Os 17 grupos de Kpop mais populares e o que você tem que saber sobre eles

Um dos maiores fenômenos da indústria musical atualmente, o K-pop está dominando o mundo. E já há muitas bandas às quais deveríamos ficar atentos! Trajetórias de grande sucesso, recordes e mais recordes nas paradas mundiais, muita disciplina e múltiplos talentos marcam as carreiras desses músicos sul-coreanos, tão jovens e já tão idolatrados por fandoms de peso. Conheça algumas dessas bandas, as empresas por trás delas, os integrantes e outras curiosidades.

1. BTS

grupos de kpop

Integrantes: 7 - RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook
Grupo de entretenimento: Big Hit Music (subsidiária da HYBE Corporation)
Fandom: A.R.M.Y.

A Big Hit Music era apenas uma pequena agência quando descobriu o BTS. Em 2013, o grupo foi lançado oficialmente, já com seus sete integrantes e como uma banda de idols mais tradicional. Nos anos seguintes, o BTS se tornou um fenômeno mundial, alcançando sucesso internacional e quebrando recordes em diferentes países. Além de dominar por completo as paradas e premiações coreanas, a banda já fez o mesmo, por exemplo, na competitiva indústria musical estadonidense.

Algumas das conquistas do grupo são:

  • 1º lugar na lista da Forbes Korea Power Celebrity de 2018 (a celebridade mais influente e poderosa da Coreia do Sul)
  • 1º lugar na Parada de Álbuns mundiais da Billboard (por várias semanas)
  • 1ª posição no iTunes com o álbum Wings em 26 países
  • Certificados de ouro pela Recording Industry Association of America
  • Prêmio de Artista do ano no Korean Music Awards (visto como o Grammy coreano)
  • Em 2016, o BTS chegou ao 1º lugar do gráfico social da Billboard, onde permanece já há mais de 170 semanas

Curiosidades

  • Diferentes de outros grupos pop, o BTS teve uma postura ousada, frente ao rígido governo sul-coreano, de abordar temas importantes como direitos LGBTQ+, bullying, pressão do sucesso das bandas idols e saúde mental. Não á toa, o grupo é conhecido como "Consciência Social do K-pop".
  • Provavelmente o maior fandom do mundo atualmente, o A.R.M.Y. colocou o BTS no Guiness World Records em 2018, como o grupo musical com maior número de engajamentos no Twitter.
  • O BTS é ativamente envolvido em iniciativas de filantropia. Seguindo o exemplo da banda, seu gigantesco fandom também já mobilizou diversas ações sociais e até políticas.

2. BLACKPINK

grupos de kpop

Integrantes: 4 - Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa
Grupo de entretenimento: YG Entertainment
Fandom: BLINK

Blackpink é, com certeza, o maior grupo de K-pop feminino da atualidade. Entre suas incríveis conquistas até o momento estão:

  • Ato feminino coreano de maior sucesso na Billboard Hot 100
  • Primeiro ato feminino coreano a receber uma certificação da Recording Industry Association of America, da British Phonographic Industry, Australian Recording Industry Association e na Pro-Música Brasil

Atualmente, as meninas são o grupo feminino mais seguido na plataforma Spotify. Além disso, figuram como grupo musical, ato asiático e ato feminino com mais inscrições no YouTube, com mais de 60 milhões de inscritos. A banda já conquistou diferentes recordes no Guinness World Records, em categorias como videoclipes mais assistidos nas primeiras 24 horas de lançamento. Em 2020, a Forbes Korea Power Celebrity nomeou o Blackpink como as terceiras celebridades mais influentes da Coreia do Sul.

Curiosidades

  • Kia Motors, Samsung, Adidas, Sprite Korea, Puma, Rebook, Louis Vuitton e Dior Cosmetics são algumas das marcas que já assinaram contratos de publicidade com o Blackpink.
  • Também ativamente envolvidas com iniciativas de filantropia, as integrantes já fizeram grandes doações para ajudar famílias de pais solteiros de baixa renda da Coreia do Sul, vítimas de incêndios e enchentes no país, e iniciativas voltadas ao combate da pandemia do Coronavírus.
  • O grupo já protagonizou 5 produções no estilo reality show, incluindo o Blackpink House (série transmitida online pelo YouTube) e o Blackpink: Light Up the Sky, primeiro documentário sobre Kpop desenvolvido pela Netflix.
  • Blackpink foi o primeiro grupo feminino de K-pop a se apresentar no popular festival de música Coachella.

3. Twice

grupos de kpop

Integrantes: 9 - Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu
Grupo de entretenimento: JYP Entertainment
Fandom: Once

Formado no reality show Sixteen em 2015, o grupo nipo-coreano Twice já atingiu um incrível sucesso nacional no ano seguinte, com o single Cheer Up. A música foi reconhecida como "Canção do Ano" nos prêmios Melon Music Awards e Mnet Asian Music Awards. E as músicas seguintes seguiram um caminho similar, passando semanas no topo da lista de mais tocadas no país e garantindo ao grupo a marca de álbum feminino mais vendido de 2016. Em 2019, elas se tornaram o grupo feminino vais vendido de todos.

No Japão, o sucesso também foi gigante, com o Twice conquistando o terceiro lugar como Melhor Artista na Billboard Japan em 2017. Já as redes sociais ficaram cheias de vídeos virais de versões da coreografias do grupo.

Curiosidades

  • Em abril de 2020, o grupo protagonizou a série de documentários Twice: Seize the Light. O programa, que foi um YouTube Originals, acompanhou as integrantes do grupo como trainees em sua primeira turnê mundial.
  • Também em abril, a banda lançou um novo EP, que se tornou o álbum de um grupo de mulheres mais vendido na Coreia do Sul nos últimos 20 anos.
  • A emissora NHK News destacou o Twice como responsável por ajudar a consertar as relações entre Coreia do Sul e Japão.

4. EXO

grupos de kpop

Integrantes: 9 - Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai, e Sehun
Grupo de entretenimento: S.M. Entertainment
Fandom: EXO-L

Inicialmente, em 2012, o Exo foi lançado com 12 integrantes divididos nos subgrupos Exo-K e Exo-M. Atualmente com 9 membros, esta banda sino-coreana conta com músicas em coreano e mandarim e já conquistou grande sucesso com seu primeiro álbum, XOXO. Poucos meses após seu lançamento, inclusive, o álbum ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas, conquista que nenhum artista de K-pop alcançava nos 12 anos anteriores.

Os próximos três álbuns do grupo, lançados nos três anos seguintes, também chegaram a esta marca. Isso fez os integrantes do Exo se tornarem os únicos artistas da Coreia do Sul a conseguirem o título de "quadruple million seller".

Curiosidades

  • Os ingressos para a primeira turnê do grupo, The Lost Planet Tour, esgotaram em apenas 1,47 segundo
  • Os ingressos para a terceira turnê mundial da banda esgotaram em 0,2 segundo, quebrando recordes
  • O Exo já participou de reality shows mostrando os bastidores da banda e tiveram seu próprio - e muito bem sucedido - webdrama
  • O grupo também é envolvido com diversas iniciativas filantrópicas

5. SEVENTEEN

grupos de kpop

Integrantes: 13 - S.Coups, The8, Dino, Seungkwan, DK, Jeonghan, Vernon, Jun, Wonwoo, Hoshi, Woozi, Mingyu e Joshua
Grupo de entretenimento: Pledis Entertainment
Fandom: Carat

Este grupo sul-coreano foi formado no decorrer de algumas temporadas do reality show 17TV, no qual os fãs acompanharam a escolha dos integrantes em suas salas de prática. Com 13 membros divididos em três subunidades - unidades hip-hop, performance e vocal - o grupo foi apresentado em 2015, com um showcase no programa Seventeeen Project: Big Debut.

O álbum de estreia da banda, 17 Carat, conquistou a 9ª posição na lista Billboard's World Albums apenas uma semana depois de seu lançamento. Além disso, 17 Carat foi o único álbum de estreia a entrar na lista de "10 Melhores Álbuns de K-pop de 2015" da Billboard. Em 2019, o terceiro álbum do grupo, An Ode, se consagrou como melhor álbum de K-pop da Billboard.

Curiosidades

  • Em 2020, o grupo protagonizou uma série de documentários chamada Hit the Road, que acompanhou os bastidores da turnê Ode to You.
  • No mesmo ano, o 7ª EP da banda ultrapassou 1 milhão de cópias vendidas com apenas uma semana de lançamento e conquistou o primeiro lugar em 27 paradas de melhores músicas no iTunes de diferentes países.
  • Seventeen ficou conhecido como "grupo ídolo autoproduzido" devido ao grande envolvimento de todos os integrantes na composição e na produção das músicas, da coreografia e da performance como um todo.

6. Red Velvet

grupos de kpop

Integrantes: 5 - Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri
Grupo de entretenimento: SM Entertainment
Fandom: ReVeluv

Lançado em 2014, o grupo feminino sul-coreano Red Velvet completou sua formação em 2015, e não demorou para alcançar sucesso a nível mundial. A banda foi eleita um dos grupos de K-pop mais populares do mundo por publicações como Time e Billboard. Além disso, foi vista como responsável por uma das maiores contribuições para disseminar a cultura coreana por outros países. O primeiro álbum, The Red, conquistou o 1º lugar na Billboard já em seu lançamento, e garantiu um lugar na lista de 10 melhores álbuns de K-pop de 2015.

O grupo ainda ganhou grande destaque por quebrar estereótipos no universo das bandas femininas da Coreia do Sul. Fugindo da imagem ou "apenas fofa e pura" ou "apenas sexy", a Red Velvet conquistou uma base de fãs formada por jovens mulheres. Isso as diferenciava de outros grupos de mulheres, que têm uma base de fãs majoritariamente masculina. Por este motivo, o grupo foi destacado por conseguir "transformar a imagem passiva das mulheres sul-coreanas".

Curiosidades

  • O nome da banda reflete o conceito sonoro duplo único de misturar diferentes influências musicais. "Red" (vermelho) se refere ao lado mais pop e eletrônico das obras da banda. Já "velvet" (veludo) traz a mistura com estilos como R&B, funk, jazz e hip hop.
  • Red Velvet foi a primeira banda feminina de K-pop a conquistar uma posição na Billboard já com seu primeiro single, que alcançou a 4ª posição da lista. A música Happiness misturou os estilos europop urbano com sons de sintetizador e batidas tribais africanas.
  • Em 2020, a banda fez uma participação no filme Troll World Tour, dando voz aos trolls do K-pop.

7. NCT

grupos de kpop

Integrantes: número ilimitado de integrantes
Grupo de entretenimento: SM Entertainment
Fandom: NCTzens

NCT é a abreviação para "Neo Culture Technology". O termo que se refere ao conceito de grupo com número ilimitado de integrantes. A ideia foi criar várias subunidades do NCT em diferentes cidades do mundo. Até o momento, existem:

  • A subunidades sul-coreana NCT U (com seis membros)
  • A subunidades sul-coreana NCT 127 (sete integrantes)
  • A subnidade chinesa WayV (sete músicos)
  • A subunidades sul-coreana NCT Dream (formada por adolescentes coreanos, acabou após seus integrantes se tornarem adultos, mas retornou em 2021)

Com um sucesso crescente nos anos seguintes, em 2020 o NCT chegou ao top 10 da Billboard, com o NCT 127 emplacando o álbum Neo Zone no 5ª lugar da lista. Até o momento, a SM Entertainment também já produziu dois projetos que reuniram todas as unidades em um mesmo álbum, o NCT 2018 e o NCT 2020.

Curiosidades

  • A SM Entertainment fechou uma parceria com a MGM Worldwide Television Group com o objetivo de recrutar jovens americanos entre 13 e 25 anos para integrar uma futura nova unidade, a NCT-Hollywood.

8. SHINee

grupos de kpop

Integrantes: 4 - Onew, Key, Minho e Taemin
Grupo de entretenimento: SM Entertainment
Fandom: Shawols

O grupo sul-coreano SHINee foi criado pela SM Entertainment para se tornar uma referência na música, na moda, na dança e em outras áreas. E o objetivo foi concretizado. Já após o lançamento de seu EP de estreia, a banda acabou criando o que a imprensa chamou de "Shinee Trend", com diversos jovens seguindo o estilo de roupas dos integrantes.

Seu primeiro álbum, The Shinee World, conquistou excelentes posições nas listas dos mais tocados na Coreia do Sul e por toda a Ásia. Já o segundo álbum trouxe músicas cujas coreografias foram indicadas a prêmios de dança. Conhecidos como "Príncipes do K-pop", os jovens integrantes trouxeram uma mistura de música pop, R&B contemporâneo, funk rock, hip hop e música eletrônica.

Curiosidades

  • Shinee conquistou o prêmio Melhor Grupo da Ásia, 23rd East Billboard Music Awards, sendo os únicos artistas coreanos a participarem da premiação.
  • O grupo foi premiado três vezes no Mnet Asian Music Awards na categoria Best Dance Performance Award.
  • Todos os integrantes são ativamente envolvidos com iniciativas filantrópicas, em parceira com organizações como Cruz Vermelha Coreana e UNICEF.

9. Mamamoo

grupos de kpop

Integrantes: 4 - Solar, Moonbyul, WheeIn e Hwasa
Grupo de entretenimento: RBW Entertainment
Fandom: MooMoos

Desde que estrearam, em 2014, as integrantes desta banda sul-coreana foram elogiadas pela originalidade da mistura de jazz e retro, e pelos incríveis vocais que as deixaram conhecidas como "verdadeiras artistas".

Com as artistas também desenvolvendo carreiras solo paralelas, Mamamoo se tornou o segundo grupo coreano a integrar a lista da Billboard's World Digital Song Sales tanto como banda quanto com cada uma de suas integrantes.

Curiosidades

  • Antes de serem lançadas oficialmente como banda, as integrantes do Mamamoo já haviam feito importantes colaborações com outros artistas renomados da música coreana.

10. ITZY

grupos de kpop

Integrantes: 5 - Yeji, Lia, Ryujin, Chaeryeong e Yuna
Grupo de entretenimento: JYP Entertainment
Fandom: MIDZY

Lançadas como banda oficialmente em fevereiro de 2019, as integrantes do grupo ITZY logo conquistaram reconhecimento em premiações como Golden Disc Awards, Melon Music Awards e Mnet Asian Music Awards 2019, na categoria de Melhor Artista Revelação. As letras de empoderamento e a mistura de subgêneros música eletrônica garantiu um sucesso quase imediato à banda.

O grupo teve uma das maiores estreias da Billboard; o single Dalla Dalla conquistou o segundo lugar no ranking mundial de vendas de músicas digitais, e se tornou a música de K-pop mais venda nos Estados Unidos na semana de lançamento. O clipe do single, por sua vez, quebrou o recorde de estreia de novo grupo feminino de K-pop mais visto em 24 horas. com mais de 17 milhões de visualizações no primeiro dia.

Curiosidades

  • Algumas integrantes já haviam participado de reality shows para escolha de novos idols. Em 2015, Chaeryeong participou do Sixteen, mas não chegou à final que selecionou as integrantes do grupo vencedor, o Twice. Yeji, por sua vez, concorreu no The Fan, mas sai no 5º episódio. Já Ryujin chegou a ser finalista no Mix Nine, mas o prêmio foi para uma banda de garotos.
  • Itzy significa "Você tem tudo o que queremos, certo? É claro".
  • Embora seja um grupo recente, o Itzy já conta com parcerias com marcas como Kia Motors, MAC Cosmetics, Oreo Korea, Calvin Klein e Maybelline New York.

11. ATEEZ

grupos de kpop

Integrantes: 8 - Hongjoong, Seonghwa, Yunho, Yeosang, San, Mingi, Wooyoung e Jongho
Grupo de entretenimento: KQ Entertainment
Fandom: ATINY

Antes mesmo de serem anunciados como uma banda, os integrantes da ATEEZ chamaram a atenção dos fãs de K-pop com alguns vídeos de coreografias que publicaram no YouTube, em maio de 2018. Os vídeos dos então trainees, sob o nome de KQ Fellaz, viralizaram. Logo que a banda foi oficialmente apresentada, curiosamente fez mais sucesso internacionalmente do que na Coreia do Sul.

Com apenas quatro meses desde sua estreia, o grupo fez uma turnê internacional com direito a 17 shows pela Austrália, Estados Unidos e dez países da Europa. Todos os concertos tiveram os ingressos esgotados.

Curiosidades

  • Alguns dos membros da banda fizeram audições para o reality MIXNINE, antes de entrar na banda, mas não foram selecionados.
  • Todos os membros citam outras grandes bandas de K-pop entre seus ídolos, como BTS, NCT e EXO.

12. Monsta X

grupos de kpop

Integrantes: 6 - Shownu, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Jooheon, e I.M.
Grupo de entretenimento: Starship Entertainment
Fandom: Monbebe

Formado no reality show NO.Mercy, o Monsta X também teve um início de carreira com sucesso meteórico. O grupo estreou em 2015, e no mesmo ano já conquistou: terceiro e quinto lugar no Parada de Álbuns do Gaon com diferentes músicas, prêmio "Melhor Desempenho do 1theK" no 7º MelOn Music Awards, e prêmio "Artista Asiático da Próxima Geração" no 17º Mnet Asian Music Awards. No ano seguinte, o desempenho nas paradas musicais e nas premiações se manteve similar.

O primeiro álbum completo da banda foi lançado em 2017, e conquistou o 1º lugar na Parada de Álbuns Mundiais da Billboard. Já o segundo álbum, lançado em 2018, foi a produção mais premiada do grupo. Suas turnês internacionais também obtiveram grande sucesso.

Curiosidades

  • Algumas das músicas são escritas, arranjadas e produzidas pelos integrantes.
  • Um dos significados do nome do grupo é "monstros conquistando a cena do K-pop".

13. Super Junior

grupos de kpop

Integrantes: 10 - Leeteuk, Heechul, Yesung, Shindong, Sungmin, EunHyuk, Donghae, Siwon, Ryeowook e Kyuhyun
Grupo de entretenimento: SM Entertainment
Fandom: E.L.F. (Ever Lasting Friends)

Desde a sua estreia em 2005, o Super Junior já passou por algumas diferentes formações, com a saída de três membros e a entrada de um novo. Atualmente com dez integrantes, a banda construiu uma trajetória marcada por grandes êxitos e diversas premiações.

Ao todo, já são oito álbuns. Apenas os trabalhos dos últimos cinco anos já venderam mais de 1,7 milhão de cópias físicas. O sucesso internacional veio em 2009, com o lançamento do single Sorry, Sorry. Além de seus trabalhos próprios, o grupo já contribuiu para a produção de mais de 20 álbuns de outros artistas, sendo o representante de K-pop que mais vendeu por três anos consecutivos quando somados todos os trabalhos.

Curiosidades

  • Após o grande sucesso dos integrantes do Super Junior em contextos como programas de televisão e jornais, outras empresas de entretenimento sul-coreanas passaram a incluir novas áreas de habilidades no treinamento de seus músicos, como atuação e apresentação.
  • Assim como outros grupos, o Super Junior já chegou a ser dividido em pequenas unidades, como forma de abranger diferentes estilos musicais e atingir novos públicos.
  • A banda tem 13 prêmios no Mnet Asian Music Awards, 17 no Golden Disc Awards e duas grandes premiações musicais da Coreia do Sul.

14. Stray Kids

grupos de kpop

Integrantes: 8 - Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Han, Felix, Seungmin e I.N.
Grupo de entretenimento: JYP Entertainment
Fandom: STAY

Este popular grupo de K-pop foi lançado no reality show da JYP Entertainment cujo título também deu o nome da banda. No reality Stray Kids, os fãs acompanharam o desenvolvimento dos trainees. E o programa trouxe uma novidade, em relação às demais produções neste formato: em vez de apresentar covers de outros artistas, os trainees tinham como uma de suas tarefas criar as próprias músicas e coreografias.

O clipe de estreia da banda se tornou o debute com mais visualizações da história do K-pop. O grupo realizou sua primeira turnê em 2019, passando por países como Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Tailândia e Indonésia.

Curiosidades

  • O grupo teve um reality show próprio, o Encontrando Stray Kids.
  • Antes do primeiro álbum oficial da banda ser lançado, a JYP Entertainment lançou um EP de pré-debut. O chamado MIXTAPE trouxe todas as músicas apresentadas pelo grupo durante o reality Stray Kids.

15. TXT

grupos kpop

Integrantes: 5 - Yeonjun, Soobin, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai
Grupo de entretenimento: Big Hit Music (subsidiária da HYBE Corporation)
Fandom: MOA

Com o crescimento da expansão do K-pop pelo mundo, bastou a Big Hit Music anunciar o lançamento de um novo grupo para as buscas pelo nome da banda começarem, bem como a produção de diferentes artigos e vídeos na imprensa. Por ter alcançado esta fama antes mesmo de seu lançamento, o TXT foi apelidado de "Global Super Rookie" (super novato global).

A estreia oficial do grupo aconteceu em fevereiro de 2019, com o lançamento de um show na Mnet e no YouTube. Pouco depois, a banda lançou seu EP de estreia, o The Dream Chapter: Star, que conquistou o recorde de vídeo musical de estreia de uma banda de masculina K-pop mais visto em 24 horas, com mais 15 milhões de visualizações. O sucesso intenso se seguiu nos próximos anos, com turnês internacionais e novas músicas.

Curiosidades

  • TXT é um acrônimo de "Tomorrow X Together" (Amanhã x Juntos)
  • O clipe da música Nap of Star deu início ao universo fictício do TXT, chamado de TU

16. Got7

grupos de kpop

Integrantes: 7 - Mark, JB, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom
Grupo de entretenimento: JYP Entertainment
Fandom: I GOT7

Com a proposta de "reinventar o K-pop", a JYP Entertainment lançou o Got7 em janeiro de 2014. Com sete integrantes - formação que incluía os membros do JJ Project Jinyoung e JB - a banda trouxe a proposta de misturar o som do hip-hop à performance baseada em movimentos e acrobacias das artes marciais.

O sucesso foi meteórico. Pouco tempo depois do lançamento do primeiro EP, o álbum ficou em primeiro lugar na Billboard Album Mundial e segundo lugar no Gaon Álbum Charts. Apenas alguns dias após a estreia da banda, o GOT7 ganhou seu primeiro reality show na internet. Em abril, já seria divulgado o teaser do segundo reality.

Curiosidades

  • Em sua segunda turnê mundial, em 2018, o grupo passou por 17 cidades de 15 países.
  • O grupo também conta com uma série de jogos, como o I Won't let you go, que estreou no topo da lista do Oricon Daily Album Chart.
  • Em 2019, a banda conquistou o Grande Prêmio no 4º Prêmio de Artista da Ásia para Performance do Ano.

17. (G)I-dle

grupos de kpop

Integrantes: 6 - Miyeon, Minnie, Soojin, Soyeon, Yuqi e Shuhua
Grupo de entretenimento: Cube Entertainment
Fandom: Neverland

Oficialmente lançada na Coreia do Sul em 2018 e no Japão em 2019, a (G)I-dle logo ficou conhecida como "rookies monstros" do ano. Além disso, ganharam destaque como uma das bandas femininas sul-coreanos de maior sucesso que não vem das "Big 3", os três maiores grupos de entretenimento que lançam grupos de K-pop.

Em 2020, a banda assinou com uma gravadora americana para expandir seu trabalho e alcançar o mercado dos Estados Unidos. No mesmo ano, elas conquistaram o maior recorde para uma banda feminina sul-coreana na liderança da para de álbuns do iTunes. Além disso, seu single álbum se tornou o segundo de girl group mais vendido de todos os tempos da história do K-pop.

Curiosidades

  • As integrantes da banda, em especial Soyeon, estão diretamente envolvidas na criação e produção das músicas, algo relativamente incomum numa banda feminina de K-pop.
  • (G)I-dle foi o primeiro grupo de K-pop a ser entrevistado pela Forbes China.

INTERESSADO PELA CULTURA COREANA? CONFIRA TAMBÉM:

Os melhores doramas românticos para se apaixonar!

Guia definitivo dos melhores DORAMAS COREANOS na Netflix

Melhores doramas escolares para conferir agora

Melhores filmes coreanos para assistir agora mesmo