O Superman é sem dúvida o super-herói mais popular de todo o planeta. Criado em 1931 por Jerry Siegel e Joe Shuster, o Homem de Aço é atualmente o personagem mais poderoso de toda a história ficcional. Mas apesar de super poderoso, inicialmente ele apenas tinha dois super-poderes.

Neste artigo vamos falar um pouco dos seus super-poderes (desde os mais populares até aos mais estranhos) e da sua evolução.

Inicialmente ele era um cara meio básico

superman

Quando Jerry Siegel e Joe Shuster criaram o Superman não lhe deram o arsenal de super-poderes que o herói tem atualmente. Na realidade (e como dissemos na introdução), ele apenas tinha dois super-poderes: super-força e super-velocidade.

Aos seus olhos isto pode parecer básico, mas você tem de recuar aos anos 30 e pensar na criação de um personagem vindo de outro planeta com estas capacidades super-humanas, algo bastante arrojado para a época.

Contudo os seus poderes foram atualizados duranta a Era de Prata dos quadrinhos. Foi aqui que o Superman ganhou a capacidade de voar, a sua super-velocidade foi aumentada (ele se tornou mais rápido que a luz) e ainda visão raio-x, invulnerabilidade e super-audição.

Durante a Crise nas Infinitas Terras as coisas começaram a ficar exageradas

superman

A popularidade do Superman foi continuando a aumentar ao longo dos anos e os escritores de quadrinhos foram ficando mais criativos e decidiram tomar cada vez mais liberdades com o personagem.

Durante o arco da Crise nas Infinitas Terras os poderes do Superman começaram a ficar um pouco exagerados.

Foi aqui que Kal-El ganhou poderes como super-inteligência, super-sopro (que podia ser gelado ou poderoso como um furacão), ele passou também a não necessitar de respirar no espaço sideral, assim como debaixo de água.

Você sabia que os poderes do Superman foram reduzidos durante algum tempo?

superman

Depois do arco da Crise nas Infinitas Terras os escritores de quadrinhos decidiram que o personagem tinha que se tornar menos poderoso.

O fato dele ter tantos tipos de poderes, fez com que todos os desafios que lhe fossem lançados parecessem muito simples.

Foi então que a DC Comics reduziu alguns poderes do Superman, enquanto que outros permaneceram do mesmo jeito de sempre (como a super-força ou a capacidade de voar). No entanto, esta foi uma mudança que não durou muito tempo...

Tudo voltou a mudar durante a Era Moderna dos quadrinhos

superman

Como é óbvio os escritores não aguentaram muito tempo e durante os anos 80 e 90 os poderes do Superman foram novamente exagerados.

Foi provavelmente nesta época que o Homem de Aço enfrentou alguns dos seus mais poderosos inimigos, sendo que os seus super-poderes foram aumentados de forma a que ele conseguisse ultrapassar essas ameaças. 

A sua força, velocidade e resistência atingiram níveis nunca antes vistos, sendo que foi nesta época que foram criados algum dos super-poderes mais ridículos de todos os tempos (falaremos sobre isso no final do artigo).

Com o Ponto de Ignição chegou uma nova era para o Superman

superman

Depois dos eventos do Ponto de Ignição os poderes do Superman voltaram a ser novamente atualizados.

Foi aqui que ele recebeu o super-poder que ficou conhecido como Explosão Solar, através dele o Superman conseguia libertar toda a energia solar acumulada pelas suas células através de uma gigantesca explosão.

Este poder era tão incrível que ele podia até destruir planetas quando o utilizasse. Contudo, sempre que o Superman recorresse à Explosão Solar todos os restantes de seus poderes desapareceriam do seu corpo durante um período de 24 horas.

Vamos falar daquele período estranho de 2015?

superman

Durante o ano de 2015, os poderes do Superman voltaram a sofrer alterações. Algumas células do seu corpo tinham sofrido mutação e ele já não era mais capaz de absorver a energia do sol, o deixando com as suas habilidades bem reduzidas (ele até deixou de conseguir voar).

No entanto o Superman acabou por descobrir que se ele ficasse exposto durante muito tempo à radiação da Kryptonita, essas células eventualmente morreriam e ele recuperaria todos os seus poderes.

Como resultado ele recuperou alguns dos seus poderes enquanto que outros ficaram ligeiramente modificados, no entanto a radiação fez com que algumas células saudáveis acabassem por morrer.

Conheça os poderes mais bizarros!

superman

Calma, a estranheza relacionada com os poderes do Superman não ficou por aqui. Desde a sua criação que o Homem de Aço recebeu alguns super-poderes bem inusitados, falemos de alguns deles:

Super-Matemática: De forma a sensibilizar os jovens para o estudo da matemática, os escritores das HQs do Superman decidiram lhe dar o poder da super-matemática. Na realidade este super-poder era apenas multiplicação, a parte mais hilariante é que em muitos dos quadrinhos a matemática estava errada.

Super-Ventriloquismo: Basicamente o Superman era capaz de projetar a sua voz, através do corpo de outra pessoa. Existia ainda outro personagem que também tinha este super-poder, o cão do Superman, Krypto.

Super-Jardinagem: Não sabemos qual o motivo dos escritores das HQs terem dado destaque a isto como sendo um super-poder, pois tudo o que ele fazia era utilizar a super-velocidade para plantar vegetais e flores rapidamente.

Super-Beijo: Assim que o Superman beijasse alguém, isso fazia com que a outra pessoa se esquecesse da sua identidade secreta (caso a soubesse).

Lançamento de mini-Supermans: Sim, você leu bem, durante a Era de Prata dos quadrinhos o Superman era capaz de disparar mini-Supermans das suas próprias mãos.

O Superman é uma representação do passado e do futuro dos quadrinhos e os seus poderes são um exemplo perfeito disso mesmo. Se você tivesse algum dos poderes do Superman, qual escolheria? Deixe sua opinião nos comentários!