Tudo o que você precisa saber sobre a Poderosa Thor, Jane Foster!

A personagem Jane Foster foi criada pela dupla de visionários mais icônica da Marvel - o ilustrador Jack Kirby e o roteirista e criativo Stan Lee - em meados de 1962. Inicialmente, Foster servia apenas de interesse romântico para o personagem Thor, mas isso foi algo que mudou anos mais tarde.

Foi em 2014, na HQ Thor: O Poderoso Deus do Trovão nº25, que Jane Foster apareceu pela primeira num pequeno cameo como a Poderosa Thor. No mesmo ano, na HQ Thor Volume 4, ela teve direito a todo o protagonismo que merecia enquanto essa nova personagem.

Neste artigo, vamos falar um pouco da origem da Poderosa Thor e o que fez com que Jane Foster acabasse por adquirir este papel no Universo Marvel!

No início dos tempos

thor

Quando Jane Foster foi criada por Jack Kirby e Stan Lee, nos anos 1960, a personagem tinha uma dimensão bem menor, não sendo tão dinâmica e interessante.

Basicamente, ela era o interesse romântico de Thor, que na altura utilizava o nome de Donald Blake como sua identidade secreta entre os humanos.

Thor eventualmente revelou a Jane Foster que ele e Donald Blake eram o mesmo homem. Contudo, as coisas não correram da melhor forma para o casal. Odin, o pai de Thor, proibiu o Deus do Trovão de casar com Jane, pois não queria que um ser divino contraísse matrimônio com uma simples mortal.

Um período difícil

thor

A personagem Jane Foster passou por muitas mudanças ao longo dos anos e, em 2014, veio aquela que foi provavelmente a maior mudança de todas.

Foi nessa altura que Jane Foster foi diagnosticada com câncer e começou a batalha contra a doença. Thor cumpriu um papel essencial, apoiando Jane ao longo dos tratamentos, nunca a abandonando por um minuto.

Também durante essa época, Thor deixou de ser digno de empunhar o Mjolnir, depois de tudo o que aconteceu durante o arco do Pecado Original. Foi depois de Jane Foster se encontrar com os Deuses Asgardianos que ela descobriu o paradeiro do Mjölnir, e foi capaz de empunhá-lo.

O nascimento da Poderosa Thor!

thor

Depois de conseguir levantar o Mjölnir, Jane Foster se tornou instantaneamente a Poderosa Thor, mas decidiu esconder os seus novos poderes de todo mundo.

O percurso dela enquanto a Poderosa Thor não foi fácil, o período de adaptação aos superpoderes foi difícil e exigiu muito treino. Contudo, o único aspecto realmente negativo em se transformar na Poderosa Thor foi que, sempre que ela assumia essa forma, todos os químicos da quimioterapia eram expulsos do seu corpo, fazendo com que Jane ficasse cada vez mais doente.

Enquanto Poderosa Thor, o seu corpo não acusava nenhum sinal da doença, contudo sempre que ela voltava ao seu estado normal a sua saúde se deteriorava cada vez mais.

Ela é mesmo poderosa

thor

Como todos aqueles que já utilizaram o Mjölnir, Jane Foster também fica com uma grande diversidade de poderes. Contudo, os poderes que ela tem que não estão exclusivamente ligados ao lendário martelo ficaram ainda desconhecidos!

Quando transformada na Poderosa Thor, Jane Foster é capaz de levantar facilmente objetos com mais de 100 toneladas de peso bruto. Também consegue se mover a velocidades sobrehumanas e tem uma resistência física que acompanha essa mesma velocidade.

Apesar de ter um fator de regeneração bastante evoluído, isso parece não ser capaz de curar o seu câncer. Quando transformada, a doença apenas fica reprimida momentaneamente.

Com o Mjölnir, ela consegue ainda voar, falar qualquer idioma, controlar o clima e se teletransportar para locais extremamente longínquos.

SAIBA MAIS SOBRE O THORVERSO:

Mas afinal, o que a chegada da Poderosa Thor significa para o Thor?

Conheça o Mjolnir, o lendário martelo de Thor no universo Marvel

7 personagens que conseguiram erguer o martelo do Thor

Descubra a história do todo poderoso Odin, o pai de Thor