Conheça os PIORES vilões dos filmes da Marvel

Em 10 anos de Universo Cinematográfico da Marvel, os estúdios acertaram em muitas coisas. A ligação entre os filmes e a sutileza com que cada herói foi sendo inserido na complexa teia de eventos que desencadeou tudo que estamos prestes a ver em Vingadores: Ultimato foram tão boas que até relevamos algumas más escolhas.

Mas nem só de acertos vive o MCU. No meio do caminho, algumas escolhas acabaram decepcionando os fãs, que esperavam mais da Casa das Ideias. Hoje vamos falar dos vilões mais sem graça que apareceram na última década nos filmes da Marvel!

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS!

7. Yon-Rogg - Capitã Marvel

Yon-rogg

A Capitã Marvel é uma personagem tão poderosa e tão importante para os eventos que virão daqui para frente no MCU que ela merecia uma apresentação à altura. Mas tamanho poder, como diria Tio Ben, traz uma grande responsabilidade: quem seria o vilão que a heroína enfrentaria no seu filme de estreia?

Bom, o Yon-Rogg é um vilão que já causou problemas a Carol Denvers antes nos quadrinhos. Ele nunca foi poderoso o suficiente para poder encarar de frente a heroína, mas sempre foi muito engenhoso em complicar a vida da Capitã Marvel.

No filme, vemos um Yon-Rogg que é apenas arrogante e que, no final das contas, não dá nem um friozinho na barriga ao vê-lo confrontar a mais nova heroína do MCU. 

6. Malekith - Thor: Mundo sombrio

Malekith

Ainda na série "filmes que a gente até esquece que existem", temos Thor - Mundo sombrio. A produção tem o Loki, que, convenhamos, é sempre um ponto positivo em toda e qualquer produção que a Marvel decidir fazer. Mas nem mesmo a presença do deus da travessura consegue salvar o longa.

Líder dos elfos, Malekith tem a motivação de deixar o universo num permanente estado de escuridão usando o Aether, uma arma forjada com a Joia da Realidade, algo que viria a ser muito importante para o MCU como um todo no futuro. Mas o personagem acaba saindo tão genérico nessa história toda que ele não ficou na memória dos fãs.

5. Ronan, o acusador - Guardiões da Galáxia Capitã Marvel

Ronan

Ao contrário dos exemplos anteriores, Guardiões da Galáxia está entre os queridinhos dos fãs. A história é divertida, o grupo funciona bem e os personagens são muito marcantes e carismáticos... exceto o vilão!

Um Kree fanático e disposto a trair o próprio Thanos só por vingança não é algo de se jogar fora. Mas a verdade é que o personagem não empolga e vira um acumulado de chavões manjados de vilão genérico.

Ele ainda volta a aparecer em Capitã Marvel, mas sua participação acaba sendo ainda mais patética, vendo sua frota inteira ser destruída pela heroína na maior facilidade. Definitivamente, ele devia ter deixado sua vida de vilão nessa época.

4. Jaqueta Amarela - Homem-Formiga

Jaqueta Amarela

Homem-Formiga foi uma ótima surpresa para os fãs. Além de divertido, o personagem se integra de uma maneira sensacional ao MCU, sendo uma das aparições mais esperadas em Vingadores: Ultimato.

Mas, apesar disso tudo, o filme tem justamente no vilão seu ponto mais fraco. O Jaqueta Amarela nada mais é que o pupilo rejeitado de Hank Pym, que descobre uma variação para o traje do Homem-Formiga. A motivação não é ruim, mas não tem nenhuma surpresa: empresário malvadão que quer ganhar dinheiro com uma tecnologia bélica.

O que estraga é que, desde o começo, Darren Cross (Corey Stoll), tem aquela cara de Cruela De Vil, que não faz ninguém ter a menor ilusão de acreditar no cara. 

3. Fantasma - Homem-Formiga e a Vespa

Ghost

Ok, definitivamente o Homem-Formiga não tem muita sorte nessa história de vilão no MCU. Apesar de não ser tão aclamado quanto o primeiro filme, Homem-Formiga e a Vespa é super divertido e brilha no uso dos personagens coadjuvantes e no carisma do protagonista. 

Mas a Fantasma, tadinha... Bom, a personagem tem o poder de se desmaterializar graças a um acidente quântico. O problema é que ela descobre que está morrendo por, cada vez mais, ter dificuldades em se materializar. A vilã tenta, então, roubar a máquina que possibilitaria a viagem ao Reino Quântico.

Por fim, ela é apenas uma ameaça meio fajuta, que não chega a dar muita emoção ao ser vista em confronto com a dupla de heróis.

2. Abominação - O Incrível Hulk

Abominação

Uma das produções que é praticamente ignorada no MCU é O Incrível Hulk. Na altura em que saiu o filme, quem interpretava o Bruce Banner nem mesmo era o Mark Ruffalo, mas Edward Norton. Apesar de esquecida, a produção introduziu o Gigante Verde no universo Marvel e ainda serve de história de origem para o herói.

Aí você olha para o elenco e descobre que o vilão será interpretado pelo grande Tim Roth e pensa "Isso vai ser incrível!", certo? Pois não foi. O vilão é um soldado que simplesmente aceita ser parte de uma experiência que mistura o soro do super soldado com os raios gama que deram poder ao Hulk. E é isso. 

A coisa dá errado e ele acaba tendo que ser parado pelo Verdão, numa luta que não é lá muito espetacular. No fim, ninguém se lembra direito desse filme e muito menos do vilão.

1. Mandarim - Homem de Ferro 3

Mandarim

Homem de Ferro 3 talvez seja um dos filmes mais problemáticos do MCU. Muitos fatores tornam o longa um dos menos interessantes dentro do catálogo de 22 filmes feitos pela Marvel Studios.

Mas talvez o que tenha causado o maior desconforto entre os fãs foi a descoberta de quem seria o verdadeiro Mandarim, vilão por trás de toda a trama do filme. E a revelação causou um enorme "meh" na audiência. 

É que durante todo o longa, Ben Kingsley foi construído como um supervilão, com a maior pinta de terrorista malvadão que era a cara do personagem nos quadrinhos, tudo isso pra gente descobri que no final.... bem, o Mandarim era um engravatado meio sem graça.

A ideia era fazer um plot twist, mas o tiro saiu pela culatra e a gente ficou só bem frustrado de ver um vilão tão irado nos quadrinhos ser desperdiçado dessa maneira.

E você? Concorda com a nossa lista? Colocaria mais alguém?

FIQUE POR DENTRO:

Conheça Yon-Rogg, o inimigo da Capitã Marvel!

Conheça Ronan, o Acusador, o vilão do filme da Capitã Marvel

Os 8 vilões mais implacáveis do Homem de Ferro

Descubra os vilões do UCM que não se parecem com sua versão HQ.