O que você precisa saber sobre a temível Mary Tyfoid da Marvel

Mary Tyfoid (conhecida originalmente como Typhoid Mary) é uma vilã icônica do Demolidor, e sua história está profundamente relacionada com o herói. Mas há muito a conhecer sobre esta mutante cuja mente está dividida em várias personalidades.

Ela é um verdadeiro perigo para todos os homens que maltratam as mulheres. Tem coragem de conhecê-la?

Nascida e criada na violência

Mary Tyfoid

Mesmo para os padrões dos quadrinhos, Mary sempre teve uma vida muito difícil onde o trauma, o abuso e a violência são uma constante. Em criança ela foi traumatizada pelos seus pais que viviam discutindo, e sofreu abuso do seu próprio pai – o que levou ao despertar dos seus poderes mutantes e dos seus problemas mentais.

Mary foi enviada para uma instituição onde foi treinada em telepatia mas também foi vítima de experimentos científicos para testar suas capacidades sobre-humanas. O abuso começado em casa continuou na instituição.

Foi o Demolidor quem causou a transformação de Mary em criminosa

Demolidor empurrando Mary

Um dia, Mary escapou da instituição, embora sem saber como conseguiu isso e o que tinha acontecido. Ela acordou em um quarto de hotel na sua primeira manhã de liberdade, com os lábios feridos e marcas de corda no corpo.

Largando o seu passado, Mary se tornou atriz mas o sucesso desapareceu rapidamente. Em pouco tempo, a jovem viria a cair novamente em problemas quando entrou na prostituição. Foi em um bordel que Matt Murdock viria a transformar acidentalmente Mary em uma inimiga do seu futuro.

O Demolidor procurava um dos capangas do gangster Roscoe Sweeney no prostíbulo onde Mary trabalhava (e onde ela era conhecida por Lyla). O herói ataca o cafetão e as mulheres atacam Matt por temerem a chegada da polícia e não serem pagas pelos seus serviços.

Tentando se libertar dessa confusão, o Demolidor avança na direção de uma janela e acaba empurrando com demasiada força uma das prostitutas. É Mary quem cai da janela e durante anos, Matt acredita que matou acidentalmente uma mulher inocente.

Anos depois é revelado que Mary recuperou da queda com um alto custo para sua sanidade mental. No momento da queda, foi Tyfoide quem surgiu, uma segunda identidade que viria a tomar controle do corpo e mente de Mary. Com esse novo trauma, Tyfoide jurou que nenhum homem voltaria a machucá-la novamente e sua vida como vilã começou.

As suas três principais personalidades

Mary Tyfoid

Mary sofre de transtorno dissociativo de personalidade, uma condição mental em que o paciente demonstra possuir duas ou mais identidades diferentes entre si. No caso dessa personagem, não só sua personalidade é alterada como características fisiológicas sofrem mudanças, incluindo o batimento cardíaco, voz, padrão respiratório, o seu próprio odor, etc. É devido a estas alterações que Mary consegue enganar o Demolidor, mas também pessoas sem problemas de visão.

Ao longo da sua história, Mary apresentou três personalidades dominantes, que lutam para estabelecer o seu domínio e serem consideradas a identidade principal. São essas as identidades:

Mary Walker

A personalidade mais gentil, Mary Walker é vista como a inocente por nunca se lembrar de nada que as outras identidades fazem. É muito raro ver Mary manifestar as suas habilidades mutantes mas ela consegue pedir (inconscientemente) a manifestação das outras personalidades quando precisa de ajuda. Mary Walker é frágil, estando frequentemente doente.

Tyfoide

A pureza de Mary é jogada fora quando Tyfoide assume o comando. Essa personalidade é conhecida pelo seu poder de sedução e por encarnar o lado louco e incontrolável da personagem. Quando Tyfoide é a personalidade dominante, a vilã fica com uma febre muito alta mas que em nada afeta seu corpo – ela até ganha com isso porque Tyfoide é muito mais atlética que Mary.

Bloody Mary

Sádica como nenhuma outra, Bloody Mary é a mais assustadora das identidades. A sua força, poder e instabilidade não têm rival, sendo um pesadelo para todos os homens culpados de fazer mal contra as mulheres. Bloody Mary não tem nenhuma da sedução de Tyfoide, e deseja usar os seus poderes para ajudar as mulheres indefesas. Os homens abusivos estão na sua mira e nada detém Bloody Mary quando ela decide persegui-los.

Foi usada pelo Rei do Crime para seduzir e enlouquecer Matt Murdock

Demolidor e Mary Tyfoid

A primeira vez que Wilson Fisk, o Rei do Crime, ouve falar de Mary Tyfoide é quando várias das suas operações criminosas e gangues são destruídos pela mutante. Até a imprensa e a polícia aprova o que ela faz!

Fisk descobre quem ela é e fica admirado com a fama de sedução de Mary. Ele oferece então a Mary um milhão de dólares para enlouquecer Matthew Murdock. O plano era simples: ela devia seduzir o herói com a personalidade de Mary Walker e persegui-lo e combatê-lo como Tyfoide.

Mary entrou na vida de Matthew quando fingiu ajudar um garoto cego, e um relacionamento amoroso nasceu pouco depois. Enquanto Mary Walker namorava com Matt, Tyfoide era uma presença demoníaca constante na vida dele como vigilante. Este duelo de identidades chegou ao ponto de explosão quando os sentimentos de Mary por Matt se tornaram muito fortes, levando a um conflito da sua psique.

Entretanto o Rei do Crime ficou decepcionado por Tyfoide não dominar Mary, chegando a bater violentamente nela. Quando Tyfoide se liberta da censura de Mary e recupera o controle, ela ordena a morte do Demolidor a três criminosos. Murdock é brutalmente ferido pelos mercenários e a vilã aparece para jogar seu corpo ao rio, sem verificar se ele realmente tinha morrido.

Mais tarde, Mary recupera o controle e descobre Matt gravemente ferido. Ela leva o herói para o hospital e acaba por confessar sua identidade como Tyfoide. A vilã abandona Matthew e informa o Rei do Crime que ele ainda está vivo, sem revelar quem o salvou.

Luke Cage e Jessica Jones capturaram Mary

Luke Cage e Mary Tyfoid

Mary esteve desaparecida do mundo crime durante muito tempo, levando uma vida normal como atriz de novela. Mas, mais uma vez, essa estabilidade não seria duradoura. Quando Wilson Fisk acordou do coma e começou a recuperar o seu império criminal que tinha perdido, ele decidiu visitar Mary no seu local de trabalho.

Fisk dá um brutal tapa na cara de Mary, trazendo de volta toda a instabilidade com a libertação das suas outras identidades. O Rei do Crime contrata Tyfoide para assassinar o Demolidor e ela causa queimaduras severas nele com o seu poder de pirocinese. Felizmente, Jessica Jones e Luke Cage salvam o herói e lutam contra Mary, conseguindo imobilizá-la. Ela é enviada para a Balsa, uma prisão de máxima segurança especificamente criada para conter criminosos com superpoderes.

As duas personalidades menos conhecidas

Mary Tyfoid

A condição mental de Mary sofreu vários altos e baixos ao longo dos anos, e levou ao surgimento de uma nova personalidade chamada Walker. Essa identidade é racional, calma e estável, compartilhando com Mary o fato de não se lembrar do que Tyfoide ou Bloody Mary fazem. Walker também não consegue usar os seus poderes mutantes.

Além de Walker, uma nova identidade surgiu com o nome de Mutante Zero. Depois de escapar da Balsa, Mary é recrutada por Henry Gyrich para um grupo de operações militares secretas. Em troca de um registro criminal limpo e ajuda com a reabilitação mental, ela entra no grupo e assume o nome de Mutante Zero.

Com essa identidade ela tem acesso a todos os seus poderes, mas necessita de meditação frequente para manter Tyfoide e Bloody Mary distantes. Como Mutante Zero, Mary tem ainda um uniforme poderoso que aumenta sua força e um arsenal com várias armas e espadas.

Os poderes mutantes de Mary

Mary Tyfoid

Pirocinese

Mary consegue gerar e manipular fogo, sendo capaz de causar incêndios em uma área próximas.

Telecinese

Tem a capacidade de levitar pequenos objetos até distâncias curtas.

Hipnose e controle mental

Mary é capaz de implantar sugestões e ideias na mente de outros, assim como induzir sono em pessoas com mentes pouco resistentes e na maioria dos animais. A sua manipulação mental é frequentemente usada para distrair as vítimas e prever os seus próximos movimentos. Com a personalidade Tyfoide, ela consegue seduzir os homens muito mais facilmente com seus poderes mutantes.

Mary Tyfoid é uma excelente atleta, com reflexos e agilidade no nível máximo para um ser humano, e uma habilidade especial para armas e artes marciais.