Assistiu a Guardiões da Galáxia e ficou com vontade conhecer mais sobre Gamora? Desde sua aparição nas páginas da HQ Strange Tales #180 até ser interpretada por Zoe Saldana, Gamora tem várias décadas de história intergaláctica na Marvel.

Saiba agora o essencial sobre a Gamora dos quadrinhos, a assassina de capacidades extraordinárias!

1. Ela é a última da sua espécie

Gamora e Thanos

Gamora é a última sobrevivente dos Zen Whoberi, raça exterminada pelos reptilianos Badoon. Mas originalmente, era a Igreja da Verdade Universal a responsável pela aniquilação dos Zen Whoberi.

A pequena órfã foi encontrada por Thanos, que adotou a garota. O Titã Louco decidiu transformar Gamora em uma assassina, buscando usar ela como arma contra Magus, seu grande inimigo. Com o seu treinamento em artes marciais e melhorias cibernéticas concebidas por Thanos, Gamora se tornou conhecida como a “Mulher mais perigosa do Universo”.

2. Sua primeira grande missão envolveu Adam Warlock

Gamora e Adam Warlock

Quando Gamora atingiu a idade adulta, Thanos enviou a guerreira para a missão que tinha esperado toda a sua vida: assassinar Magus e toda a Igreja Universal da Verdade.

Gamora descobriu que Adam Warlock buscava o mesmo objetivo e juntos enfrentaram o inimigo em comum. Warlock e Magus compartilhavam uma ligação bizarra em comum: Magus era a versão futura e maligna de Adam Warlock.

A assassina conseguiu chegar perto de Magus mas não conseguiu cumprir sua missão. Após falhar a tentativa de assassinato, Thanos se teletransportou até à sua localização e se juntou ao time de Gamora, Warlock e Pip, o Troll.

Os aliados lutaram contra 25,000 Cavaleiros Negros enviados por Magus e conseguiram eventualmente escapar para a nave espacial de Thanos.

3. Gamora não conhecia a verdadeira natureza de Thanos

Gamora e Thanos

Salva e criada pelo Titã Louco, Gamora desconhecia quem ele realmente era. O grande vilão que todos conhecem era algo que a guerreira simplesmente não conseguia enxergar. Mas isso não era culpa sua.

Quando Gamora foi ciberneticamente modificada por Thanos, ele também alterou sua percepção para que ela nunca visse o quão malvado ele era. Mas quando Thanos revelou seu lado mais negro, Gamora começou a ver quem realmente ele era. Quando a guerreira descobriu que Thanos era obcecado pela Morte e planejava cometer genocídio galáctico por ela, Gamora se revoltou contra o pai.

Ela e Pip tentaram travar os planos de Thanos mas o Titã Louco atacou gravemente os dois, deixando eles entre a vida e a morte. Adam Warlock conseguiu salvar suas almas graças à Joia da Alma. Warlock manteve seus espíritos seguros no Soulworld, o lugar onde residem todas as almas absorvidas por essa Joia do Infinito.

4. Ela foi portadora da Joia do Tempo

Adam Warlock e Guarda Infinita

Com todas as Joias do Infinito na sua mítica Manopla, Thanos estava perto de executar seu plano maquiavélico. Adam Warlock não podia deixar isso acontecer e sabia que era ele quem tinha de parar o vilão.

Libertando as almas de Pip e Gamora do Soulworld, Warlock se juntou a vários heróis na luta contra o Titã Louco. Graças a uma distração de Thanos, Nebulosa conseguiu roubar a Manopla do Infinito e acidentalmente salvar o universo. Mas quando o poder se revelou demasiado para ela, Adam Warlock ficou responsável pelo artefato mítico.

Com um poder inimaginável nas suas mãos, Warlock foi obrigado pelo Tribunal Vivo a dividir as Joias do Infinito por outros heróis. A esse grupo de guardiões, Warlock chamou de Guarda do Infinito.

Gamora recebeu a honra de ter a Joia do Tempo, mas ela não capaz de a usar conscientemente. Mas graças a esta Joia do Infinito, a guerreira começou a ter sonhos e visões que revelavam o futuro.

5. Líder de um esquadrão de guerreiras

Gamora e Ronan, o Acusador

Após vários anos na Guarda Infinita e se envolver romanticamente com Adam Warlock, Gamora decidiu deixar tudo para trás. Decidida a recuperar novamente o título de “Mulher mais perigosa do Universo”, a heroína viaja até uma colônia Kree.

É no refúgio do planeta Godthab Omega que Gamora se reinventa. Com um novo uniforme e uma espada excepcional chamada Godslayer, a heroína decide criar as “Graças”. O grupo de guerreiras é composto apenas por mulheres superpoderosas: Nebulosa, Cerise, Stellaris, Tana Nile e Spirit.

Ronan, o Acusador, procurava eliminar Tana Nile e isso levou a uma batalha épica entre Gamora e o líder Kree.

6. Lutando contra a Aniquilação no time Frente Unida

Gamora e Nova

Uma força esmagadora vinda da Zona Negativa atacou de surpresa o planeta Xander. A Corporação Nova foi destruída, e o único sobrevivente da polícia galáctica foi o terráqueo Richard Rider (Nova).

Com a ajuda de Gamora, Drax, Senhor das Estrelas, e Ronan o Acusador, Nova criou o grupo Frente Unida. O objetivo era a proteção do universo dos invasores da Zona Negativa, liderados pelo Aniquilador.

Na segunda fase da Aniquilação, Gamora viria a ser infetada pela Falange, uma forma de vida com inteligência coletiva. É capaz de absorver seres conscientes em organismos tecno-orgânicos e assimilar eles no seu coletivo.

Gamora foi transformada em guerreira da Falange e convertida ao seu grupo de Selecionados, sua elite fiel. Como Selecionada, ela consegue infetar Nova e Drax, mas eventualmente Richard Rider foge a esse controlo e consegue libertar seus amigos da infeção.

Entre as lutas espaciais e missões secretas, surgiu um relacionamento romântico entre Gamora e Nova.

7. Buscando o bem maior com os Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia

Após os eventos devastadores da Aniquilação e da Falange, o Senhor das Estrelas pediu a Gamora para fazer parte da sua equipe. Juntos assumiram o nome de Guardiões da Galáxia, promovendo a paz e protegendo o universo.

Inicialmente, vários membros do time não confiavam em Gamora devido ao seu passado. Mas após ela se sacrificar para salvar todos e queimando o seu corpo no processo, os Guardiões confiaram na guerreira.

Gamora chegou a sair da equipe devido a manipulações de Senhor das Estrelas e Mantis, mas retornou mais tarde para ajudar os Guardiões na sua missão.

Os Guardiões da Galáxia seriam ainda temporariamente conhecidos como Vingadores Cósmicos durante a época em que se aliaram com Homem de Ferro. Com Tony Stark, eles enfrentaram uma invasão Badoon em território Spartax.

8. Os poderes da mulher mais perigosa do Universo

Gamora

Uma lutadora exímia de artes marciais e uma fantástica mestre de armas, Gamora é uma verdadeira máquina de matar. Algo que a distingue entre vários guerreiros é a sua capacidade de enfrentar e derrotar inimigos muito mais poderosos que ela, sendo mesmo capaz de dominar exércitos inteiros sozinha.

Ela tem suas capacidades físicas aumentadas para níveis sobre-humanos, incluindo: força, velocidade, reflexos, agilidade, sentidos, resistência e durabilidade. Gamora possui ainda fator de cura como o do Wolverine e seu esqueleto é de um tipo de metal quase indestrutível.