BTS: Confira a ligação entre Demian, a era Wings e o Universo Bangtan

Todas as eras dos BTS trazem novos conceitos, seguindo o rumo de uma história fictícia que acaba espelhando as nossas realidades do que é viver e crescer no mundo. Para ilustrar o fim da inocência da era HYYH, o álbum WINGS e toda sua simbologia foi baseada no livro Demian, de Herman Hesse.

Saiba mais sobre a ligação entre a trama do livro de 1919, a era WINGS e o Universo Bangtan!

A era WINGS

seokjin
O destapar dos olhos é recorrente no MV Blood Sweat & Tears

Na era HYYH, Seokjin vê os seus amigos caírem na tragédia, dando assim início à trama do Universo Bangtan. E enquanto ele está no centro de toda a história como o principal observador, os outros personagens têm suas histórias interligadas em pares:

  • Namjoon com Taehyung
  • Yoongi com Jungkook
  • Hoseok com Jimin

Já na era WINGS, vemos a continuação dessas ligações mas também pares novos:

  • Namjoon com Jungkook
  • Yoongi com Jimin
  • Hoseok com Taehyung

Isso vai ser importante para entender a simbologia que vai aparecer nas curtas de cada personagem.

As sete curtas são sequências de sonhos abstratos baseados na história de cada personagem no Universo Bangtan e com o titulo correspondente à música a solo de cada membro no álbum WINGS. São também usadas imagética e citações do livro Demian nessa exploração do universo fictício.

Na era WINGS, entramos assim no interior psicológico dos personagens após perderem sua inocência durante os eventos da era anterior. Na verdade, todo o conceito é baseado no livro de 1919 Demian, de Herman Hesse. A história se foca no protagonista, Sinclair, que perde sua inocência à medida que vai se tornando adulto.

A história de Sinclair

jimin
Jimin prova o fruto proibido no MV Blood Sweat & Tears (versão japonesa)

Sinclair começa se apercebendo da existência de dois mundos, um de luz e um de sombra. Ele cresceu protegido em um mundo de luz, sendo filho de pais ricos e religiosos, mas à medida que vai crescendo vai vislumbrando o outro mundo. Esse seu primeiro encontro com o reino sombrio, acontece quando Sinclair mente sobre roubar maçãs.

Demian é um colega de escola de Sinclair com ideias que são vistas como perigosas e blasfemas, com interpretações alternativas e obscuras das histórias da bíblia. Demian acredita também que tanto o mundo da luz como o da sombra são sagrados, porque Deus criou todo o universo e assim todos os seus lados. Sinclair ao início tenta se afastar de Demian, mas ao mesmo tempo se sente atraído e fascinado por suas ideias.

blood sweat and tears
Representação da Última Ceia no MV Blood Sweat & Tears

O fim da infância de Sinclair é marcado por lições aprendidas no dia de seu Crisma sobre a Última Ceia. É nessa altura que o personagem é enviado para um colégio interno e se torna depressivo, começando a beber demasiado.

Para lidar com seus pensamentos e sonhos estranhos, Sinclair começa pintando e uma de suas pinturas acaba se tornando de forma não intencional na face de Demian. Outra pintura se torna na mãe de Demian, Eva, que representa a Mãe Universal. Outra das pinturas mais importantes é o corvo saindo de seu ovo.

Blood Sweat & Tears
O corvo saindo do ovo no MV Blood Sweat & Tears

Sinclair descobre um deus gnóstico que representa a luz e a sombra, Abraxas, através de um organista. No final, ao aceitar seus dois lados opostos, a luz e a sombra, Sinclair se torna em um adulto. Para selar o momento, Demian beija Sinclair e este se vê a si próprio e a Demian como apenas um no espelho.

seokjin
Seokjin beijando o anjo negro no MV Blood Sweat & Tears

Demian é no fundo uma exploração das dificuldades que todos sentimos durante a transição da infância inocente e protegida para a corrupção e maldade que existe nas vidas adultas.

Boy Meets Evil (WINGS Comeback Trailer)

hoseok
Hoseok aceita seu lado negro ganhando as asas do corvo no MV Boy Meets Evil (WINGS CT)

“O meu pecado não foi especificamente isto ou aquilo mas consistiu em ter apertado mãos com o demônio. (...) O demônio me segurou com suas garras, o inimigo estava atrás de mim." Demian

Essa citação se refere a quando Sinclair comete seu primeiro pecado ao mentir pela primeira vez. Aí, ele cai completamente no mundo da sombra.

No vídeo, Hoseok começa ajoelhado na luz e depois entra em um quarto escuro. Quando salta, ele destrói as fundações onde estava.

hoseok
Hoseok no MV Boy Meets Evil (WINGS CT)

O fundo fica então cheio de cores, algo recorrente com o personagem, representando o seu caos interior. Aparecem novamente as asas do corvo, pois Hoseok está agora entregue ao mundo sombrio.

Nos seus sonhos, Sinclair diz que aprendeu a voar e a controlar suas asas. É nesta altura que ele finalmente aceita o lado negro do mundo como parte de si próprio e se torna mestre de si mesmo.

Begin (WINGS Short Film #1)

jungkook
Recriação da cena em que Sinclair pinta Demian no MV Begin (WINGS SF)

“Os reinos do dia e da noite, dois mundos diferentes de polos opostos, se misturavam nesta época." Demian

É aqui que tudo começa, com Sinclair nos informando que acredita na existência de dois mundos, o da luz e o da sombra.

O vídeo começa com Jungkook sonhando com o piano em chamas de Yoongi e o corvo de Demian, tudo envolvido no som do seu acidente de carro.

Jungkook pega em um desenho que parece Yoongi no MV Run e fica em frente a uma pintura. Essa é uma referência direta à cena em que Sinclair pinta seus sonhos enquanto chove.

jungkook
Jungkook no MV Begin (WINGS SF)

Nessa altura, Sinclair se lembra de que incendiou a pintura de um retrato que se parecia com uma mistura entre Demian e Sinclair. Na curta, vemos um retrato também a arder. Aí ele vê o corvo saindo de seu ovo, um desenho que aparece mais tarde com Namjoon, o par de Jungkook na era WINGS.

Lie (WINGS Short Film #2)

jimin
A floresta, a água e a maçã mordida no MV Lie (WINGS SF)

“A casa dos meus pais era um dos reinos (...). Esse reino me era familiar em quase todas as maneiras - mãe e pai, amor e rigidez, comportamento exemplar, e escola." Demian 

A citação lida em Lie (WINGS Short Film #2) descreve o mundo da luz antes do narrador descobrir o mundo da sombra. Os pais de Sinclair viviam em um mundo perfeito enquanto que o filho se começava a aperceber da existência do mundo sombrio.

A curta começa com Jimin sentado sozinho no que parece ser um hospital psiquiátrico. Ele não tem companhia humana e a cama vazia do seu lado enfatiza sua solidão. Ao aparecerem os símbolos de Eva e dos medicamentos, percebemos que essa pertenceria a Hoseok.

Aparece também um sinal com as direções para o Arboreto. Segundo as Notas de HYYH e WINGS, esse foi o local que causou um trauma tão grande em Jimin que mudou para sempre sua vida. Ou seja, foi a partir desse momento que Jimin perdeu sua inocência.

lie
Placa com indicações para a floresta no MV Lie (WINGS SF)

O símbolo de tinta parece lembrar uma maçã mordida, ou seja, o fruto proibido que marca o fim da inocência. Este aparece misturado com o fundo que é uma floresta, simbolizando o arboreto.

A história de Sinclair começa quando ele mente sobre roubar maçãs e acaba ficando em sarilhos por causa dessa história. Mais tarde, ele sente que ninguém o pode salvar de seus pecados e que se encontra perdido em um mundo que consiste em medo.

jimin
Segundo as Notas de WINGS, é aqui que Jimin mente pela primeira vez

Em Lie (WINGS Short Film #2) podemos ver isso representado na letra:

“Apanhado em uma mentira / Reencontrar o eu puro / Não consigo escapar a essa mentira / Devolve meu sorriso / Me salva desse inferno / Não consigo escapar a esse caos / Me salva, a este que está sendo castigado" Jimin

Stigma (WINGS Short Film #3)

taehyung
Taehyung desenhando Abraxas, o deus da luz e da sombra, no MV Stigma (WINGS SF)

“...essa foi a primeira fissura nas colunas que seguravam a minha infância, as quais todos os indivíduos têm de destruir antes de se tornarem em si próprios. (...) Tais fissuras e fendas crescem novamente juntas, se curam e são esquecidas, mas nos recessos mais secretos elas continuam vivendo e sangrando." Demian

Essa citação aparece quando o narrador é castigado por uma pequena coisa enquanto esconde um crime maior. Da mesma forma, enquanto é detido por vandalismo, Taehyung olha a mão que cometeu um crime muito mais sério.

Um tema recorrente em Demian é a marca de Caim. Na história bíblica, este matou seu irmão Abel e, por isso, ficou amaldiçoado, tendo de vaguear a Terra sem um lar e Deus deu uma marca especial para ele. No Universo Bangtan, Taehyung matou seu pai e fugiu de casa. Daí o nome da música Stigma que significa “uma marca de desgraça”.

Em uma cena importante no livro, Demian sugere de forma blasfema que Caim não era malvado, mas sim uma pessoa excecional que fora mal entendida. Da mesma forma, no vídeo vemos memórias do pai de Taehyung bebendo e sendo abusivo para ele e para a irmã, justificando o assassinato.

taehyung
Taehyung prestes a ficar emprisionado no MV Stigma (WINGS SF)

Em outra cena, vemos um cachorro correndo para Taehyung e o confortando. Esse cachorro representa sua Inocência de infância e seus amigos. Taehyung fica preso entre grades e o cachorro o deixa, mostrando sua transição para um mundo de sombra no qual ele se encontra preso.

De todos os solos, a letra de Stigma é a que se interliga mais diretamente com a trama do Universo Bangtan:

"Me Desculpe, me desculpe, me desculpe minha irmã / Mesmo que tente esconder / Ou ocultar, não o posso apagar / Por isso chore / Por favor seque meus olhos / Essa luz, essa luz, por favor ilumine meus pecados / Para onde eu não consiga voltar atrás / O sangue vermelho está correndo / Mais profundo, eu sinto que estou morrendo a cada dia / Por favor me deixe ser castigado / Por favor me perdoe por meus pecados" V

First Love (WINGS Short Film #4)

yoongi
Um dos símbolos de Yoongi, o piano em chamas, no MV First Love (WINGS SF)

“Existem inúmeras formas com que Deus nos deixa sozinhos, e nos guia até nós mesmos. Essa foi a forma com que Ele lidou comigo naquela época." Demian

Essa citação é de uma época no livro em que a vida do narrador era depressiva e em que ele bebia. Nas Notas de WINGS ficamos sabendo que o personagem de Yoongi no Universo Bangtan também se embebedava para lidar com a dor.

No início do vídeo, Yoongi entra na loja de música e começa tocando Begin no piano, mas repentinamente ele ouve o assobio de Jungkook. Yoongi sai então para a estrada, procurando o amigo por todo o lado, até que um carro passa por ele, espelhando o acidente de Jungkook.

yoongi
A cena que simboliza o acidente de Jungkook no MV First Love (WINGS SF)

Yoongi persegue o carro, que acabou por embater na loja de música onde o piano está agora ardendo. A primeira pessoa que o personagem de Yoongi perdeu foi sua mãe, que morreu em um incêndio em sua casa que deixou seu piano em cinzas.

Este episódio é mencionado nas Notas de WINGS:

"Eu reconhecia o som da música que estava tocando. Mas porquê? Eu fechei meus olhos e caminhei sem cuidado. À medida que o calor do fogo crescia, o som do piano, o ar da noite e a minha intoxicação diminuíam. Abri os olhos quando ouvi repentinamente o som de uma buzina de um carro passar demasiado perto de mim. Na confusão dos faróis brilhantes, o vento do carro a passar, e minha própria embriaguez, eu tropecei. No meio do som do fogo, do vento e do silêncio deixado pelo carro, o som do piano tinha desaparecido. (…) De repente, eu estava correndo. Contra a minha vontade, corri em direção à loja de música. Senti que isso era algo que eu tinha repetido vezes sem conta no passado." Yoongi (7 de Abril, Ano 22)

Reflection (WINGS Short Film #5)

Namjoon
Namjoon vê os seus reflexos no MV Reflection (WINGS SF)

“O outro reino, porém, que se sobrepunha a metade de nossa casa, era completamente diferente; (...) uma mistura ruidosa de coisas horrendas, intrigantes, assustadoras, misteriosas, incluindo matadouros e prisões, bêbedos e peixeiras histéricas, vacas parindo, cavalos caindo mortos, contos de roubos, assassinatos, e suicídios." Demian

A citação deste vídeo descreve o momento em que o narrador nota pela primeira vez o mundo sombrio.

Namjoon tatua o desenho do corvo de Jungkook em seu braço e o queima, deitando as cinzas em sua bebida. Tal como no livro, Sinclair também decide enviar o desenho do Corvo a Demian, seu mentor.

Ele fecha os olhos e adormece, enquanto as cores sobem pelo seu braço. Aparecem suas próprias palavras ("temos de sobreviver") escritas no espelho e o vidro de Taehyung se partindo na sua frente. Ele fica então rodeado de espelhos, mas parece ter medo de seu próprio reflexo.

Namjoon
Namjoon com um de seus símbolos, a cabine telefônica, no MV Reflection (WINGS SF)

Após os espelhos se quebrarem, um telefone toca, presumivelmente Taehyung estará ligando da delegacia. Namjoon corre para a cabine telefônica, mas não consegue atender o telefone. No final, a palavra "mentiroso" aparece a vermelho na cabine.

Mama (WINGS Short Film #6)

hoseok
Hoseok no MV Mama (WINGS SF)

“Com uma face semelhante à de seu filho, intemporal, eterna, e cheia de força interior, a mulher bonita sorria com dignidade. Seu olhar era de plenitude, sua saudação de reencontro. Silenciosamente, eu estico as minhas mãos para ela.” Demian

O personagem de Hoseok no Universo Bangtan foi abandonado por sua mãe quando era criança e a citação no início da curta descreve a mãe de Demian. No livro, Eva simboliza a Mãe Universal, com a premissa de que todos necessitam de uma figura maternal protetora.

Tal como Jimin, Hoseok está em um hospital psiquiátrico e o médico o diagnostica com Síndrome de Munchhausen. Essa condição faz com que o paciente provoque ou simule sintomas de doenças em busca dos cuidados e da atenção de outros. Isso é visível em MV's anteriores, em que Hoseok se sobremedicação e desmaia pela rua.

A pintura da floresta que aparece a Hoseok é a sua ligação com Jimin. Essa imagem desaparece e aparece a de Eva, segurando um bebê.

hoseok
Hoseok comendo um chocolate, um de seus símbolos, no MV Mama (WINGS SF)

Hoseok fica olhando a pintura enquanto come um chocolate. Segundo as Notas de WINGS, sua mãe deixou uma barra de chocolate com ele quando o abandonou. No livro, Sinclair adoece pela altura em que começa a perder sua Inocência. Nessa altura, sua mãe oferece também um chocolate para ele.

Awake (WINGS Short Film #7)

seokjin
O símbolo no papel de parede representa Abraxas

“O pássaro luta para sair do ovo. O ovo é o mundo. Quem vai nascer primeiro tem de destruir o mundo. O pássaro voa até Deus. O nome desse Deus é Abraxas." Demian

No início da curta, Seokjin olha hesitante para a maçã, tentando não provar o fruto proibido. Em vez disso, ele tenta fotografar as flores que representam a juventude efémera em HYYH, mas as velas se apagam o forçando a ficar na escuridão. Ele segue então a maçã até ao quarto iluminado que contêm os vários artefatos relacionados com os personagens.

seokjin
Seokjin rompendo o Espaço/Tempo no MV Awake (WINGS SF)

Novamente, Seokjin queima as pétalas da flor, tal como em MV's anteriores, em uma tentativa de desfazer os erros do passado. O quarto fica então distorcido, um pássaro voa e ele abre as cortinas para um novo dia de luz.

Seokjin segue agora pelo corredor, metade iluminado e metade escuro. O papel de parede tem desenhos de Abraxas, o deus da luz e da escuridão, e no fundo está o desenho do corvo.

Novamente, Seokjin retorna à luz e deixa para trás seis fotografias com os símbolos que representam os seus amigos.

Blood Sweat & Tears

seokjin
Seokjin e o Anjo Negro no MV Blood Sweat & Tears

“Ele também era um tentador. Ele também era uma ligação ao segundo. Ao mundo malvado com o qual eu não queria ter mais ligação." Damien

Seguindo a lógica dos novos pares, é visível que existem três tentadores e três tentados. Os primeiros são Yoongi, Namjoon e Hoseok que oferecem o conhecimento do mundo sombrio a Jimin, Jungkook e Taehyung. Mais uma vez, Seokjin se mantem apenas como observador, neste caso espelhando o personagem Sinclair.

O vídeo começa com Seokjin longe dos outros, estudando a pintura A Queda dos Anjos Rebeldes, de Bruegel, que mostra a luta entre o bem e o mal. No pano de fundo está tocando Missa em Si Menor, de Bach.

Esta pintura mais tarde aparecerá a preto e branco sendo estilhaçada tanto na versão coreana do MV como na japonesa.

seokjin
Seokjin olhando A Queda dos Anjos Rebeldes

A visão é um tema recorrente em Blood Sweat & Tears, com os inocentes retirando as vendas que tapam seus olhos para verem o mundo real. Isto é especialmente visível em Jimin, que, além de comer o fruto proibido, escapa à venda de Yoongi.

Namjoon
Namjoon é um dos tentadores no MV Blood Sweat & Tears

No caso de Jungkook, Namjoon dá a bebida verde para ele e muda, assim, sua visão do mundo. O fato da bebida ser verde representa absinto, uma bebida forte que diminui a distância entre o sonho e a realidade.

Quando Jungkook ascende após tomar a bebida, vemos a pintura O Lamento de Ícaro, de Draper, na parede. Esta é também a pintura para a qual Taehyung se joga.

Segundo a mitologia grega, Ícaro voou muito perto do sol, derretendo assim a cera de suas asas. Ao cair, o jovem mergulha no mar e morre, como visto na pintura.

taehyung
Tal como em MV's anteriores, Taehyung se joga na água

Hoseok joga uma seta em Taehyung e entra também na água. Atrás, vemos Pietà, de Miguel Ângelo, representando a Virgem Maria segurando Jesus morto. Esse tema é associado ao personagem de Hoseok, pois sua mãe o abandonou quando criança no Universo Bangtan.

jungkook
A ascensão de Jungkook após aceitar a bebida de Namjoon

Quando Jungkook ascende vemos uma pintura no teto que se encontra a puxar Hoseok e Jimin noutra cena. Pintado por Quaglio, essa obra que se encontra na Catedral de Ljublijana, representa o Paraíso e foi feita para dar a ilusão de olhar o Céu.

yoongi
Yoongi tocando Passacaglia em Dó Menor, tal como Pistorious no livro

Quando Yoongi toca Passacaglia em Dó Menor, de Buxtehude, vemos espelhada a cena de Demian em que o organista Pistorious toca exatamente a mesma composição. Durante este episódio, Sinclair se senta em uma igreja absorto na música que ele sente o estar preparando para ouvir suas vozes interiores. Tal como Yoongi no Universo Bangtan, também Pistorious é obcecado pelo fogo.

No final do livro, Demian beija Sinclair nos lábios, simbolizando a aceitação de si mesmo. Quando Seokjin beija a estátua com as asas negras, Taehyung revela as cicatrizes das suas costas e sorri. Nesse momento, as vendas caem e os mundos de luz são destruídos.

seokjin
Tal como Sinclair, Seokjin olha seu próprio reflexo no final do MV Blood Sweat & Tears

Na cena final com Seokjin, por cima do espelho vemos uma citação alemã de Nietzche:

"É necessário ter caos dentro de você para dar à luz a uma estrela dançante." Nietzche

Seokjin se olha ao espelho e sua perfeição começa a quebrar.