Conheça os Renegados, o time de super-heróis da DC Comics

Criados em 1983 pelo roteirista Mike W. Barr e pelo ilustrador Jim Aparo, o time de super-heróis Renegados fez a sua estreia no mundo dos quadrinhos na edição de julho de 1983, na HQ do Batman.

Este time foi criado com o objetivo de dar algum destaque a outros personagens que não tinham a mesma popularidade de heróis como o Superman ou a Mulher-Maravilha. Desta forma, a DC Comics juntou estes personagens mais desconhecidos a um grande nome dos quadrinhos, o Batman.

Neste artigo iremos falar da origem e história do time, assim como da recente adaptação para live-action que aconteceu na série Arrow.

Juntos pelo acaso

renegados

A versão original dos Renegados surgiu por mero acaso quando vários personagens da DC Comics foram para Markovia (país fictício) para cumprir diferentes missões.

Inicialmente o Batman foi para Markovia juntamente com o Raio Negro com o objetivo de resgatar Lucius Fox que tinha sido raptado pelo terrível Baron Bedlam. Curiosamente, o herói Geoforça era o príncipe de Markovia e desejava se vingar do Baron Bedlam que tinha recentemente assassinado o seu pai.

Metamorfo também estava pelas terras de Markovia, procurando ajuda para controlar as suas habilidades, para isso ele tencionava contactar a Drª Helga Jace, responsável por dar os poderes ao Geoforça.

Mas ainda faltam duas heroínas que também estavam no mesmo local! Katana se encontrava no país europeu com a missão de se vingar do General Karnz, que era o comandante das tropas de Bedlam e que tinha assassinado o seu marido e filho. Por último, o Batman encontrou uma garota na floresta que tinha habilidades com base em luz, como ela estava sofrendo de amnesia, o Cavaleiro das Trevas acabou por lhe dar o nome de Halo.

Unidos para derrotar Bedlam

Baron Bedlam

Como todos os heróis tinham como inimigo comum o Baron Bedlam, eles acabaram por se unir na tentativa de derrotar o vilão, sendo esta a primeira missão oficial dos Renegados!

Apesar do primeiro inimigo do grupo ter sido o Baron Bedlam, os heróis da DC Comics iriam enfrentar muitos outros vilões em algumas das suas aventuras, como foram os casos de alguns membros da Tropa dos Lanternas Laranjas, do Onda Térmica, Homem Criônico e dos Mestres do Desastre.

No entanto, o time viria a sofrer muitas alterações no seu elenco, com muitos membros abandonando a equipe, mas com outros se juntando ao grupo dos Renegados.

A saída do Cavaleiro das Trevas

batman-renegados

Provavelmente a saída mais impactante para o grupo foi quando o Cavaleiro das Trevas decidiu abandonar o time. Basicamente , Batman escondeu do resto da equipe que Baron Bedlam tinha sido ressuscitado com a ajuda dos Mestres do Desastre e das Forças Soviéticas.

Quando o restante do time soube da verdade, houve uma enorme quebra de confiança que levou a muitos conflitos. Foi então que o Batman decidiu que não fazia mais sentido ele continuar nos Renegados.

Apesar dos heróis terem conseguido derrotar novamente o Baron Bedlam, as coisas sofreram um twist surpreendente! Antes de morrer, o vilão fez um clone de Adolf Hitler... Mas o clone se suicidou depois de descobrir as atrocidades que o verdadeiro Hitler tinha feito no passado.

Batman em Los Angeles?

outsider-los-angeles

Eventualmente a DC Comics sentiu a necessidade de colocar o Batman novamente no time (as vendas de quadrinhos não estavam sendo as melhores). A desculpa que eles arranjaram para esse retorno foi que o grupo estava precisando de ajuda para derrotar o vilão Eclipso.

Como os Renegados tinham todas as suas operações sediadas em Los Angeles, os roteiristas da DC Comics decidiram que o Batman tinha uma BatCaverna nessa mesma cidade da Califórnia.

Com a ajuda do Batman, os heróis conseguiram vencer Eclipso, mas ninguém tira da cabeça dos fãs a bizarrice que é o fato do Cavaleiro das Trevas ter uma BatCaverna na ensolarada "Cidade dos Anjos".

Outros líderes, outros membros

asa-noturna-outsiders

Apesar dos executivos da DC terem decidido colocar o Batman mais de uma vez como líder dos Renegados, o time teve outros capitães... e também outros membros!

Para além do vigilante de Gotham, os líderes mais icônicos que os Renegados tiveram foram o Asa Noturna e o famoso parceiro do Arqueiro Verde, o Arsenal

Mas a nível de membros que já fizeram parte desta equipe a lista é quase infinita, dentre eles destacamos a Mulher-Gato, Arqueiro Verde, Caçadora, Caçador de Marte, Supergirl, Estelar e o Robin (Tim Drake)... ou seja, já muito talento passou pelo elenco dos Renegados!

Renegados versão Arrow

arrow-renegados

A série Arrow criou uma versão dos Renegados bem diferente daquela que podemos encontrar nas páginas dos quadrinhos. Na realidade a única semelhança é mesmo o nome da equipe!

Basicamente, os Renegados de Arrow são constituídos pelo Cão Raivoso, Canário Negro e Senhor Incrível que depois de perderem a confiança em Oliver Queen decidiram montar um novo time.

A parte curiosa é que nem a origem do time nem o elenco é igual ao dos quadrinhos. Na realidade nenhum dos heróis que faz parte do time em Arrow chegou a a integrar os Renegados das HQs. Ou seja, os roteiristas acabaram por tomar bastante liberdade nesta adaptação para live-action do icônico time!