perante um conselho. Arya e o Cão chegam ao Vale, mas são informados da morte de Lysa.

Em Porto real, Oberyn Martel luta em nome de Tyrion contra Montanha, que representa Cersei no julgamento por combate. Quando julgava-se que Oberyn tinha ganho a luta, Montanha reage e o mata, esmagando seu crânio, enquanto admite o assassinato e estrupo de Elia. Tywin setencia Tyrion à morte.

Em Essos, Daenerys descobre que Sir Jorah havia sido enviado apra espioná-la, e não acredita que ele tenha deixado a missão, mandando-o para o exílio em Meereen.

Episódio 10 - The Children

game of thrones

Stannis e seu exército interrompem a negociação de Jon com Mance Rayder. Criaturas estranhas atacam Bran e seus amigos na grande árvore, e acabam matando Jojen. Os demais seguem para falar com o corvo de três olhos, um homem velho preso a uma árvore.

No Vale, Brienne e Podrick encontram Arya e o Cão. Após uma luta com a guerreira, o Cão é deixado para morrer. Arya foge de Brienne e parte para Bravos, em busca de Jaqen H'ghar.

Em Porto Real, Cersei manda Qyburn salvar Montanha do veneno que existi a na espada de Oberyn. Jaime liberta Tyrion para que ele fuja. Antes de fugir de Porto Real, contudo, Tyrion mata Shae, que estava na cama de Tywin. Ele então confronta seu pai e o mata enquanto usava o banheiro. Tyrion foge com Varys.

Temporada 5

Episódio 8 - Hardhome

game of thrones

Presa pelo Alto Pardal, Cersei descobre que seu tio Kevan foi escolhido como Mão do Rei. Em Winterfell, Theon revela a Sansa que ele fingiu as mortes de Brandon e Rickon.

Após seu exílio, Jorah Mormont vai lutar em Yezzan. Em Harhome, Jon e Tormund convencem 5 mil selvagens a se unirem a eles. Contudo, os Caminhantes Brancos chegam e matam quase todos, revivendo os mortos depois para integrarem seu exército.

Temporada 6

Episódio 5 - The Door

game of thrones

Sansa se encontra com Baelish, que oferece o apoio militar do Vale e do Correrio. Inicialmente, ela recusa a ajuda. Jon e Sansa deixam Castle Black para reunir apoio das outras casas do Norte.

Em Bravos, Arya segue seu treinamento, recebendo uma nova chance para provar sua lealdade. Além do muro, Bran descobre que os Filhos da Floresta foram responsáveis por criar os Caminhantes Brancos, com o objetivo de se protegerem dos primeiros homens.

Nas Ilhas de Ferro, Euron Greyjoy assume o poder e Yara e Theon fogem. Em Essos, Daenerys descobre a escamagris de Mormont e manda ele se tratar. O Rei da Noite descobre Bran na caverna, a invade com os Caminhantes, matando o Corvo, Verão e Hodor.

Episódio 9 - Batalha dos Bastardos

game of thrones

Daenerys se encontra com os senhores de escravos para negociar sua rendição. Como eles não aceitam, ela queima a frota de escravos. Depois da batalha, Theon e Yara se encontram com Daenerys e Tyrion e concordam em fazer uma aliança.

Em Winterfell, os exércitos Stark e Bolton se enfretam. Antes do combate, Ramsay mata Rickon. Quando os Stark estavam quase perdendo a luta, Sansa chega com os exércitos do Vale. Jon espanca Ramsay, que morre sendo devorado por seus cachorros depois, enquanto Sansa assiste.

Episódio 10 - The Winds of Winter

game of thrones

Cersei destrói o Septo de Baelor com fogo vivo, matando o Alto Pardal, Mace, Loras e Margaery Tyrell, Lance e Kevan Lannisters e centenas de nobres de Porto Real. Ao ver o incêndio, Tommen comete suicídio. Cersei é coroada rainha dos Sete Reinos.

Em Dorne, Varys negocia uma aliança com Olenna e Ellaria para Daenerys. Em Winterfell, os Cavaleiros do Vale, os Selvagens e as Casas do Norte sobreviventes prometes lealdade a Jon Sno e o elegem Rei do Norte.

Arya mata Walder Frey e toda sua linhagem. Sam Tarly chega à cidadela em Oldtown. Bran descobre que Jon, na verdade, é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targeryen. Daenerys parte para Westeros.

Temporada 7

Episódio 3 - The Queen's Justice

game of thrones

Jon Snow chega a Dragonstone para negociar o Vidro de Dragão com Daenerys e sua ajuda com o Exército dos mortos. Será preciso um pouco mais de conversa e mediação de Tyrion para os dois conversarem melhor e se entenderem.

Bran retorna para Winterfell. Em Porto Real, Euron retorna com Ellaria e Tyene. Para se vingar pela morte de Myrcela, Cersei as prende e da veneno a Tyene, para que a mãe a assista morrer.

Sam cura Sir Jorah que parte para reencontrar Daenerys. Os Imaculados atacam Casterly Rock, mas o encontram quase abandonado. Em uma estratégia, os Lannisters marcharam até Highgarden para matar Olenna, que admite ter sido a responsável pela morte de Joffrey.

Episódio 4 - The Spoils of War

game of thrones

Arya retorna para Winterfell e reencontra Sansa. Mindinho dá a Ban o punhal usado em sua tentativa de assassinato, na primeira temporada. Bran dá o punhal a Arya.

Cersei garante ao Banco de Ferro o pagamento integral da dívida. Em Dragonstone, Jon mostra a Daenerys pinturas antigas dos Primeiros Homens, que registraram a existência dos Exércitos dos Mortos.

Daenerys parte com Drogon e os dothraki para atacar os Lannisters em Highgarden, dizimando o exército oponente. Bronn salva Jaime, que quase morre tentando matar Daenerys.

Episódio 7 - The Dragon and the Wolf

game of thrones

Em Porto Real, Jon e Daenerys mostram um Caminhante a Cersei. Após Tyrion se encontrar com Cersei a sós, ela concorda em fazer uma trégua na guerra pelo trono para ajudar na guerra contra os mortos.

Cersei revela a Jamie que foi tudo uma mentira, e que vai usar a Companhia do Ouro de Bravos para garantir seu domínio em Westeros. Jaime abandona a irmã.

Em Dragonstone, Theon ganha o respeito de seus homens mais uma vez e parte para resgatar Yara.

Em Winterfell, Mindinho semeia a discórdia entre Arya e Sansa, mas acaba levado a julgamento por Sansa, que o condena à morte. Arya o mata. Sam chega a Winterfell e, em uma conversa com Bran, ele revela que o casamento de Lyanna foi anulado, e que ela casou secretamente com Rhaegar, fazendo de Jon um herdeiro legítimo ao trono.

Com seu exército de mortos e o Dragão de Daenerys, o Rei da Noite destrói a Muralha.

A última temporada de Game of Thrones estreia hoje, às 22h, na HBO.