O Superman é provavelmente o super-herói mais popular de todos os tempos! Este fantástico personagem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster nos anos 30 já marcou presença em mais de 15 mil quadrinhos e quase numa dezena de filmes. Para além disso foram várias as animações e séries live-action criadas sobre o personagem ou baseadas na história que o rodeia.

Com tanta coisa fica até difícil de acreditar que existam fatos sobre este super-herói que sejam desconhecidos, mas se prepare, pois eles existem!

Vamos listar 10 coisas que apenas os verdadeiros fãs de Kal-El sabem, por isso teste o seu conhecimento lendo este artigo!

1. Inicialmente o Superman não conseguia voar

superman

Você sabia que o Superman nem sempre foi capaz de voar? Quando o herói apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1938, ele era incrivelmente forte, era super-resistente e conseguia dar saltos com cerca de 2 quilômetros. Os seus super-poderes ficavam por aqui, nada mais, nada menos!

A sua célebre capacidade de voar foi mencionada pela primeira vez na série criada para as rádios, sendo que nos quadrinhos ele apenas adquiriu esse superpoder em 1941.

Foi com o passar dos anos que o Superman foi ganhando cada vez mais super-poderes, sendo que atualmente ele é praticamente indestrutível e capaz de feitos incríveis.

2. O Superman e o Clark Kent já foram vistos juntos

clark

Acha impossível? Não é bem assim! O universo da DC Comics tem vários personagens que são capazes de adotar a forma de outras pessoas. Numa ocasião um desses personagens usou esse superpoder para se transformar em Clark Kent, fazendo com que o célebre repórter fosse visto ao lado do Homem de Aço.

Depois de isto ter acontecido o público em geral ficou a pensar que Clark Kent e o Superman são apenas amigos que por acaso são extremamente parecidos fisicamente. Será que isso levantaria suspeitas no mundo real? Muito provavelmente!

3. O "S" não significa apenas Superman

superman logo

O famoso logótipo do Superman com a letra "S" num vermelho bem vivo, não significa apenas Superman, mas ele também não é simplesmente o escudo de família de Kal-El.

Em vários quadrinhos e filmes foi revelado que o "S" é um símbolo Kryptoniano que significa "esperança". Contudo, quando o símbolo é invertido ele passa a significar "ressurreição", curiosamente uma outra palavra muito importante no cânone do personagem da DC Comics.

4. A frase icônica do Superman nem sempre foi do jeito americano

superman-america

Originalmente a frase que caracterizava o personagem era "o campeão dos oprimidos que luta pela verdade e justiça". Ele apenas começou a utilizar a frase "verdade, justiça e o jeito americano" na década de 40. Esta frase que mais tarde viria a se tornar icônica, foi escutada pela primeira vez na série de rádio.

Contudo a frase só se tornou extremamente popular nos anos 50, quando a série de televisão de George Reeves foi para o ar nos Estados Unidos.

5. O Superman foi várias vezes ao futuro

superman

Enquanto ele ainda era adolescente, Clark Kent foi visitado pela Legião dos Super-Heróis! Este time era composto por vários adolescentes com super-poderes, eles viajaram desde o século XXX até ao presente para conhecerem o Superman, pois no futuro ele era uma lenda.

Vendo que Clark estava desesperado por falar com outros jovens que fossem mais como ele, a Legião convidou o Superman para várias missões que se passaram no futuro.

Sempre que Clark voltava para o presente as suas memórias ficavam turvas de forma a que ele não fosse capaz de alterar o seu próprio futuro.

6. Lois Lane não foi a sua única namorada

superman-lois

Todos sabemos que a repórter Lois Lane acabou por se tornar a esposa do Superman, mas ela não foi a única que chamou a atenção do Homem de Aço.

Quando ele era adolescente, Clark acabou por se apaixonar pela sua colega de escola Lana Lang que foi a primeira, para além dos seus pais, a descobrir que Clark tinha super-poderes. Para além de Lana, o Superman também acabou por ter um pequeno crush pela Moça de Saturno, integrante da Legião dos Super-Heróis.

7. A Kryptonita não é a sua única fraqueza

superman

O Superman já enfrentou muitos adversários super-humanos e alienígenas com um nível de poder bem elevado que mesmo assim não foram capazes de o derrotar. Mas não se engane, Clark Kent tem outras fraquezas para além da Kryptonita.

Uma vez que os seus superpoderes são alimentados pela radiação de um Sol Amarelo como aquele que temos no planeta Terra, sempre que ele é colocado perante um Sol Vermelho, igual ao que existia no planeta Krypton ele fica sem superpoderes.

Para além disso, o Superman é vulnerável a qualquer tipo de magia, pelo que Demônios, Vampiros e Lobisomens podem ser adversários bem complicados para o Homem de Aço.

8. O seu disfarce não são apenas os óculos 

clark

O disfarce de Clark Kent não são apenas os óculos e o penteado, as lentes dos óculos foram ligeiramente tingidas alterando assim a cor dos seus olhos. Graças ao incrível controle que tem sobre o seu corpo, Clark consegue ainda alterar as suas cordas vocais, adotando assim uma voz diferente quando não está utilizando o traje do Superman.

Também a sua postura física é diferente, sendo que Clark chegou até a ter aulas de representação para que conseguisse adotar diferentes maneirismos quando não está sendo o Homem de Aço.

9. O Batman é o principal suporte financeiro do Superman

batman

É verdade, pode parecer um pouco exagerado, mas se não existisse Bruce Wayne provavelmente Clark Kent passaria graves problemas financeiros.

O apartamento onde Clark Kent e Lois Lane vivem foi oferecido pelo milionário de Gotham City como presente de casamento. Como se isso não fosse suficiente, quando o jornal Daily Planet estava atravessando graves problemas financeiros, Bruce decidiu comprá-lo. Ou seja, basicamente Bruce é o chefe de Clark e de Lois.

10. Você sabe o dia em que o Superman faz aniversário?

superman.suit.aniv

O Homem de Aço celebra o seu aniversário no dia 29 de Fevereiro! Ele pode ter muitos superpoderes, mas o Kyptoniano só festeja o seu aniversário na data correta de quatro em quatro anos. Não se pode ter tudo, não é mesmo?

E você, conhece algum fato desconhecido que não está na lista? Deixe as suas sugestões nos comentários!