A Liga da Justiça é um dos times de super-heróis mais populares. Esta equipe reúne os mais icônicos personagens da DC Comics que encantam milhões de leitores em todo o mundo. Esta equipe é uma das mais espetaculares e inspiradores que um fã de HQs pode encontrar. As diferenças entre os seus membros são o que fazem este grupo inspirador!

Mas qual a origem da Liga da Justiça? Quais os motivos para a sua criação? E qual a razão para o seu sucesso?

Neste artigo tentaremos responder a todas essas questões, por isso leia tudinho até à última palavra!

A evolução da Sociedade da Justiça

justice

A DC Comics foi incrivelmente bem-sucedida com a Era de Prata dos quadrinhos, tendo conseguido recuperar o interesse dos leitores pelos seus heróis. De modo a capitalizar esse sucesso, a editora pediu aos escritores Gardner Fox e Mile Sekowsky para criar um novo grupo de super-heróis, tendo como ponto de partida a velhinha Sociedade da Justiça.

Gardner Fox era um grande fã de esportes e viu em “Liga” a palavra perfeita para descrever o novo time. Foi desta forma bem simples que a Sociedade da Justiça acabou se transformando em Liga da Justiça. Durante o ano de 1960, a primeira HQ da Liga da Justiça foi impressa, tendo chegado assim às bancas.

Curiosamente o Batman e o Superman apesar de terem feito aparições nas primeiras HQs da Liga, não estavam envolvidos na história principal.

A primeira ameaça: Starro

justice

Na primeira HQ da Liga da Justiça, o time de heróis teve que travar uma invasão alienígena, liderada por uma espécie de estrela do mar gigante chamada de Starro. Nesta primeira versão, o grupo era constituído pela Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash (Barry Allen), Caçador de Marte, Lanterna Verde (Hal Jordan) e claro, Batman e Superman.

Esta foi a primeira oportunidade que os leitores tiveram de ver em ação um time que no futuro viria a sofrer inúmeras mudanças.

Nos primeiros anos não existiram muitas alterações

justice

Durante os últimos anos da Era de Prata, a DC Comics estabeleceu que a Liga da Justiça pertencia à Terra-1, relegando assim a Sociedade da Justiça para a Terra-2. Curiosamente, os dois times se juntavam anualmente para um encontro entre heróis, tendo sido no primeiro desses encontros que os dois enfrentaram o Sindicato do Crime da América da Terra-3.

O primeiro quartel general da Liga da Justiça foi uma espécie de porão a que chamaram de Santuário Secreto que ficava localizado em Rhode Island nos Estados Unidos.

Antes da Era de Prata terminar a Canário Negro, o Arqueiro Verde e o Eléktron integraram o time de super-heróis.

Chegou a Era de Bronze e com ela algumas alterações

justice

O elenco da Liga da Justiça até que ficou estável durante a transição da Era de Prata para a Era de Bronze, a única alteração foi que a Mulher-Maravilha decidiu abandonar o time durante um breve período, retornando mais tarde.

O local do quartel-general teve que ser alterado, após Snapper Carr ter comprometido a localização do Santuário Secreto. E foi assim que foi criado o Satélite da Liga da Justiça. Contudo, nos anos 80 os leitores viram algumas caras novas se juntarem ao time de super-heróis. As novas adições foram o Homem-Elástico, Tornado Vermelho, Zatanna, Mulher Gavião, Vingador Fantasma e Nuclear.

Curiosamente nesse período, o Batman decidiu abandonar a Liga da Justiça e criar o seu próprio super-grupo, algo que levou a que muitos heróis também abandonassem o time.

As coisas ficaram confusas na Era Moderna

justice

Durante a Era Moderna uma nova Liga da Justiça foi criada, impulsionada por Maxwell Lord que decidiu convidar um grupo de heróis para formar uma nova equipe. A “nova” Liga da Justiça era composta pelo Batman, Caçador de Marte, Canário Negro, Senhor Milagre, Oberon, Senhor Destino, Shazam, Doutor Luz, Besouro Azul (Ted Kord) e Lanterna Verde (Guy Gardner).

As HQs desta Liga da Justiça eram bem mais cômicas, tendo os roteiristas optado por adotar uma trama mais leve.

Na realidade este grupo de super-heróis era muito volátil, sendo que eles estavam sempre discutindo uns com os outros. Basicamente eles perdiam mais tempo se confrontando, do que lutando contra vilões. Um exemplo dessa instabilidade foi a saída do Doutor Luz, logo nos primeiros dias de atividade do time.

Como já tinha acontecido no passado, a Liga recebeu mais alguns integrantes, como foi o caso do Gladiador Dourado e do Capitão Átomo. Mas para tornar tudo ainda mais confuso, a Liga foi dividida em duas frações continentais, tendo sido criada a Liga da Justiça da Europa e a Liga da Justiça da América.

Felizmente os Novos-52 vieram tornar tudo mais simples

justice

Depois de um período muito controverso nas HQs da DC Comics para todos os seus personagens, os super-heróis estavam tentando recuperar a confiança das pessoas no momento da chegada dos Novos-52.

A Liga da Justiça teve que voltar a se unir para enfrentar um perigo nunca antes visto, conhecido por Darkseid. O elenco da versão mais recente da Liga da Justiça nos quadrinhos é composto pelo Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash (Barry Allen), Aquaman, Cyborg e Lanterna Verde (Hal Jordan).

Este foi o elenco escolhido pela Warner Bros para o primeiro filme da Liga da Justiça, sendo que é por sinal também o mais popular.