Tudo sobre os membros do BTS, história e curiosidades

Fenômeno da música por todo o mundo, a Banda BTS figura hoje como as celebridades mais poderosas e influentes da Coreia do Sul. O grupo está no 1º lugar do gráfico social de 50 da Billboard desde 2016, coleciona diferentes importantes prêmios da indústria musical e segue batendo recordes de engajamento e influência nas redes sociais. Influência esta que os integrantes usam também para impulsionar suas ações de filantropia pelo mundo, sempre contando com o incondicional apoio de sua gigantesca base de fãs. Mas quem são esses jovens que estão levando o K-Pop para o mundo e abrindo espaço para tantas outras bandas?

RM (알엠)

BTS membros

Nome verdadeiro: Kim Nam-joon (김남준)
Cidade natal: Ilsan, Goyang, Coreia do Sul
Data de nascimento: 12 de setembro de 1994
No BTS: líder, rapper, produtor e compositor

RM deu início a sua carreira musical em 2007, quando ainda estava na escola. Na época, o jovem se lançou numa trajetória independente como rapper, usando o nome Runch Randa. Neste período, integrou a banda de hip hop Daenamhyup. Já em 2010, ele passou a trabalhar com a Big Hit Entertainment, então Big Hit Music, sendo o primeiro integrante do futuro BTS a entrar para a companhia.

Foram os talentos de RM, inclusive, que motivaram o CEO da Big Hit, Bang Si-hyuk a dar início à formação do BTS. Impressionado com o rap do músico, o CEO começou a recrutar os integrantes da banda, inicialmente de rap, mas que mudaria de estilo depois. Entre 2010 e 2013, ano em que o BTS foi oficialmente lançado, RM foi trainee ao lado de SUGA e j-hope.

Assim como os demais integrantes do BTS, RM é ativamente envolvido com iniciativas filantrópicas. Em 2019, mas celebrar seu aniversário de 25 anos, o artista fez uma doação de 100 milhões de won para a Escola para Surdos de Seul Samsung, que promove a educação musical de jovens com deficiência auditiva. Já no seu 26º aniversário, ele ganhou o título de Patrocinador de Arte do Prêmio do ano de 2020 como reconhecimento pela doação que fez para a fundação do Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Gwacheon.

Curiosidades

  • RM tem dois irmãos mais velhos e uma irmã mais nova
  • Quando adolescente, ele escrevia poesia, pelas quais já ganhou prêmios
  • RM aprendeu inglês sozinho, apenas assistindo à série estadunidense Friends
  • RM faz parte dos 1,3% dos sul-coreanos que obtiveram as melhores notas no vestibular do país. Ele tem um QI de 148
  • Seu primeiro nome artístico foi "Rap Monster" (Monstro do Rap). Eventualmente, ele não se identificou mais com o nome e passou a usar apenas "RM". Segundo ele, a sigla pode significar várias coisas, tanto seu nome antigo, quanto "Real Me" (Eu real)
  • Em 2009, RM foi desclassificado na segunda etapa de uma audição para a Big Deal Records após esquecer as letras de suas músicas. No ano seguinte, ele foi contratado pela Big Hit Entertainment
  • RM foi um dos 42 artistas coreanos cuja história e carreira foram contadas nos 2 livros HipHophada, publicados em 2016

Jin (진)

BTS membros

Nome verdadeiro: Kim Seok-jin (김석진)
Cidade natal: Gwacheon, Coreia do Sul
Data de nascimento: 4 de dezembro de 1992
No BTS: vocalista, produtor e compositor

As oportunidades de estrelato praticamente buscaram Jin. Enquanto ainda estava na escola secundária, ele foi abordado na rua pela agência SM Entertainment, mas recusou a oferta na época. Alguns anos depois, novamente na rua, foi a Big Hit Entertainment que abordou o jovem, que dessa vez aceitou o convite para uma audição como modelo. Sua trajetória na agência, contudo, o levaria a se tornar um dos integrantes do BTS.

Quando o assunto é filantropia, Jin é tão ativo quanto seus colegas de banda. Em 2018, o artista fez uma grande doação de recursos para a Associação Coreana de Bem-Estar Animal, e doou mais de 300kg de alimentos para os defensores dos direitos dos animais da Coreia (KARA). No mesmo ano, Jin passou a fazer doações mensais para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Coreia, se tornando membro do UNICEF Honors Club em 2019.

Curiosidades

  • Jin não limita suas possibilidades profissionais à música. Em 2017, quatro anos após o início do BTS, ele se formou em arte e atuação pela Universidade de Konkuk. Atualmente, ele está matriculado em um curso de pós-graduação na Hanyang Cyber University
  • Desde 2018, Jin tem um restaurante de gastronomia japonesa junto a seu irmão mais velho
  • Assim como outros integrantes do BTS, Jin possui trabalhos solos, como as músicas auto-produzidas Tonight (2019) e Abyss (2020)
  • Ele fala coreano, japonês, inglês e chinês

Suga (슈가)

BTS membros

Nome verdadeiro: Min Yoon-gi (민윤기)
Cidade natal: Buk-gu, Daegu, Coreia do Sul
Data de nascimento: 9 de março de 1993
No BTS: rapper, compositor e produtor

Aos 13 anos, Suga começou a se interessar por compor e produzir músicas. Mas foi aos 17 que ele começaria de fato sua carreira, ao integrar o grupo de rap underground D-Town. Chegou a passar dificuldades financeiras neste período, mas seguiu persistindo na música. Em 2010, Suga participou das audições Hit It, da Big Hit Entertainment, e foi selecionado para o time da agência em segundo lugar.

A princípio, foi contratado como produtor, mas integrou o treinamento de três anos juntos a J-hope e RM para ser parte do BTS. Na banda, além de atuar como compositor, é o integrante mais ativo na produção das músicas. Fala abertamente e milita nas causas de problemas mentais e na luta da comunidade LGBTQI+.

Entre suas ações filantrópicas, Suga doou comida para 39 orfanatos no nome do fandom ARMY para celebrar seu aniversário de 25 anos. No seu 26º aniversário, ele doou 100 milhões de won para Korea Pediatric Cancer Foundation. Doou o mesmo valor, em 2020, ao Hope Bridge National Disaster Relief Association para ajudar sua cidade Daegu, uma das mais afetadas pelo coronavirus.

Curiosidades

  • Suga usa o nome artístico Agust D em seus trabalhos solo. O nome é "DT Suga" ao contrário, com DT significando "Daegu Town"
  • Seu irmão mais velho foi o único membro de sua família a apoiar sua audição na BigHit. A música Never Mind, escrita por Suga, fala sobre o desprezo de sua família com seus sonhos de trabalhar com música
  • Suga já sofreu com depressão, fobia social e transtorno obsessivo compulsivo, algo sobre o qual falou em suas músicas solo
  • Suga tem mais de 100 músicas de autoria própria registradas na Korea Music Copyright Association

J-Hope (제이홉)

BTS membros

Nome verdadeiro: Jung Ho-seok (정호석)
Cidade natal: GwangJu, Coreia do Sul
Data de nascimento: 18 de fevereiro de 1994
No BTS: rapper, dançarino, compositor e produtor

Antes de integrar o BTS, J-Hope já se destacava no cenário da dança, tendo ganho várias competições de dança e alcançado fama no underground de sua cidade natal Gwangju. Ele ainda participou do grupo de dança NEURON. Em 2009, o jovem fez uma audição para a empresa JYP, mas ficou em 200º. Em uma nova tentativa no ano seguinte, J-Hope ficou em 28º e foi um dos quatro ganhadores do prêmio de popularidade. Isso lhe rendeu uma bolsa de estudos na Escola de Belas Artes e Música de Seul.

Por ainda estar no Ensino Médio, J-Hope decidiu não aceitar a bolsa. Alguns meses depois, contudo, a BigHit (na época, bem menor que a outra gravadora) lhe ofereceu uma oportunidade de contrato como trainee e ele aceitou. Foi contratado pela Big Hit em 2010, sem experiência de canto ou rap, mas seus três anos como trainee lhe renderam grande aprendizado e descobertas nessas áreas.

Curiosidades

  • Em 2018, J-Hope lançou sua primeira mixtape solo Hope World
  • Desde 2018, J-Hope é membro do Green Noble Club, que reconhece grandes doadores do Child Fund Korea
  • Já fez diversas e significativas doações para a organização que auxilia jovens de sua cidade natal
  • Em 2020, doou 100 milhões de won para o apoio a crianças em dificuldades econômicas durante a pandemia
  • Em 2021, doou 150 milhões de won para apoiar crianças com deficiências visuais e auditivas, e mais 100 milhões de para ajudar crianças afetadas pela violência na Tanzânia
  • É conhecido como o "sunshine" (brilho do sol) do grupo, por sua personalidade sempre feliz e animada

Jimin (지민)

BTS membros

Nome verdadeiro: Park Ji-min (박지민)
Cidade natal: Busan, Coreia do Sul
Data de nascimento: 13 de outubro de 1995
No BTS: vocalista, produtor, dançarino, compositor

Jimin começou sua trajetória na dança quando ainda na adolescência, quando começou a dançar o estilo popping. A partir daí, ele integrou diferentes grupos de dança de rua e chegou a vencer competições de dança e canto. Estudou dança moderna no período em que frequentou a Busan Arts High School, mas se transferiu para a Korea Arts High School após ser selecionado para integrar o time da Big Hit.

É considerado um extraordinário dançarino não apenas entre os integrantes do BTS, mas em todo o cenário de K-Pop. Seu trabalho já lhe garantiu outras conquistas. Em uma lista publicada pelo The Guardian com os melhores membros de boybands da história, Jimin conquistou o 7º lugar. Em 2019, a Sociedade de Conservação Cultural da Coreia do Sul deu uma placa de agradecimento a Jimin, por divulgar a tradicional dança buchaechum pelo mundo.

Curiosidades

  • Jimin conquistou o prêmio Peeper x Billboard de "Top K-Pop Artist - Individual", um reconhecimento mensal apurado a partir de votos dos fãs. O artista ganhou o prêmio de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Ele doou o prêmio para a UNICEF
  • Jimin quebrou o recorde como o primeiro ato coreano da história a ter três músicas solo com mais de 50 milhões de streams cada no Spotify
  • Em 2018, Jimin se tornou a 9º celebridade cujo nome foi mais twittado no mundo

V (뷔)

BTS membros

Nome verdadeiro: Kim Tae-hyung (김태형)
Cidade natal: Daegu, Coreia do Sul
Data de nascimento: 30 de dezembro de 1995
No BTS: vocalista, compositor, produtor e dançarino

Quando a Big Hit Entertainment abriu audições na cidade natal de V, o jovem não quis perder a oportunidade de tentar, mas seus pais eram contra. Mas parece que o estrelato estava no destino do jovem, que acabou sendo descoberto por olheiros da empresa enquanto andava na rua. os olheiros conversaram com os pais de V, que permitiram então que o menino fizesse a audição.

No BTS, chegou a compor e interpretar músicas solo, como a Singularity. A faixa fez parte do terceiro álbum do grupo e foi muito elogiada pelos críticos e pelos fãs. Além disso, em parceria com o colega de banda J-Hope, ele cobalorou com a cantora sueca Zara Larsson na canção A Brand New Day. A música fez parte da trilha do game para celular BTS World.

Curiosidades

  • Por ter vivido até seus 11 anos na fazenda da família com seus avós, V chegou a pensar em se tornar fazendeiro
  • V lançou sua primeira música solo independente do BTS no SoundCloud, em 2019. A canção Scenery requebrou os recordes da plataforma ao atingir 100 milhões de visualizações. Nas duas semanas que se seguiram, a música quebrou o recorde diário do SoundCloud nove vezes
  • Em 2016, o astro fez sua estreia como ator, usando seu nome original, no drama Hwarang: The Poet Warrior Youth
  • Em 2020, ele se graduou em Broadcasting and Entertainment (Transmissão e entretenimento) na Global Cyber University. Em 2021, começou um mestrado em Administração de Empresas em Publicidade e Mídia na Hanyang Cyber University

Jungkook (정국)

BTS membros

Nome verdadeiro: Jeon Jung-kook (전정국)
Cidade natal: Busan, Coreia do Sul
Data de nascimento: 1 de setembro de 1997
No BTS: vocalista, compositor, produtor e dançarino

Em 2011, Jungkook participou das audições do show de talentos Superstar K, e acabou não passando na primeira rodada de testes. Para sua surpresa, contudo, várias outras empresas tiveram acesso aos vídeos das audições, e ele acabou sendo um dos trainees mais visados. Na época, o jovem recebeu propostas de companhias como Cube Entertainment, JYP Entertainment, FNC Entertainment e Big Hit Entertainment, aceitando o contrato com a última.

No decorrer de sua trajetória no BTS, Jungkook se tornou uma das celebridades mais amadas da Coreia do Sul, e ganhou o inusitado apelido de "Rei do Esgotado". Isso porque qualquer item que ele usasse ou marca que elogiasse (ainda que sem a intenção de fazer publicidade) esgotavam rapidamente.

Curiosidades

  • Após receber propostas de contratos de diversas empresas, Jungkook decidiu assinar com a BigHit após ouvir RM cantando e saber que ele seria seu colega de trabalho
  • Participou do programa King of Mask Singer, no qual foi extremamente elogiado por quebrar os estereótipos que existiam em relação ao BTS, ao mostrar emocionantes vocais
  • Em 2018, a revista Hi China teve Jungkook em primeiro lugar na lista de celebridades mais amadas do país durante dez semanas seguidas

SAIBA MAIS SOBRE O UNIVERSO DE ENTRETENIMENTO DA COREIA DO SUL

Os grupos de Kpop mais populares e o que você tem que saber sobre eles

Os melhores doramas românticos para se apaixonar!

Guia definitivo dos melhores DORAMAS COREANOS na Netflix

Os melhores doramas escolares para conferir agora

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.