Quem são os Defensores, a equipe de super-heróis da Marvel?

Com a Netflix dando sequência a sua parceria com a Marvel, mais um seriado de super-heróis chega ao conhecimento do público. Desta vez veremos uma equipe composta pelos protagonistas das outras séries, é a vez dos Defensores. Nunca antes esse grupo foi tão famoso. Contudo, sua contraparte nos quadrinhos é bastante diferente. Confira!

Formação original

Formação da equipe

Como quase sempre acontece nas histórias em quadrinhos, é preciso uma grande ameaça para que diferentes super-heróis juntem suas forças. Não poderia ser diferente com os Defensores.

Visando impedir que entidades demoníacas extra-dimensionais chamadas "Os Imortais" invadissem a Terra, Doutor Estranho manipula Namor, o príncipe submarino, para que o ajudasse e se alia ao gigante esmeralda, Hulk. Juntos eles impedem os demônios e também o cientista alienígena Yandroth, que estava ameaçando o planeta com o dispositivo Omegatron.

Após essas batalhas, Namor e Hulk se desentenderam e juraram nunca mais trabalharem juntos. Contudo, Doutor Estranho conseguiu mantê-los juntos por mais um tempo. Dessa forma nasceu o grupo chamado Defensores. Mais tarde ainda contaria com a participação de Surfista Prateado como o quarto membro principal dessa equipe.

Membros

Membros

Os Defensores, ao contrário da famosa equipe de super-heróis, os Vingadores, jamais possuiu membros fixos. É uma equipe informal de heróis, sem ligação alguma ao Governo, nem mesmo possuem uma sede fixa. Por seu caráter não oficial, qualquer herói que ajudasse a equipe poderia ser considerado um Defensor, tendo uma alta rotatividade de integrantes

Contudo, a equipe também possui a fama de que seus membros não possuem muita afeição entre si, o que explica a rotatividade. Os membros mais constantes da equipe são Doutor Estranho, Hulk, Namor e Surfista Prateado. Contudo, ao longo dos anos vários outros heróis já estiveram relacionados com esse grupo. Alguns deles são:

Clea, a aprendiz de Doutor Estranho;

Valquíria, a guerreira asgardiana;

Gavião Arqueiro, também membro dos Vingadores;

Nighthawk, um ex-vilão;

Daimon Hellstrom, também conhecido como "Filho de Satã";

Luke Cage, o super-herói de aluguel que logo se sentiu deslocado e abandonou o grupo;

Jaqueta Amarela, uma das várias identidades heroicas do Dr. Hank Pym;

Felina, uma antiga modelo que se transformou em super-heroína;

Gárgula, um idoso preso no corpo de um demônio.

Ofensores

Ofensores

Uma das maiores ameaças já enfrentadas pelos Defensores foi uma outra equipe especialmente montada para para combater a forção original do grupo de heróis. Essa equipe se chamava de Ofensores, uma espécie de versão negativa dos próprios Defensores. Seus integrantes eram: Thaddeus Ross, o Hulk VermelhoBarão Mordo, o mago das trevas; Tubarão-tigre, inimigo de Namor; e Terrax, arauto de Galactus. 

Formação Netflix

Formação Netflix

Netflix é a responsável pela mais recente revitalizada nesse grupo de heróis. Os heróis que integrarão a equipe no seriado serão Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro. A versão do seriado transforma os Defensores em uma equipe de heróis que enfrentam ameaças mais ao nível das ruas. Nada de ameaças interdimensionais e alienígenas como nos quadrinhos.

Talvez possamos esperar participações de outros personagens na composição da equipe, como a amiga de Jessica, Patsy Walker. Nos quadrinhos, Patsy é a identidade secreta da Felina, uma participante da equipe original. Outras personagens que podem se juntar aos Defensores são as Filhas do Dragão, dupla formada por Colleen Wing e Misty Knight. Ambas foram apresentadas nas séries do Punho de Ferro e Luke Cage, respectivamente.

Dentre os personagens da série, apenas Jessica Jones nunca havia se aliado aos Defensores nos quadrinhos. Os outros três participaram em momentos distintos da equipe, jamais interagindo juntos no grupo. Contudo, em agosto de 2017, em paralelo à estreia da série, um novo quadrinho dos defensores será lançado e a equipe também terá a mesma formação que os Defensores da Netflix. 

A série dos Defensores ainda nem começou e já são evidentes as diferenças em comparação aos quadrinhos. Só nos resta assistir aos episódios e torcer para que a história seja boa (além de um easter egg de Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho—seria pedir demais?). Quais são suas expectativas?