A Moça de Saturno também conhecida por Satúrnia foi criada por Otto Binder e Al Plastino em 1958, tendo feito a sua estreia nos quadrinhos como integrante da Legião dos Super-Heróis. Na realidade, ela foi a primeira mulher da equipe e uma das fundadoras da Legião ao lado do Cósmico e do Rapaz Relâmpago.

Originalmente esta super-heroína utilizava um uniforme verde e amarelo, contudo os criadores rapidamente alteraram o esquema de cores adotando a icônica cor vermelha pela qual a personagem é conhecida hoje em dia. Em algumas ocasiões a Moça de Saturno é também vista usando um traje cor-de-rosa, dependendo do arco da HQ ou da época em que foi lançada.

Recentemente a Moça de Saturno ganhou uma versão live-action na série Supergirl, sendo interpretada pela atriz Amy Jackson. Mas quem é realmente esta super-heroína? Neste artigo explicamos tudo!

Diretamente de umas das Luas de Saturno

saturn-dc-comics

Antes de ser conhecida pelo codinome de Moça de Saturno, ela era apenas Imra Ardeen uma habitante de Titã, uma das luas de Saturno, tendo nascido no século XXX. Como todos os habitantes de Titã, Imra tinha capacidades telepáticas, no entanto quando era apenas criança os seus dons foram considerados os mais poderosos de toda a sua raça.

Devido ao seu grande talento Imra viajou para o planeta Terra quando era apenas adolescente para estudar Ciência Criminal. Contudo a sua vida mudou por completo depois de ter conhecido outros dois adolescentes super-poderosos, Garth Ranzz e Rokk Krinn, que mais tarde ficariam conhecidos por Cósmico e Rapaz Relâmpago.

Os três adolescentes impediram o assassinato do bilionário R.J. Brande que, inspirado pelo heroísmo dos três jovens, financiou a criação da Legião dos Super-Heróis. Foi desta forma que a Moça de Saturno, Cósmico e o Rapaz Relâmpago se tornaram os membros fundadores da equipe.

A Moça de Saturno é a Legionária mais dedicada

saturn

Foi com grande dedicação que a Moça de Saturno continuou a servir a Legião de Super-Heróis à medida que o time continuava crescendo ao longo do tempo. Um dos exemplos da sua dedicação foi quando ela descobriu que um dos Legionários ia morrer numa missão.

Ela usou os seus poderes telepáticos para que os restantes membros da equipe a escolhessem como líder, desta forma ela tinha o dever de coordenar todo o time e de se sacrificar por eles, se assim fosse necessário.

No entanto, o Rapaz Relâmpago, que tinha começado a desenvolver sentimentos pela Moça de Saturno, descobriu o plano da sua colega de equipe e desrespeitou as suas ordens, se sacrificando no lugar dela.

Consumida pela tristeza, a Moça de Saturno tentou se sacrificar novamente de forma a ressuscitar o Rapaz Relâmpago. Porém, Proty (outro Legionário) decidiu se sacrificar e poupar a vida da líder da equipe. 

A grande líder da Legião dos Super-Heróis

saturno

Depois de toda a confusão que envolveu a morte e a ressurreição do Rapaz Relâmpago, a Moça de Saturno acabou por iniciar uma relação amorosa com o seu colega de equipe.

Mesmo sabendo que ela usou os seus poderes para ser designada como líder da Legião dos Super-Heróis, o time decidiu manter a heroína no cargo. Podemos mesmo dizer que a heroína foi a primeira grande líder da Legião, tendo se mantido no cargo durante três mandatos.

Depois de ter abandonado o cargo de líder, ela continuou servindo a Legião com grande dedicação. Na companhia do Rapaz Relâmpago, chegou a fingir um casamento para uma das missões da equipe, antes de eventualmente os dois se casarem de verdade.

Ela utilizou muitos uniformes diferentes

saturn-uniform

A Moça de Saturno foi, sem dúvida, uma das personagens da DC Comics que passou por mais mudanças de visual. Como dissemos logo no início do artigo, originalmente a heroína utilizava um uniforme verde e amarelo, tendo sido mais tarde substituído por um de cor vermelha.

Durante um grande número de quadrinhos ela utilizou uma espécie de vestido vermelho e branco, com um logo amarelo junto ao peito. Contudo, durante os anos 70 a personagem sofreu mais uma mudança de visual, tendo adotado um traje mais sexy, uma espécie de biquíni cor-de-rosa.

Durante os anos 80 adotou um uniforme mais clássico, usando novamente uma espécie de vestido vermelho. Até o período atual a personagem sofreu mais algumas mudanças de look. A mudança mais recente é uma espécie de macacão vermelho e branco com o logótipo da Legião no peito.

Uma das maiores telepatas do universo DC Comics

moça saturno

A Moça de Saturno é uma das mais poderosas telepatas do universo DC Comics. A sua telepatia é considerada como uma das mais poderosas da Lua Titã. Ela consegue ler, emitir e receber pensamentos por toda a galáxia.

Além disso, a heroína é capaz de manipular informações de outros cérebros e criar ilusões superpoderosas. Ela tem a capacidade de criar explosões de energia com a sua mente, algumas delas são tão poderosas que podem até matar os seus adversários.

Para além das suas capacidades telepáticas ela tem um intelecto gigantesco, sendo considerada como uma das mais inteligentes Legionárias, só ficando atrás de Brainiac-5. Graças ao anel da Legião dos Super-Heróis a Moça de Saturno também consegue voar!

E você, o que acha da Moça de Saturno? Qual o seu membro favorito da Legião dos Super-Heróis? Nos diga tudo nos comentários!