Criado em 2011 para substituir Peter Parker como o Homem-Aranha, Miles Morales é uma das melhores personagens a surgir no universo Marvel nos últimos tempos. Embora seu surgimento possa ter sido polêmico a princípio (afinal estava substituindo um personagem muito querido), aos poucos conquistou vários fãs e se tornou um super-herói emblemático, digno do manto de Homem-Aranha. Descubra mais sobre esse personagem. 

Quem é esse garoto?

miles

Miles Morales é um garoto de origem latino-africana morador do bairro do Brooklyn, em Nova York. Desde de cedo na sua vida, Miles teve que lidar com bullying, a pobreza e a criminalidade de sua vizinhança. A primeira vez que somos apresentados a esse personagem nos quadrinhos, vemos que ele foi sorteado para frequentar uma boa escola, onde Miles teria uma oportunidade para escapar a realidade que vivia.

Antes de avançarmos mais na história desse personagem, é preciso esclarecer um ponto importante. Miles Morales foi criado originalmente como um personagem do Universo Ultimate da Marvel. Ou seja, Miles não pertencia ao universo principal da Marvel. Nessa realidade Ultimate, Peter Parker já era o Homem-Aranha há anos, e havia criado uma ótima reputação como um super-herói. Então, algo acontece.

Adquirindo seus poderes

picada

Certo dia, apesar de seus pais constantemente avisarem para não fazer, Miles foi visitar seu tio Aaron Davis para contar que havia sido selecionado para uma boa escola. O motivo de seus pais serem tão contra o contato dos dois é porque Aaron é um criminoso. Mais especificamente, Aaron Davis é o ladrão conhecido pelo nome de Gatuno.

Coincidentemente, na noite anterior à visita de Miles, Aaron havia roubado um dos cofres da Oscorp. Sem que Gatuno percebesse, uma aranha geneticamente modificada que havia escapado dos laboratórios da Oscorp entrou em sua bolsa durante o roubo.

Já na casa de seu tio, Miles foi picado pela aranha que havia saído de dentro da bolsa de Aaron. Pouco tempo depois, Miles descobre que havia ganhado superpoderes, como camuflagem e a habilidade de subir nas paredes. Ao contar para seu melhor amigo, Ganke Lee, ambos concluíram que ele tinha os poderes do Homem-Aranha. Contudo, Miles só queria ser normal e não gostou disso. Por fim, deixou o heroísmo para o Homem-Aranha que já existia.

Inspirado por Peter Parker

inspiração

Meses depois que Miles havia ganhado seus super-poderes, o Homem-Aranha entrou em um combate decisivo contra o Duende Verde. O vilão estava ameaçando as vidas de Tia May, Gwen Stacy e Mary Jane Wattson como um modo de alcançar Peter Parker. No fim, o Duende Verde foi derrotado, porém Peter Parker morreu no processo. Esse foi o fim do Homem-Aranha.

A morte do herói, atraiu a atenção de muitos cidadãos que estavam ao redor. Entre eles estava Miles Morales, que ficou arrasado. Sentia-se culpado, pois tinha os poderes que poderiam ter ajudado o Homem-Aranha, mas se recusava a usá-los. Após o funeral de Peter e uma conversa com Gwen, Miles decide seguir a filosofia do antigo Homem-Aranha: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades."

De certa forma, Peter Parker foi o Tio Ben de Miles Morales.

Um novo Homem-Aranha

spider man

Miles logo arranjou uma fantasia de Homem-Aranha para si e saiu pelas ruas para assumir o lugar do Homem-Aranha (sem atiradores de teia, pois não conseguiu descobrir como construí-los). Logo em sua primeira patrulha pela cidade, Miles teve que lutar contra o supervilão Canguru. No entanto, apesar de ter boas intenções, as ações de Miles foram mal-vistas pela população, que ainda estava de luto pelo Homem-Aranha original, e sentiam que Miles era apenas uma cópia se aproveitando da morte do herói.

Por causa disso, Miles foi abordado por Nick Fury e a SHIELD. Durante o interrogatório, Fury mostrou que sabia de tudo sobre a vida de Miles, e entendia sua intenção de ser herói. No entanto, aconselhou o garoto a esperar que as pessoas superem a morte do Homem-Aranha, e que Miles deveria trilhar seu próprio caminho.

Apenas após uma luta contra o Electro,que havia se libertado na base da SHIELD, foi que Miles provou definitivamente ser a pessoa ideal para receber o manto de Homem-Aranha. Fury ficou tão impressionado com a eficácia do garoto ao derrotar o vilão que mandou fazer um uniforme exclusivo para Miles. Agora também munido de atiradores de teia (finamente!), Miles esta pronto para ser tornar um super-herói.  

Poderes

poderes

Assim como os poderes de Peter Parker, as habilidades de Miles Morales vieram a partir de uma picada de aranha geneticamente modificada. Contudo, Miles recebeu algumas habilidades que que Peter não possui. Confira todas agora:

Habilidades físicas ampliadas

Todas as suas capacidades físicas foram ampliadas ao nível de um super-humano. Miles possui força, velocidade, resistência, vigor, reflexos, e equilíbrio muito mais desenvolvidos que uma pessoa comum. Sua força, por exemplo, o possibilita erguer objetos de até 10 toneladas.

Sentido-aranha

Trata-se de uma habilidade extrassensorial que possibilita Miles ter um certo nível de consciência do ambiente ao seu redor e dos perigos que podem ameaçá-lo. O sentido-aranha, em conjunto com seus reflexos, permitem que Miles se esquive instintivamente de ataques inimigos, mesmo que estejam fora de seu campo de visão.

Escalar paredes

Através de suas mãos e pés, Miles consegue se aderir e escalar quase qualquer tipo de superfície. 

Bioeletrogênese

Um dos poderes únicos de Miles Morales. Miles consegue gerar um choque elétrico com a ponta de seus dedos, que usa normalmente para atordoar seus inimigos. A força dessa carga elétrica pode variar, sendo que cargas muito altas consomem o vigor de Miles. Esse poder possui uma eficácia ainda maior contra inimigos que passaram por algum tipo  de modificação genéticas.

Camuflagem

A outra habilidade que única de Miles. É a habilidade que possui de mesclar seu corpo (juntamente de suas roupas) com o ambiente ao seu redor, ficando quase invisível.

Fator de cura

Seu corpo também possui uma taxa de regeneração muito mais rápida que a de uma pessoa normal. Miles é capas de se recuperar de ferimentos em uma questão de apenas algumas horas, dependendo da gravidade da ferida.

Universo Cinematográfico da Marvel

mcu

De certa forma, Miles Morales está presente no Universo Cinematográfico da Marvel. Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, vemos Peter Parker ir atrás de um dos criminosos que estava comprando armas da gangue do Abutre. Para aqueles que não pegaram a referência, esse criminoso era Aaron Davis, o tio de Miles. Ele até mesmo diz que possui um sobrinho na cidade.

Outra referência ao personagem (porém bem mais sutil) é o ator que interpreta Aaron. O personagem foi vivido por Donald Glover, ator que, segundo Brian Michael Bendis, criador de Miles Morales, foi uma das inspirações originais para a criação do novo Homem-Aranha.

Será que um dia veremos Miles assumir o manto de Homem-Aranha nos cinemas?

Miles Morales fará sua primeira aparição nos cinemas no filme de animação Homem-Aranha no Aranhaverso. O filme tem sua estreia marcada para o dia 20 de dezembro de 2018.