Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Principal antagonista da segunda parte do anime Naruto, a temida organização Akatsuki se caracteriza por personagens icônicos, uma complexa história e reviravoltas que tirou o fôlego de muito fã.

Membros

O que é a Akatsuki

Os membros da 1ª formação

Qual o significado do símbolo da Akatsuki

O que significam os anéis que os membros usam

Nagato/Pain

akatsuki

Nagato foi um dos criadores do grupo Akatsuki, ao lado de Konan e Yahiko. O objetivo inicial do grupo, em sua primeira formação, era combater a tirania e a opressão às quais a aldeia Amegakure estava sendo submetida durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi.

Antes de fundarem a organização, os três eram conhecidos como os Órfãos de Ame, crianças cujos pais morreram na Segunda Guerra Mundial Shenobi. Encontrados por Jiraya, eles receberam cuidados e treino por três anos, e ganharam a reputação de matar qualquer um que se opusessem a eles.

Conforme a Akatsuke foi ganhando força, o líder político de Amegakure, Hanzo, sentiu-se ameaçado e tentou impedi-los. Ele sequestrou Konan e exigiu que Nagato matasse o amigo e então lider da Akatsuki, Yahiko, em troca da liberdade de Konan. Para evitar que Nagato precisasse tomar essa decisão, Yahiko saltou sobre a arma do companheiro, matando-se para salvar Konan.

A transformação de Nagato e os Seis Caminhos de Pain

akatsuki

A batalha que se seguiu e o resgate de Konan custaram a Nagato o movimento de suas pernas, queimadas pelos selos explosivos de Hanzo. Em meio a tudo isso, ele despertou seu Rinnegan e usou a Invocação: Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, técnica por meio da qual matou todos os homens de Hanzo. A técnica, contudo, teve um efeito colateral que empalou Nagato com diversas estacas de chakra.

A partir desse efeito colateral, Nagato desenvolveu a técnica Seis Caminhos de Pain, com a qual usou seu Rinnegan para perfurar cadáveres de seis guerreiros, sendo então capaz de manipulá-los como se fossem seu próprio corpo. Um deles é o corpo de Yahiko, que passou a representar o Caminho de Deva.

Embora possa usar todos os seis corpos ao mesmo tempo, Nagato geralmente assume a identidade física do corpo de Yahiko. Desde então, passou a se identificar como Pain. Quando mais jovem, Nagato era sensível, inseguro, assustado e traumatizado apenas com a ideia de ter que matar outras pessoas. Como Pain, todavia, sua personalidade mudou, e ele se tornou mais calmo, distante e sério.

O novo objetivo da Akatsuki

akatsuki

Após a morte de Yahiko, Nagato assume a liderança da Akatsuki como Pain, mas o objetivo já não era garantir a paz, mas sim alcançar a dominação mundial. Para tanto, eles reuniam os Bijū (Bestas com Caudas), para usar seus poderes para começar guerras. Logo em seguida, eles usavam a nova formação de ninjas mercenários para acabar a guerra, garantindo reputação e pagamento, o que fez com que algumas aldeias entrassem em colapso financeiro.

O lunático plano de Pain era fazer a Akatsuki a única grande força de shinobi existente, capaz de criar um kinjutsu - com o chakra dos Bijū - forte o suficiente para derrotar uma guerra em minutos. Dessa forma, por meio do medo, haveria paz. Sob o comando de Pain, a segunda formação da Akatsuki chegou a selar sete das nove Bijū antes da Quarta Guerra Mundial Shinobi.

Poderes

Por possuir os olhos de Madara Uchiha e os genes de Senju, Nagato foi capaz de usar o lendário Rinnegan, um dōjutsu que Rikudō Sennin, primeiro shinobi do mundo e fundador do ninjutsu, possuía. Isso possibilitou que Nagato aprendesse a dominar todas as cincos transformações da natureza básicas ainda criança, algo sem precedentes.

Foi por meio dele também que Nagato foi capaz de desenvolver a técnica Seis Caminhos de Pain, na qual é capaz de controlar seis corpos diferentes, tendo separado as habilidades entre os cadáveres, com cada um representando um caminho. São eles:

  • Caminho Deva: Manipulação de forças atrativas e repulsivas;
  • Caminho Asura: Criação de membros mecânicos, armas e armaduras;
  • Caminho Humano: Que possui a capacidade de remover almar e ler mentes;
  • Caminho Animal: Capaz de invocar criaturas diversas;
  • Caminho Preta: Com a habilidade de absorver chakra;
  • Caminho Naraka: Consegue invocar e controlar o Rei do Inferno;
  • Caminho Exterior: 7º caminho, é o próprio Nagato, que governa sobre a vida e a morte.

Konan

akatsuki

Terceira integrante do grupo que ficou conhecido como Orfãos de Ame (três crianças cujos pais morreram na Segunda Guerra Mundial Kenochi), Konan treinou com Jiraya, ao lado dos amigos Nagato e Yahiko, e fundou com eles a Akatsuki, integrando a 1ª e a 2ª formações.

Inteligente e estoica, ficou ao lado de Nagato mesmo não concordando com todas as suas ações, embora abraçasse o objetivo final de alcançar a paz. Capaz de ler emoções nele mesmo depois de se tornar Pain, Konan confiava em seu julgamento, e isso se manteve quando...

... ele confiou que Naruto Uzumaki sabia o melhor caminho para alcançar a paz mundial, e se sacrificou para ressuscitar todas as vidas que haviam sido perdidas nas invasões da Akatsuki. Desde então, Konan protege Naruto de forma feroz.

Konan acaba se tornando a líder da aldeia Amegakure.

Poderes

Kunoichi rank S, Konan tem um talento natural para origami, desenvolvendo técnicas diversas para as quais faz uso de papel.

  • Dança do Shikigami: Konan transforma seu corpo e suas roupas em milhares de folhas de papel, controlando-as como quiser, seja as deixando mais leves e aerodinâmicas para percorrer distâncias, seja transformando-as em armas, ou ainda asfixiando inimigos ao cobri-los de papel.
  • Clones de papel: Os clones criados por meio do papel podem lutar em seu lugar.
  • Técnica do Papel da Pessoa de Deus: jutsu mais poderoso de Konan, a técnica reúne 600 bilhões de selos explosivos cuja explosão - que pode durar até dez minutos - é capaz de dividir um lago.

Itachi Uchiha

akatsuki

Prodígio do clã Uchiha, de Konohagakure, Itachi se tornou um criminoso internacionalmente procurado após assassinar todos os membros do seu clã, com exceção de seu irmão mais novo, Sasuke. O jovem se uniu à segunda formação da Akatsuki.

Neste período, o objetivo da organização, agora sob a liderança de Pain, havia sofrido alterações. Embora ainda buscassem a paz mundial, os meios pelos quais tentavam conquistar isso eram no mínimo contraditórios. Com ninjas mercenários como integrantes, a Akatsuki provocava secretamente guerras em diferentes aldeias, apenas para "salvar" as vilas, receber pagamento e ganhar reputação.

A intenção de Pain, contudo, era unir todas as Bestas de Caudas para forma uma força shinobi tão poderosa que inimigos teriam medo de começar guerras, o que poderia levar o país a alcançar a paz. Itachi seguiu ao lado de Pain para a Quarta Guerra Mundial Shinobi.

A revelação de Itachi na Quarta Guerra

akatsuki

Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Itachi se vira contra os planos da Akatsuki e revela que seu objetivo primordial sempre foi proteger Konoha e Sasuke. A decisão de aniquilar o clã Uchiha, inclusive, foi para proteger o país e seu irmão mais novo das possíveis consequências do golpe de estado que sua família queria realizar.

Achando que estaria guiando Sasuke por um caminho melhor como ninja, Itachi cria a sua persona de vilão. Sua entrada na Akatsuki foi inclusive para manter essa imagem, e para manter sua vigilância sobre a organização, afim de proteger Konoha.

Durante a guerra, Itachi deixa Naruto lidar com Pain e vai lutar ao lado de Sasuke para deter Kabuto. Em determinado momento, ele repassa suas memórias a seu irmão para explicar porque fez tudo que fez.

Poderes

Ninja prodígio, Itachi sempre demonstrou grande habilidade em taijutsu. Alguns de seus poderes eram:

  • Ninjutsu: seu ninjutsu lhe permitia invocar corvos, que conseguia usar para combater os oponentes de diferentes formas.
  • Shurikenjutsu: técnica de lançar de surpresa armas como shuriken (às quais Itachi podia adicionar fogo), kunai e senbon.
  • Liberação do Fogo: Itachi dominava a Técnica da Grande Bola de Fogo.
  • Liberação de Água: É capaz de usar a Técnica do Projétil do Dragão de Água.
  • Genjutsu: Itachi pode envolver o adversários em ilusões extremamente realistas. Essas ilusões podem ser usadas ainda para compartilhar informações.
  • Mangekyō Sharingan: Com seu olho esquerdo, Itachi pode usar o Tsukuyomi, um genjutsu capaz de prender a mente do inimigo no mundo de ilusões. Já com o direito, é capaz de usar o Amaterasu, por meio do qual queimava qualquer coisa que olhasse.

Tobi

akatsuki

Um dos membros mais misteriosos da Akatsuki, Tobi era sempre visto com uma máscara laranja com padrões de espiral que cobriam seu rosto por completo. Foi aceito na organização para substituir Sasori e ser o novo parceiro de Deidara.

Acompanhou o grupo até a Quarta Guerra Mundial Shinobi, quando enfim sua identidade foi revelada. Por este motivo, as informações sobre a identidade de Tobi e seus poderes são spoilers, revelados abaixo caso o leitor decida conferir.

Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Tobi enfim revela sua verdadeira identidade, surpreendendo a todos os presentes: ele era Obito Uchiha.

Quando mais novo, Obito era conhecido por sua bondade. Nesta época, seu sonho era salvar o mundo e se tornar Hokage. Embora seus ideais e princípios muitos se assemelhassem aos de Naruto, ele infelizmente acabou tomando um caminho diferente. Motivado pela destruição de seu idealismo após a morte da mulher que amava, ele sucumbiu à Maldição de Ódio que acompanhava o clã Uchiha.

Dado como morto após a Terceira Guerra Mundial Shinobi, ele na verdade foi salvo por Madara Uchiha, que o treinou como um sucessor e lhe passou, inclusive, o Plano Olho da Lua. O plano de dominação mundial pretendia usar os chakras dos Bijū em conjunto com a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, com o objetivo de recriar o Dez-Caudas, a personificação de Kaguya Ōtsutsuki.

Para alcançar isso, Obito/Tobi manipulou os membros da Akatsuki desde o início, o que resultou na Quarta Guerra Mundial Shinobi. Durante a guerra, Obito foi capaz de desenvolver seus próprios Seis Caminhos de Pain, mas usando os falecidos jinchūriki (humanos que tiveram bestas com caudas seladas neles). No final da guerra, porém, Obito percebeu que seguira o caminho errado e se sacrificou para ajudar a salvar o mundo de tudo que causou.

akatsuki

Poderes

Embora em sua infância e juventude, Obito demonstrasse poderes medianos, sob a orientação de Madara ele se tornou um guerreiro extremamente poderoso, capaz de lutar ao mesmo tempo contra Naruto, Killer B, Guy e Kakashi.

Após ficar gravemente ferido durante uma missão em Kusagakure, Obito recebeu os cuidados de Madara, que o revestiu com a mesma substância da qual os Zetsus Brancos são feitos. Com isso, as reservas de chakra de Obito cresceram, e ele pôde aproveitar vantagens do DNA de Harishama Senju. Capacidade de cura rápida, possibilidade de substituir membros e habilidade de usar a Liberação da Madeira também foram ganhos.

Além de usar a Liberação do Fogo natural do clã Uchiha, Obito podia usar a técnica junto ao seu Mangekyō Sharingan para criar a Liberação de Fogo: Dança Selvagem da Onda Explosiva. O Mangekyō Sharingan, por sua vez, lhe capacita para criar uma espécie de entrada para um outro espaço dimensional, para onde pode se transportar.

Zetsu

akatsuki

Zetsu é o ser originado a partir da união do Zetsu Branco e do Zetsu Negro. O Zetsu Branco é um ser humano criado artificialmente a partir do DNA de Hashirama Senju, fundador de Konoha ao lado de Madara Uchida e primeiro Hokage. Já o Zetsu Negro foi criado por Kaguya Ōtsutsuki com o único objetivo de garantir seu próprio renascimento.

Por esse motivo, o sério e obediente Zetsu Negro tinha sua lealdade voltada unicamente para Kaguya, embora fingisse lealdade a Madara, enquanto na verdade encarava qualquer um abaixo de si em poder um completo inútil. Seu objetivo, até mesmo na Akatsuki, era influenciar o mundo shinobi para possibilitar o renascimento de Kaguya.

Na Akatsuki, o papel de Zetsu era o de espionar e conseguir informações, além de ser incumbido de comer os corpos de quaisquer membros que fossem mortos, para evitar que seus segredos fossem descobertos. Zetsu também era o responsável por recuperar os anéis de membros mortos.

Poderes

O Zetsu Negro tem a habilidade de se ligar a outras pessoas, controlar seus corpos e, até mesmo, usar suas habilidades. Logo, sua gama de poderes varia de acordo com os oponentes aos quais tem acesso. Ele também é capaz de gravar os eventos a que assiste e mostrar essas memórias a quem quiser.

Já o Zetsu Branco, por ter seu material genético quase idêntico ao de Hashirama Senju, é capaz de usar a Liberação de Madeira, mas num nível mais fraco que o primeiro Hokage.

Como Zetsu, a dupla usava o ninjutsu Efêmera, por meio da qual era capaz de se fundir com a terra e, assim, viajar grandes distâncias com muita velocidade.

Deidara

akatsuki

Original de Iwagakure, Deidara era um nukenin de rank S. Quando mais jovem, dedicava sua vida a ajudar os rebeldes de diferentes países. Sua reputação chegou até os membros da segunda formação da Akatsuki, o que levou Deidara a receber um convite para integrar a organização diretamente de Itachi Uchiha, Kisame Hoshigaki e Sasori, sob as ordens de Pain.

Orgulhoso e vaidoso com suas técnicas de luta artísticas, ele alimentou um grande ódio por Itachi Uchiha e Sasuke Uchiha, tanto por ambos não demonstrarem emoções perante sua arte, quanto pelos dois possuírem o Sharingan, considerado por Deidara uma arte mais poderosa que a sua.

Poderes

Vistas com grande reconhecido dentro da Akatsuki, e pelo próprio Pain, as habilidades de Deidara incluíam o kinjutsu, que lhe permitia criar bocas especiais em suas mãos e peito; e sua argila explosiva, que podia ser moldada como seu usuário quisesse. Explosivos para ataques à distância, clones de si mesmo e criação de aves para transporte estavam entre os recursos que Deidara conseguia adquirir por meio de sua argila.

Sasori

akatsuki

Devido a uma infância sem o amor de seus próprios pais, Sasori cresceu como um jovem triste e, aos poucos, se tornou uma pessoa sem emoção. O amor pela arte, que aprendeu com a avó, ele dividiu também com Deidara, sendo seu primeiro parceiro na Akatsuki.

Fascinado por teatro de bonecos, ele teve como ambição, por muito tempo, tornar-se um boneco ele mesmo, vendo na arte algo a ser deixado para o futuro. Aos poucos, ele foi de fato conseguindo isso, convertendo seu corpo em uma espécie de fantoche humano, para manter seu físico e suas capacidades, equipando-se com armas e diferentes recursos de batalha.

Inicialmente, fazia dupla com Orochimaru, o que mudou após a saída deste, que ainda tentou roubar o corpo de Itachi Uchiha, mas falhou.

Poderes

Extremamente poderoso, Sasori chegou a ter mais de 300 bonecos em sua coleção pessoal. Considerado um titereiro mestre, Sasori tinha grande perícia em combate a longas distâncias e seus bonecos eram temidos em campo de batalha.

Além dos bonecos que ele mesmo criava, Sasori era capaz de controlar pessoas para viverem como um de seus fantoches, contanto que tivesse conseguido enfraquecê-las o suficiente. Dessa forma, ele poderia ter acesso às habilidades das pessoas que controlava.

Orochimaru

akatsuki

Assim como Tsunade e Jiraya, Orochimaru era um dos Lendários Sannin de Konohagakure. Contudo, os experimentos antiéticos que ele começou a fazer em outras pessoas para alcançar sua tão sonhada imortalidade fez com que ele passasse a ser perseguido.

Orochimaru desertou de Konoha e seguiu em busca de conquistar a vida eterna, para assim ter tempo de aprender todos os segredos do mundo. Pouco tempo depois de deixar o país, ele se uniu à segunda formação da Akatsuki, já como uma organização criminosa. Embora ainda tenha sido parceiro de Sasori, seu objetivo no grupo era obter o Sharingan por meio do roubo do corpo de Itachi Uchiha. Após seu plano falhar, ele abandonou a equipe.

Apesar de alimentar uma grande raiva por sua aldeia natal, esse sentimento ainda não se comparava ao ódio que sentia por seus ex-colegas de Akatsuki.

Poderes

Orochimaru é um dos shinobis mais poderosos da história. As experiências que executou em seu próprio corpo, em busca da imortalidade, lhe renderam resistência, velocidade e força sobre-humanas. Suas transformações chegaram ao extremo de ele conseguir tomar a forma de uma grande cobra branca composta de várias cobras menores.

Capaz de usar ninjutsus diversos, ele pode ainda utilizar todas as cinco transformações da natureza e a Liberação de Yin e Yang. Já a sua afinidade com cobras lhe proporcionou desenvolver diferentes ataques, como a invocação de cobras gigantes.

Hidan

akatsuki

Original de Yugakure, Hidan é um nukenin rank S que se destacou como um dos personagens mais desrespeitosos do anime e da Akatsuki, constantemente reclamando e xingando a todos, inclusive seu líder, Pain, com quem também não demonstrava respeito algum. Tinha grande desprezo por seu parceiro na organização, Kakuzu, mas lutava bem ao seu lado e se preocupou quando quase o matou acidentalmente.

Sádico, sentia prazer em matar da forma mais dolorosa que conseguisse imaginar, e via o assassinato como uma vocação religiosa. Com ares de insanidade, era extremamente rancoroso e vingativo.

Poderes

Como consequência de suas extensas experiências com jutsus na religião do Jashin, Hidan alcançou uma semi-imortalidade, resistindo a quaisquer tipos de ferimentos em batalhas, mas podendo ainda vir a padecer de falta de nutrientes.

Além de extremamente habilidoso no taijutsu com sua Foice Tripla, Hidan é capaz de usar realizar o terrível Ritual Jashin. Por meio desta técnica, para a qual ele desenha o símbolo Jashin no chão usando o sangue do oponente, ele cria uma ligação com o corpo de seu adversário, usando seu próprio corpo como uma espécie de vodu. Ou seja, tudo que ele fizer em seu corpo - incluindo ferimentos dolorosos e mortais - o inimigo irá sentir também.

Kakuzu

akatsuki

Nascido em Takigakure, Kakuzu era um leal ninja de elite. Contudo, após falhar em sua missão de matar Hashirama Senju, o primeiro Hokage, ele foi castigado, humilhado e preso em sua vila. Revoltado com as punições injustas, ainda que ele tivesse arriscado sua própria vida na missão, ele fugiu da prisão, assassinou os anciões da aldeia e roubou seus corações - algo que faria com suas próximas vítimas também, para estender seu tempo de vida.

Durante seu período na Akatsuki, Kakuzu foi parceiro de Hidan. A antipatia e o desrespeito entre os dois eram constantes, contudo seus estilos de luta e habilidades se complementavam perfeitamente em campo de batalha.

Extremamente ganancioso, enraivecido e violento, buscava sempre escolher suas missões de acordo com o maior ganho financeiro que oferecessem. Contudo, era cauteloso em batalha e respeitava as ordens de Pain.

akatsuki

Poderes

Kakuzu derrotava seus oponentes com poucas dificuldades. Além de sua habilidade em taijutsu, era capaz de usar técnicas com os cinco elementos. Os corações que roubava de suas vítimas, inclusive, lhe renderam essas várias afinidades elementares, além de uma grande quantidade de chakra.

O ninja ainda usava os corações de forma individual, liberando os órgãos de seu corpo de modo que cada um formasse um corpo monstruoso com um rosto que escondia com uma máscara. Cada um deles podia desencadear explosões de chakra elementar extremamente poderosas.

Com um corpo formado por centenas de fios e linhas, Kakuzu era capaz de separar as partes de seus corpo como quisesse, podendo usá-las em ataques à distância. Também usa seus segmentos para perfurar inimigos e roubar órgãos. Geralmente com cinco corações, ele precisa "ser morto" cinco vezes para realmente morrer.

Kisame Hoshigaki

akatsuki

Nikegin de rank S, Kisame era conhecido em Kirigakure como o Monstro da Névoa Oculta. Foi um dos Sete Espadachins da Névoa em sua vila, até entrar para a Akatsuki, onde foi parceiro de Itachi Uchiha e se destacou como um dos integrantes mais fortes da organização.

Tinha grande respeito por Itachi, seguia suas orientações e sempre lhe consultava. Cruel e violento, não tinha problemas em mutilar suas vítimas, fosse para torturá-los ou simplesmente por conveniência.

Traumatizado pela traição de seu próprio mestre, na época em que integrava o Esquadrão Secreto de Inteligência, Kisame acreditava que guardar segredos é ainda mais importante que salvar vidas. Por esse motivo, comete suicídio quando é capturado, para evitar que conseguissem tirar quaisquer informações dele.

Poderes

Com grande talento no taijutsu, Kisame dava preferência a combates físicos diretos, nos quais demonstrava grandes velocidade e força física. Ainda assim, ele tinha uma quantidade monstruosa de chakra, comparável ao poder da Raposa de Nove Caudas.

Um poderoso espadachim, Kisame tinha como sua arma de assinatura a espada Samehada, um ser senciente capaz de detectar e absorver chakra. Ele era capaz ainda de se fundir por completo com a espada, aumentando consideravelmente seu poder e ganhando a aparência similar à de um tubarão, além de guelras que lhe permitiam respirar embaixo d'água.

Jūzō Biwa

akatsuki

Primeiro parceiro de Itachi na Akatsuki - logo após o massacre do clã Uchiha - Jūzō integrou os Sete Espadachins Ninja da Névoa em Kirigakure antes de entrar para a organização. Neste período, adquiriu a gigante e mortal espada Kubikiribōchō, capaz de se regenerar a partir do ferro que conseguia no sangue de suas vítimas.

Sua reputação o destacava apenas por sua brutalidade desumana. Na Akatsuki, era extremamente leal a Pain, demonstrava profissionalismo em suas missões e procurava sempre trabalhar em harmonia com seu parceiro. Alimentando um crescente ódio de sua terra natal, odiou ter que cumprir uma missão no País da Água.

Poderes

Extremamente habilidoso e violento, Jūzō era um grande usuário de kenjutsu, além de ser usuário da Liberação de Água, técnica por meio da qual criava clones de água e uma densa névoa que podiam ser usados a seu favor em batalha.

O que é a Akatsuki

akatsuki
Nagato (Pain), Yahiko e Konan, fundadores da Akatsuki

Embora a Akatsuki tenha ganho mais reconhecimento em sua segunda formação - principal antagonista da segunda parte do anime - a organização teve um início extremamente diferente. Criada por Yahiko, Nagato e Konan, a Akatsuki tinha o objetivo original de alcançar a paz, pôr um fim às guerras que assolavam Amegakure.

A morte de Yahiko, contudo, e a manipulação feita sobre Nagato mudaria por completo o objetivo do grupo.

Os objetivos secretos da Akatsuki

Sob a liderança de Nagato/Pain, a Akatsuki passou a ser composta por ninjas mercenários, que recebiam pagamentos para tentar parar guerras em aldeias. Para ganhar dinheiro e reputação, porém, era a própria Akatsuki que causava secretamente essas guerras que depois era paga para interromper.

Neste período, o real objetivo de Pain era reunir todos os Bijū (Bestas de Caudas) para fazer da Akatsuki uma força shinobi tão intensa a ponto de vencer guerras de forma imediata e, dessa forma, intimidar as nações para o início de quaisquer outros conflitos. Contudo, havia outro objetivo secretamente em prática durante este período, sendo executado sem que Pain soubesse.

akatsuki

Desde o início da segunda formação da Akatsuki, Obito Uchiha, sob a identidade de Tobi, manipulou Nagato para que ele capturasse os nove Bijū. Seu real objetivo, e de seu mestre Madara, era utilizar os chakras dos Bijū em conjunto com a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior para recriar o Dez-Caudas, a personificação de Kaguya Ōtsutsuki, sendo ele mesmo, Obito, o Jinchūriki (portador do Dez-Caudas).

Embora Obito tenha manipulado Yahiko e Nagato para a Akatsuki chegar aonde chegou, quem começou a manipulação de todos, na verdade, foi o Zetsu Negro. A criação da Akatsuki, com seus diferentes pretensos objetivos, sempre foi o plano do Zetsu Negro para usar os nove Bijū como forma de trazer Kaguya Ōtsutsuki de volta, objetivo, inclusive, para o qual ele foi criado por ela.

Os membros da 1ª formação

akatsuki

Além de Nagato (antes de se tonar Pain) e Konan, já detalhados acima, a 1ª formação da Akatsuki contava com:

Yahiko

akatsuki

Ao lado de Nagato e Konan, Yahiko foi um dos fundadores da Akatsuki, líder da 1ª formação e o mais forte representante do objetivo inicial do grupo: alcançar a paz e impedir novas guerras em Amegakure. Assim como Naruto, Yahiko sonhava em um dia se tornar o líder de sua aldeia ou mesmo do mundo, sempre com o objetivo de fazer com que todas as guerras parassem.

Mas isso não quer dizer que os métodos de Yahiko para alcançar seus objetivos fossem pacíficos. Um dos Órfãos de Ame - crianças que perderam seus pais na Segunda Guerra Mundial Shenobi - Yahiko treinou com Jiraya por três anos, e não media consequências para alcançar o objetivo da Akatsuki.

Após Yahiko morrer na emboscada de Hanzo, governante de Amegakure, seu corpo foi incorporado aos Seis Caminhos de Pain, uma técnica concebida por Nagato, por meio da qual ele conseguiu usar o corpo de seu amigo como recipiente, assumindo a identidade de Pain.

Poderes

Yahiko era capaz de utilizar técnicas de Liberação da Água, como a Onda de Água Selvagem, por meio da qual projetava um forte jato de água de sua boca. Além disso, como Caminho de Deva, ele proporcionava a Nagato/Pain a possibilidade de controlar a chuva.

Como um dos Seis Caminhos de Pain - considerado o mais forte deles - o poder de Yahiko também se manifestou pela habilidade de repelir ou atrair objetos. A técnica Chibaku Tensei cria uma esfera de energia que atrai toda a matéria ao seu redor.

Daibutsu

akatsuki

Um dos primeiros guerreiros a integrar a Akatsuki - além de seus três fundadores - Daibutsu sempre foi fortemente dedicado ao objetivo principal da organização de alcançar a paz mundial.

Quando Daibutsu percebe que a reunião com Hanzo, líder de Amegakure, é uma emboscada para Nagato e Yahiko, ele e outros membros tentam chegar até o local para alertá-los e ajudá-los. Contudo, eles são interceptados por Tobi e Zetsu, que queriam que Nagato passasse por um evento traumático para despertar de vez seu Rinnegan e para deixar para trás o objetivo pacífico da 1ª formação da Akatsuki.

Tobi e Zetsu conseguem matar Daibutsu e os demais integrantes presentes, alcançando seu objetivo e, inclusive, integrando a segunda formação da Akatsuki, que seria liderada por Nagato após se tornar Pain.

Poderes

Daibutsu era capaz de usar Liberação da Água, utilizando seu chakra para criar bolhas gigantes que podiam prender os oponentes em uma espécie de prisão de água.

Kyūsuke

akatsuki

Quando criança, Kyūsuke era mais agressivo e, ao lado de outros colegas, constantemente roubava comida de vilas para viver, após deixar Amegakure para escapar da tirania de Hanzo. Quando mais velho, passou a integrar a 1ª formação da Akatsuki, demonstrando-se sempre muito reservado, mas muito dedicado a Yahiko e ao objetivo da organização.

Kyūsuke passou a ser o responsável por divulgar a Akatsuki e seus ideais. Ele estava ao lado de Daibutsu a caminho da reunião com Hanzo, para alertar Nagato e Yahiko sobre a emboscada. Lutou com seus colegas quando foram interceptados por Tobi e Zetsu. Kyūsuke morre na batalha, junto aos demais integrantes da 1ª formação da Akatsuki.

Poderes

Era conhecido como Kyūsuke do Pé Ligeiro por conseguir se movimentar extremamente rápido, o que lhe dava vantagens em batalha. Além disso, ele combinou as naturezas do chakra de fogo e terra e criou um ninjutsu de lava, por meio da técnica Liberação de Lava: Técnica de Congelamento de Cal, que pode ser usada para expelir uma grande quantidade de cal por sua boca.

Kie

akatsuki

Último membro da 1ª formação da Akatsuki, Kie sempre demonstrou lealdade a Yahiko e ao objetivo da organização.

Pouco mais se sabe sobre o guerreiro, que estava com seus colegas de Akatsuki quando foram impedidos, por Tobi e Zetsu, de alertar Nagato e Yahiko sobre a emboscada. Morreu em batalha.

Poderes

Os poderes de Kie são desconhecidos.

Qual o significado do símbolo da Akatsuki

akatsuki

Os integrantes da Akatsuki podiam ser visto usando sempre uniformes pretos, com capas escuras nas quais se destacava apenas uma nuvem vermelha. A imagem simbolizava a chuva de sangue que por muito tempo caiu sobre Amegakure, um símbolo para as lágrimas e as vidas perdidas no local, devido à Terceira Guerra Mundial Shinobi.

Quando mais jovem, o fundador e primeiro líder Yahiko comentava sua insatisfação com o fato de que sempre chovia em Amegakure. Com o início da guerra, ele ligou o fenômeno com a tristeza de seu país, afirmando que tudo que sua nação fazia era chorar, e que ele um dia pararia a chuva em Amegakure.

Por esse motivo também, o significado literal de "Akatsuki" é "amanhecer".

O que significam os anéis que os membros usam

akatsuki

Outro importante símbolo utilizado pelos membros da Akatsuki são anéis, que indicam sua filiação e posição dentro do grupo, embora não tenha ficado claro o que cada elemento representado nos anéis significa ao certo em termos de hierarquia na equipe. Ao todo são 10 anéis com os seguintes símbolos e cores:

  • "Zero" (零, rei) / cinza-arroxeada: usado por Pain, no polegar direito.
  • "Azul" (青, ao, shō) / azul-petróleo: usado por Deidara, no dedo indicador direito.
  • "Branco" (白, bya) / branco: usado por Konan, no dedo médio direito.
  • "Escarlate" (朱, shu) / vermelho: usado por Itachi Uchiha, no dedo anelar direito.
  • "Sinal do javali" (亥, gai) / verde: usado por Zetsu, no dedo direito mindinho.
  • "Céu", "vazio" (空, kū) / azul ardósia: usado por Orochimaru, no dedo esquerdo mindinho.
  • "Sul" (南, nan) / Amarelo: usado por Kisame Hoshigaki, no dedo anelar esquerdo.
  • "Norte" (北, hoku) / verde escuro: usado por Kakuzu, no dedo médio esquerdo.
  • "Três" (三, san) / laranja: usado por Hidan, no dedo indicador esquerdo.
  • "Joia" (玉, gyoku) / roxa: usado por Sasori e, depois, por Tobi, no polegar esquerdo.