Homem-Aranha: Longe de Casa | 20 EASTER EGGS do novo filme do herói!

Homem-Aranha: Longe de Casa chega oficialmente aos cinemas hoje, dia 4 de julho. Como o Aficionados já conferiu o filme, trazemos aqui uma lista completinha com 20 easter eggs (referências a outras obras ou personagens) que o longa trouxe!

E vamos logo adiantando: teve referência a Capitão América, às capas das HQs e muito mais. Ah, o artigo contém SPOILERS, estejam avisados!

SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS!

1. Referências ao tio Ben

homem aranha longe de casa

Embora de forma muito discreta, há duas referências ao tio Ben em Homem-Aranha: Longe de Casa. Como os fãs mais dedicados devem saber, Peter e seu tio costumavam ir a jogos dos Mets, algo bem demonstrado na HQ Peter Parker: Spider-Man No. 33.

Pois bem, na cena em que Peter está arrumando sua mala para a viagem, é possível ver uma bandeirinha do Mets pendurada no quarto, mais especificamente uma do jogador Mike Piazza.

Outra referência mais impactante são as iniciais na mala que Peter usa para viajar: BFP. Embora o nome do meio do personagem nunca tenha sido revelado, há um rumor de que Steve Ditko escolheu seu nome em homenagem a Benjamin Franklin. Logo: Benjamin Franklin Parker.

2. Como nos quadrinhos

mysterio

Embora muitas vezes apenas elementos de alguns quadrinhos sejam aproveitados em um filme, Homem-Aranha: Longe de Casa foi um pouco mais longe quando o assunto é Mysterio.

As cenas com o vilão são visualmente incríveis, e é impossível as várias referências às HQs da série Amazing Spider-Man que podem ser encontradas em uma única cena.

3. Capitão América e o martelo do Thor

homem aranha

Em uma das cenas da batalha final entre o Homem-Aranha e Mysterio, Peter precisa se proteger e atacar os drones ao mesmo tempo. Para tanto, ele pega um dos destroços dos carros na Tower Bridge e usa como escudo. Ao mesmo tempo, pega outro e balança como uma arma.

O momento é uma clara referência à icônica cena em que Steve Rogers, na batalha contra Thanos em Vingadores: Ultimato, revela ser digno ao martelo de Thor, e luta usando a arma e seu escudo.

4. Mais referências ao Cap

Tentando proteger MJ, Flash, Ned e Betty, Happy pega um escudo e o joga contra os drones de Mysterio.

A arma momentânea, contudo, apenas vai ao chão, o que é seguido de uma fala de Happy: "Como o Capitão consegue?"

5. Crusher Hogan vs. Bone Saw McGraw

homem aranha

Para não deixar essa passar, é preciso ter olhos de águia! Logo depois de Peter participar do evento da associação de May, eles se encontram com Happy por trás do palco. É neste momento que dois cartazes por trás dos personagens chamam nossa atenção.

Em um deles, por trás de Peter, vemos a propaganda de uma luta com Crusher Hogan. O personagem, apresentado em Amazing Fantasy #15, é o lutador com quem Peter testa seus poderes, ao encarar o desafio de ficar no ring mais de 3 minutos com ele.

Se você está achando essa descrição familiar, mas não o nome, é porque a cena, que acontece no Homem-Aranha de Tobey Maguire, contou com o personagem, mas com um nome diferente: Bone Saw McGraw.

Mas como referência pouca é bobagem, por trás de Happy há outro cartaz, dessa vez anunciando uma luta entre Crusher Hogan e Bone Saw McGraw!

6. Camaleão?

homem aranha

Como muitos rumores já apontavam, é possível que Homem-Aranha: Longe de Casa tenha apresentado o Camaleão, ainda que sem abordá-lo propriamente (por enquanto!).

O personagem se trata de Dmitri, que no filme trabalha para Nick Fury. Nos quadrinhos, o terrível Camaleão, Dmitri Smerdyakov, é irmão de Kraven, o Caçador.

7. O grafite do Homem de Ferro

homem aranha

Sim, é uma referência ao Homem de Ferro. Não, esse não é o easter egg. O que alguns espectadores podem não perceber é a representatividade da imagem escolhida para o grafiti.

O herói foi visto nesta mesma pose em algumas importantes HQs. É o caso da The Invincible Iron Man #3, The Invincible Iron Man #4 e Marvel Adventures Super Heroes: Iron Man #18.

A arte promocional de Vingadores: Era de Ultron é mais uma a trazer o Homem de Ferro na mesma icônica posição, bem como o ainda não lançado videogame Homem de Ferro, para PlayStation 4.

8. Marvel’s Spider-Man

homem aranha

Se você já conferiu o jogo Marvel’s Spider-Man no PlayStation 4 deve ter pego essa referência. No momento em que Peter faz seu novo traje com a tecnologia que Happy disponibiliza para ele, alguns modelos aparecem em uma projeção, entre eles: o Traje de velocidade.

O traje foi criado para o game, onde pode ser usado para que o herói alcance velocidades que podem ser usadas como armas.

homem aranha

Mas essa não é a única referência. No final do filme, Peter "voa" entre os prédios de Nova York e acaba tirando selfies em posições bem similares às que o jogo permite que o jogador faça na função "selfies", uma das novidades do game.

9. A casa de Norman Osborn

homem aranha

Olhos afiados podem ter reparado em mais alguns detalhes do passeio de Peter por NY no final do filme. E uma delas é a cobertura de Norman Osborn.

Durante a cena, ele passa pelo apartamento que foi cenário da primeira franquia do Homem-Aranha no cinema.

10. The Daily Bugle

homem aranha

The Daily Bugle está de volta. J. Jonah Jameson está de volta. J. K. Simmons está de volta. O ator viveu o personagem na primeira franquia do Homem-Aranha, cujo último filme foi lançado há 12 anos.

11. Fury no Tahiti

homem aranha

A paisagem litorânea vista à frente de Fury, na cena pós-crédito, parece uma referência ao Tahiti, mas não estamos falando da ilha na Polinésia Francesa, mas sim do projeto Terrestrialized Alien Host Integrative Tissue I. (T.A.H.I.T.I.).

O projeto apareceu pela primeira vez em Vingadores, onde foi usado para trazer Phil Coulson de volta à vida.

12. F.E.A.S.T.

homem aranha

A Associação criada por May, "Homeless Support: Food, Shelter, Hope" (Suporte a desabrigados: comida, abrigo e esperança) é uma referência ao centro de caridade F.E.A.S.T., sigla para Food, Emergency Aid, Shelter and Training (Comida, Cuidados de emergência, abrigo e treinamento).

Na HQ Amazing Spider-Man #548, tia May trabalha na organização até descobrir que tudo não passava de uma fachada para a empresa criminosa de Martin Li, o Senhor Negativo. Nos quadrinhos mais recentes, May tenta reconstruir a F.E.A.S.T., embora esteja lutando contra um câncer de mama.

13. Homenagem a J.M. DeMatteis

homem aranha

J.M. DeMatteis foi um dos grandes escritores das HQs do Homem-Aranha, sendo responsável por edições como a icônica A Última Caçada de Kraven.

E o quadrinista ganhou uma referência para si. O hotel em que Peter e seus amigos se hospedam em Veneza se chama Hotel DeMatteis.

14. As homenagens pelas ruas

homem aranha

Uma outra forma que a Marvel Studios encontrou de homenagear alguns dos mais representativos escritores das HQs de Homem-Aranha foi pelas ruas de Veneza.

Conforme os personagens andam pela cidade, é possível vermos placas indicando Calle Sterno, Calle Slotto, Calle Bendiso, Calle Michelinio e Calle G. Convayo. As referências são respectivamente a Roger Stern, Dan Slott, Brian Michael Bendis, David Michelinie e Gerry Conway.

Todos os citados marcaram história na trajetória dos quadrinhos do herói, com acontecimentos lembrados até hoje pelos fãs, como a morte de Gwen Stacy, a apresentação de Miles Morales, entre outros pontos.

15. ASM 212

homem aranha

Pelo visto, cada vilão ganhou seu próprio easter egg. Durante a cena em que Betty tira uma foto de Ned, em Veneza, é possível vermos um barco no qual está escrito "ASM 212".

As iniciais e os números são uma referência aos quadrinhos Amazing Spider-Man #212, edição que marcou a apresentação do Hydro-Man. Não à toa, o elemental aparece na cena seguinte a essa.

16. Placa de carro 463

Embora esse detalhe possa passar despercebido para muitos, é bem difícil que tenha sido algo aleatório para a Marvel. Isso porque a placa do carro com o número 463 aparece segundos antes de o que parece ser a versão do Homem Areia do MCU surgir.

E o qual a relação? O icônico vilão Sandman foi apresentado aos fãs do teioso na HQ Amazing Spiderman #4 em 1963, daí o 463.

17. Ciclone

Assim como é feito com o Homem Areia, Ciclone parece ter baseado um dos outro Elementais abordados no filme. O vilão, inclusive, é o responsável por uma das vezes em que Peter viaja para a Europa nos quadrinhos.

No filme, além da aparência do falso elemental, Mysterio e Nick Fury se referem a ele algumas vezes como um ciclone com rosto.

18. ASM28965

Fechando às referências aos quadrinhos que apresentaram os elementais ou os personagens nos quais eles foram baseados, está o Molten Man.

O vilão apareceu pela primeira vez em Amazing Spider-Man #28, publicada em setembro de 1965. Durante a sequência em que ele aparece, podemos ver que uma das placas dos carros da SHIELD traz ASM28965.

19. Tigre

homem aranha

Ok, MJ não fala a famosa frase de Mary Jane "Face it, Tiger". Mas é bem difícil acreditar que a escolha do figurino da atriz foram aleatórias, incluindo uma blusa estampada por um tigre.

20. Macaco-Aranha

homem aranha

No momento em que MJ confronta Peter para saber se ele é o Homem-Aranha, o herói tenta despistar a garota falando que o estranho visto pela Europa era o Macaco Noturno, nome que Ned dá a ele para, por sua vez, despistar Betty.

Quando MJ fala que o Macaco Noturno usa a mesma teia que o Homem-Aranha, Peter brinca que deve se tratar, então, de um Macaco Aranha.

Mas a expressão não é exatamente aleatória. Na minissérie Marvel Apes, de 2008, os leitores foram apresentados ao Ape-vengers e ao Spider-Monkey, ou seja, o Macaco-Aranha.

E aí, tinha conseguido pegar todos os easters eggs?!

Homem-Aranha: Longe de Casa está em cartaz.