Descubra Erik Killmonger, o vilão que quer destronar o Pantera Negra

O Pantera Negra não é um super-herói comum. Além das suas atividades combatendo criminosos com os Vingadores, ele também é o rei de um país, e como todo líder político, possui opositores. Esse é o caso de Erik Killmonger, um dos mais persistentes inimigos do Pantera Negra.

Expatriado

Wakanda, ame-a ou deixe-a

A história de Killmonger começa em Wakanda, onde nasceu e foi batizado N'Jadaka. Durante a invasão de Ulysses Klaw, o vilão coagiu o pai de N'Jadaka a trabalhar para os inimigos estrangeiros. Eventualmente Klaw foi derrotado e fugiu, mas isso também acarretou na morte do pai de N'Jadaka, que, junto de sua família, foram exilados de Wakanda por T'Challa.

N'Jadaka e sua família foram para os Estados Unidos, onde residiram no bairro do Harlem em Nova York. O rapaz passou a nutrir ódio tanto por Klaw quanto por T'Challa, as pessoas a quem ele culpava pelo destino de sua família e de seu pai. Viveu a vida normal de um americano, mudou seu nome para Erik Killmonger e estudou no MIT, onde conseguiu um PhD em engenharia. No entanto, sempre teve pensamentos vingativos em sua mente.

Retorno a Wakanda

O mau filho também à casa torna

Após anos vivendo nos Estados Unidos, Killmonger entrou em contato com o rei T'Challa, querendo fazer as pazes com seu passado. T'Challa prontamente o repatriou e acolheu Killmonger em Wakanda. Todavia, tudo não passava de um plano de Killmonger para executar um golpe de Estado. Ele queria erradicar a "influência imperialista branca" que alegava existir, e voltar Wakanda para seus costumes do passado.

Para dar prosseguimento ao seu plano, Killmonger se aproveitou da constante ausência de T'Challa no país. Como Pantera Negra, T'Challa também era um membro dos Vingadores e era requisitado em missões internacionais. Killmonger se aliou a outros vilões e começou a aterrorizar várias vilas de Wakanda.

A destruição causada por Killmonger finalmente chegou aos ouvidos do Pantera Negra, que se apressou para salvar sua nação. Killmonger era evasivo e oportunista, e fez com que T'Challa batalhasse seus aliados (inclusive contra seu leopardo de estimação chamado Preyy), enquanto ele atacava quando menos esperado. Por fim teve um combate cara-a-cara com o Pantera Negra que resultou em sua morte.

Retorno à vida

Vivo, morto, morto, vivo, morto, vivo, vivo, vivo, morto!

A morte, no entanto, não foi o seu fim. O corpo de Kilmonger foi parar nas mãos do Mandarim, que utilizou um de seus anéis mágicos para ressuscitar o vilão morto. Novamente no mundo dos vivos, Killmonger juntou forças com Madame Slay para juntos tomarem o controle de Wakanda e assassinar T'Challa.

Em seu novo plano de Golpe de Estado, Killmonger utilizou um dispositivo que dissolveria todos os metais da África, Ásia e Europa, além de Madame Slay ter conseguido raptar James Rhodes, o Máquina de Combate. Porém, dessa vez, o Pantera Negra não estava só na luta contra o vilão e contava com a ajuda do Homem de Ferro e juntos derrotaram o inimigo. Ao ver o fracasso de Killmonger, Mandarim tomou de volta seu anel, retornando o vilão de Wakanda à morte.

Novamente, a morte não foi o fim de Killmonger. Dessa vez foi ressuscitado pelos seus seguidores e por muito tempo continuou com seus planos de vingança contra o Pantera Negra.

Assumindo o trono

Vida longa ao rei!

Anos de persistência um dia recompensaram Killmonger e finalmente pode se sentar no trono de Wakanda. Dessa vez sua estratégia foi ganhar o controle do país através da economia. Para impedi-lo, T'Challa foi obrigado a nacionalizar varias companhias internacionais, o que causou uma evasão de investidores do país no mercado de ações.

Após isso, Killmonger utilizou do direito que todo cidadão de Wakanda possui de desafiar o rei a uma luta pelo poder do país. Foi a primeira vez que Killmonger consegue derrotar T'Challa. Após isso, Killmonger não apenas toma o governo de Wakanda, como também o título de Pantera Negra. Até mesmo o posto que T'Challa possui nos Vingadores ele tenta tomar para si. Entretanto, sua vitória não dura muito tempo.

Para se tornar um verdadeiro Pantera Negra, Killmonger precisa tomar a poção da erva em forma de coração, substância que concede os poderes do herói. Ao tomar a poção, Killmonger começa a se sentir mal e descobre que a erva é venenosa para qualquer pessoa de fora da linhagem real. Pouco tempo depois o vilão entra em coma. 

Poderes

I got the power

Erik Killmonger é uma pessoa comum e por isso não possui nenhum poder ou habilidade especial. No entanto, em certo momento de sua vida, teve acesso a uma poção sintética de erva em foma de coração, que lhe concedeu poderes semelhantes aqueles do Pantera Negra. Ou seja, Killmonger possui seu corpo no auge da performance física, com  força, velocidade, reflexos, resistência, vigor, agilidade e sentidos aprimorados. 

Fora isso, Killmonger é um especialista em artes marciais e possui a inteligência de nível genial.

Killmonger estará presente no filme Pantera Negra, que possui data de estreia marcada para 15 de fevereiro de 2018. O personagem é interpretado por Michael B. Jordan e será um soldado de operações especiais americano chamado Erik Stevens, cujo codinome é Killmonger.