Todo o mundo foi avisado que Guardiões da Galáxia Vol. 2 teria 5 cenas pós-créditos. E se você foi uma das pessoas espertas que ficou até o fim, então assistiu a essas preciosas (e hilárias) cenas. Confira agora o que elas significam para o Universo Cinematográfico Marvel!

Cuidado com os spoilers!

1. Drax sofrendo com a incapacidade de Kraglin

Drax

Na primeira cena pós-créditos vemos Kraglin dos Saqueadores usando a crista de Yondu. Ele tenta de várias formas controlar a flecha com o seu assobio mas com resultados hilários. Em uma última tentativa, a flecha dispara na direção de Drax, perfurando o Destruidor dos Guardiões da Galáxia.

Kraglin foge sem que ninguém dê por ele, gerando muitas gargalhadas junto do público. Esta cena não tem qualquer peso no futuro da franquia ou do UCM, servindo plenamente o seu propósito de comédia. Com a morte de Yondu, é provável que vejamos mais de Kraglin num terceiro volume dos Guardiões.

2. Stakar liderando a sua antiga equipe

Guardiões da Galáxia

Foi necessário o funeral de Yondu para voltar a unir os vários capitães dos Saqueadores. Stakar Ogord é o líder dos Saqueadores no Universo Cinematográfico Marvel, mas sua origem nos quadrinhos é bem diferentes.

Stakar é Águia Estelar (originalmente chamado de Starhawk), um super-herói que pertenceu aos Guardiões da Galáxia originais. E após a morte de Yondu, assistimos a Stakar reunindo heróis que pertenceram aos Guardiões dos quadrinhos: Charlie-27, Aleta Ogord e Martinex.

Outros dois personagens surgem que não fizeram parte da equipe mas que também pertencem ao século 31 da Terra-691: Krugarr e Mainframe. O primeiro foi aluno de Doutor Estranho e vemos ele demonstrar gestos semelhantes ao que vimos no filme do Mago Supremo. Já Mainframe surge brevemente com a voz de Miley Cirus, mostrando entusiasmo em voltar à equipe.

Esta cena parece sugerir que os Saqueadores estarão de volta – talvez mais fortes que nunca – em Guardiões da Galáxia Vol. 3. Com todas as fações unidas, é certo que o time liderado pelo veterano Sylvester Stallone vai voltar a espalhar o caos na galáxia. Hora de chamar os Guardiões!

3. Groot adolescente

Groot

Como eles crescem depressa! Podemos ter adorado assistir a bebê Groot mas ele nunca poderia ficar desse jeito muito tempo. Nessa cena pós-créditos vemos Peter Quill entrar no quarto desarrumado de Groot enquanto o alienígena está focado no seu game e não está nem aí para as queixas paternais de Quill.

Embora isto possa ser visto como uma cena cômica, ela também indica que Groot estará em sua forma adulta em Vingadores: Guerra Infinita. Foi comunicado que o próximo Vingadores se localiza 4 anos após os eventos de Vol. 2, dando assim muito tempo para Groot voltar a ser um gigante.

4. A introdução de Adam Warlock

Ayesha e Adam Warlock

No final de Vol. 2, Ayesha está no ponto de rutura após ter falhado todas as tentativas de eliminação dos Guardiões. Mas ela direciona toda a sua raiva e vingança na criação de um novo ser criado em um casulo de incubação.

Ayesha declara que o seu nome será Adam e todos os fãs da Marvel perdem a cabeça. Finalmente assistimos à introdução de Adam Warlock e as possibilidades que esse personagem abre são imensas.

Nos quadrinhos, Adam Warlock é um super-herói messiânico com um papel fundamental na saga das Joias do Infinito: ele é o arqui-inimigo de Thanos e possui a Joia da Alma, a última Joia que falta aparecer no UCM.

A grande dúvida agora é se Adam Warlock vai aparecer em Vingadores: Guerra Infinita ou apenas o veremos em Vol. 2. Com os rumores da contratação de Peter Dinklage como Pip, o Troll em Guerra Infinita, seria estranho não ver o seu aliado Warlock no filme.

Contudo, é preciso ter em conta que Ayesha vai criar Adam Warlock como uma arma contra os Guardiões da Galáxia. Isto é drasticamente diferente do personagem original e pode fazer de Warlock um inesperado super-vilão no cinema.

Foi recentemente revelado por James Gunn que Adam Warlock era uma parte importante de Vol. 2 mas que foi cortado por existir uma saturação de histórias e personagens. Será que isto indica que poderá estar reservado para ele um papel de importância semelhante ao dos quadrinhos? Só podemos esperar para descobrir.

5. O cameo para detonar todos os cameos

Stan Lee o Vigia

Stan Lee é o famoso Rei dos Cameos de Hollywood, mas em Guardiões da Galáxia Vol. 2 ele faz o cameo mais importante de todos. Com participações em todos os filmes do UCM, foi teorizado que Stan Lee seria sempre o mesmo personagem em todas elas, mas adotando diferentes personas em cada uma.

Entre aqueles que se dividiam sobre ele ser um Vigia ou ser o One Above All, a verdade é que Stan Lee é aparentemente nenhum deles. Em Vol. 2, ele aparece com os Vigias, envergando um fato de astronauta (mostrando assim que não é um deles) e contando as suas aventuras na Terra, especialmente mencionando a cena em que foi carteiro durante Capitão América: Guerra Civil.

Isto mostra que ele é realmente o mesmo homem em todos os filmes, se adaptando a cada realidade. Kevin Feige da Marvel Studios confirmou isso mesmo quando questionado e admitindo que a ideia dessa cena veio do diretor James Gunn.

Os Vigias são uma raça extremamente antiga e poderosa que tem a missão de observar os acontecimentos de todo o Universo. Eles observam mas não intervém nos eventos, servindo passivamente como os olhos e memória de toda as galáxias.

Além de aparentemente mostrar Stan Lee como uma das suas fontes na Terra, esta cena introduz os Vigias no canône cinematográfico da Marvel.