Coisas que você (provavelmente) não sabia sobre Naruto Shippuden!

Após uma década em exibição (2007 - 2017), Naruto Shippuden chegou ao fim e definitivamente deixou muita saudade entre os fãs do anime. 

Se você já assistiu a todos os 500 episódios da fase Shippuden, então deve estar por dentro das aventuras incríveis que os ninjas da Aldeia da Folha (e seus aliados) já enfrentaram. Mas, será que sabe realmente TUDO sobre a série do ninja que sonhava em ser Hokage? 

Separamos algumas curiosidades sobre Naruto que você provavelmente desconhecida. Confira!

A Raposa de Nove-Caudas é baseada em Yu Yu Hakusho

kurama

Masashi Kishimoto, o criador do mangá/anime, se inspirou em Kurama Youko, personagem de Yu Yu Hakusho, para criar a lendária Raposa de Nove-Caudas de Naruto.

Kurama Youko era uma yuukai-raposa reencarnado no corpo de uma criança, com a capacidade de se transformar numa Kitsune de 4 caudas. Ok, mas o que seria uma Kitsune, certo? Esta é a palavra japonesa para "raposa", representando um icônico personagem do folclore nipônico. 

De acordo com a lenda, a Kitsune tem poderes mágicos e uma inteligência elevadíssima. Além disso, possui a capacidade de se transformar em seres humanos, normalmente assumindo a forma de uma bela mulher ou uma velha. 

Assim como retratado nos animes/mangás, uma das características físicas da Kitsune são as suas caudas. A cada mil anos nasce uma nova, sendo que no total formam nove! Ainda segundo a lenda, a cada nova transformação a raposa fica mais inteligente e forte.

Naruto é dublado por mulheres

naruto dubladoras

Esse é um fato conhecido por muita gente, na realidade. Tanto na versão original (em japonês) como na brasileira, Naruto Uzumaki é dublado por uma mulher. Não apenas o protagonista da série, como vários outros personagens masculinos também ganham vida na voz de dubladoras.

No Brasil, Úrsula Bezerra é quem dá voz ao ninja que dá nome a série. Aliás, a dubladora recebeu em 2008 um prêmio considerado o "Oscar da dublagem" por seu trabalho como Naruto.

Já na dublagem original do anime, Naruto teve a voz de Junko Takeuchi. Esta famosa dubladora japonesa já trabalhou em grandes séries, como Hunter x Hunter, Digimon Frontier, Metabots, One Piece, Highschool of the Death, entre vários outros.

Naruto era pra ser um mangá de culinária

naruto

Durante uma entrevista em 2012, Kishimoto revelou que Naruto era para ter sido um mangá de culinária! 

Para quem não sabe, "naruto" é o nome dado para um dos ingredientes típicos do lámen japonês, consistindo numa espécie de massa cozida com peixe, formando uma espiral no centro, quando cortada em fatias.

O palco de toda a trama da série, ainda segundo o seu criador, seria num dos locais favoritos do nosso herói ninja: o restaurante Ichiraku!

Aliás, este restaurante existe na vida real e foi bastante frequentado pelo mangaká enquanto estava na universidade. O Ichiraku é especializado em servir lámen e está localizado na frente da Universidade de Kyushu, região conhecida por seus ótimos estabelecimentos para comer um bom lámen. 

O engraçado de toda a história é que o "naruto" (ingrediente) não é servido nos lámens do Ichiraku real. Seria Naruto uma homenagem ao restaurante favorito de Kishimoto ou uma sútil crítica ao menu: "ei, coloquem naruto nos lámens, por favor!"?

Sábio dos Seis Caminhos e o budismo

sabio seis caminhos

O personagem Hagoromo Ōtsutsuki, conhecido como o Ancião dos Seis Caminhos (Rokudo Sennin), foi criado com inspiração em um ensinamento do budismo: o ensinamento dos seis desejos.

Outro personagem que também foi criado com base neste ensinamento do budismo é Pain, que com a ajuda do seu Rinnegan foi capaz de criar os Seis Caminhos de Pain.

Naruto não seria humano

naruto nao humano

De acordo com o roteiro original da série, que posteriormente foi publicado na revista Akamaru Jump (atualmente, Jump NEXT), Naruto não seria um ser humano. 

A ideia inicial de Masashi Kishimoto era que o ninja fosse uma raposa com a habilidade de se disfarçar de humano, assim como narra a lenda da Kitsune.

 O editor de Kishimoto acabou por convencer o mangaká a mudar de planos, pois os leitores conseguiriam manter uma melhor ligação com o personagem se este fosse um ser humano.

Os sapos são homenagens aos atores japoneses

sapos naruto

Gamabunta, Gamaken e Shima são os três sapos que Naruto invoca para ajudá-lo durante os combates. Tirando o fato de "Gama" ser a palavra japonesa para "sapo", o restante dos nomes são homenagens a famosas personalidades nipônicas.

Shima é Shima Iwashita, conhecida por ter atuado em Gokudou no Onnatachi, Harakiri, entre outros filmes. 

Ken (Gamaken) é Ken Takakura, conhecido por ter feito Operação Yakuza e Chuva Negra (dirigido por Riddley Scott).

Bunta (Gamabunta) é Bunta Sugawara, ator que atuou em Jingi Naki Tatakai (Batalha Sem Honra e Humanidade, 1973), A Viagem de Chihiro, e várias outras produções.

Susanoo é um deus 

susanoo

Um dos jutsus mais poderosos usados pelos usuários do Mangekyou Sharingan é o Susanoo. O nome desta poderosa técnica, assim como várias outras presentes no anime/mangá, é inspirado na mitologia japonesa. 

Susanoo é considerado o deus do mar e das tormentas, de acordo com a religião xintoísta, e o irmão de Amaterasu (a deusa do sol) e Tsukuyomi (o deus da lua). Assim como o Susanoo, todos os outros também são nomes de técnicas poderosas que são usadas por alguns membros do clã Uchiha. 

Primeiro mangá a ganhar o Quill Awards

naruto premio

O sucesso mundial de Naruto foi estrondoso, comparando-se facilmente a outros grandes animes/mangás japoneses, como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo.

E para deixar registrado este feito, Naruto foi o primeiro mangá a conquistar o prêmio de "Melhor Graphic Novel" pela Quill Awards, em 2006. Esta instituição premia as melhores publicações de ficção da literatura mundial, ou seja, não é pouca coisa!