BTS: Confira a importância da flor Smeraldo no Universo Bangtan

Os BTS são uma banda de k-pop conhecida por suas danças eletrificantes, visuais extravagantes e caras bonitas. Porém, por detrás de todo o brilho da cultura dos ídolos sul-coreanos, existe uma história complexa sendo contada através dos seus MV's e curtas. 

Agora com o lançamento recente dos quadrinhos Save Me, a simbologia presente no Universo Bangtan está em delírio e um dos itens mais importantes é, sem dúvida, a flor Smeraldo.

Saiba mais sobre essa flor e a lenda trágica associada e como tudo se traduz no Universo Bangtan!

A lenda da flor Smeraldo

smeraldo
Imagem publicada na página de Instagram da loja Te Stesso

A flor Smeraldo, que significa esmeralda em italiano, é uma planta fictícia parte de uma lenda italiana. A flor passou a ser sinônimo de uma sinceridade que não pode ser mostrada.

De acordo com a lenda, a flor Smeraldo existiu na Cittá Di Smeraldo, localizada no norte da Itália durante os tempos medievais, mas abandonada após a praga da peste negra. Segundo um mapa que rola na internet com ligação à lenda, a localização será onde atualmente fica uma vila rural.

mapa

Uma história de amor trágica

Namjoon highlight reel
BTS - Love Yourself Highlight Reel

A lenda conta uma história de amor passada entre os séculos XV e XVI, precisamente na Cittá di Smeraldo. De acordo com a história, um homem vivia sozinho no castelo perto da cidade medieval. Ele era um filho ilegitimo do Duque de Florença e vivia isolado do mundo devido a seu aspecto grotesco. Por isso, o homem nunca deixava ninguém se aproximar, continuando a viver sua vida em solidão. Existia, no entanto, uma única coisa que o fazia feliz: as flores que cultivava no seu jardim.

Porém, uma noite uma garota com roupa esfarrapada apareceu em seu jardim e roubou algumas flores. O homem ficou furioso, mas a garota continuou visitando o jardim todas as noites e ele começou sentindo curiosidade e afeição por ela. Ele resolveu então a seguir até à vila, disfarçado com sua máscara e uma capa de forma a esconder sua aparência. Aí, ele descobriu que a garota vivia na pobreza e colhia as flores para as vender e assim sobreviver.

O homem resolveu então criar as flores mais bonitas que alguma fez haviam existido para que a garota ganhasse ainda mais dinheiro, mas como continuava sem coragem de se revelar para ela, ele se fechou durante vários dias e várias noites no castelo aperfeiçoando sua nova criação.

Quando finalmente ele encheu seu jardim com a nova planta, a flor Smeraldo, ele ficou esperando a garota voltar. No entanto, ela nunca mais voltou. O homem colocou novamente a máscara e voltou na vila para a procurar, descobrindo assim que ela havia morrido na sua pobreza.

A lenda de La Cittá di Smeraldo na era Love Yourself

A mensagem da história é clara: devemos nos amar a nós próprios de forma a atingir nossos sonhos. Se o homem o fizesse, ele teria coragem de enfrentar a garota antes de ela morrer.

Na série Love Youself, os BTS falam precisamente do percurso que temos de percorrer para retirar a máscara e nos aceitar a nós mesmos.

A loja Te Stesso

seokjin
Seokjin segurando flores Smeraldo

Uma loja chamada Te Stesso, que em italiano significa “se conheça a si mesmo”, começou aparecendo na internet relacionada com os BTS e a flor Smeraldo. Foram criados um blog e uma conta de Instagram com publicações sobre a flor, incluindo uma fotografia de Seokjin segurando um ramo.

Na verdade, essa é a loja mencionada nas Notas, onde Seokjin compra as flores misteriosas para a garota do vídeo Love Yourself Highlight Reel.

Love Yourself Highlight Reel

highlight reel

Durante o vídeo, vemos uma continuação da trama do Universo Bangtan, mas desta vez espelhando a lenda de La Cittá di Smeraldo. 

Tudo indica que nesta altura Seokjin já havia viajado no tempo pelo menos uma vez em uma tentativa de salvar seus amigos. Durante o Love Yourself Highlight Reel, todos eles conhecem uma garota diferente, mas no final, todos deixam seus problemas destruírem suas ligações afetivas.

A lenda da flor Smeraldo é particularmente evidente na história de Namjoon, que se limita a olhar a garota do ônibus sem coragem para a enfrentar. 

Já no caso de Seokjin, o diário que ele pega da garota que conhece menciona as flores misteriosas, mas antes que ele consiga entregar o ramo de flores Smeraldo, ela é atropelada.

A verdade que não pode ser dita

smeraldo singularity
BTS - Singularity (LY:T Comeback Trailer)

A terceira música do álbum dos BTS, Love Yourself: Tear, é uma balada chamada The Truth Untold ou Undelivered Truth cantada apenas pelos vocalistas do grupo e escrita por RM. A letra fala da lenda de La Cittá di Smeraldo, mas do ponto de vista do homem do castelo.

“Cheio de solidão / esse jardim cresceu / cheio de espinhos / eu me prendo nesse castelo de areia” V

Nesse verso vemos a raiva que o homem sente por sua própria aparência, que o força a se fechar do mundo, não se abrindo para ninguém, se refugiando apenas em seu jardim.

“Qual é o seu nome / Você tem um lugar para ir / Oh você poderia me dizer? / Eu vi você se escondendo nesse jardim” Jungkook

O isolamento do homem é quebrado quando a garota começa roubando suas flores. Ao início ele fica furioso, mas depois começa sentindo uma ligação e curiosidade pela garota. Porém, nunca ganha coragem para aparecer devido à insegurança que sente.

“Você sabe que eu não posso / me mostrar para você / me entregar para você / não posso mostrar para você a parte decadente de mim próprio / novamente coloco a máscara e vou procurar você” Jungkook

Devido a suas inseguranças, o homem tem de colocar a máscara e esconder sua aparência grotesca para seguir a garota até à vila. Ele descobre que ela vive na pobreza, mas suas inseguranças não o deixam se revelar.

“Cultivada em um jardim de solidão / uma flor que se parece com você / eu queria dar a você / após tirar essa máscara idiota” Jin

O homem decide inventar uma flor única para a garota conseguir a vender. Ele passa dias a criando e acaba inventando a flor Smeraldo.

“Talvez naquela altura / um pouco / apenas um pouco / se eu tivesse coragem de ficar diante de você / tudo havia sido diferente” Jin

No final, a garota acaba morrendo à fome. O homem se sente culpado por deixar que suas inseguranças o impedissem de a ajudar.

Toda a história se foca na tragédia de deixarmos a percepção que temos de nós próprios nos impedirem de chegar nos nossos sonhos.

As máscaras

singularity
BTS - Singularity (LY:T Comeback Trailer)

A simbologia da máscara é muito importante durante todo a era Love Yourself. Os membros falam de como colocam a máscara para esconder sua verdadeira identidade, mas que isso acaba por os levar a dor e tragédia.

Vemos isso especialmente nos MV's Singularity (Love Yourself: Tear Comeback Trailer) e Fake Love onde não só aparecem as máscaras, mas também a flor Smeraldo. 

fake love
BTS - Fake Love (extended version)

Mas a música onde a problemática da máscara é mais evidente é em Outro: Her, do álbum Love Yourself: Her. Aqui, os membros falam diretamente sobre a persona que assumem para serem amados, enquanto escondem o seu verdadeiro eu por trás da máscara. A música pode ser vista como as atribulações de um romance ou como a vida de um ídolo na indústria k-pop.

"Não posso nunca tirar a máscara / Porque o eu atrás da máscara / Não é quem você conhece / Colocar maquiagem para acordar hoje também / E me vestir para colocar a máscara / De forma a me tornar no eu que você ama" SUGA

Os Livros Smeraldo 

as notas

No início de 2019, uma nova conta no Twitter chamada Smeraldo Books abriu publicando notícias relacionadas com o Universo Bangtan. Vários tweets mostraram cenas dos MV's relacionados com a trama secreta junto de citações das Notas incluídas nos álbuns das eras HYYH (The Most Beautiful Moment in Life), Wings e Love Yourself.

Essas notas servem como um diário pessoal dos vários membros e ajudam a explicar um pouco mais da trama do Universo Bangtan. No dia 21 de Janeiro, foi anunciado que essas notas, incluindo algumas inéditas, serão lançadas em formato livro com versões em coreano, japonês e inglês.