8 coisas que tem de saber sobre Peter Quill, o Senhor das Estrelas

Quando Guardiões da Galáxia estreou em 2014, todo mundo ficou rendido à interpretação de Chris Pratt no papel de Senhor das Estrelas. Através do humor, da música e da dança hilária, esse foi o Peter Quill que todos passaram a conhecer.

Mas o herói dos quadrinhos teve um percurso bastante diferente daquele que assistimos no cinema. Se quer saber mais sobre a origem e vida do Senhor das Estrelas, então não pode deixar de conferir essas 8 curiosidades!

1. Peter Quill teve várias histórias de origem

Senhor das Estrelas

A origem de Peter Quill sofreu várias alterações ao longo dos anos e o próprio personagem nem sempre foi o mesmo. Na sua introdução dos anos 70, foi insinuado que Peter tinha nascido de uma concepção imaculada, como um bebê nascido das estrelas.

Mas algum tempo depois essa ideia foi jogada fora e afinal Peter tinha tido um pai como todos os mortais. A identidade da mãe foi sempre a mesma – Meredith Quill – mas as possibilidades sobre quem seria o pai nem sempre foram as mesmas. Eventualmente, foi revelado que o verdadeiro pai de Peter era Jason de Spartax, o herdeiro do império alienígena de Spartoi.

Já nos anos 2000, o herói volta novamente a ganhar destaque após vários anos na obscuridade. O “novo” Peter Quill tinha uma aparência, personalidade e passado diferentes do Senhor das Estrelas original.

2. O marido da sua mãe tentou assassiná-lo enquanto ainda era um bebê

Peter Quill

Sim, isso aconteceu mesmo para grande terror de Meredith Quill. O pai verdadeiro de Peter aterrissou de emergência no planeta Terra, sofrendo ferimentos graves e destruindo grande parte da sua nave espacial.

Meredith Quill assistiu a tudo isso e salvou Jason, oferecendo a ele um lugar para se recuperar. Os dois se apaixonaram durante o período em que a humana ajudou Jason a melhorar sua saúde e a reconstruir a nave.

Com uma guerra intergaláctica no seu planeta de origem, o alienígena foi obrigado a retornar para casa. Meredith estava grávida e Jason prometeu que voltaria para levar ela e a criança para o seu império. Mas antes de partir, o herdeiro Spartoi apagou as memórias de Meredith para que ela não sofresse com a sua despedida.

Sem qualquer memória do seu romance intergaláctico, a jovem casou com Jake, seu namorado de há vários anos. Mas quando Peter nasceu sem qualquer semelhança com o casal, Jake desconfiou na hora de que ele não era o pai da criança. Louco de raiva, o marido de Meredith pegou no bebê e levou Peter para fora de casa.

Jake estava decidido a matar a criança mas o destino (ou as estrelas) interviram nesse momento trágico. Jake sofreu um infarto fulminante e morreu imediatamente, deixando o pequeno Peter olhando para o céu estrelado.

3. A morte da sua mãe foi planejada pelo seu tio

Gareth e Jason de Spartax

Quando Spartax venceu a guerra contra a Confederação Ariguan, Jason pediu ao seu tio Gareth que fosse buscar Meredith e Peter. Mas o imperador não sabia que o seu próprio tio não era de confiança: Gareth desejava o trono para si mesmo.

O tio de Jason contratou criminosos para assassinarem a família Quill. Com apenas 11 anos, Peter viu sua mãe ser morta pelos alienígenas. Em pânico, o garoto fugiu, mas jurou que um dia teria a sua vingança.

Os assassinos destruíram a casa da família e Gareth mentiu ao sobrinho, dizendo que Meredith e Peter tinham morrido durante o parto.

4. Seu pai é um dos seus maiores inimigos

Jason de Spartax e Peter Quill

Está vendo aqui um padrão com Peter e suas figuras paternais? A relação de Peter com Jason de Spartax é repleta de momentos difíceis e outros verdadeiramente chocantes.

Quando Jason descobriu que seu filho estava vivo, ele insistiu para que Peter se juntasse a si na liderança de Spartax. Quill recusou várias vezes a esta proposta por ser contra a ideia de uma só pessoa dominar toda uma galáxia.

Jason ficou cada vez mais ressentido com Peter e ganhou rancor aos Guardiões da Galáxia e o seu estilo de vida. Ao longo dos anos, o líder do povo Spartoi, foi se tornando um ditador terrível sedento de poder.

Querendo a todo o custo que Peter se tornasse o Príncipe de Spartax, Jason mandou sequestrar seu próprio filho e os Guardiões. Salvo pela Capitã Marvel, Peter expôs a corrupção do seu pai e incitou o povo Spartoi a fazer uma revolução.

Com a revolta popular, Jason não teve alternativa a não ser fugir antes que fosse julgado pelos seus crimes. Desaparecendo no submundo do crime, Jason criou a identidade de Senhor Navalha e se tornou um vilão absoluto.

Pouco tempo depois, Peter descobriu que havia uma recompensa para quem o matasse. O prêmio pela sua cabeça tinha sido colocado por um certo Senhor Navalha.

5. Kitty Pryde foi sua noiva

Peter pedindo a mão a Kitty

Em O Julgamento de Jean Grey, X-Men e os Guardiões da Galáxia protagonizaram um crossover que viria a mudar a vida de Peter Quill. Aquilo que começou como um flerte normal para o herói, rapidamente se tornou em um amor verdadeiro que desafiou até as distâncias entre galáxias.

Através de um celular holográfico, Peter e Kitty mantiveram sua relação de longa distância. E foi a super-heroína mutante quem salvou o Senhor das Estrelas quando ele foi sequestrado pelo Esquadrão do Massacre.

Quando finalmente Peter conseguiu ter um momento para descansar, ele pediu Kitty Pryde em casamento. A heroína aceitou, mas a felicidade duraria pouco tempo graças ao evento Guerras Secretas.

6. Peter se tornou o líder de Spartax

Senhor das Estrelas e Kitty Pryde

Após vários anos recusando a responsabilidade imposta pelo pai, Peter finalmente a aceitou quando ela veio do povo. Quando Jason foi afastado do poder, Spartax teve eleições para escolher o seu novo líder. A população decidiu que Peter era o candidato ideal para o papel, mesmo sem ele ter se candidatado ou até estar no planeta durante as eleições.

Peter fugiu inicialmente ao seu dever, mas Kitty o encorajou a assumir a liderança. O eterno herdeiro Spartoi cedeu e foi recebido como o novo presidente de Spartax.

Contudo, a inexperiência política de Peter aliada ao seu desejo de agradar a todo o mundo, fizeram dele um governante fraco. A sua agenda muito preenchida criou vários problemas no seu relacionamento com Kitty, que tinha se mudado para Spartax para o acompanhar.

Kitty se sentia isolada do mundo, não tinha a atenção de Peter e estava profundamente aborrecida. A ex-líder dos X-Men, decidiu assumir a identidade de Senhora das Estrelas e liderar os Guardiões da Galáxia.

Isto levou a uma crise maior dentro do relacionamento, com Peter a não aceitar a decisão de Kitty. Para piorar ainda mais as coisas, Spartax foi invadida por Hala, uma Acusadora, pela suposta participação de Peter na destruição de um planeta Kree.

A população Spartoi deixou de confiar em Quill e ele foi considerado o culpado de toda esta confusão. Novamente com a cabeça a prêmio, Peter fugiu de Spartax com os Guardiões e Kitty.

7. Ele não tem superpoderes

Senhor das Estrelas

Peter Quill possui capacidades de excelência e seu corpo está otimizado para os níveis máximos dos humanos. Mas ele não tem superpoderes extraordinários – o que não quer dizer que ele não seja um herói impressionante.

Como híbrido humano-Spartoi, Peter possui as seguintes características em seu nível máximo: força, resistência, agilidade, estamina e processamento mental. Isto significa que, embora não sejam consideradas sobre-humanas, elas estão muito acima de um ser humano normal.

Graças à sua linhagem Spartoi, é esperado que Peter tenha uma longevidade muito superior a de um terrestre. Senhor das Estrelas tem ainda várias capacidades em que ele se destaca pela excelência: combate corpo-a-corpo, maestria de armas, estratégia militar e pilotagem de naves espaciais.

O herói tem ainda a capacidade de aprender rapidamente linguagens alienígenas e os seus costumes. Isso faz com que ele seja excelente na arte da infiltração, entrando e saindo de locais desconhecidos sem que ninguém desconfie.

8. A sua arma dispara os 4 elementos

Peter Quill

Senhor das Estrelas tem uma das armas mais fascinantes da galáxia: a Arma Elemental. Essa poderosa pistola cria e dispara um dos 4 elementos: fogo, água, ar, terra. A arma serve ainda como um portal espacial e não tem um limite para as suas munições.

Na HQ Guardians of the Galaxy #1, escrita por Brian Michael Bendis, foi adicionada uma origem nova a essa arma. Jason teria deixado a pistola com Meredith para que o seu filho a herdasse. Peter só viria a descobrir a Arma Elemental quando sua mãe foi atacada e ele a guardou desde então.

Esta arma apenas pode ser usada pela linhagem real Spartoi, estando mesmo codificada através de DNA.