8 Curiosidades Imperdíveis Sobre o Ciclope

Falar do Ciclope é falar de um dos personagens mais importantes do mundo das HQs. Desde o início esse mutante faz parte dos X-Men e é bem conhecido do público, não pelos quadrinhos e jogos mas também pelas aparições no cinema.

Ciclope é daqueles personagens que tem muitos fãs e também muitos haters. Mas ninguém pode negar que tem uma história e tanto. Confira! 

1. Foi o primeiro membro dos X-Men

Ciclope e Professor X

Scott Summers era um adolescente perdido e com medo de seus poderes quando encontrou Jack Winters, um vilão que queria usar as habilidades mutantes de Scott para o crime. O uso de seus poderes chamou a atenção do Professor Xavier que salvou o jovem das garras de Winters e o recrutou como o primeiro membro dos X-Men.

Embora o Professor X já tivesse treinadoJean Greyanteriormente, isso aconteceu antes de criar oficialmente este grupo que usaria seus superpoderes na luta pela igualdade entre humanos e mutantes.

2. É irmão do Destrutor

Destrutor e Ciclope

Tradução:

Ciclope: Nós somos disfuncionais... Mas os X-Men irão sempre se unir quando houver crise. Estou aqui, Alex.

Os irmãos Summers seguiam com seus pais num aeroplano, numa viagem em família, quando o avião entra em chamas. A mãe dos garotos dá a Scott o único paraquedas e diz a ele que se abrace em seu irmão Alex para que os dois se salvem.

Os garotos escapam com vida desse acidente terrível e se recuperam num hospital. Alex melhora rapidamente e é adotado por uma outra família, enquanto Scott permanece no hospital em um coma profundo que durou um ano inteiro. Os dois irmãos não se veriam novamente por muitos anos.

3. Tem superpoderes que são uma maldição

Ciclope usando seu super-poder

Ciclope tem a capacidade mutante de projetar feixes de pura energia através dos seus olhos. As células de Scott estão constantemente absorvendo a luz do sol e ele usa essa energia solar para criar portais de um outro universo. É desse lugar que surgem as impiedosas rajadas energéticas.

Devido ao trauma de infância, Ciclope não consegue escolher quando utiliza seu poder, a não ser que esteja com os olhos fechados. Outra alternativa é utilizar um óculos ou visor com uma barreira de quartzo-rubi para travar sua energia destruidora.

4. É um dos personagens favoritos de Stan Lee

Stan Lee e uma de suas criações favoritas: Ciclope

É verdade, Stan Lee adora Ciclope e o considera uma das suas melhores criações.

Quando perguntaram o porquê da sua escolha, a resposta do ícone dos quadrinhos foi: “Eu adoro heróis atormentados – e Ciclope é atormentado porque não consegue controlar seus poderes.”

5. Normalmente se apaixona por mulheres telepáticas

Jean Grey e Ciclope

É o que mostra o seu histórico de romances. Não adianta negar, Sr. Scott Summers!
Vejamos: o grande amor de sua vida é Jean Grey, a mais famosa mutante telepática. Ciclope casou com Madelyne Pryor que mais tarde se revelou um clone de Jean e capaz dos mesmos poderes mentais que a original.

Recentemente, sua relação mais duradoura foi com Emma Frost, outra mutante conhecida por sua telepatia. E é curioso que até Psylocke tentou seduzir Scott.

6. É pai do Cable

Cable apresentando seu pai, Ciclope

Tradução:

Cable: Hope, ah... Hope esse é Scott Summers. Eles o chamam de Ciclope e ele... ele é meu pai.

Segura que a gente vai fazer uma viagem no tempo!

Você já sabe que Ciclope foi casado com Madelyne Pyor. Então, juntos eles tiveram um filho que chamaram de Nathan Christopher. Pouco depois do nascimento, o bebê foi infetado com um vírus tecno-ôrganico pelo vilão Apocalipse. Para salvar a vida do filho, Ciclope entrega Nathan a um membro do Clã Askani para que o transporte para o futuro, dois milênios para frente. A profecia diria que esse bebê salvaria o mundo do domínio do Apocalipse.

Anos mais tarde, Ciclope e a sua nova mulher, Jean Grey, viajam no tempo para cuidar do filho de Scott. Durante 12 anos assumem novos corpos e o educam, voltando mais tarde à sua linha temporal original. Quem volta também a essa linha, muitos anos depois, é o próprio Nathan Christopher, agora com o nome Cable, e se torna um mutante superpoderoso.

Em função das viagens no tempo, Cable é mais velho que seu pai.

7. Wolverine é seu eterno rival

Ciclope e Wolverine se enfrentando por causa de Jean Grey

Tradução:

Ciclope: Ela nunca amou você, sabe. Você sempre a assustou.

Wolverine: E se ela estivesse aqui agora... De quem é que você acha que ela teria mais medo?

O que acontece quando se coloca uma mulher no meio de dois heróis totalmente opostos?

A rivalidade de Wolverine e Ciclope é bem conhecida, sendo Scott o típico mocinho que só quer fazer a coisa certa e Logan o tradicional anti-herói problemático. Os dois têm estilos de liderança completamente diferentes, e isso reflete nas visões opostas sobre se os jovens mutantes devem ou não lutar nas batalhas.

O amor que ambos nutrem por Jean Grey causa naturalmente um abismo maior entre eles. E a própria Jean parece sentir alguma coisa, não só por seu marido Scott, como também por Logan.

8. Ele é um líder nato

Ciclope como líder dos X-Men

Scott assumiu desde cedo o papel de braço direito do Professor Xavier e a confiança que ele tinha no jovem era inquestionável. Ao longo das décadas, Ciclope se ergueu como líder dentro dos X-Men, se tornando famoso pelas habilidades táticas e espírito estratégico em combate.