Os 17 grupos de Kpop mais populares e o que você tem que saber sobre eles

Um dos maiores fenômenos da indústria musical atualmente, o K-pop está dominando o mundo. E já há muitas bandas às quais deveríamos ficar atentos! Trajetórias de grande sucesso, recordes e mais recordes nas paradas mundiais, muita disciplina e múltiplos talentos marcam as carreiras desses músicos sul-coreanos, tão jovens e já tão idolatrados por fandoms de peso. Conheça algumas dessas bandas, as empresas por trás delas, os integrantes e outras curiosidades.

1. BTS

grupos de kpop

Integrantes: 7 - RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook
Grupo de entretenimento: Big Hit Music (subsidiária da HYBE Corporation)
Fandom: A.R.M.Y.

A Big Hit Music era apenas uma pequena agência quando descobriu o BTS. Em 2013, o grupo foi lançado oficialmente, já com seus sete integrantes e como uma banda de idols mais tradicional. Nos anos seguintes, o BTS se tornou um fenômeno mundial, alcançando sucesso internacional e quebrando recordes em diferentes países. Além de dominar por completo as paradas e premiações coreanas, a banda já fez o mesmo, por exemplo, na competitiva indústria musical estadonidense.

Algumas das conquistas do grupo são:

  • 1º lugar na lista da Forbes Korea Power Celebrity de 2018 (a celebridade mais influente e poderosa da Coreia do Sul)
  • 1º lugar na Parada de Álbuns mundiais da Billboard (por várias semanas)
  • 1ª posição no iTunes com o álbum Wings em 26 países
  • Certificados de ouro pela Recording Industry Association of America
  • Prêmio de Artista do ano no Korean Music Awards (visto como o Grammy coreano)
  • Em 2016, o BTS chegou ao 1º lugar do gráfico social da Billboard, onde permanece já há mais de 170 semanas

Curiosidades

  • Diferentes de outros grupos pop, o BTS teve uma postura ousada, frente ao rígido governo sul-coreano, de abordar temas importantes como direitos LGBTQ+, bullying, pressão do sucesso das bandas idols e saúde mental. Não á toa, o grupo é conhecido como "Consciência Social do K-pop".
  • Provavelmente o maior fandom do mundo atualmente, o A.R.M.Y. colocou o BTS no Guiness World Records em 2018, como o grupo musical com maior número de engajamentos no Twitter.
  • O BTS é ativamente envolvido em iniciativas de filantropia. Seguindo o exemplo da banda, seu gigantesco fandom também já mobilizou diversas ações sociais e até políticas.

2. BLACKPINK

grupos de kpop

Integrantes: 4 - Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa
Grupo de entretenimento: YG Entertainment
Fandom: BLINK

Blackpink é, com certeza, o maior grupo de K-pop feminino da atualidade. Entre suas incríveis conquistas até o momento estão:

  • Ato feminino coreano de maior sucesso na Billboard Hot 100
  • Primeiro ato feminino coreano a receber uma certificação da Recording Industry Association of America, da British Phonographic Industry, Australian Recording Industry Association e na Pro-Música Brasil

Atualmente, as meninas são o grupo feminino mais seguido na plataforma Spotify. Além disso, figuram como grupo musical, ato asiático e ato feminino com mais inscrições no YouTube, com mais de 60 milhões de inscritos. A banda já conquistou diferentes recordes no Guinness World Records, em categorias como videoclipes mais assistidos nas primeiras 24 horas de lançamento. Em 2020, a Forbes Korea Power Celebrity nomeou o Blackpink como as terceiras celebridades mais influentes da Coreia do Sul.

Curiosidades

  • Kia Motors, Samsung, Adidas, Sprite Korea, Puma, Rebook, Louis Vuitton e Dior Cosmetics são algumas das marcas que já assinaram contratos de publicidade com o Blackpink.
  • Também ativamente envolvidas com iniciativas de filantropia, as integrantes já fizeram grandes doações para ajudar famílias de pais solteiros de baixa renda da Coreia do Sul, vítimas de incêndios e enchentes no país, e iniciativas voltadas ao combate da pandemia do Coronavírus.
  • O grupo já protagonizou 5 produções no estilo reality show, incluindo o Blackpink House (série transmitida online pelo YouTube) e o Blackpink: Light Up the Sky, primeiro documentário sobre Kpop desenvolvido pela Netflix.
  • Blackpink foi o primeiro grupo feminino de K-pop a se apresentar no popular festival de música Coachella.

3. Twice

grupos de kpop

Integrantes: 9 - Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu
Grupo de entretenimento: JYP Entertainment
Fandom: Once

Formado no reality show Sixteen em 2015, o grupo nipo-coreano Twice já atingiu um incrível sucesso nacional no ano seguinte, com o single Cheer Up. A música foi reconhecida como "Canção do Ano" nos prêmios Melon Music Awards e Mnet Asian Music Awards. E as músicas seguintes seguiram um caminho similar, passando semanas no topo da lista de mais tocadas no país e garantindo ao grupo a marca de álbum feminino mais vendido de 2016. Em 2019, elas se tornaram o grupo feminino vais vendido de todos.

No Japão, o sucesso também foi gigante, com o Twice conquistando o terceiro lugar como Melhor Artista na Billboard Japan em 2017. Já as redes sociais ficaram cheias de vídeos virais de versões da coreografias do grupo.

Curiosidades

  • Em abril de 2020, o grupo protagonizou a série de documentários Twice: Seize the Light. O programa, que foi um YouTube Originals, acompanhou as integrantes do grupo como trainees em sua primeira turnê mundial.
  • Também em abril, a banda lançou um novo EP, que se tornou o álbum de um grupo de mulheres mais vendido na Coreia do Sul nos últimos 20 anos.
  • A emissora NHK News destacou o Twice como responsável por ajudar a consertar as relações entre Coreia do Sul e Japão.

4. EXO

grupos de kpop

Integrantes: 9 - Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai, e Sehun
Grupo de entretenimento: S.M. Entertainment
Fandom: EXO-L

Inicialmente, em 2012, o Exo foi lançado com 12 integrantes divididos nos subgrupos Exo-K e Exo-M. Atualmente com 9 membros, esta banda sino-coreana conta com músicas em coreano e mandarim e já conquistou grande sucesso com seu primeiro álbum, XOXO. Poucos meses após seu lançamento, inclusive, o álbum ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas, conquista que nenhum artista de K-pop alcançava nos 12 anos anteriores.

Os próximos três álbuns do grupo, lançados nos três anos seguintes, também chegaram a esta marca. Isso fez os integrantes do Exo se tornarem os únicos artistas da Coreia do Sul a conseguirem o título de "quadruple million seller".

Curiosidades

  • Os ingressos para a primeira turnê do grupo, The Lost Planet Tour, esgotaram em apenas 1,47 segundo
  • Os ingressos para a terceira turnê mundial da banda esgotaram em 0,2 segundo, quebrando recordes
  • O Exo já participou de reality shows mostrando os bastidores da banda e tiveram seu próprio - e muito bem sucedido - webdrama
  • O grupo também é envolvido com diversas iniciativas filantrópicas

5. SEVENTEEN

grupos de kpop

Integrantes: 13 - S.Coups, The8, Dino, Seungkwan, DK, Jeonghan, Vernon, Jun, Wonwoo, Hoshi, Woozi, Mingyu e Joshua
Grupo de entretenimento: Pledis Entertainment
Fandom: Carat

Este grupo sul-coreano foi formado no decorrer de algumas temporadas do reality show 17TV, no qual os fãs acompanharam a escolha dos integrantes em suas salas de prática. Com 13 membros divididos em três subunidades - unidades hip-hop, performance e vocal - o grupo foi apresentado em 2015, com um showcase no programa Seventeeen Project: Big Debut.

O álbum de estreia da banda, 17 Carat, conquistou a 9ª posição na lista Billboard's World Albums apenas uma semana depois de seu lançamento. Além disso, 17 Carat foi o único álbum de estreia a entrar na lista de "10 Melhores Álbuns de K-pop de 2015" da Billboard. Em 2019, o terceiro álbum do grupo, An Ode, se consagrou como melhor álbum de K-pop da Billboard.

Curiosidades

  • Em 2020, o grupo protagonizou uma série de documentários chamada Hit the Road, que acompanhou os bastidores da turnê Ode to You.
  • No mesmo ano, o 7ª EP da banda ultrapassou 1 milhão de cópias vendidas com apenas uma semana de lançamento e conquistou o primeiro lugar em 27 paradas de melhores músicas no iTunes de diferentes países.
  • Seventeen ficou conhecido como "grupo ídolo autoproduzido" devido ao grande envolvimento de todos os integrantes na composição e na produção das músicas, da coreografia e da performance como um todo.

6. Red Velvet

grupos de kpop

Integrantes: 5 - Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri
Grupo de entretenimento: SM Entertainment
Fandom: ReVeluv

Lançado em 2014, o grupo feminino sul-coreano Red Velvet completou sua formação em 2015, e não demorou para alcançar sucesso a nível mundial. A banda foi eleita um dos grupos de K-pop mais populares do mundo por publicações como Time e Billboard. Além disso, foi vista como responsável por uma das maiores contribuições para disseminar a cultura coreana por outros países. O primeiro álbum, The Red, conquistou o 1º lugar na Billboard já em seu lançamento, e garantiu um lugar na lista de 10 melhores álbuns de K-pop de 2015.

O grupo ainda ganhou grande destaque por quebrar estereótipos no universo das bandas femininas da Coreia do Sul. Fugindo da imagem ou "apenas fofa e pura" ou "apenas sexy", a Red Velvet conquistou uma base de fãs formada por jovens mulheres. Isso as diferenciava de outros grupos de mulheres, que têm uma base de fãs majoritariamente masculina. Por este motivo, o grupo foi destacado por conseguir "transformar a imagem passiva das mulheres sul-coreanas".

Curiosidades

  • O nome da banda reflete o conceito sonoro duplo único de misturar diferentes influências musicais. "Red" (vermelho) se refere ao lado mais pop e eletrônico das obras da banda. Já "velvet" (veludo) traz a mistura com estilos como R&B, funk, jazz e hip hop.
  • Red Velvet foi a primeira banda feminina de K-pop a conquistar uma posição na Billboard já com seu primeiro single, que alcançou a 4ª posição da lista. A música Happiness misturou os estilos europop urbano com sons de sintetizador e batidas tribais africanas.
  • Em 2020, a banda fez uma participação no filme Troll World Tour, dando voz aos trolls do K-pop.

7. NCT

grupos de kpop

Integrantes: número ilimitado de integrantes
Grupo de entretenimento: SM Entertainment
Fandom: NCTzens

NCT é a abreviação para "Neo Culture Technology". O termo que se refere ao conceito de grupo com número ilimitado de integrantes. A ideia foi criar várias subunidades do NCT em diferentes cidades do mundo. Até o momento, existem:

  • A subunidades sul-coreana NCT U (com seis membros)
  • A subunidades sul-coreana NCT 127 (sete integrantes)
  • A subnidade chinesa WayV (sete músicos)
  • A subunidades sul-coreana NCT Dream (formada por adolescentes coreanos, acabou após seus integrantes se tornarem adultos, mas retornou em 2021)

Com um sucesso crescente nos anos seguintes, em 2020 o NCT chegou ao top 10 da Billboard, com o NCT 127 emplacando o álbum Neo Zone no 5ª lugar da lista. Até o momento, a SM Entertainment também já produziu dois projetos que reuniram todas as unidades em um mesmo álbum, o NCT 2018 e o NCT 2020.

Curiosidades

  • A SM Entertainment fechou uma parceria com a MGM Worldwide Television Group com o objetivo de recrutar jovens americanos entre 13 e 25 anos para integrar uma futura nova unidade, a NCT-Hollywood.

8. SHINee

grupos de kpop

Integrantes: 4 - Onew, Key, Minho e Taemin
Grupo de entretenimento: SM Entertainment
Fandom: Shawols

O grupo sul-coreano SHINee foi criado pela SM Entertainment para se tornar uma referência na música, na moda, na dança e em outras áreas. E o objetivo foi concretizado. Já após o lançamento de seu EP de estreia, a banda acabou criando o que a imprensa chamou de "Shinee Trend", com diversos jovens seguindo o estilo de roupas dos integrantes.

Seu primeiro álbum, The Shinee World, conquistou excelentes posições nas listas dos mais tocados na Coreia do Sul e por toda a Ásia. Já o segundo álbum trouxe músicas cujas coreografias foram indicadas a prêmios de dança. Conhecidos como "Príncipes do K-pop", os jovens integrantes trouxeram uma mistura de música pop, R&B contemporâneo, funk rock, hip hop e música eletrônica.

Curiosidades

  • Shinee conquistou o prêmio Melhor Grupo da Ásia, 23rd East Billboard Music Awards, sendo os únicos artistas coreanos a participarem da premiação.
  • O grupo foi premiado três vezes no Mnet Asian Music Awards na categoria Best Dance Performance Award.
  • Todos os integrantes são ativamente envolvidos com iniciativas filantrópicas, em parceira com organizações como Cruz Vermelha Coreana e UNICEF.

9. Mamamoo

grupos de kpop

Integrantes: 4 - Solar, Moonbyul, WheeIn e Hwasa
Grupo de entretenimento: RBW Entertainment
Fandom: MooMoos

Desde que estrearam, em 2014, as integrantes desta banda sul-coreana foram elogiadas pela originalidade da mistura de jazz e retro, e pelos incríveis vocais que as deixaram conhecidas como "verdadeiras artistas".

Com as artistas também desenvolvendo carreiras solo paralelas, Mamamoo se tornou o segundo grupo coreano a integrar a lista da Billboard's World Digital Song Sales tanto como banda quanto com cada uma de suas integrantes.

Curiosidades

  • Antes de serem lançadas oficialmente como banda, as integrantes do Mamamoo já haviam feito importantes colaborações com outros artistas renomados da música coreana.

10. ITZY

grupos de kpop

Integrantes: 5 - Yeji, Lia, Ryujin, Chaeryeong e Yuna
Grupo de entretenimento: JYP Entertainment
Fandom: MIDZY

Lançadas como banda oficialmente em fevereiro de 2019, as integrantes do grupo ITZY logo conquistaram reconhecimento em premiações como Golden Disc Awards, Melon Music Awards e Mnet Asian Music Awards 2019, na categoria de Melhor Artista Revelação. As letras de empoderamento e a mistura de subgêneros música eletrônica garantiu um sucesso quase imediato à banda.

O grupo teve uma das maiores estreias da Billboard; o single Dalla Dalla conquistou o segundo lugar no ranking mundial de vendas de músicas digitais, e se tornou a música de K-pop mais venda nos Estados Unidos na semana de lançamento. O clipe do single, por sua vez, quebrou o recorde de estreia de novo grupo feminino de K-pop mais visto em 24 horas. com mais de 17 milhões de visualizações no primeiro dia.

Curiosidades

  • Algumas integrantes já haviam participado de reality shows para escolha de novos idols. Em 2015, Chaeryeong participou do Sixteen, mas não chegou à final que selecionou as integrantes do grupo vencedor, o Twice. Yeji, por sua vez, concorreu no The Fan, mas sai no 5º episódio. Já Ryujin chegou a ser finalista no Mix Nine, mas o prêmio foi para uma banda de garotos.
  • Itzy significa "Você tem tudo o que queremos, certo? É claro".
  • Embora seja um grupo recente, o Itzy já conta com parcerias com marcas como Kia Motors, MAC Cosmetics, Oreo Korea, Calvin Klein e Maybelline New York.

11. ATEEZ

grupos de kpop

Integrantes: 8 - Hongjoong, Seonghwa, Yunho, Yeosang, San, Mingi, Wooyoung e Jongho
Grupo de entretenimento: KQ Entertainment
Fandom: ATINY

Antes mesmo de serem anunciados como uma banda, os integrantes da ATEEZ chamaram a atenção dos fãs de K-pop com alguns vídeos de coreografias que publicaram no YouTube, em maio de 2018. Os vídeos dos então trainees, sob o nome de KQ Fellaz, viralizaram. Logo que a banda foi oficialmente apresentada, curiosamente fez mais sucesso internacionalmente do que na Coreia do Sul.

Com apenas quatro meses desde sua estreia, o grupo fez uma turnê internacional com direito a 17 shows pela Austrália, Estados Unidos e dez países da Europa. Todos os concertos tiveram os ingressos esgotados.

Curiosidades

  • Alguns dos membros da banda fizeram audições para o reality MIXNINE, antes de entrar na banda, mas não foram selecionados.
  • Todos os membros citam outras grandes bandas de K-pop entre seus ídolos, como BTS, NCT e EXO.

12. Monsta X

grupos de kpop

Integrantes: 6 - Shownu, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Jooheon, e I.M.
Grupo de entretenimento: Starship Entertainment
Fandom: Monbebe

Formado no reality show NO.Mercy, o Monsta X também teve um início de carreira com sucesso meteórico. O grupo estreou em 2015, e no mesmo ano já conquistou: terceiro e quinto lugar no Parada de Álbuns do Gaon com diferentes músicas, prêmio "Melhor Desempenho do 1theK" no 7º MelOn Music Awards, e prêmio "Artista Asiático da Próxima Geração" no 17º Mnet Asian Music Awards. No ano seguinte, o desempenho nas paradas musicais e nas premiações se manteve similar.

O primeiro álbum completo da banda foi lançado em 2017, e conquistou o 1º lugar na Parada de Álbuns Mundiais da Billboard. Já o segundo álbum, lançado em 2018, foi a produção mais premiada do grupo. Suas turnês internacionais também obtiveram grande sucesso.

Curiosidades

  • Algumas das músicas são escritas, arranjadas e produzidas pelos integrantes.
  • Um dos significados do nome do grupo é "monstros conquistando a cena do K-pop".

13. Super Junior

grupos de kpop

Integrantes: 10 - Leeteuk, Heechul, Yesung, Shindong, Sungmin, EunHyuk, Donghae, Siwon, Ryeowook e Kyuhyun
Grupo de entretenimento: SM Entertainment
Fandom: E.L.F. (Ever Lasting Friends)

Desde a sua estreia em 2005, o Super Junior já passou por algumas diferentes formações, com a saída de três membros e a entrada de um novo. Atualmente com dez integrantes, a banda construiu uma trajetória marcada por grandes êxitos e diversas premiações.

Ao todo, já são oito álbuns. Apenas os trabalhos dos últimos cinco anos já venderam mais de 1,7 milhão de cópias físicas. O sucesso internacional veio em 2009, com o lançamento do single Sorry, Sorry. Além de seus trabalhos próprios, o grupo já contribuiu para a produção de mais de 20 álbuns de outros artistas, sendo o representante de K-pop que mais vendeu por três anos consecutivos quando somados todos os trabalhos.

Curiosidades

  • Após o grande sucesso dos integrantes do Super Junior em contextos como programas de televisão e jornais, outras empresas de entretenimento sul-coreanas passaram a incluir novas áreas de habilidades no treinamento de seus músicos, como atuação e apresentação.
  • Assim como outros grupos, o Super Junior já chegou a ser dividido em pequenas unidades, como forma de abranger diferentes estilos musicais e atingir novos públicos.
  • A banda tem 13 prêmios no Mnet Asian Music Awards, 17 no Golden Disc Awards e duas grandes premiações musicais da Coreia do Sul.

14. Stray Kids

grupos de kpop

Integrantes: 8 - Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Han, Felix, Seungmin e I.N.
Grupo de entretenimento: JYP Entertainment
Fandom: STAY

Este popular grupo de K-pop foi lançado no reality show da JYP Entertainment cujo título também deu o nome da banda. No reality Stray Kids, os fãs acompanharam o desenvolvimento dos trainees. E o programa trouxe uma novidade, em relação às demais produções neste formato: em vez de apresentar covers de outros artistas, os trainees tinham como uma de suas tarefas criar as próprias músicas e coreografias.

O clipe de estreia da banda se tornou o debute com mais visualizações da história do K-pop. O grupo realizou sua primeira turnê em 2019, passando por países como Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Tailândia e Indonésia.

Curiosidades

  • O grupo teve um reality show próprio, o Encontrando Stray Kids.
  • Antes do primeiro álbum oficial da banda ser lançado, a JYP Entertainment lançou um EP de pré-debut. O chamado MIXTAPE trouxe todas as músicas apresentadas pelo grupo durante o reality Stray Kids.

15. TXT

grupos kpop

Integrantes: 5 - Yeonjun, Soobin, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai
Grupo de entretenimento: Big Hit Music (subsidiária da HYBE Corporation)
Fandom: MOA

Com o crescimento da expansão do K-pop pelo mundo, bastou a Big Hit Music anunciar o lançamento de um novo grupo para as buscas pelo nome da banda começarem, bem como a produção de diferentes artigos e vídeos na imprensa. Por ter alcançado esta fama antes mesmo de seu lançamento, o TXT foi apelidado de "Global Super Rookie" (super novato global).

A estreia oficial do grupo aconteceu em fevereiro de 2019, com o lançamento de um show na Mnet e no YouTube. Pouco depois, a banda lançou seu EP de estreia, o The Dream Chapter: Star, que conquistou o recorde de vídeo musical de estreia de uma banda de masculina K-pop mais visto em 24 horas, com mais 15 milhões de visualizações. O sucesso intenso se seguiu nos próximos anos, com turnês internacionais e novas músicas.

Curiosidades

  • TXT é um acrônimo de "Tomorrow X Together" (Amanhã x Juntos)
  • O clipe da música Nap of Star deu início ao universo fictício do TXT, chamado de TU

16. Got7

grupos de kpop

Integrantes: 7 - Mark, JB, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom
Grupo de entretenimento: JYP Entertainment
Fandom: I GOT7

Com a proposta de "reinventar o K-pop", a JYP Entertainment lançou o Got7 em janeiro de 2014. Com sete integrantes - formação que incluía os membros do JJ Project Jinyoung e JB - a banda trouxe a proposta de misturar o som do hip-hop à performance baseada em movimentos e acrobacias das artes marciais.

O sucesso foi meteórico. Pouco tempo depois do lançamento do primeiro EP, o álbum ficou em primeiro lugar na Billboard Album Mundial e segundo lugar no Gaon Álbum Charts. Apenas alguns dias após a estreia da banda, o GOT7 ganhou seu primeiro reality show na internet. Em abril, já seria divulgado o teaser do segundo reality.

Curiosidades

  • Em sua segunda turnê mundial, em 2018, o grupo passou por 17 cidades de 15 países.
  • O grupo também conta com uma série de jogos, como o I Won't let you go, que estreou no topo da lista do Oricon Daily Album Chart.
  • Em 2019, a banda conquistou o Grande Prêmio no 4º Prêmio de Artista da Ásia para Performance do Ano.

17. (G)I-dle

grupos de kpop

Integrantes: 6 - Miyeon, Minnie, Soojin, Soyeon, Yuqi e Shuhua
Grupo de entretenimento: Cube Entertainment
Fandom: Neverland

Oficialmente lançada na Coreia do Sul em 2018 e no Japão em 2019, a (G)I-dle logo ficou conhecida como "rookies monstros" do ano. Além disso, ganharam destaque como uma das bandas femininas sul-coreanos de maior sucesso que não vem das "Big 3", os três maiores grupos de entretenimento que lançam grupos de K-pop.

Em 2020, a banda assinou com uma gravadora americana para expandir seu trabalho e alcançar o mercado dos Estados Unidos. No mesmo ano, elas conquistaram o maior recorde para uma banda feminina sul-coreana na liderança da para de álbuns do iTunes. Além disso, seu single álbum se tornou o segundo de girl group mais vendido de todos os tempos da história do K-pop.

Curiosidades

  • As integrantes da banda, em especial Soyeon, estão diretamente envolvidas na criação e produção das músicas, algo relativamente incomum numa banda feminina de K-pop.
  • (G)I-dle foi o primeiro grupo de K-pop a ser entrevistado pela Forbes China.

INTERESSADO PELA CULTURA COREANA? CONFIRA TAMBÉM:

Tudo sobre os membros do BTS, história e curiosidades

Os melhores doramas românticos para se apaixonar!

Guia definitivo dos melhores DORAMAS COREANOS na Netflix

Melhores doramas escolares para conferir agora

Melhores filmes coreanos para assistir agora mesmo

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.