Quem é o Asa Noturna? Saiba tudo sobre este personagem!

O Asa Noturna sempre foi um personagem capaz de entusiasmar os fãs de quadrinhos, mas inicialmente o nome de herói de Dick Grayson era outro: Robin, o fiel ajudante do Batman. Criado em 1940 pelos mesmos criadores do Batman (Bob Kane e Bill Finger), o personagem foi introduzido nas HQs do Cavaleiro das Trevas com a missão de conseguir captar a atenção de um público ainda mais jovem.

Só passados 44 anos é que o Asa Noturna (a nova versão de Dick), foi criada pelos autores Marv Wolfman e George Perez. Neste artigo você vai ficar a saber tudo sobre este fantástico herói.

Tudo começou com o Menino Prodígio

robin

Os pais de Dick Grayson eram acrobatas de circo e conhecidos pelo nome "Os Grayson Voadores", esta era uma família de artistas feliz e que tinha uma grande paixão por aquilo que fazia. Infelizmente, o dono do Circo onde os Grayson trabalhavam tinha algumas dívidas junto da Mafia e durante uma das noites de espetáculo, um grupo de mafiosos sabotou o número dos pais de Dick e ambos acabaram por morrer.

Na plateia assistindo a toda aquela desgraça estava Bruce Wayne, que tocado pelo que tinha acabado de acontecer ao garoto, decide adotar Dick o levando para a Mansão Wayne. Apesar de ambos terem ficado sem os seus pais ainda crianças, Bruce e Dick sempre foram muito diferentes. Bruce era movido pelo sentimento de vingança, já Dick só queria fazer aquilo que era correto, ele não queria saber de vingança, mas sim de justiça!

Mais tarde Dick descobre que Bruce passava as suas noites sendo o Batman, o protetor de Gotham que ele tanto admirava. É nesse momento que Dick decide optar pela mesma vida, combatendo o crime ao lado de Bruce sob a identidade de Robin.

Robin foi crescendo com o passar dos anos

dick grayson

Durante os primeiros anos a parceria entre Batman e Robin foi quase perfeita, mas com o passar do tempo a relação foi se desgastando. Dick foi amadurecendo e passou por algumas experiências que ajudaram a moldar a sua personalidade. Um dos momentos mais importantes nesse seu desenvolvimento foi a temporada passada junto dos Jovens Titãs. Dick foi mesmo eleito o líder do time de jovens heróis que era constituído pelo Robin, Kid Flash, Aqualad, Moça Maravilha e Ricardita.

Cada vez com menos tempo para ajudar o Batman nas suas missões em Gotham, Dick informou Bruce que não seria mais o seu ajudante, pois pretendia ser um herói independente. O Batman não gostou muito desta decisão e disse a Dick que se ele quisesse seguir numa carreira a solo, teria de abandonar o nome de Robin.

O jovem ficou furioso e abandonou a Mansão Wayne e a liderança do time dos Jovens Titãs (a Moça Maravilha se tornou a nova líder). Só após algum tempo e depois de uma visita ao Superman é que Dick Grayson voltou ao ativo.

Foi o Superman que despertou o Asa Noturna

asa noturna superman

Depois da sua discussão com Bruce e de ter abandonado a liderança dos Jovens Titãs, o jovem Dick Grayson passou por um breve hiato, onde procurou perceber qual o seu lugar neste mundo repleto de heróis e vilões. Um dia ele foi parar a Metropólis, onde se encontrou com o Superman em busca de alguns conselhos.

Foi durante uma conversa entre os dois, que o Superman lhe contou que em Krypton existia um garoto que tinha passado pela mesma situação, mas que após abandonar tudo aquilo que tinha, ele acabou se tornando um grande herói, o nome desse herói Kryptoniano era Asa Noturna.

Inspirado pela história que o Superman lhe tinha contado, Dick cria assim um novo personagem, o Asa Noturna e volta para Gotham na tentativa de ganhar uma reputação como vigilante.

Blüdhaven passou a ser a sua nova cidade

Blüdhaven

Gotham era muito pequena para dois heróis com egos tão grandes, e o Asa Noturna foi obrigado a abandonar a cidade, pois era inevitável entrar em conflito com o Batman. Dick encontrou em Blüdhaven uma cidade repleta de crime, na realidade esta nova cidade era igual a Gotham antes da chegada do Batman.

O herói alugou um pequeno apartamento que funcionava como a sua base de operações e decidiu arranjar um emprego num bar de forma a não levantar suspeitas. O principal vilão desta cidade era um cara chamado Blockbuster, um criminoso que acabou por se tornar o principal inimigo do Asa Noturna.

Após algum tempo trabalhando sozinho, também o Asa Noturna acabou por ganhar um ajudante, chamado Tad Ryerstad, no entanto a relação entre os dois foi bem curta, pois Tad utilizava métodos extremamente violentos, algo que Dick nunca aprovou. Podemos perceber ainda que com o passar dos anos Dick foi se tornando cada vez mais parecido com o seu mentor, Bruce Wayne.

Ele foi o Batman durante uma pequena temporada

Blüdhaven

Depois de Bane ter partido a coluna a Bruce Wayne, o herói de Gotham esteve algum tempo parado sem conseguir defender a cidade dos vários criminosos que nela habitavam. Foi então que Jean-Paul Valley (também conhecido por Azrael) começou a utilizar o manto do Batman.

Apesar de ser extremamente eficaz, Azrael demonstrou ser um cara extremamente violento, chegando mesmo a matar por várias ocasiões. Bruce não aprovou a conduta de Jean-Paul e este foi afastado do cargo de substituto do Batman. Foi assim que Bruce entrou em contacto com Dick para que este o substituísse enquanto Batman, e o seu ex-pupilo aceitou o desafio até que Bruce terminasse a sua recuperação.

Dick Grayson tem o coração dividido

asanoturna estelar batgirl

Se você chegou até aqui já deve ter percebido que Dick Grayson é um cara que vive sempre rodeado de dúvidas e isso acontece até na sua vida amorosa. Quando trabalhava como Robin, Dick conheceu uma jovem chamada Barbara Gordon (filha do Comissário Gordon e futura Batgirl), os dois acabaram por se apaixonar, mas infelizmente eles nunca conseguiram ter uma relação estável e duradoura.

Mais tarde, Dick acabou se apaixonando por uma alienígena chamada Estelar. Esta bela garota natural do planeta Tamaran, também teve uma relação com Dick bem semelhante aquela que o herói teve com Barbara Gordon. A sua personalidade difícil e a sua obsessão com a justiça, acabou fazendo com que Dick não conseguisse manter relações amorosas durante muito tempo.