Você tem de conhecer estes 8 fatos sobre as Aves de Rapina!

As Aves de Rapina são um grupo de super-heroínas, atualmente liderado pela Canário Negro. Apesar do alinhamento do time ter sofrido muitas alterações, as principais personagens que o caracterizam são a Batgirl/Oráculo, a Canário Negro e a Caçadora.

Esse time pouco ortodoxo de super-heroínas apareceu pela primeira vez nas páginas das HQs em março de 1996. A equipe tem uma dinâmica bem interessante, que flutua entre os vários conflitos entre os seus membros e uma relação de amizade bem intensa e pouco tradicional.

Neste artigo vamos fazer uma pequena viagem pela história das Aves de Rapina, voando do passado até à atualidade, através de 8 fatos curiosos que selecionamos para você!

1. Um time dinâmico

avesderapina

Como todos os times de super-heróis, o alinhamento das Aves de Rapina se alterou bastante ao longo das mais de 300 HQs em que participaram. Apesar do número de personagens que já pertenceram às Aves de Rapina ser extenso, existem três que caracterizam o time, sendo consideradas como o grupo original.

São elas a Caçadora, Canário Negro e a Batgirl, que após ter sido incapacitada pelo Coringa, na HQ A Piada Mortal, continuou no time, mas como Oráculo, funcionando como o cérebro da equipe.

A liderança do time também tem sofrido alterações. Depois de muito anos como líder da equipe, Barbara Gordon passou essa responsabilidade a Dinah Lance (Canário Negro).

2. (Infelizmente) Elas já tiveram direito a uma série

É verdade, as Aves de Rapina tiveram uma série live-action, você nunca ouviu falar? Não se preocupe, isso é bem normal. A série não foi muito bem acolhida pelo público, sendo muito pouco fiel ao material que podíamos encontrar nas HQs.

Contudo, apesar do seu fracasso e da fraca qualidade de produção, ela foi importante para o futuro das séries deste gênero. Nos Estados Unidos ela passava no canal The WB Television Network (que atualmente é conhecida por CW) e no Brasil foi transmitida pelo SBT.

A série contava com a presença de personagens bem populares como a Canário Negro, Caçadora, Oráculo, Alfred e Arlequina. Com apenas 13 episódios, Aves de Rapina não passou da primeira temporada, tendo sido imediatamente cancelada. 

3. Nem só de mulheres é feito esse time

avesderapina3

Grande parte dos fãs associa o time das Aves de Rapina, a um grupo exclusivamente dedicado a super-heroínas, mas na realidade as coisas não são bem assim.

Na realidade alguns homens já fizeram parte do alinhamento do time, contudo sempre por breves momentos - muito por culpa de todos eles serem personagens secundários. Apesar da lista não ser extensa, eles foram uma ajuda preciosa para o grupo. 

Entre esses super-heróis podemos encontrar nomes como Condor, Creote, Hank Hall, Jason Bard, Savant e Pantera. Curiosamente alguns destes personagens apareceram pela primeira vez nas HQs das Aves de Rapina, casos de Creote e Savant.

4. As melhores heroínas da DC Comics?

avesderapina2

As Aves de Rapina ficaram populares por juntarem algumas das melhores super-heroínas e anti-heroínas da DC Comics, numa espécie de time de elite feminino (apesar de terem tido elementos do sexo masculino).

Além da Canário Negro, Caçadora e Batgirl, fizeram parte do grupo personagens como Hera Venenosa, Mulher-Gato, Katana, Falcão Negro, Vixen, Cigana, Poderosa e Mulher-Gavião.

Este é um dos detalhes mais interessantes neste time, a facilidade como ele interage com diferentes personagens do universo DC Comics, nunca fechando a porta a novas colaborações - algo que acaba por surpreender os leitores dos quadrinhos das Aves de Rapina.

5. Todo o time precisa viajar com estilo

Aerie

Se você reparar, nenhuma das heroínas que faz parte do elenco tradicional das Aves de Rapina tem superpoderes que as façam voar ou correr a grandes velocidades.

Para solucionar esse problema e para se deslocarem mais rapidamente, elas utilizam dois veículos especiais (e bem legais), o Aerie Um e o Aerie Dois.

O Aerie Um é um jato particular que foi roubado pelo Falcão Negro a uma empresa criminosa que atuava em Gotham City. Já o Aerie Dois é um helicóptero que foi oferecido à Oráculo pelo Falcão Negro, depois desta ter conseguido remover uma infecção deixada pelo Brainiac em seu corpo.

6. Mas qual é o alinhamento atual das Aves de Rapina?

avesderapina4

Como este time é extremamente dinâmico, estando o seu alinhamento sempre mudando acaba por ser difícil para o leitor ficar a par de todas essas mudanças.

Atualmente o alinhamento das Aves de Rapina é constituído pela Canário Negro (líder), Batgirl, Condor e Strix. O destaque vai para a ausência da Caçadora e para a inclusão de Condor e Strix.

Condor é um vigilante que possui um super uniforme que faz com que ele seja capaz de voar, curiosamente ele teve um conflito com as Aves de Rapina no Japão, mas acabou por se juntar ao grupo.

Já Strix era uma ex-integrante da Corte das Corujas, que foi ressuscitada pela organização secreta depois de ter morrido vítima dos ataques secretos japoneses em solo norte-americano.

7. Elas já fizeram parte de uma série animada

avesderapina5

Em 2010 na série animada Batman: Bravos e Destemidos, as Aves de Rapina eram formadas pela Batgirl, Canário Negro e pela Caçadora.

Na série animada elas apenas apareceram em um episódio para enfrentar o Duas-Caras, depois de descobrirem que o Batman tinha sofrido de amnésia.

Numa das cenas mais importantes desse episódio, o grupo de super-heroínas faz um número musical a que chama de Aves de Rapina de forma a distrair um grupo de criminosos que as estavam cercando. Apesar de não ser a adaptação mais fiel, elas fizeram a alegrai de muitos fãs da série.

8. Vai ter filme das Aves de Rapina

avesderapina6

Atualmente a DC Comics juntamente com a Warner Bros está apostando forte no seu universo cinematográfico, estando a desenvolver vários projetos baseados em diferentes personagens da editora de quadrinhos.

Um desses projetos é um filme baseado nas Aves de Rapina! Apesar de já ter sido anunciado faz algum tempo, o projeto ainda se encontra rodeado de muito secretismo.

Segundo o site Screen Rant o longa contará com a Arlequina (Margot Robbie) e irá servir de estreia na telona para personagens como a Canário Negro, Caçadora, Renee Montoya e Cassandra Cain. O mesmo site afirma ainda que a cantora Lady Gaga recusou um convite por parte de Warner Bros para interpretar o papel de Canário Negro.