Criado pelo roteirista Mort Weisinger e pelo ilustrador George Papp, o Arqueiro Verde fez a sua estreia nas páginas dos quadrinhos da DC Comics em 1941, especificamente na HQ More Fun Comics #73.

Curiosamente, Weisinger confessou que se inspirou na série de filmes The Green Archer (O Arqueiro Verde, em português) para criar o novo herói da editora norte-americana, contudo esta não foi a sua única inspiração. O roteirista foi buscar algumas referências a outro herói da DC Comics, o Batman.

As semelhanças entre os dois são evidentes, ambos tinham meios de transporte muito parecidos (Arrowmobile e Batmobile), os dois tinham um sinal que era utilizado pela polícia quando ela precisava de auxílio, tanto Oliver como Bruce eram milionários e os dois tinham os seus ajudantes, Roy Harper e Dick Grayson.

Oliver Queen nem sempre foi um cara bacana

arqueiro verde oliver

Basicamente Oliver Queen era um milionário mimado, que tinha herdado uma fortuna quase inesgotável depois dos seus pais falecerem. Oliver sempre foi muito irresponsável, ele fazia tudo o que queria e não estava nem aí para a sociedade, nem para os problemas dos outros.

No entanto, a sua vida iria mudar drasticamente! Durante uma viagem no seu iate particular, um dos seus empregados que estava tentando desviar 14 milhões de dólares de Oliver, o empurrou para fora do barco e o milionário foi dado como morto.

Apesar de todo mundo pensar que o herdeiro dos Queen tinha morrido, ele foi na realidade empurrado pelo mar para uma misteriosa ilha

Lutando pela sobrevivência

arqueiro verde oliver

Habituado ao luxo e a todas as mordomias de uma vida de milionário, Oliver estava agora preso numa ilha aparentemente deserta. Ele encontrou uma pequena aldeia, mas não foi capaz de ver ninguém nesse local. Foi aí que ele se dirigiu para um poço, para conseguir beber um pouco d'água, mas encontrou no fundo os restos mortais dos antigos habitantes da ilha.

Chocado por aquilo que tinha acabado de ver, o jovem sabia que os responsáveis por aquele massacre tinham que ser elevados à justiça.

Oliver era um arqueiro muito talentoso e de forma a conseguir utilizar esse seu talento, ele decidiu criar um arco com algumas peças de um gerador antigo que estava na ilha. Esta arma foi a forma que Oliver encontrou para caçar alguns animais e se manter vivo.

Um novo Oliver estava surgindo

arqueiro verde oliver

Ironicamente, Oliver aprendeu a usar o arco e flecha durante o tempo que passou nos escoteiros, quando ainda era criança. Foi graças a isso que ele foi capaz de sobreviver durante vários meses na ilha.

Depois de muitos meses sozinho, Oliver sentia uma felicidade como nunca havia sentido antes. Ele finalmente tinha preenchido o vazio que tentava esquecer através das festas, do dinheiro, das várias namoradas e da fama.

O seu talento com o arco e com a flecha também sofreu uma enorme evolução. Em determinado momento, um avião cruzou os céus da ilha e Oliver tentou chamar a atenção da tripulação. No entanto quando eles o avistaram começaram a disparar contra ele, Oliver conseguiu se defender abatendo o avião apenas utilizado o seu arco e flecha!

Abandonando a ilha como um herói

arqueiro verde oliver

Oliver conseguiu escapar da ilha depois de conseguir entrar num navio que tinha sido desviado por traficantes de droga. Foi aqui que o vimos se comportando como um vigilante pela primeira vez, Oliver usou toda a sua perícia conseguindo derrotar todos os traficantes de droga que tinham sequestrado o navio, libertando assim a tripulação.

Mais tarde ele descobriu que os traficantes que ele tinha capturado eram os responsáveis pela morte dos antigos habitantes da ilha.

Foi desta forma que Oliver Queen voltou à civilização, para além de uma história de superação as pessoas olhavam agora para ele como um herói.

O nascimento do Arqueiro Verde

arqueiro verde oliver

Assim que regressou a Star City, Oliver Queen utilizou todos os recursos que tinha à sua disposição para iniciar a sua carreira de vigilante. Foi assim que ele desenvolveu vários tipos de flechas diferentes, o Arrowcarro, o Arrowavião e muitos outros acessórios!

Como dissemos, este personagem foi extremamente influenciado pelo Batman, por isso também tinha uma Arrowcaverna e um Arrowsinal que era ligado sempre que a polícia precisava da sua ajuda.

Mais tarde, o agora Arqueiro Verde, recrutou o jovem Roy 'Speedy' Harper para ser seu parceiro na luta contra o crime e os dois formaram um time incrível.

Nos quadrinhos Oliver Queen haveria de perder toda a sua fortuna, se tornando num personagem mais sombrio e mais conectado com a população de Star City. Foi durante este período que ele deixou crescer o icônico cavanhaque.

Todo o herói tem o seu interesse romântico

arqueiro verde oliver

Apesar de ter mudado muito, existiu uma coisa que não sofreu nenhuma alteração, Oliver continuou sendo um sucesso entre as mulheres.

Nos quadrinhos foram vários os interesses amorosos do Arqueiro Verde, como por exemplo: Shado, Bonnie King, Joanna Tanner, Veronica Dale, entre muitas outras.

No entanto, nenhuma teve o mesmo impacto no coração de Oliver que a Canário Negro causou. O herói de Star City e a heroína chegaram mesmo a casar e a ter uma filha, estando ambos os personagens para sempre ligados entre si. Chega a ser impossível falar de Oliver Queen, sem falar da icônica Laurel Lance.

O Arqueiro Verde nunca falha!

arqueiro verde oliver

O Arqueiro Verde é considerado o melhor arqueiro do mundo por todos os membros da Liga da Justiça, ele é tão bom que consegue acertar em alvos mesmo sem olhar.

A Canário Negro afirmou que Oliver é capaz de disparar 39 flechas em apenas um minuto, sendo a sua mira tão boa que ele consegue acertar numa gota de água em movimento.

Ele é o melhor arqueiro de todo o universo DC Comics, e chegaram a existir rumores que ele podia ter habilidades metahumanas, pois seria impossível para um simples humano ter uma mira tão boa. Os rumores foram desmentidos pelos roteiristas que afirmaram que a capacidade de Oliver era apenas fruto de muito treino.