Shazam! | Os EASTER EGGS do novo filme da DC!

Shazam! chegou aos cinemas! Se você já teve oportunidade de assistir ao filme, provavelmente se divertiu muito com a dinâmica entre Billy Batson/Shazam e Freddy Freeman, e com as trapalhadas do jovem que se transforma em um herói adulto.

Mas há um outro ponto que sempre muito agrada aos fãs: os easter eggs! Ou seja, as referências a outras grandes produções. E Shazam! teve muitas!

As informações abaixo contêm alguns spoilers de Shazam!.

Outros heróis DC

Shazam

Bem, Freddy Freeman, personagem do incrível Jack Dylan Grazer, é basicamente uma fonte inesgotável de referências aos filmes da DC. Além de aparecer com blusas do Aquaman e do Superman durante o longa, ele é uma verdadeira enciclopédia de conhecimentos do universo de super-heróis.

E não é preciso fazer força para ver todas as referências que o personagem traz para Shazam!. Na foto acima, por exemplo, vemos o quarto que ele passa a dividir com Billy Batson.

Na parede, um jornal com a manchete "Superman está de volta". Na estante, um boné e copos do Superman; uma revista cuja capa traz o Black Zero (evento de O Homem de Aço); um boneco do Batman; vários quadrinhos e o emblema do Batman que, mais tarde no filme, vemos ter sua função.

Quero ser Grande

shazam

Em uma cena que mistura comédia e uma certa dose de tensão, vemos Shazam fugindo de Dr. Silvana, sem saber como lutar contra o vilão. Os dois acabam indo parar dentro de uma loja de brinquedos.

Na situação, Shazam começa a jogar coisas que encontra contra Dr. Silvana, incluindo um boneco do Batman (!).

Logo depois, os dois percebem que estão em cima de um piano gigante, em uma clara referência ao filme Quero ser Grande. No longa, Tom Hanks vive um jovem que se torna adulto magicamente (se ligou na referência aqui também?!) após ter seu pedido realizado por um brinquedo no parque de diversões. Em uma das cenas mais clássicas, ele toca um piano gigante em uma loja de brinquedos.

Mas falando em parque, é difícil não pensar em Quero ser Grande mais uma vez quando vamos chegando ao final de Shazam!. A luta final do filme se passa quase completamente em um parque de diversões.

Fawcett

shazam

Para quem não se recorda, os quadrinhos de Shazam! foram originalmente publicados pela Fawcet Comics. O herói apareceu pela primeira vez na HQ Whiz Comics. Posteriormente, a editora foi comprada pela DC, que trouxe os personagens para seu guarda-chuva.

Pois bem, nos momentos em que vemos Billy e Freddy no refeitório da escola, um letreiro na parede revela o nome da instituição: Fawcett Central.

Além disso, Shazam usa a expressão "Gee whiz, mister", enquanto tenta brincar com o vilão.

Capitão América

Por essa os fãs não esperavam! Entre as várias sugestões que Freddy dá para o nome oficial do herói, Capitão Faísca dos Dedos" é provavelmente um dos mais divertidos. Mas um outro também chamou atenção: "Zaptão América.

Revistas

shazam

Essa referência específica é algo simples, embora simbólico, mas como envolve um spoiler, escondemos a descrição abaixo. É só clicar!

Na cena em que Billy enfim descobre onde sua mãe mora, o jovem bate em sua porta. Antes de reconhecer o garoto e dar prosseguimento a um dos momentos mais dramáticos do filme, a mulher fala "Não precisamos de mais revistas."

A frase é uma referência à história de Billy Batson antes do arco Os Novos 52. Nas HQs anteriores, o menino trabalhava vendendo revistas.

O tigre Tawky Tawny

Shazam Tawky Tawny

Sim, o tigre também é uma referência. Logo no início do filme, vemos o momento em que Billy se perde de sua mãe, em um parque de diversões. Minutos antes, o menino pedia para ganhar um tigre de pelúcia. Voltamos a ver o bichinho mais para o final do filme.

Mas a escolha da pelúcia não foi aleatória. Nos quadrinhos publicados a partir de 1947, a Família Marvel ganhou mais um integrante: o tigre Tawky Tawny, uma espécie de tigre humanoide com poderes especiais. Será que o veremos em uma futura sequência?

Hadouken!

Temos um personagem que grita "Hadouken!". Como se trata de um spoiler, vamos colocar escondidinho abaixo e você clica por sua conta e risco, OK!

Em um dos momentos mais divertidos do filme, vemos Shazam dividindo seus poderes com seus irmãos adotivos, que acabam também ganhando versões adultas.

Entre algumas trapalhadas e salvamentos feitos com muito heroísmo e espírito infantil, ganhamos momentos como o em que o agora adulto Eugene solta raios similares aos de Shazam, mas gritando "Hadouken!".

O herói, inclusive, faz o mesmo movimento de mãos de Ryu, do jogo clássico Street Fighter. A expressão se tornou recorrente entre os jovens e virou uma espécie de meme.

Adão Negro

Não foi dessa vez que vimos The Rock dar vida ao Adão Negro. Na verdade, o vilão não está no filme. Mas, pelo visto, tem todas as chances de estar em um próximo.

Quando o mago Shazam explica a Billy sobre sua busca por um campeão, ele conta a história do último jovem a quem confiou seus poderes e o caminho trágico que isso tomou. Ele está falando do Adão Negro!

shazam adão negro

Além disso, outro momento faz uma referência ao personagem. Mas mais uma vez se trata de um spoiler.  Então, assim como fizemos antes, segue a informação lacrada.

Na primeira cena pós-crédito, vemos o Dr Silvana sendo visitado na cadeia por ninguém menos que o Senhor Cérebro. No quadrinhos, o vilão liderou um dos mais poderosos times de vilões, a Sociedade Monstro do Mal. Adão Negro foi um dos quase 30 membros que a equipe já teve.

Superman

Shazam

A cena final do filme traz uma referência à amizade entre Shazam e Superman que vemos nos quadrinhos. Seguindo a vibe dos spoilers (cena final, né, galera?!), a informação está escondida logo abaixo:

Na cena final do filme, vemos toda a Família Shazam indo sentar com Freddy na mesa de almoço na escola. Ao contrário do que fez antes, quando não cumpriu a promessa que fez ao irmão adotivo, Billy aparece na escola como Shazam.

Após se apresentar como melhor amigo do garoto, ele diz, então, que trouxe um convidado. É quando vemos o Superman (apenas do pescoço para baixo, sem revelar o ator).

Aquaman

shazam

A segunda cena pós-créditos traz mais uma referência ao universo DC. Mas já sabe, né?! Se é spoiler, a gente deixa escondidinho para garantir que apenas aqueles que realmente querem ver vejam. É só clicar aí embaixo!

Na segunda cena pós-créditos, vemos mais um dos momentos em que Freddy e Billy testam os poderes de Shazam. Nesta ocasião, a dupla testa uma possível capacidade de falar com seres marinhos!

Outros heróis

shazam

Não tanto como uma parte do filme, mas mais como uma gracinha, também temos uma referência a heróis como Flash e Mulher-Maravilha. No início dos créditos, vemos imagens do caderno de Billy, com pequenos rabiscos.

Entre os desenhos, vemos Diana, Barry Allen, Clark Kent e Bruce Wayne correndo com os personagens de Shazam!.

E aí, você viu mais alguma referência que não listamos aqui? Conta pra gente!

Já está todo mundo querendo ver o filme mais uma vez?!

Shazam! está em cartaz nos cinemas.

FIQUE POR DENTRO

CRÍTICA Shazam! | Energizante, a DC acerta em cheio no bom humor

Shazam! | Entenda as cenas pós-créditos do filme (SPOILER)!

Conheça a história do DOUTOR SILVANA, o inimigo de Shazam (VÍDEO)

QUIZ | Será que você conhece a família Shazam?

Sete Inimigos Mortais do Homem: conheça os maiores inimigos do Shazam!